quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Manifesto na Transamazônica na próxima segunda-feira




Por assessoria

Entidades civis articuladas preparam para o próximo dia 18 o trancamento da BR-230, a rodovia Transamazônica, no trecho Itaituba-Rurópolis. A obstrução da via é por tempo indeterminado até que sejam atendidas suas várias demandas sociais junto aos governos federal e estadual.

Na pauta de reivindicação: recuperação de estradas vicinais; retomada do programa Luz para Todos; regularização fundiária; retomada da regularização e demarcação de área; asfaltamento da BR 230 de Rurópolis ao km 30; políticas públicas que garantam a permanência do homem no campo; segurança; saúde; saneamento básico e educação voltada para o filho do agricultor.

A comissão responsável pela manifestação é formada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Rurópolis; STTR de Itaituba; STTR de Trairão, STTR de Aveiro; Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Itaituba; CPT de Santarém; Movimento dos Atingidos pela Barragem, Comissão de Justiça e Paz; Rádio União Comunitária; Associação dos Moradores do Campo Verde; Associação de Agricultores das Vicinais Alto Alegre e Progresso/Rurópolis.

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) foi procurado pelo movimento para atuar como interlocutor entre os manifestantes e os governos. O parlamentar já encaminhou ofícios com as referidas reivindicações para os órgãos responsáveis pelo atendimento dessas demandas.


Direto do Blog da jornalista Franssinete Florezano


Costuras políticas na Alepa

A presidência da Alepa está muito disputada. Já tem três candidatos lançados e ainda pode surgir mais algum: José Megale(PSDB), Martinho Carmona(PMDB) e Airton Faleiro(PT) estão conversando ao pé do ouvido com seus pares como nunca.

Faleiro contou hoje que, se seu colega Valdir Ganzer(PT) quiser, ele abre mão da candidatura. Mas Ganzer foi manejar um terçado em seu sítio, acabou cortando o próprio pé e agora está de licença médica. Ontem, o diretório do PT conversou com o diretório do PMDB. Hoje, conversaram as respectivas bancadas. Os entendimentos continuam.

Faleiro já conversou com Megale, que ofereceu vaga na chapa. Mas o problema é que o PT tem dificuldade de explicar aos seus militantes mais radicais uma eventual aliança com o ninho tucano. Como votaram nos últimos quatro anos no candidato do PMDB, os petistas acham que os peemedebistas poderiam ter um gesto de grandeza agora e compor com o PT. As lideranças do PSOL, PDT, PPS, PTB, PEN e DEM estão sendo sondadas também.

O presidente da Assembleia, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), acompanha atentamente a movimentação nos bastidores e trabalha para aparar as arestas e viabilizar chapa única. Se as conversas evoluírem para o consenso, Megale poderá ser aclamado presidente, com uma pauta de reivindicações dos partidos. O PT diz que não haverá problema em compor, desde que tenha vaga na 1ª Vice-Presidência ou na 1ª Secretaria.

Na imprensa hoje: nota no RD

Fonte: Diário do Pará




Na imprensa: Deputados se mobilizam de olho na presidência

Fonte: Diário do Pará


Clique para ampliar.




Na imprensa hoje: Faleiro será candidato à presidência da Alepa





Fonte: O Liberal



Clique para ampliar.




terça-feira, 13 de novembro de 2012

Conflito entre PF e índios terá Comissão Parlamentar

O deputado Airton Faleiro deu entrada, na manhã desta terça-feira dia 13 de novembro de 2012, em um requerimento propondo a criação de uma Comissão Parlamentar Externa para acompanhar a apuração e seus desdobramentos do conflito entre índios e policiais federais, e, ao mesmo tempo acompanhar  os governos federal e estadual, no processo de regularização das atividades minerárias na região do Tapajós.

Em seu pronunciamento o deputado criticou a forma como a Polícia Federal agiu: “a Polícia Federal pela experiência que tem, quando sentiu que aquilo ia desembocar em um conflito, com violência e morte, deveria ter dado um passo atrás, refeito sua estratégia e depois com outros métodos, detonado o esquema", disse Faleiro. O parlamentar ressaltou ainda que "esta questão vai muito além do conflito em áreas indígenas, nesta área existe mais de 60 mil garimpeiros os quais moram com suas famílias e tiram o seu sustento da extração do ouro nos garimpos da região. Se os governos agirem, apenas, com ações fiscalizatórias, punitivas e repressivas, estarão cometendo um grande erro, é preciso apoiar a legalização desta atividade,  garantindo inclusive, que estas famílias permaneçam em suas áreas, só que de forma regularizada. Por isso é que proponho a Comissão Externa, tanto para acompanhar os conflitos nas áreas indígenas, como para acompanhar os governos". Leia abaixo o requerimento.

