sábado, 5 de setembro de 2015

PROGRAMA "CAMINHOS DA EDUCAÇÃO" LEVA MAIS ALUNOS À ESCOLA



Agora foi a vez dos alunos que moram no entorno da comunidade Maguary,  em Belterra. Eles receberam na última quinta-feira (03), uma lancha escolar com capacidade para 32 alunos por turno.  A lancha faz parte do Programa do Governo Federal Caminhos da Educação. Com um custo de 240 mil reais, tem como objetivo  garantir o transporte desses alunos para escola com mais segurança e agilidade.

Além  da entrega da lancha,  foram entregues na escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo  Socorro - que também atende alunos do ensino médio - uma sala para o setor administrativo,  reforma da escola e carteiras escolares.

O Dep.  AIRTON FALEIRO esteve presente juntamente com a prefeita de Belterra Dilma Serrão e sua assessora nesse processo de inclusão à educação  no interior da Amazônia. O deputado falou da importância da articulação  política  para acessar os programas governamentais,  "todos os governos  (municipal,  estadual e federal) têm que andar juntos para que a população seja incluída nos programas.  As comunidades que vivem dentro da Floresta Nacional do Tapajós - FLONA,  vivem da renda do Turismo Comunitário,  forma maravilhosa de desenvolvimento.  Por isso que propôs na ALEPA a estadualização da estrada que liga Alter do Chão - Santarém;  Pindobal,  Aramanai,  FLONA- Belterra até no município de Aveiro.  Assim,  facilita o acesso às comunidades, o escoamento de produção,  valoriza as populações tradicionais.  Além de fomentar a economia,  o turismo e a cultura",  informou Faleiro.


Dona Maria Izabel - 75 anos anos,  mora com seu marido Avelino Campos - 75 anos,  na comunidade de Maguary desde quando nasceu e bem antes de se criar a FLONA.  Hoje eles vivem do Turismo comunitário,  trabalhando em sua pousada,  atuando como guia e na confecção de artesanato.





sexta-feira, 4 de setembro de 2015

DEPUTADO FALEIRO REÚNE-SE COM A DIREÇÃO MUNICIPAL DO PT DE RURÓPOLIS


Hoje (04), pela manhã, o Deputado Airton Faleiro esteve no município de Rurópolis participando da reunião da Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores.

Faleiro, vice presidente estadual do Partido, falou sobre a conjuntura nacional afirmando que "as obras de asfaltamento e recuperação das rodovias federais BR's 230 e 163 estão garantidas, bem como as obras das hidrelétricas geradoras de energia e a ferrovia que vem de Mato Grosso até o porto de Miritituba. "É importante ressaltar, que mesmo em momento de crise, o nosso governo está garantindo as grandes obras e os programas sociais para a região Oeste do Pará", disse o parlamentar.


O deputado anunciou ainda a garantia de recursos para estruturação da UFOPA, que em breve terá início a construção dos Campus de Itaituba,  Alenquer e Monte Alegre. Faleiro disse ainda que o Programa Luz Para Todos vai continuar e de forma mais acelerada; e que já foi licitada a construção do Linhão Tramoeste, interligando a energia de Tucuruí com Santarém e Itaituba. "Com a vinda do Tramoeste vamos resolver dois problemas: A queda de energia que tem acarretado prejuízo aos consumidores e o reforço para atender a distribuição da energia do Programa Luz Para Todos para quem ainda não recebeu".

O deputado convidou o município de Rurópolis a se fazer presente na Audiência Pública sobre educação com ênfase no Ensino Médio que será realizada pela Assembléia Legislativa do Estado, no dia 23 de setembro no Município de Santarém.


quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PA 370 - TRANSURUARÁ RECEBERÁ RECUPERAÇÃO


O  deputado Airton Faleiro tem defendido de forma permanente o asfaltamento da PA-370, bem como sua conservação.

