sábado, 3 de setembro de 2011

PT aprova texto-base sobre financiamento público de campanha


Fonte: Agência Brasil


A criação de um marco regulatório para a mídia está entre os temas mais polêmicos do texto-base de Resolução Política aprovado hoje no Congresso do PT, em Brasília. Reunidos 1.350 delegados para discutir a resolução e uma reforma estatutária para o partido, eles devem votar amanhã as propostas de emendas ao texto.

No documento inicial, aprovado hoje, a proposta de regulamentação para a mídia é um dos pontos. “A inexistência de uma lei de imprensa, a não regulamentação dos artigos da Constituição que tratam da propriedade cruzada de meios, o desrespeito aos direitos humanos presente na mídia, o domínio midiático por alguns poucos grupos econômicos tolhem a democracia, silenciam vozes, marginalizam multidões, enfim, criam um clima de imposição de uma única versão para o Brasil”, diz o documento.

O trecho conta com o apoio da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e do ministro da Secretaria- Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que participam do congresso.

Ideli acha que é importante discutir o assunto e lembrou que outras áreas já recebem regulamentação. “Todos os setores da economia brasileira recebem regulamentação, menos a mídia”.

Gilberto Carvalho também é favorável a que se criem mecanismos de controle da imprensa. Na opinião dele, isso favoreceria a própria mídia. “Regulamentação do jornalismo é bom para as empresas, é bom para o jornalismo” e acrescentou “não acho justo que se classifique de autoritarismo a atitude de um partido de discutir algo que existe em vários outros países”.

O projeto de Resolução Política do PT conta com 116 pontos que abordam temas como a democratização da comunicação e as reformas agrária, tributária e política. Na reforma tributária, o partido defende a taxação sobre fortunas, sobre lucros e sobre heranças e a progressividade dos tributos sobre a renda.

Para a reforma política o PT tem como principal bandeira o financiamento de campanha exclusivamente público, a votação em lista preordenada para eleições parlamentares e o fim das coligações proporcionais.

As emendas propondo modificações ao texto estão sendo apresentadas hoje e serão votadas amanhã pela manhã. Ainda hoje, os delegados do partido discutem a reforma do estatuto do PT. Questões como contribuição obrigatória para os filiados e garantia ao direito de prévias já foram aprovadas. No caso das prévias, elas poderão ocorrer, quando dois pré-candidatos do partido tiverem interesse na mesma vaga e desde que dois terços do diretório nacional do partido não delibere contra.

Durante o encontro, o presidente do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), leu nota de pesar do partido pela morte do jornalista Chico Daniel, ocorrida hoje (3) em Brasília. Os delegados presentes ao encontro aplaudiram de pé a homenagem ao jornalista, que foi líder estudantil no Rio Grande do Sul e fundador do PT em Porto Alegre. Chico Daniel, que morreu de câncer aos 55 anos, passou por várias redações jornalísticas, entre elas as da NBR, da TV Cultura e do jornal Zero Hora.


sexta-feira, 2 de setembro de 2011

IV Congresso Nacional do PT



Já começou o IV Congresso Nacional do PT, em Brasília e vai até dia 4. Na pauta, eleições 2012, alianças e Reforma do Estatuto como temas do Congresso do PT. DEM, PPS e PSDB listados como adversários a serem batidos nas urnas. Nosso partido marcha mais unido do que nunca.

Leia artigo de Maria Inês Nassif, publicado na
Carta Maior:



PT REALIZA IV CONGRESSO NACIONAL UNIDO E SEM DISPOSIÇÃO PARA BRIGAS

Amplamente dominado por uma aliança das duas maiores correntes internas, PT realiza seu IV Congresso Nacional, em 31 anos, em clima festivo e sem espaço para grandes disputas internas. Decisões recentes do governo, de cortar juros e propor aumento robusto do salário mínimo, aproximam PT de Dilma Rousseff e ajudam a evitar conflitos que poderiam ser explorados por adversários políticos.




SÃO PAULO - Mais do que produzir grandes manchetes, o IV Congresso Nacional do PT, que o partido realiza em Brasília no fim de semana, deve de revelar uma grande festa, repleta de delegações internacionais. Não há grande interesse de expor divergências partidárias para ao grande público durante o encontro dos 1,3 mil delegados.

