quinta-feira, 27 de março de 2014




Fonte: Jornal O liberal

Deputado Airton Faleiro (PT) junto com representantes da Floresta Nacional do Tapajós de Belterra que reuniram com a Celpa e representantes da Eletronorte onde foi apresentado a pauta das organizações da FLONA para a Celpa e comitê gestor do programa Luz para Todos.




190 ANOS DO PODER LEGISLATIVO



Fonte: Diário do Pará

DECISÃO SOBRE REAJUSTE DA PM FICA PARA SEGUNDA


Fonte: Jornal Diário do Pará.

EVENTO QUE COMEMOROU OS 190 ANOS DO PODER LEGISLATIVO DO PARÁ


Deputado Airton Faleiro (PT) esteve presente entre os parlamentares no evento que comemorou os 190 do Poder Legislativo do Pará.
A festa aconteceu na noite de ontem, no Hangar- Centro de convenções e Feiras da Amazônia onde reuniu autoridades do Legislativo, como o Presidente da Alepa, deputado Márcio Miranda; presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Luzia Nadja Nascimento;  do governador do Estado, Simão Jatene; Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; deputados e outros convidados.
Na ocasião foi lançado o livro “Coletânea dos 190 anos do Poder Legislativo” que compõe um acervo riquíssimo contando momentos históricos e a trajetória da Assembleia legislativa do Pará. 







ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARÁ COMEMORA 190 ANOS ONTEM NO HANGAR

Fonte: Jornal O Liberal

GOVERNO E NORTE ENERGIA VÃO INVESTIR 22 MILHÕES NO INCENTIVO À PESCA

Fonte: Jornal O Liberal

CELPA VAI INTERROMPER PROGRAMA LUZ PARA TODOSFo

Fonte: Jornal O Liberal

REUNIÃO COM OFICIAIS E PRAÇAS

Mais um dia de reunião na Assembleia Legislativa do Pará – ALEPA com os oficiais da policia militar e praças que não deu em resultado algum. Parlamentares do Legislativo ouviram as reivindicações dos representantes da categoria porém não houve acordo entre os servidores.Os praças não aceitam que o projeto de Lei que tramita nas comissões da Casa beneficie apenas os oficiais. Com isso, os ânimos esquentaram.
A maioria dos deputados sugeriram que uma outra reunião fosse marcada, mas esta com a presença do Governo  junto a comissão da Casa.
“ Eu acho melhor marcarmos uma nova reunião para discutir as necessidades de todos com a presença de um representante do Governo para assim buscarmos uma saída que possa beneficiar tanto os oficiais como os praças. Vamos evitar que haja uma  crise na segurança pública.” Disse o deputado Airton Faleiro (PT).
O anuncio de uma nova reunião feito pelo Presidente da Alepa Márcio Mirandadeixou o presidente da associação dos oficiais da Policia 
 Militar, Ildefonso Hannemann, nervoso. O servidor esmurrou a mesa, o que deixou o deputado José Megale (PSDB) irritado.
 Na próxima segunda-feira (31), o assunto volta a ser debatido na Casa. Dessa vez, além dos parlamentares, estarão presente a secretária de administração Alice Vianae a de planejamento Maria do Céu Alencar.  A reunião com o Governo será as 15h e em seguida será conjunta com as comissões de Justiça (CCJ) e Finanças (CFFO).

quarta-feira, 26 de março de 2014

Recebemos na Assembleia Legislativa representantes da Celpa e Grupo Equatorial para tratarmos da execução do programa Luz para Todos no estado do Pará. Diante da informação de que a Caixa Econômica Federal negou e empréstimo a Celpa pois ela está em recuperação judicial e que não foram repassados os recursos do tesouro num montante de 100 milhões para a primeira parcela do quinto contrato e os 40 milhões da segunda parcela do contrato especial de Belo Monte a Assembleia Legislativa deliberou:
Solicitar audiência com a ministra do planejamento Miriam Aparecida Belchior para tratar do assunto. Isto será feito por meio de oficio acompanhado de uma moção pelo conjunto da casa.




UFOPA DÁ AS BOAS-VINDAS AOS NOVOS ALUNOS


A Aula Magna "Integração da Região Amazônica: perspectivas e realidades", ministrada pelo Prof. Dr. Ennio Candotti nesta segunda-feira, dia 24, no Auditório do Câmpus Tapajós, marcou o início da recepção aos calouros ingressantes na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) pelo Processo Seletivo de 2014.
A cerimônia foi presidida pela reitora da UFOPA, Profa. DRa. Raimunda Monteiro, que saudou os novos alunos, ressaltando que os jovens integrarão, a partir de agora, um ambiente de grande diversidade. “Estamos localizados na Amazônia Central, uma região que passa por profundas mudanças sociais e econômicas. O papel da UFOPA dentro dessa realidade ainda está sendo construído, mas, certamente, faz parte dele formar novos profissionais e contribuir para o desenvolvimento da região”, destacou.
Após a abertura, a Profa. Dra. Raimunda Monteiro reitora apresentou alguns dos representantes da reitoria presentes no evento e concedeu a palavra aos representantes das categorias dos técnicos, professores e alunos. Apenas o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFOPA, Felipe Bandeira, pronunciou-se, os demais abriram mão do direito de se manifestar.
Em sua aula, o Prof. Candotti destacou alguns temas centrais relativos à Amazônia – como a questão da soja, dos portos, das hidrelétricas, da mineração, dos aquíferos –, que podem ser tomados como desafios científicos a serem pesquisados pelos estudantes. “A Amazônia é um imenso laboratório. O que vocês ganharão ao longo desses anos é uma capacidade de enxergar aquilo que todo mundo vê, mas com um olhar diferenciado, aguçando os sentidos. É assim que vocês começarão a fazer ciência”, salientou o físico.
Encontro com a pós-graduação – Na manhã da segunda-feira, 24, o Prof. Candotti reuniu-se com representantes dos programas de pós-graduação da UFOPA, para conhecer os programas desenvolvidos pela Universidade e para debater os desafios na construção de grandes projetos de pesquisa científica na Amazônia.
O encontro foi presidido pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPPIT), Prof. Dr. Sérgio Melo, e também contou com a participação do vice-reitor eleito, Prof. Dr. Anselmo Colares; da diretora de Pesquisa da PROPPIT, Profa. Dra. Delane da Silva; do diretor de Pós-Graduação da PROPPIT, Prof. Dr. Manoel Roberval Santos; da coordenadora-adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Profa. Dra. Maria Lília Colares; e do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos (PPG-RACAM), Prof. Dr. Keid Nolan Sousa.

