quinta-feira, 11 de abril de 2013

Faleiro: “Região oeste está saindo do abandono com obras do governo federal, mas governo estadual precisa investir também”

 (VIA ASSESSORIA)

Em pronunciamento no plenário da Assembléia Legislativa, nesta quarta-feira, 10, o deputado estadual Aírton Faleiro (PT) ressaltou o processo de desenvolvimento da região do oeste do Pará graças às obras do governo federal e voltou a solicitar maior presença do Governo do Estado na região.

“Estive em Pacajá nesta segunda-feira, 08. Observei muito asfalto sendo feito, trechos ainda em estado critico, mas vejo que essa região sai de uma situação de abandono para uma situação de desenvolvimento”, enfatizou o parlamentar.
Em sua fala o deputado novamente cobrou por parte do governo estadual maior atenção a esta região e portanto mais investimentos, em especial em obras que considera estratégica para o estado como o asfaltamento da PA - 370 (Curua-Una), que liga Santarém, Uruará e Medicilândia.

“Neste mais de dois anos de governo de Simão Jatene, não recebemos um recurso para manutenção das estradas. Há uma reivindicação antiga para a estrada de integração ali naquela região, para ligar dois pólos de desenvolvimento, que é a PA-370. O governo estadual deve dar maior atenção para estradas e essa PA é uma estrada estratégica. Inclusive como propulsor turístico na região, além da economia propriamente dita”, afirmou.

O parlamentar também disse que em toda a região oeste não chega a 200 km de pavimentação asfáltica. Faltam recursos para manutenção das estradas de chão e asfaltamento para novas estradas

LUZ PARA TODOS: Faleiro repercute na Alepa contrato especial para entorno de Belo Monte

 Deputados Airtons Faleiro e Zé Geraldo em reunião em Pacajá em 08 de abril de 2013.



Plenária da reunião em Pacajá.





(VIA ASSESSORIA)

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) repercutiu na manhã desta quarta-feira, 10, na Assembléia Legislativa, a execução do contrato especial para atendimento de energia à municípios do entorno da usina de Belo Monte.

“Venho trazer uma grande e boa noticia, no que se refere à retomada do programa luz para todos no estado. Diante da crise da Celpa o programa foi paralisado, uma vez que o governo federal não poderia investir numa empresa nesta situação. Travamos - eu e outros parlamentares - a partir daí uma batalha, conquistado um programa especial, que a legislação federal permite e foi acertado esse contrato especial para os 10 municípios do entorno de Belo Monte. Na semana passada, aconteceu a assinatura para sua execução, sem etapas, sendo uma obra continua e que a presidenta Dilma já autorizou, por meio do Ministério de Minas e Energia o depósito de R$ 60 milhões de reais nos cofres da Celpa, para aquisição de equipamentos para a obra de execução desse projeto”, disse Faleiro na tribuna.

O parlamentar também ressaltou que na última segunda-feira, 08, esteve no município de Pacajá, junto com os movimentos sociais onde a pauta da retomada das obras do programa Luz para Todos na região foi debatida.

Municípios do entorno de Belo Monte: Altamira, Anapu, Pacajá, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Porto de Moz.

Contrato especial para municípios do entorno do Complexo Hidrelétrico do Tapajós – A exemplo do atendimento aos municípios do entorno de Belo Monte, Faleiro deu entrada na Alepa de requerimento solicitando à Presidência da República, ao Ministério de Minas e Energia, à Coordenação do PAC e à Eletronorte que os municípios de entorno complexo Hidrelétrico do tapajós também sejam contemplados em contrato especial, para atendimento continuo, sem estabelecimento de etapas.

“Peço para aprovarmos esse requerimento pedindo à presidenta Dilma, para que já comece a executar um contrato especial para atender os municípios no entorno do complexo do Tapajós”, enfatizou Faleiro.

Municípios do entorno do Tapajós: Itaituba, Aveiro, Jacareacanga, Rurópolis, Trairão, Novo Progresso e Belterra.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sessão deliberativa nesta quarta

VIA ASSESSORIA

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) exerce suas atividades nesta quarta, 10, na Assembléia Legislativa. Hoje a sessão é deliberativa. Após, Faleiro faz atendimento em seu gabinete parlamentar.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Municípios da área de Belo Monte terão energia



O deputado estadual Aírton Faleiro e o deputado federal Zé Geraldo (ambos do PT) participaram nesta segunda, 08, em Pacajá, do seminário de retomada do programa Luz Para Todos.




Fonte: O Liberal

CLIQUE PARA AMPLIAR!



Na imprensa hoje: Confirmadas duas usinas no rio Tapajós


Confirmadas duas usinas no rio Tapajós

Fonte: Diário On Line


O Ministério das Minas e Energia e a Eletrobrás confirmaram em Belém  que estão realizando estudos para construção de mais duas hidrelétricas no Pará. 80 pesquisadores contratados por um consórcio que inclui a própria Eletrobrás e outras empresas de energia no País estão embrenhados na floresta, às margens do rio Tapajós, no oeste paraense, monitorando fauna, flora, além da enchente, vazante, cheia e seca do rio, considerado um dos mais belos, cuja área é composta por uma das maiores biodiversidades do planeta e com grande potencial energético.

