sexta-feira, 14 de outubro de 2011

XV IFNOPAP começa viagem rumo ao Baixo Amazonas






Uma oportunidade para conhecer e mostrar a Amazônia. Foi assim que as diversas instituições parceiras do XV Seminário Embarcado do Projeto Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia (IFNOPAP), promovido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), definiram a viagem de dez dias rumo ao Baixo Amazonas. De 13 a 22 de outubro, cerca de 200 pesquisadores, estudantes e representantes de várias instituições visitarão as cidades de Alenquer, Óbidos, Monte Alegre, Oriximiná e Santarém, levando a bordo pesquisa, releituras e diversos serviços e projetos de extensão.
Projeto leva ciência a regiões da Amazônia e traz a Amazônia para perto dos pesquisadores – O vice-reitor da UFPA e coordenador da Universidade Multicampi, Horácio Schneider, representando a Instituição na programação de abertura, confessou sentir inveja dos participantes do evento pela oportunidade que terão de conhecer a região. “Na primeira vez que o projeto visitou o Baixo Amazonas, eu estava a bordo. Víamos matas, que eram como pequenas ilhas flutuando nos rios, abrigando espécies e pensávamos no quanto aquele fenômeno impactava na biodiversidade da Amazônia. Ainda hoje, é impressionante como muitas variedades de peixes, para falar só em peixes, são desconhecidas da ciência. O IFNOPAP possibilita esta experiência e a vivência da Amazônia é sempre uma experiência nova”, garante o pesquisador.
Na mesa de abertura do evento, a coordenadora do IFNOPAP, Socorro Simões, agradeceu os diversos apoios que recebeu para que o Seminário Embarcado fosse possível. “Primeiramente, agradeço à UFPA que sempre apoiou e acreditou nas ideias que resultam neste resultado extraordinário”, assegurou. “E agradeço a todos que deixaram suas unidades e instituições e cruzaram os céus e percorreram estradas para agora poderem entrar neste barco e participar do XV IFNOPAP, beneficiando aqueles que vivem nos locais próximos às margens dos rios por onde passaremos ao longo desta programação”.
Parcerias - A pesquisadora também agradeceu o apoio do governo do Estado do Pará, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapesp), à Universidade Federal do Oeste do Para (Ufopa), à Universidade do Estado do Pará (Uepa), à Secretaria Estadual de Educação, à Secretaria Estadual de Comunicação, à Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, à Polícia Militar – que disponibilizou um contingente que acompanhará a viagem -, e aos patrocinadores do evento: Belém Importandos, Refrigerantes Cerpa, Hiléia e Escritório de Advocacia Raimundo Canto.
Para o diretor de Extensão da Uepa, Mário Brasil, que representava a Instituição na mesa de abertura do IFNOPAP, “é uma satisfação saber que o Projeto existe e é uma vitória a parceria entre as universidades públicas que a organização do evento promove levando o conhecimento além e permitindo que ele seja disseminado entre todos”. Já Marcos Ximenes, representante da Ufopa, lembrou o esforço do projeto em manter suas atividades há 15 anos. “Nossos colegas, que estão participando do evento, estão esperando todos em Santarém, sede da Ufopa”, assegurou.
Coração da Amazônia - “Um encontro no coração da Amazônia é sempre um encontro com nós mesmos”, definiu Mário Ribeiro, diretor presidente da Fapespa e representante do governo do Estado na programação. Para ele, a Amazônia enfrenta, ao longo da história, dificuldades de ser “abrasileirada” justamente devido à falta de conhecimento e de interação com a região por parte da população. “Este projeto é um exemplo, uma maneira de tornar a Amazônia realmente brasileira, no sentido de permitir conhecer as culturas e a biodiversidade da região. De fato, algo só é realmente ‘nosso’ quando temos conhecimento e sentimos isso no nosso coração. A Fapespa apoia o IFNOPAP de uma forma simples, e não da maneira como gostaríamos, mas com muito coração”, defendeu.
Serviço:
Saiba mais sobre o IFNOPAP e acompanhe a viagem pelo site: http://ifnopap.blogspot.com/
Período: 13 a 22 de outubro de 2011
Leia Mais: Ciência e cidadania embarcam no XV IFNOPAP
Texto: Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Karol Khaled


Confira a Programação:

