sexta-feira, 19 de junho de 2015

DEPUTADO AIRTON FALEIRO FALA, EM COLETIVA À IMPRENSA EM SANTARÉM, SOBRE A CARAVANA OESTE DO PARÁ À BRASÍLIA




Hoje (19/06) pela manhã, em Santarém, o Deputado Airton Faleiro participou da coletiva de imprensa e falou sobre a "CARAVANA DO OESTE DO PARÁ À BRASÍLIA: Por uma Pauta de Interesse da Sociedade Local". A caravana percorrerá os ministérios em Brasília no período de 22 a 26 de junho de 2015.  

Estiveram presente a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro; a vereadora Ivete Bastos - PT Santarém; o vereador de José  Sebastião - PT, Mojuí dos Campos;  João de Jesus do STTR de Placas e   também diretor de Políticas Agrárias e Meio Ambiente da Fetagre; além de Manoel Edivaldo representante da CUT Nacional.

A pauta foi uma proposta do “Encontro Oeste do Pará”, que aconteceu em dezembro do ano passado, no qual teve representatividade de prefeituras, câmara de vereadores, secretarias, movimentos sociais e sociedade civil organizada. As propostas de desenvolvimento do Oeste do Pará foram unificadas e sistematizadas para melhor compreensão política.

O senador Paulo Rocha e os deputados Airton Faleiro, Zé Geraldo e Beto Faro estão na articulação para agendar com os ministérios que tratarão das temáticas de: Regularização Fundiária e Ambiental; Novo Ciclo de Fomento e Financiamento das Atividades Produtivas; Logística para o Desenvolvimento Regional; Energia a Serviço do Desenvolvimento; Universalização da Telefonia Móvel e Internet; Educação Superior e Técnica; Turismo e Cultura Impulsionando o Desenvolvimento Local. Dentro dessas temáticas foi construída a pauta de negociação.

 O deputado Faleiro apresentou a pauta à imprensa, aos membros da caravana e aos convidados que estavam presentes. Ele explicou a importância de levar os anseios e propostas de desenvolvimento da região. "O estado é grande. Precisamos de estradas para a trafegabilidade da cidade ao interior. É  necessário  um programa que garanta a trafegabilidade rural,  com abertura e manutenção  nas estradas.   E limpeza de igarapés".  Por fim, apresentou o Projeto de cinema em Alter do Chão. "A Cultural e o turismo são instrumentos abundantes na região. O projeto vem para fortalecer e integrar os municípios de Belterra, Mojuí dos Campos e Santarém. A construção de um espaço adequado para atender o festival de cinema e outros festivais irá aquecer e fortalecer o desenvolvimento regional.”, ressaltou o deputado.  

Outras propostas foram apresentadas como a Inclusão da Política de Regularização Fundiária e Ambiental na Amazônia, na reedição do PAC, do Governo Federal; Liberação e Demarcação das Terras Indígenas; Inserir no Projeto Orla III, em Santarém/PA, construção de piers para atracação de embarcações de pequeno, médio e grande porte; Ampliação do Terminal Rodoviário localizado na BR-163, Santarém/PA; Acelerar a liberação dos recursos do BNDES para o asfaltamento da PA-370 – Transuruará que liga os polos Santarém/Altamira; Água para Todos; Criar alternativas de geração de energias renováveis; Implantação de antenas de telefonia móvel com maior alcance (30 km), em todos os distritos com base legal.


quarta-feira, 17 de junho de 2015

NOSSOS PARABÉNS AOS 354 ANOS DE SANTARÉM




Na próxima segunda-feira, dia 22 de junho, Santarém completará 354 anos de fundação. E para homenagear esta tão importante data, apresentei, na sessão de hoje, na Assembleia Legislativa do Pará, Requerimento de Votos de Congratulações pelo aniversário deste município da região oeste do Pará.
O município fundado pelo padre João Felipe Battendorff, em 22/06/1961, sob o nome de Aldeia dos Tapajós, hoje se tornou o mais populoso (depois da região metropolitana de Belém) e dona da praia de água doce mais bonita do mundo, Alter-do-Chão, conforme publicação do prestigiado jornal inglês, The Guardian.

Santarém se destaca por sua beleza totalmente peculiar, recebendo a alcunha de ‘Caribe Tropical’, é referência nacional no ecoturismo, seja pela famosa praia de rio citada, seja pelo verde da Amazônia ou pelo encontro dos rios Tapajós e Amazonas, onde as águas não se misturam e proporcionam um belo visual.

Além das belezas naturais, a cidade possui um patrimônio histórico com as edificações seculares, a cerâmica tapajônica, sítio arqueológico onde se encontram as peças arqueológicas da cultura tapajônica dos povos tapaius.
 

Entretanto, não há dúvida que o mais valioso de Santarém é o seu povo. Nada do que foi ressaltado seria prestigiado de perto e faria tanto sucesso não fosse pela cordialidade e simpatia dos habitantes, contagiando os visitantes pela alegria.

Nesse aniversário de 354 anos de fundação, deve-se parabenizar Santarém por ser tão especial e única, reconhecidamente no mundo como uma joia e de extrema importância para nosso Estado.