Com o partido dominado por uma aliança entre as duas maiores facções - Construindo um Novo Brasil (CNB) e Mensagem ao Partido -, o Congresso deverá ter como grande marco decisório, de fato, a plenária nacional da CNB, que se reúne nesta sexta-feira (02/09) a partir das 10h. “Há uma desproporporção do grupão formado pelo CNB e pela Mensagem”, reconhece um dos integrantes da primeira.

Os setores mais à esquerda deixaram o partido no passado e constituíram o PSTU e o PSol. Um dos pequenos grupos remanescentes, a Articulação de Esquerda, cuja maior liderança era Valter Pomar, rachou há cerca de um mês. Metade seguiu para o campo majoritário. Pomar permaneceu no antigo grupo, menor do que já era.

Qualquer decisão tomada na plenária da CNB ditará, portanto, os rumos do Congresso geral. E mostrará para aonde se inclinará a maioria dos 1350 delegados do partido, eleitos no último Processo de Eleição Direta (PED), em 2009.

Ao contrário do que se poderia supor, o governo da presidenta Dilma Rousseff, que não tinha uma grande militância no partido antes de ser eleita, caminhou articuladamente com o PT, às vésperas do Congresso.

Em geral, o partido não quer fazer barulho, mas considera importante se “politizar” novamente, assumir uma agenda própria, inclusive para exercer o papel de convencimento da sociedade quando os temas de ordem institucional provocarem controvérsia, de forma a adquirir força, de fora para dentro, na contenda com seus aliados no Congresso.

Uma abertura para convivência com movimentos sociais, que acabaram sendo alijados do partido no processo de negociação com aliados de esquerda. Dois temas discutidos previamente foram assumidos pelo governo antes que fossem oficializados pelo Congresso do PT: a queda de juros pelo Banco Central, e sinalização de baixa futura mais consistente, e o aumento do salário mínimo. A antecipação desses dois movimentos vai ter o poder de transformar em afinidade, o que a imprensa poderia interpretar como conflito.

“O PT e o governo não têm conflito. O que vem sendo implementado pelo governo Dilma vem ao encontro de um governo do PT. O PT está no governo e o governo está bem. Agora, com a inflexão dos juros, a afinidade ainda é maior”, afirma o líder do PT na Câmara, Paulo Teixeira (SP).

“Estamos tranquilos. Em primeiro lugar, porque tomamos juízo. Em segundo, porque adquirimos maturidade. Em terceiro, porque somos o principal partido da base do governo e o mundo endoidou. Precisamos preservar o governo para enfrentar essa crise mundial", diz o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP). "É evidente que há críticas pontuais à condução do governo, mas no geral o PT vem respondendo a esses desafios com uma unidade muito grande, enquanto os outros partidos da base estão se dividindo."

“O PT não tem grandes divergências internas. Está em nova fase. As tendências estão com fogo baixo”, afirma o ex-deputado José Genoíno, hoje assessor do Ministério da Defesa. Para Genoíno, o partido também teve um aprendizado de governo. “Sem alianças o PT não ganha eleição, nem governa”.

Outro fator de “estabilização” nas relações entre partido e governo, curiosamente, foi a ascensão do paulista Rui Falcão à presidência do partido, em substituição ao presidente eleito pelo PED, o sergipano José Eduardo Dutra.

A vitória de Dutra tinha acontecido num momento em que a hegemonia paulista era bastante discutida internamente, também pela desproporção entre o crescimento do PT nos outros estados e a participação nos órgãos de direção partidária. Com o afastamento de Dutra, ascendeu de novo um paulista.

O antipaulistismo, todavia, vem sendo controlado por um esforço de Falcão. Ele tem participado de debates políticos em todos os estados (só falta visitar duas unidades da Federação nessa “caravana” partidária). E trânsito simultâneo no governo e em todo o partido.

Falcão tem ligações antigas com a presidenta da República, e uma militância partidária que remonta às origens do PT – além de contar com a ajuda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que entra em cena para dirimir conflitos ou problemas de estratégia.

Como está ligado diretamente à burocracia do partido, e como é mais formal, conseguiu criar uma relação mais institucional com o governo. Fala de partido para governo. “O Dutra era muito desorganizado e muito informal”, diz um parlamentar do partido.


