quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

SESSÃO ESPECIAL NA ALEPA DEBATE MORADIA RURAL



SESSÃO ESPECIAL NA ALEPA DEBATE MORADIA RURAL
Dona Josefa de 108 anos se tornou o centro das atenções da sessão especial
Durante a sessão especial ocorrida na manhã de hoje, 13 de fevereiro na Assembléia Legislativa do Pará, deputados, entidades governamentais e instituições sindicais ligadas ao movimento da agricultura debateram o Programa Nacional de Habitação Rural - o PNHR.
A sessão especial foi proposta pelo Deputado do PT Airton Faleiro e a mesa foi composta por: Álvaro Ortega – Gerente de Mercado do Agronegócio (Banco do Brasil), André Santos – Coordenador de Habitação de Interesse Social (Caixa Econômica Federal), Atanagildo de Deus Matos – Coordenador Estadual CNS, João de Jesus – Diretor de Políticas Agrárias de Meio Ambiente (FETAGRI), Nazareno Santos – Superintendente do INCRA, Humberto Balbi Reale Filho Diretor Técnico (EMATER/PA, Carmen do Socorro Valente – Barcarena – Associação CAEME beneficiária do PNHR e a Dona Josefa Severina Marciano de 108 anos – Barcarena – Associação CAEME também beneficiária, além das presenças dos deputados estaduais: Milton Zimmer (presidente da mesa), Carlos Bordalo do PT e Edmílson Rodrigues, do Psol.
Dona Josefa, de 108 anos, beneficiada há um ano com sua nova moradia, recebida do programa. Simboliza a importância dessa política pública na sociedade e serve como incentivo para que se amplie o alcance o PNHR.
O objetivo da sessão foi esclarecer a sociedade como acessar o PNHR e deixar ao máximo esclarecido o papel fundamental que as entidades organizadoras possuem dentro deste processo. E mostrar como é o processo entre os bancos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e as entidades organizadoras para a viabilidade dos projetos.
Na sessão, as entidades, através de seus representantes (Cooperativas, Associações e Sindicatos sem fins lucrativos) debateram com os representantes das agências bancárias alguns pontos e expuseram suas dúvidas e questionamentos sobre o programa, visando o melhor funcionamento e a acessibilidade as entidades organizadoras.
O saldo feito em plenário foi de que a Sessão Especial obteve sucesso e atingiu seus objetivos. Nela se comprovou a importância do programa do governo federal para combater o problema do déficit de habitação existente no estado do Pará. Por fim, a sessão se mostrou produtiva, também, por esclarecer determinados temas e receber as diversas idéias e novas soluções para alguns pontos que ainda podem ser melhorados no programa.
“Nosso papel como agentes públicos é organizar a sociedade para acessar as políticas públicas e os programas já existentes com responsabilidade, eficiência e o desafio de avançar com o Programa Nacional de Habitação Rural”, disse o deputado Airton Faleiro.