Clique na imagem para ampliar.





Na imprensa hoje: Governo investe mais R$ 1,6 bilhão para linhas de crédito do Fies



Fonte: Do G1, em São Paulo

Uma medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff vai repassar R$ 1.683.716.400,00 ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com o documento, publicado na edição desta terça-feira (13) no "Diário Oficial da União", o dinheiro será destinado à concessão de contratos de crédito para o pagamento de mensalidades em cursos de ensino superior.

De acordo com a assessoria de imprensa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), agente operador do Fies, o ato do poder executivo se trata de um "aditivo de orçamento" e é feito sempre que o orçamento previsto para um programa acaba se mostrando insuficiente.

Segundo o FNDE, o dinheiro para financiar os contratos do Fies estava se esgotando e, então, o governo federal repassou mais recursos para complementar o fundo e permitir que novos contratos continuem sendo assinados.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Futebol II






Nem preciso dizer o quanto estou feliz, com a subida do meu papão. Espero a compreensão dos nossos rivais afinal de contas, foi o Pará quem foi para a segunda divisão, que isto sirva de Estímulo para os demais times do nosso estado, pois temos um excelente futebol e as mais apaixonadas torcidas do país e do mundo (lembram do jogo da seleção brasileira, onde fomos destaque em toda a mídia nacional pelo comportamento da nossa torcida? Que cantou o hino nacional até o fim mesmo quando a musica já tinha parado).

E também devo dizer que estou contente com a vitória do Fluminense. Égua, o Fred está demais. O Fluzão me ganhou - Já tem um time pra eu contrapor ao Flamengo no Rio (rsrsrs). #fluminensecampeao.





PT rumo a um novo ciclo

Gostei muito do que ocorreu no encontro estadual do nosso partido (PT) neste fim de semana, em Belém. Já era de se esperar que o balanço do resultado das eleições fosse pouco animador. Em resumo este balanço mostrou que o PT não foi derrotado, ou seja, não diminuiu muito mas teve sim uma certa perda de forças, tanto no Executivo como no legislativo. No entanto, continua muito bem colocado no cenário político estadual, estando entre as 3 principais forças partidárias do Pará (ao lado de PMDB e PSDB).

O que mais me entusiasmou neste encontro foi a reflexão de que o PT necessita inaugurar um novo ciclo de inserção social, ou seja, dar um novo mergulho junto ao seio da sociedade, na busca de redesenhar seu projeto adequando aos novos tempos e assim ganhando a simpatia e o compromisso ideológico de mais uma camada da sociedade, em especial da juventude, para o projeto petista .

O segundo aspecto que me deixou animado foi o projeto eleitoral do partido. Caminhamos para a reeleição da presidenta Dilma, numa grande coalizão partidária . Estou muito confiante de que nosso projeto nacional terá o apoio do povo brasileiro, pois não foi pouco o que o ex-presidente Lula fez, tanto na afirmação de uma política economia global, que deu certo, como a diminuição da pobreza e a elevação da classe média brasileira.  Agora no governo Dilma, estamos avançando ainda mais para a superação de problemas estruturais de grande relevância para o povo brasileiro . Acredito muito que a política educacional não só vai gerar novas oportunidades ao nosso povo como vai elevar a nossa condição de concorrência e competitividade tecnológica em nível global.  Observo o esforço da nossa presidenta e seu governo para encontrar soluções emergenciais e estruturais na área de saúde (um dos nossos problemas crônicos). E o mais importante o seu projeto de erradicação da pobreza em nosso país.
No Pará nossa estratégia eleitoral está sendo desenhada com vista ao nosso retorno ao comando do governo do estado. Acredito que diante do exarcebado crescimento do PSDB no estado nas últimas eleições, tenhamos a compreensão de um conjunto de partidos políticos e lideranças populares e empresariais progressistas que seja de fundamental importância para interrompermos a tentativa de hegemonia do PSDB no estado. Estou confiante ainda que contaremos com o apoio do PT nacional, do presidente Lula e a presidente Dilma (PT) para a afirmamos uma chapa de oposição e nos ajudarem a vencer as eleições de 2014 e assim impedirmos esta hegemonia que não é salutar para a política paraense.

Nosso mandato nesses próximos dois anos estará voltado para ajudar a conduzir esta estas deliberações do nosso partido, tanto no que se refere ao mergulho na sociedade como na implementação do projeto eleitoral para 2014.