Projeto de Lei que proíbe discriminação em virtude de orientação sexual é aprovada na Alepa



O Projeto de Lei que proíbe e sujeita à punição qualquer ato de discriminação contra a orientação sexual, de autoria da Deputada Bernadete, foi aprovado com unanimidade na Assembleia Legislativa do Estado do Pará na manhã de hoje, 31.08.2011.


Os corredores da plenária estavam lotados, com representantes de mais de dez movimentos sociais e grupos ligados ao movimento LGBTT.


Na defesa de seu projeto, Bernadete afirmou a necessidade de se criminalizar o crime homofóbico, pois a violência psíquica, física e sexual, advinda de uma fobia e da doença social do preconceito, não deve ser admitida.


“Essa Casa já aprovou e a Lei de nossa autoria já foi sancionada e está em vigor desde 2008, instituindo o dia 17 de maio como o Dia Estadual da Luta contra a Homofobia. Precisamos aprovar a lei que criminaliza a discriminação contra homossexuais para, mais uma vez, mostrarmos que o Estado do Pará está à frente no caminho da democracia”, disse a Deputada.


O Projeto de Lei segue ainda para sanção governamental para ser efetivado Lei.



Bernadete ten Caten


Repercussão da ocupação do Incra em Altamira

No site do jornal O Impacto (impacto.com.br)

Superintendente do INCRA vira refém em Altamira

Francisco Carneiro ficou por mais de 20 horas refém dos agricultores

Nem bem assumiu o cargo de superintendente do Incra na região, o engenheiro agrônomo Francisco Carneiro se vê em meio a uma situação de caos, reflexo do barril de pólvora em que se tornou o órgão, que se propõe a resolver conflitos de terra, mas na verdade, até agora só fez empurrar com a barriga uma situação que a cada dia se agrava cada vez mais. Prova disso foi a atitude radical que tomaram cerca de três mil agricultores nas dependências internas do prédio do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Altamira. Segundo informações que chegaram à nossa redação, até por volta das 21h30 de quarta-feira, Joannes Eck, representante da Casa Civil da Presidência da República; Paulo Guilherme, do Ministério do Meio Ambiente; Francisco Carneiro, superintendente do Incra em Santarém; além dos deputados estaduais Airton Faleiro e Valdir Ganzer, estavam como reféns dentro da sede do Incra naquele Município. Os manifestantes ameaçavam desocupar o prédio e liberar os reféns somente quando desembarcarem em Altamira autoridades com poder de decisão sobre as reivindicações da categoria.

Aliás, que no ano passado aconteceu a mesma coisa na sede do Incra em Santarém, quando centenas de colonos tomaram o prédio, com intenção de somente desocupar o imóvel federal quando mantivessem entendimentos com membros do Incra vindos de Brasília. Na oportunidade, foi marcada uma data para que este entendimento acontecesse, mas aos colonos que invadiram e tomaram conta do prédio em Santarém restou apenas a promessa de dias melhores, nada mais.

Segundo a grande imprensa da região, o protesto dos agricultores começou na segunda-feira, com o fechamento da rodovia BR-230, a Transamazônica. A estrada ficou fechada por mais de 30 horas no sentido Altamira – Marabá e Altamira – Vitória do Xingu, paralisando as obras de construção da hidrelétrica.

A Secretaria-Geral da Presidência da República, por intermédio do próprio ministro Gilberto Carvalho, fez os primeiros contatos com a equipe de negociação. Existe a possibilidade de uma reunião interministerial em Brasília na próxima semana, com presença dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence e do Meio Ambiente, além do presidente nacional do Incra, Celso Lacerda, e demais ministérios que contemplem a pauta.

João Batista Uchoa, uma das lideranças do movimento, que se encontrava no prédio do Incra, disse que a proposta está sendo analisada pela coordenação e será submetida em assembléia aos acampados. Os representantes do governo federal desembarcaram por volta das 9h da manhã de ontem em Altamira para a primeira mesa de negociação, que tratou exclusivamente do Programa Luz para Todos. Apesar das garantias estabelecidas de que o programa na região será retomado ainda esse ano, e que ao longo de 18 meses, cerca de 20 mil famílias serão contempladas com energia elétrica em 10 municípios na área de influência da hidrelétrica de Belo Monte, os agricultores consideraram que as negociações não avançaram. Primeira das batatas quentes, entre muitas que serão colocadas nos braços do novo Superintendente. E pior que o motivo das reivindicações é sempre o mesmo, pedem infra-estrutura, principalmente estradas e melhor qualidade de vida nos assentamentos. Mas como nem sempre são atendidos, agem de maneira extrema.