Faleiro informa que, de acordo com o diretor de Transportes Terrestres da SETRANS/PA, Osmar Lima, está previsto para esta semana o Pregão Eletrônico para a contratação dos serviços de conservação da PA-370 (Transuruará).

O Pregão vai cobrir o trecho que vai da ponte do rio TUTUI até a hidrelétrica de Curuá-Una, somando 64,1 km, com um valor estimado em R$ 1.452.216,00.

Para a conservação do trecho que vai do município de Uruará até a ponte do rio TUTUI, correspondente a 84 km, será celebrado um convênio entre a prefeitura municipal e o Governo do estado. O valor para este último trecho ainda não é público, pois  vai obedecer  ao Plano Básico da obra e o Plano de Trabalho, que está em fase final de elaboração pela prefeitura para celebração com o Governo do Estado.


Sobre o Asfaltamento, o parlamentar afirma que a luta continua, mas que o empréstimo autorizado pala Assembleia Legislativa ainda não foi efetivado pelo Governo Estadual junto ao banco federal.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

MIL E TREZENTOS KILÔMETROS DE ENERGIA PARA CASTELO DOS SONHOS E CACHOEIRA DA SERRA



Este final de semana representou uma importante conquista para a população de Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra pertencentes ao município de Altamira. Os dois distritos foram contemplados com 1.300 km de rede de energia do  Programa Luz Para Todos do Governo Federal, que vai beneficiar mais de 2 mil famílias, levando desenvolvimento e mais qualidade vida. "Isso representa energia em dimensão espetacular. São 1.300 km e não 1.300 metros. Essa distância corresponde ao trecho entre Altamira e Cuiabá, no estado do Mato Grosso", explicou o deputado Airton Faleiro.


Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra foram contemplados pelo Contrato Especial que está levando energia para os dez municípios impactados pelos obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Uma conquista de mais de R$ 270 milhões de investimentos para atender 21 mil 291 famílias em comunidades e assentamentos rurais.  O deputado Airton Faleiro ressalta que " o que justifica tudo isso é evitar que uma região geradora de energia, que vai se interligar com o sistema nacional elétrico, tenha seu povo nas escuras, como foi o caso da Hidrelétrica de Tucuruí e outras construídas em governos anteriores".



A festa de inauguração das redes de energia, em Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra, realizadas no último sábado (29) e domingo (30), contou com a presença dos deputados estadual Airton Faleiro e federal Zé Geraldo; e do vereador Aldo Boaventura, além de lideranças das comunidades atendidas.





NOVO PROGRESSO RECEBE AGÊNCIA DOS CORREIOS RENOVADA E COM SERVIÇOS DIGITAIS



A população de Novo Progresso no Oeste do Pará ganhou, nesta sexta-feira (28), uma "nova" agência dos correios. Totalmente reformada e equipada, a agência passa a oferecer à população equipamentos digitais de autoatendimento, interatividade com o mundo virtual e espaços mais confortáveis, incluindo serviços bancários.

A cerimônia de reinauguração da agência realizada pelo diretor regional dos Correios no Estado do Pará, Paulo Sales, contou com a presença do deputado Airton Faleiro e do deputado federal Zé Geraldo - responsáveis pela articulação de recursos para a reforma do local, que desde 2001, data da sua inauguração, ainda não havia recebido nenhum tipo de investimento.

O deputado Airton Faleiro destacou o importante papel dos parlamentares nessa conquista. Segundo ele, "esta obra faz parte de uma estratégia de nossa ação  em fazer com que as políticas públicas de interesse da população andem na mesma velocidade que as grandes obras de interesse nacional executadas na região".

O diretor dos Correios, Paulo Sales, falou da importância da aplicação desses recursos para a modernização e melhoria dos serviços no atendimento à população de Novo Progresso e municípios vizinhos.

A solenidade de reinauguração também contou com a presença do prefeito Joviano José de Almeida  e do presidente da Câmara Municipal , Ubiraci Soares ("Macarrão"), além dos ex prefeitos Neli Prazeres e Juscelino Alves Rodrigues; e autoridades da região e população local.