LIVRO QUE CONTA 190 ANOS DE HISTÓRIA DO LEGISLATIVO TEM LANÇAMENTO HOJE

Fonte: Jornal O Liberal

PROJETO QUE AMPLIA VAGAS NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA PASSA NA CCJ DA ALEPA

Fonte: Jornal O Liberal

IMPASSE CONTINUA SOBRE PORJETO QUE REAJUSTA VENCIMENTO DE MILITARES

Fonte: Jornal O Liberal


Estive presente na manhã de hoje no seminário promovido pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) para discutir a implermentação  do Cadastro Ambiental Rural na região da Amazônia. O evento aconteceu no Parque dos Igarapés em Belém.



REUNIÃO COM OFICIAIS DA POLICIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS. EM SEGUIDA DEBATEU ENTRE OS PARLAMENTARES A QUESTÃO DA SAÚDE NO ESTADO.


A manhã da ultima terça-feira foi agitada na Assembléia Legislativa do Pará. Servidores oficiais da Policia Militar e do Corpo de bombeiros foram recebidos por autoridades do legislativo para reivindicar e defender o Projeto de Lei no qual defende o reajuste doa militares. De acordo com os servidores, o trabalho realizado por eles sempre foi à parceria com os "praças".  "Queremos minimizar a perda. Basta repor esse reajuste desde 2005. Só isso. Nada mais justo já que o trabalho foi realizado em parceria devido a necessidade do Estado", diz o representante da categoria, Major Alessandre. 
A saúde no estado foi outra questão discutida na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (25). A reunião foi presidida dela Dep. Nilma Lima. De acordo com os parlamentares presente, o assunto chegou a debate devido as diversas denuncias que chegaram ao legislativo. Entre elas, as irregularidades nos hospitais regionais. Motivo pelo qual foi tomado a iniciativa de convocar os representantes da Pró-Saúde e da SESPA afim esclarecer a dúvidas dos parlamentares, para assim ter certeza se há necessidade de ser instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).  Entre os esclarecimentos e as dúvidas dos parlamentares estavam a situação dos contratos e dos hospitais assistidos pela Pró-Saúde. 
 
"Porque os contratos vêm sendo ampliados já que não está havendo o cumprimento de meta?", pergunta um dos parlamentares aos representantes da Pró-Saúde. 
 
O que se questionou também foi o valor elevado que é repassado a Pró-Saúde para a administração dos hospitais regionais em relação ao recebido pela SESPA. Na visão dos políticos, a criação dos hospitais regionais desafogaria ou minimizaria os transtornos nos hospitais assistidos pela Secretaria do Estado Pará. 
O deputado Airton Faleiro (PT), que vem acompanhando e dando assistência a população da região oeste do Estado e sabe muito bem das necessidades enfrentadas por eles. “Os hospitais regionais tem melhorado a vida da população, mas ainda há um déficit no atendimento. 
Se o uso do recurso for bem aplicado, a capacidade de atendimento e serviços pode muito bem ser ampliada”, diz o deputado.
O caos na saúde pública tem sido destaque nos jornais locais, sendo visto pela população como total descaso a sociedade, por isso o tema vem sendo acompanhado pelos parlamentares na Alepa.

ALEPA APROVA REALIZAÇÃO DE SESSÃO ESPECIAL PARA DEBATER O PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL


O requerimento de no qual o deputado Airton Faleiro pede a realização de uma sessão especial para debate sobre o processo de licenciamento ambiental solicitado pela rede Celpa junto a secretaria de Meio Ambiente, foi aprovado pela Alepa. A importância do licenciamento é para instalação de rede de distribuição de energia elétrica na região Amazônica e no Estado do Pará.
Com o objetivo de universalizar o acesso a água para populações carentes de comunidades rurais, também foi solicitado e aprovado pela Casa, uma sessão especial para debater sobre O programa Água para todos.

Também requerido e aprovado foi a sessão que será realizada pela passagem dos 20 anos da publicação da Lei 5810/94 - Regime Jurídico  dos Servidores  Públicos  Civis do Estado do Pará.  Para esta, serão convidados os sindicatos e associações que englobam os servidores públicos do Estado.