Os colonos resolveram libertar os reféns, ontem, assim que foi feita a negociação que previu que na próxima terça-feira haverá uma reunião em Brasília com os colonos e autoridades federais para dar solução ao problema. “Caso contrário, vão fazer nova mobilização, desta vez de maneira mais radical, sem prazo para seu final”, disse o deputado Airton Faleiro.

Deputado justifica a invasão – O deputado estadual Airton Faleiro (PT-PA) esteve na manhã de ontem na redação do jornal O Impacto, assim que foi libertado pelos colonos, junto com o superintendente do Incra e demais autoridades que estavam reféns. Segundo ele, mesmo sendo petista, tem por direito estar do lado dos colonos, pois de nada adianta o governo Federal investir na Hidrelétrica de Belo Monte se não forem feitos benefícios sociais para os colonos que vivem na área. “Mesmo sendo petista, tenho que saber de que lado tenho que dar meu apoio. Nesse caso, é para os colonos que representam minhas origens”, justificou o parlamentar.

Por: Carlos Cruz


Veja a repercussão das manifestações em Altamira pela imprensa

No Jornal Amazônia

Coluna de Adenirson Lage

Manifestações em Altamira

n Em Altamira, o grupo retido pelo Acampamento Xingu 2011 - Despertar para novos tempos, que tomou a sede do Incra no dia 31, foi liberado ontem e a sede desocupada logo a seguir. Os manifestantes caminharam pelas ruas do município e fizeram dois protestos: em frente à Funai e ao Ibama, onde queimaram caixões.

n Na terça próxima, lideranças do movimento se reunirão em Brasília, com os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria da Presidência) e Mirian Belchior (Planejamento), para discutir a pauta de reivindicações. O deputado Aírton Faleiro (PT), que ficou refém no Incra, intermedia as negociações e também irá a Brasília.


No jornal diário do Pará

Coluna Repórter Diário

Nos protestos de rua ontem em Altamira ontem os ocupantes do Acampamento Xingu 2011 queimaram dois caixões na frente de órgãos que eles consideram inimigos das causas fundiárias. A Funai, que não demarca as reservas e o Ibama, que só faz multar.



No jornal O Liberal

Liberados retidos no Incra

Trabalhadores rurais que invadiram a sede do órgão em altamira resolveram pôr fim ao protesto de 3 dias

Por volta de 9 horas de ontem foram liberados os últimos retidos por membros do Acampamento Xingu 2011, que ocupavam desde o último dia 28 a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Altamira, a 900 km de Belém. Os representantes de 15 entidades dos eixos da Transamazônica e Xingu que paralisaram por três dias os trabalhos no órgão, aceitaram pôr fim ao protesto após conseguirem, com a mediação do Partido dos Trabalhadores (PT), uma reunião com o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e com a ministra Miriam Belchior, do Planejamento. O encontro será na próxima terça-feira, 6, às 10 horas, em Brasília.

Foram liberados na manhã de ontem Joannes Eck, representante da Casa Civil da Presidência da República; Paulo Guilherme, representante do Ministério do Meio Ambiente no município; Francisco Carneiro, superintendente do Incra em Santarém, e Aliomar Arapiraca, representante do governo federal para o Consórcio Belo Monte.

De acordo com o coordenador do movimento, João Batista Uchôa, vão participar da audiência com os ministros, os dirigentes da Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Pará (Fetagri) e mais 13 sindicatos de trabalhadores da zona rural paraense. "Mais de 15 mil famílias estão fora das áreas de assentamento. Entre as questões mais importantes que nós vamos discutir estão a ampliação da abrangência dos projetos e da infraestrutura deles, com ênfase na pavimentação das estradas vicinais do Estado para o escoamento da produção", destaca.