PROGRAMAÇÃO DO XV IFNOPAP EM ÓBIDOS
19/10 - 08:00 - Grupos realizarão um City Tour com visita alternada ao Museu, Quartel, Fortes, Serra da Escama, Igreja de Sant’ana e demais prédios históricos do Município. A partir disso, propor atividades para a dinamização do Museu Contextual e contribuir para o desenvolvimento do turismo local. - Coordenação: Prof. João Tristan (CFI/UFOPA)
19/10 - 14:00 - MESA REDONDA: Memórias e Identidades Obidense - 1º Debatedor: Registro da Memória Cultural Quilombola (Profª Aldenira Scalabrin - CFI/UFOPA); 2° Debatedor: Culturas Literárias de Óbidos (Prof Itamar Paulino - CFI/UFOPA); 3° Debatedor: A Cabanagem na Região Oeste (Prof Márcia - CFI/UFOPA);


O XV IFNOPAP EM ALENQUER
19/10 - 08:00 - Visita à Cachoeira do Vale do Paraíso, Cidade dos Deuses e Ilha do Meio (criação de quelônios). Comunidade de Pacoval (quilombola e madeireiros) - Coordenação: Prof. Roberto Paiva (CFI/UFOPA).
19/10 - 14:00 - PALESTRA “Cultura Popular e Folclore de Alenquer” - Coordenação: Prof. Roberto Paiva (CFI/UFOPA)


Programação do XV IFNOPAP em Oriximiná!
19/1008h
Excursão: Atividade de reconhecimento de áreas desmatadas no município de Oriximiná onde podem ser identificados castanhais remanescentes a beira de estrada. Visita à Mineração Rio do Norte. - Coordenação: Profa. Suemi (UFOPA)
14h
MESA REDONDA - Moderador: Prof. Dr. Domingos, Diretor do Campus Oriximiná. - 1º Debatedor: Território, Biodiversidade e Cultura Ribeirinhos (a definir/UFOPA); 2º Debatedor: Povos Quilombolas (Prof. Ricardo Scoles/CFI-UFOPA); 3º Debatedor: Povos Indígenas Profª Myrian/CFI-UFOPA).


Programação do XV IFNOPAP em Santarém!
17/10
8h
Recepção à Expedição Reitor Seixas Lourenço/UFOPA
15h às 18h
PAINEL "O Século XXI, a Educação e a C&T no país e no Pará - Coordenação: Reitor da UFOPA Prof. Seixas Lourenço, Relator: Prof. Aldo Queiróz/UFOPA, Secretário de C&T do Pará e ex-reitor da UFPA Prof. Alex Fiúza de Melo e os Professores Armando Mendes/UFPA, Aloylson Pinto/UnB, Carmem Castro/CAPES-MEC, Leda Figueredo/UNICAMP, Ubiratan/FAPESPA e Marcos Ximenes/IEG-UFOPA.
MINI – CURSO “Literatura o quê? e pra quê?” – Dr. Frederico Fernandes ( UEL)
MINI – CURSO ”Literatura Oral e interdisciplinaridade” – Dr. Mário César Leite (UFMT)
MINI – CURSO "Utopia e Distopia na Representação da Floresta em Euclides da Cunha" Dr. Leopoldo Bernucci (UC Davis – Califórnia)
18/10
8h
Visita à Alter do Chão - Coordenação Geral: Profa. Sandra Silva CFI/UFOPA
10h Visita à Escola da Floresta para conhecer os projetos desenvolvidos (criação de abelhas, trilhas, hortas, casa de farinha, etc.), relacionando a biodiversidade amazônica. Antes de chegar a Escola parada em área de savana para conhecer as características deste ecossistema amazônico. Guia Acadêmico: Profa. Chieno/UFOPA
14h
PAINEL "Recursos Hídricos e Minerais, Clima, Biodiversidade E Diversidade Cultural Na Região Oeste Do Pará: Interação Essencial" - Coordenação: Profa. Dóris Faria (CFI/UFOPA), Relatora: Prof. Pedro Leal (ICS/UFOPA), Professores da UFOPA Reinaldo Peleja/ICTA, Perigovitch/IEG, João Feitosa/ICED, Lauro Barata/IBEF e Delma Pessanha (ICS/UFOPA).
19/10
8h30
Palestra “Os (índios) Zoé: suas impressões sobre o mundo dos brancos numa viagem histórica” - Dra. Anna Suelly Arruda Cabral (UnB)
9h30 Palestra “Desastres ambientais: a geologia e a geofísica podem prever com antecedência?” - Dr. Pedro Walfir Souza Filho (UFPA)
11h
Palestra “O trem fantasma e a ferrovia Madeira-Mamoré” Dr. Francisco Foot Hardman (UNICAMP)
15h às 18h
MINI-CURSO “Literatura o quê? e pra quê?” – Dr. Frederico Fernandes ( UEL)
MINI-CURSO “Literatura Oral e interdisciplinaridade” – Dr. Mário César Leite (UFMT)
MINI-CURSO "Utopia e Distopia na Representação da Floresta em Euclides da Cunha" - Dr. Leopoldo Bernucci (UC Davis – Califórnia)
15h
Palestra “O papel dos manguezais na proteção das áreas costeiras” - Dr. Ulrich Saint-Paul (Centro de Ecologia Marinha Tropical, Bremen, Alemanha)
16h às– 17h30
Mesa Redonda: “Língua e Cultura: uma experiência de pesquisa com povos Assurini” - Dra. Ana Suely Arruda Câmara Cabral (UnB), Dra. Betty Mindlin (USP); Dra. Carmen Junqueira (PUC SP)
20h
Palestra “As grandes extinções na América do Sul: mudanças climáticas ou ações antrópicas” - Dr. Horacio Schneider (UFPA)
21h
Palestra - Dr. Antonio Dimas (USP)
20/10
08h
Palestra “Espécies exóticas, uma ameaça aos ambientes costeiros” - Dr. Rauquírio Costa (UFPA, Bragança)
09h
Palestra “Biodiversidade como indicador de mudanças climáticas” - Dr. Alexandre Aleixo (MPEG)
10h
Palestra “Mudanças climáticas e as doenças tropicais”
Dr. Wanderli Tadei (INPA)
11h
Palestra “O homem pré-colombiano: é possível inferir sobre o clima da época?” - Dra. Ândrea Kely Ribeiro dos Santos (UFPA)
16h
A Expedição do Guamá ao Tapajós e próximas realizações Coordenadoras Profa. Maria do Socorro Simões (UFPA) e Dóris Faria (UFOPA)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