Na semana passada um grupo de índios mundurukus denunciou a presença de militares da Força Nacional dentro da reserva e o cacique veio à capital demonstrar a preocupação da tribo. Porém, representantes do governo federal, em coletiva de imprensa ontem em Belém, negaram que a área onde pretendem construir as hidrelétricas de São Luiz do Tapajós e Jatobá esteja em reserva munduruku. O diretor de Geração da Eletrobrás, Valter Cardeal e o secretário executivo adjunto do Ministério das Minas e Energia, Francisco Romário Wojcicki informaram que a Força Nacional está fazendo a segurança dos pesquisadores que estudam a área. Também garantiram que os índios e as populações tradicionais que habitam na região serão consultadas sobre o projeto e que amanhã (10), em Jacareacanga, haverá o primeiro encontro do governo federal com os mundurukus para tratar sobre o assunto. Porém, consultas às comunidades, como determina a legislação ambiental, só serão realizadas em outra etapa do projeto.

PESQUISAS

O estudo do ciclo do rio Tapajós está sendo realizado desde março pelos pesquisadores em cinco estações construídas ao longo do rio. Animais, vegetais e a própria água estão sendo coletados para a pesquisa que vai indicar a viabilidade da construção das duas hidrelétricas, com base no município de Itaituba, mas que deverão atingir diretamente também Trairão, áreas compostas por populações tradicionais, índios, pecuária, além de garimpos e várias florestas e parques nacionais, que serão atingidos pelo barramento do Tapajós. No entanto, os representantes do governo federal asseguram que o curso do rio não será alterado.
A pesquisa atual vai fundamentar a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), exigido pela legislação, com estimativa de ser entregue ao Ibama, segundo Valter Cardeal, no começo de 2014. A usina hidrelétrica de São Luiz do Tapajós deverá ter capacidade de geração de 8 mil Kw de energia e Jatobá outros 2 mil Kw. Mas o diretor da Eletrobrás afirma que não há previsão para o inicio da construção nem para conclusão e que o custo de todo o projeto deverá se igualar à usina hidrelétrica de Belo Monte, orçada em R$ 25 bilhões até abril de 2010.

Valter Cardeal também afirmou que a possibilidade já anunciada do Ministério Público Federal contestar judicialmente os estudos no rio Tapajós “é um direito que os procuradores têm, assim como é um direito do governo federal recorrer e “provar o outro lado da necessidade de se construir hidrelétricas na Amazônia”.
Ele ressaltou o esgotamento do potencial hidrelétrico dos rios do Nordeste e o grande potencial dos rios da Amazônia para geração de energia considerada limpa e mais barata em relação à energia eólica e solar.
Impactos socioambientais serão menores, diz governo

Contrárias às usinas hidrelétricas anteriores, inclusive Belo Monte, em Vitória do Xingu, sudoeste paraense, as usinas de São Luiz e Jatobá serão diferentes desde a construção. Apesar de afirmar que o impacto das hidrelétricas é sempre positivo, traz desenvolvimento, eles reconhecem que exemplos de impacto social e ambiental como a da usina de Tucuruí devem ser evitados, como os bolsões de miséria ao redor do projeto. Na cidade polo, que deverá ser Itaituba, haverá ações de educação, saúde e segurança pública. Mas segundo Valter Cardeal, o governo federal não vai permitir êxodo de pessoas para a área e a maior parte de floresta derrubada para construção de estradas, canteiros, entre outros espaços, será recomposta com as mesmas espécies vegetais retiradas. É a chamada usina- plataforma, que segundo Valter Cardeal e Francisco Romário é um marco nos projetos hidrelétricos, que vai conferir desmatamento mínimo, cerca de 2% da área das usinas.
(Diário do Pará)



SAIBA MAIS!

ENERGIA:  Faleiro quer municípios do entorno do complexo do Tapajós contemplados em contrato especial.

Na imprensa hoje: Juruti: 130 anos


DA COLUNA DO JORNALISTA ADENIRSON LAGE
AMAZONIA JORNAL


Juruti: 130 anos

O município de Juruti completa 130 anos hoje, com uma vasta programação alusiva já que está sendo realizada desde o início do mês, incluindo competições esportivas, atividades culturais e shows musicais. O encerramento será na Arena Cultural (o "Tribódromo"), com show do cantor Wanderley Andrade.

Para quem não sabe, Juruti é um dos polos minerais do Estado, com rica produção de bauxita que é exportada para o exterior. A cidade também se destaca por realizar o Festival das Tribos, um dos maiores espetáculos culturais do Estado, que acontece no mês de julho, na disputa entre as Tribos Mundurucus e Muirapinima.