João Batista observa ainda que com a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, o governo deveria fortalecer a produção agrícola local, para evitar os gastos da população, que está em crescimento, com alimentos importados de outros Estados. "Mas o que ocorre é justamente ao contrário. As licenças ambientais demoram a ser emitidas. Com a fiscalização rigorosa, o agricultor que não consegue se regularizar é penalizado com as multas aplicadas pelo Ibama", relata a liderança local.

O representante do movimento afirmou, contudo, que se as reivindicações dos agricultores não forem atendidas, serão reiniciadas as manifestações em Altamira.

Os cerca de três mil manifestantes bloquearam a rodovia BR-230 na última quarta-feira para reclamar da paralisação do Luz para Todos. A pista foi desobstruída somente quando as lideranças Acampamento Xingu se reuniram com o diretor nacional do programa do governo federal, Aurélio Pavanni Farias. Após o encontro, seguiram em passeata, ocuparam as dependências do Incra, e impediram a entrada ou a saída das pessoas que estavam ali. Os protestos fazem parte de uma série de eventos programados em alusão aos 20 anos de movimentos populares na região Transamazônica.

Alfredo Costa deve ficar no lugar de Chico da Pesca na Alepa

Fonte: Portal ORM

O acordão sobre a cassação do deputado estadual Paulo Sérgio Souza, o Chico da Pesca (PT), foi publicado ontem no Diário Oficial de Justiça. Ele foi condenado no último dia 23, por conduta vedada e abuso de poder econômico e político, por ter se beneficiado do cargo de superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Pará, para se eleger na eleição de 2010. Além da cassação do diploma, o deputado foi condenado a pagar multa de 50 mil UFIRs e vai ficar inelegível por oito anos. A partir desta sexta-feira (2), começa a contar o prazo para recurso.


Como no acórdão não há indicação sobre a anulação dos votos (como havia sido inicialmente aventado no dia do julgamento) e, sim, apenas a determinação para que a medida seja cumprida de forma imediata à publicação do acórdão, a secretaria judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve encaminhar nos próximos dias a decisão para a Assembleia Legislativa do Pará, para que possa ser empossado o deputado suplente. Neste caso, Alfredo Costa (PT), que hoje ocupa o cargo de vereador da capital.



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Acampamento Xingu 2011: Despertar para novos tempos libera os últimos reféns e protesta em frente à Funai e Ibama em Altamira

Ascom do Mandato com informações de Iolanda Lopes

Por volta das 9 horas de hoje, foram liberados os últimos detidos pelo Acampamento Xingu 2011, que ocupava desde ontem a sede do Incra em Altamira. Joannes Eck, representante da Casa Civil da Presidência da República, Paulo Guilherme, do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Carneiro, superintendente do Incra em Santarém e Aliomar Arapiraca, representante do governo federal para o Consórcio Belo Monte, foram liberados logo depois do deputado Aírton Faleiro e outras autoridades que intermediam as negociações.

Em seguida os manifestantes caminharam pelas ruas de Altamira, onde fizeram duas paradas. A primeira na frente da Funai, onde queimaram um caixão, um ato contra a situação fundiária em relação à não definição dos espaços das aldeias indígenas e dos agricultores que habitam o local há mais de 20 anos e não tem qualquer estabilidade a terra. Na segunda parada os manifestantes queimaram outro caixão em frente ao Ibama, simbolizando a indignação á repressão do órgão, que segundo eles, só estão aplicando multas as quais muitos não tem como pagar e não fazem qualquer tipo de trabalho de orientação.

O movimento também se queixa do governo estadual que não mandou representantes ao local e nem enviou resposta às solicitações passadas pelo Acampamento Xingu 2011: Despertar para Novos Tempos.

Após as caminhada o grupo se prepara para a dispersão.

Na próxima terça-feira, lideranças do movimento se reúnem em Brasília com os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria da Presidência) e Mirian Belchior (Planejamento) para discutir a pauta de reivindicações. Entretanto o movimento afirma que se as solicitações não forem atendidas, serão reiniciadas as manifestações em Altamira. O deputado Aírton Faleiro também estará acompanhando a reunião na capital federal.

Ocupação da sede do Incra em Altamira termina. Fui liberado junto com representantes do governo

Terminou agora no início da manhã desta quinta-feira, 01, a ocupação da sede do Incra em Altamira pelos manifestantes do Acampamento Xingu 2011: Despertar para novos tempos. O movimento havia retido um grupo - entre os quais eu e representantes governamentais - no local após liberar a BR-230 ontem.