XV IFNOPAP já deu largada

Ciência e cidadania embarcam no XV IFNOPAP

Duzentas pessoas a bordo do Catamarã Rondônia, subindo o rio Tapajós, a caminho do Baixo Amazonas. Poderia ser uma viagem comum entre Belém e Santarém, se este grupo não reunisse pesquisadores, estudantes e representantes do poder público para visitar e conhecer a Amazônia.

Um grupo tão preocupado com seu destino, quanto absorto pelo caminho a ser percorrido. Na XV edição, o Projeto Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia (IFNOPAP) passa por Alenquer, Óbidos, Monte Alegre, Oriximiná e Santarém entre os dias 13 e 22 de outubro.



A viagem começa hoje, 13 de outubro, no cais da Estação das Docas, na abertura do evento. A programação está voltada para dois eixos temáticos estruturantes: cultura e biodiversidade. Também serão discutidos temas como a Instalação da Hidrelétrica de Belo Monte e a realização do referendo sobre a divisão do Pará. A partir das 10h, eles partem em direção ao oeste do Pará. A volta a Belém está prevista para o dia 22 de outubro.



Serviços e informações para onde só de barco se pode chegar - Os serviços e projetos de extensão que embarcam junto com o IFNOPAP todos os anos incluem orientações jurídicas e palestras com estudantes dos grupos Programa de Educação Tutorial (PET) da UFPA, especialmente os ligados à Farmácia, Biologia, Medicina e Odontologia. No barco, também vão oficinas de dança, artesanato, reaproveitamento de materiais, fotografia e muitas outras de diversas áreas.



Noites inesquecíveis com cinema e música - Este ano, o projeto inova com uma rara programação cultural e artística. À noite, grupos da Escola de Música da UFPA entoarão canções, modinhas do tempo do império resgatadas graças a projetos de pesquisa realizados pela Instituição. Já o Projeto “Curta os curtas no barco” com apresentações de curtas-metragens com temas sobre a Amazônia promete tornar as noites ainda mais interessantes.



“O IFNOPAP é o projeto de pesquisa mais antigo do Instituto de Letras da UFPA e um dos mais antigos da UFPA. Ao longo destes quinze anos, inspirou parcerias e projetos de pesquisa que culminaram numa produção impressionante não apenas de teses, dissertações e monografias, mas também de quatro curtas-metragens sobre as lendas da Amazônia, de quatro CDs e, ainda, 16 livros sobre o projeto que nasceu voltado para as narrativas orais de lendas e mitos da Amazônia, mas, hoje, têm uma dimensão muito maior e interdisciplinar”, conta a professora Socorro Simões, coordenadora do projeto.



Histórico – No final da década de 90, os pesquisadores do IFNOPAP transformaram uma inquietação em projeto. Ao observar que as narrativas, mesmo as coletadas em Belém, se referiam ao interior, decidiram sair da capital. Nas primeiras edições, seminários foram agendados em Santarém e em Oriximiná. “Mas, em 2001, pela primeira vez, saímos do barco para atender as comunidades e, desde aí, não paramos mais. A cada ano, novos serviços são levados junto com o IFNOPAP a lugares de difícil acesso", recorda Socorro Simões.



Encontrar pessoas que mal sabem ler, que não têm documentos ou acesso a informações sobre saúde e higiene é uma realidade dos lugares por onde o Projeto já passou . Esta viagem chocante e humanamente surpreendente nem precisa ir tão longe. "Em visita à região das Ilhas de Belém, tínhamos por objetivo realizar a inclusão digital de um grupo de pessoas que não tem acesso nem à água potável, nem à energia, mas sabem bem o que é esgoto: isso porque recebem todo o esgoto e o lixo da Belém que fica ali a 20 minutos, do outro lado da margem do rio”, conta a coordenadora.



“Com tudo isso, o Projeto extrapolou a proposta inicial da área de linguística e passou a apresentar-se como uma grande ação trans e multidisciplinar e um momento único de interação entre as comunidades, as médias e grandes cidades e os pesquisadores e estudantes do Pará, da Amazônia, do Brasil e mesmo de outros países com a presença de pensadores renomados e referencias em suas áreas que vêm conviver durante dez dias com estudantes e outros pesquisadores num processo único de interação acadêmica”, assegura a professora.



Baixo Amazonas - A cada cidade, um encanto. Santarém, terra do encontro das águas barrentas e verdes e da beleza ímpar de Alter do Chão; e Oriximiná, terra do Círio Noturno dedicado a Santo Antônio, terão visitas programadas. Os viajantes vão conhecer, ainda, as diversas comunidades quilombolas que vivem em Alenquer. Em Óbidos, os pesquisadores irão se hospedar na casa em que viveu Inglês de Souza, um dos maiores escritores paraenses; e, em Monte Alegre, a programação destaca o ambiente em que registros arqueológicos comprovam ser uma das áreas mais antigas de ocupação humana na Amazônia.



Meio Ambiente em questão - A viagem também é de coscientização ambiental. Copos descartáveis, por exemplo, são objetos banidos da XV edição do IFNOPAP. “Ao chegar, cada participante receberá uma caneca com seu nome e terá de cuidar dela durante toda a viagem. Cada copo descartável, se jogado no rio ou no ambiente, demoraria até 52 anos para ser desintegrado e uma pessoa consome, em média, dez destes copos por dia. Com esta atitude, vamos evitar que dois mil copos sejam despejados no meio ambiente, preservando a natureza por aproximadamente 104 mil anos”, calcula a coordenadora.



Serviço


Saiba mais sobre o IFNOPAP e acompanhe a viagem pelo site: http://ifnopap.blogspot.com/
Período: 13 a 22 de outubro de 2011
Embarque e Abertura: 13 de outubro, cais da Estação das Docas, em Belém.
Conheça o projeto no endereço eletrônico: http://www.ufpa.br/ifnopap/

Fonte: UFPA

Liberado o tráfego na Transamazônica

Agricultores dos Projetos de Assentamento Pilão Poente I, II e III que bloqueavam a BR 230 (Transamazônica), desde o último domingo ( 08), entre os municípios de Anapu e Altamira, na altura do quilômetro 100, decidiram desocupar a rodovia.

Reunidos em assembléia, os manifestantes decidiram aguardar em suas propriedades a chegada das máquinas até na próxima terça feira (18), da empresa GG do Prado que ganhou a licitação para a construção e manutenção dos 90 quilômetros de estrada que dá acesso aos projetos, como garantiu em nota ontem, a presidência do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), responsável pela liberação dos recursos para a obra.

Também pesou na decisão para o desbloqueio da rodovia, a negociação com o prefeito de Anapu Francisco de Assis ( Chiquinho do PT), de dar início na manhã de hoje a abertura e manutenção de seis quilômetros de estrada que são de responsabilidade da prefeitura.