Agora o movimento desfaz o acampamento e organiza ainda hoje uma reunião preparatória para a próxima terça-feira, 06, quando haverá uma reunião com o ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República,Gilberto Carvalho e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para analisar a pauta de reivindicações do movimento.


SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO

Agricultores desocupam rodovia e fazem governo federal refém na sede do Incra em Altamira.

Cerca de três mil agricultores mantem retidos dentro do prédio Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), de Altamira ( Oeste do Pará), Joannes Eck, representante da Casa Civil da Presidência da República, Paulo Guilherme, do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Carneiro, superintendente do Incra em Santarém, além dos deputados estaduais Airton Faleiro e Valdir Ganzer. Os manifestantes ameaçam só desocupar o prédio e liberar os reféns quando desembarcar em Altamira autoridades qualificadas e com poder de decisão sobre a pauta de reivindicação da categoria.

Os agricultores que acampam em Altamira desde a última segunda-feira (29), num ato denominado “ Acampamento Xingu 2011- despertar para novos tempos”, exigem a presença do presidente nacional do Incra e do ministro do Desenvolvimento Agrário para negociar a pauta de reivindicação que contem 5 eixos temáticos: questão fundiária, infraestrutura, desenvolvimento urbano, estratégias produtivas, políticas sociais e gestão ambiental.

A Secretaria Geral da Presidência da República, através do próprio ministro Gilberto Carvalho, já fez o primeiro contato com a equipe de negociação. Carvalho sinaliza a possibilidade de uma reunião interministerial em Brasília na próxima semana, composta pelos ministros: do Desenvolvimento Agrário, do Meio Ambiente, do presidente nacional do Incra e demais ministérios que contemplem a pauta de negociação.

João Batista Uchoa, uma das lideranças do movimento, que também está retido dentro do prédio do Incra, disse que a proposta está sendo analisada pela coordenação e será submetida em assembleia aos acampados. Mas a previsão é que o impasse permaneça pelo menos até na manhã desta quina feira (01).

Negociação- Os representantes do governo federal desembarcaram por volta das 9h da manhã desta quarta-feira (31), em Altamira para a primeira mesa de negociação, que tratou exclusivamente do Programa Luz para Todos. Apesar das garantias estabelecidas de que o programa na região será retomado ainda esse ano, e que ao longo de 18 meses, cerca de 20 mil famílias serão contempladas com energia elétrica em 10 municípios da área de influencia da hidrelétrica de belo monte, os agricultores definiram que as negociações não avançaram como esperado.

Desobstrução- O acampamento na sede do Incra é o segundo que ocorre em Altamira nas últimas 48h. Por mais de trinta horas os manifestantes bloquearam a rodovia BR 230, a Transamazônica, no sentido Altamira – Marabá e Altamira -Vitória do Xingu, o que acabou paralisando as obras de construção da hidrelétrica de belo monte no rio Xingu, que acontece de forma acelerada.

A coordenação do movimento prossegue reafirmando que a ação em Altamira quer chamar a atenção para a nova realidade da região. “Nós exigimos que a pauta dos movimentos sociais discutida quase sem sucesso ao longo de 20 anos, ande na mesma celeridade da construção da usina de belo monte”. Desabafou Uchoa.

Por: Assessoria de Comunicação da Fundação Viver Produzir e Preservar.

Contato: Iolanda Lopes- 91 9168 0535.


quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Manifestantes do Acampamento Xingu 2011 – O Despertar Para Novos Tempos ocuparam agora há pouco a sede do INCRA, em Altamira.




Dentro da sede estão representantes do Governo Federal,além do deputado estadual Airton Faleiro.

A ocupação aconteceu logo após os manifestantes terem desbloqueado um trecho da rodovia Transamazônica, interditado desde terça-feira, e que dava acesso ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

Os integrantes prometem só liberar a sede do Incra depois de analisarem a proposta,feita por integrantes do Governo, que prometem, para a próxima terça-feira, 06, uma reunião com o ministro Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República,Gilberto Carvalho, e a ministra do Planejamento Miriam Belchior.

Além dos ministros, participaria da reunião o presidente do Ibama.