Segundo Pedro dos Santos, coordenador regional da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetagri), “Se o acordo não for cumprido voltaremos a ocupar a Transamazônica”. Adiantou.

Por: assessoria do deputado Airton Faleiro.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Protesto de agricultores volta a bloquear Transamazônica.

Já duram quase 60h a interdição da Br 230 ( Transamazônica), na altura do quilômetro 100 entre Anapu e Altamira. Cerca de 700 agricultores dos Projetos de Desenvolvimento Sustentável (PDS), Pilão Poente I, II e III localizados no município de Anapu , fecharam a rodovia federal no último domingo ( 09), em protesto contra a falta de abertura e conservação de 90 quilômetros de estradas vicinais que dão acesso aos assentamentos.

Segundo Pedro dos Santos, coordenador regional da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetagri), as obras que serão custeadas com verba federal através do Instituto de Colonização e Reforma Agrária ( Incra), aguardam apenas um licenciamento ambiental de responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente ( Sema), para que a empresa GG do Prado de Mato Grosso, que ganhou a licitação, possa dar início aos trabalhos. “ Nosso maior problema hoje é o estado”. Adiantou Pedro.

No inicio da tarde desta terça feira (11), a presidência do Incra informou em nota que já adotou providencias para quitar os débitos junto a empresa GG do Prado pela prestação de serviços e que a empresa se comprometeu em mobilizar os equipamentos para o início das obras até na próxima terça feira (18).

De acordo com a assessoria de comunicação da Sema, a assessoria jurídica da secretaria emitiu hoje o parecer favorável para as obras nos PDSs.

Os agricultores se reúnem em assembléia e decidem na manhã desta quarta-feira (12), se desocupam a estrada ou se aguardam a chegada do maquinário para começar os trabalhos.

Devido a ocupação da rodovia, uma fila de pelo menos 100 quilômetros já se forma ao longo da Transamazônica.

Assessoria de Comunicação do deputado Airton Faleiro.

Por Iolanda Lopes. (91) 9168 0535.

Sugestão de entrevistado- Pedro dos Santos ( Fetagri)- 93 9171 7283.

João Batista Uchoa- Fundação Viver Produzir e Preservar- 93 9142 9138.

Direto do Blog do Jeso

Funai reconhece área indígena em Santarém

Por Jeso Carneiro em 11/10/2011 às 09:20

As terras indígenas Maró, ocupada por grupos das etnias Borari e Arapium, em Santarém, foram reconhecidas pela Funai (Fundação Nacional do Índio).

O reconhecimento, cuja portaria foi assinada pelo número 1 da Funai, o paraense Márcio Meira, e publicada na edição de ontem (10) do DOU (Diário Oficial da União), é consequência de um relatório de identificação e delimitação feito pela antropóloga Geórgia da Silva.

A área do Maró, na região do Tapajós, é de 42,3 mil hectares e abriga cerca de 300 pessoas.

Círio 2011



Participei na sede dos correios, em Belém, da trasladação do Círio de nossa Senhora de Nazaré 2011. Uma festa de fé e emoção.

na foto de Josiele Sousa: O deputado Faleiro com o deputado Ganzer e o diretor regional dos correiros, no Pará, Paulo Bezerra de Sales.

Hoje em Santarém

Nesta terça-feira, 11, o deputado estadual Aírton Faleiro se encontra em Santarém, município do oeste do estado, onde às 14h participa de reunião com a secretária de Produção Familiar, Ivete Bastos. Às 15h se reúne com lideranças extrativistas da região do Lago Grande.

Deputado Faleiro participa de Comitê Pró-Tapajós em Uruará.



O Comitê pró Tapajós de Uruará, registrou a presença de inúmeros visitantes durante a 22ª EXFAUGrupo de Empresários liderados pelo Sr Polaco Vargas além dos Dep Federais Zé Geraldo e Lira Maia, Dep Estadual Airton Faleiros, prefeito Eraldo Pimenta, vereadores Gedeon, Celino, Jachson e Robério, Paulo Medeiros, Julio Magno, Cláudia e Luizinho Longo e outras importantes lideranças de nosso município.Vale fazer o registro sobre o almoço oferecido pelo empresário Polaco Vargas no sábado (01/10) "bovino assado inteiro" foi um sucesso, parabéns ao assadores Nico e irmão.