sexta-feira, 14 de agosto de 2015

ABERTURA DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO



Hoje (14/08), o deputado Airton Faleiro participa da aula inaugural do Curso de Especialização de Gestão Estratégica em Políticas Públicas, realizado pela Fundação Perseu Abramo em parceria com a UNICAMP e UFOPA. O curso ocorre nos dias 14, 15 e 16 de agosto, com 220 inscritos. Estão presentes o deputado estadual Dirceu Ten Caten, o presidente do PT Estadual Milton Zimmer, Edilson Moura, ex deputado, Geraldo Pastana, secretário de formação política do PT Pará, Renato Dagnimo, professor responsável pelo curso da UNICAMP  e Raimunda Monteiro, reitora da UFOPA.

 
Abrangendo os estados do Acre,  Amapá, Amazonas,  Macapá, Roraima,  Rondônia  e  Pará, além de dezenas de municípios, essa é a primeira turma na região norte. O curso de Especialização, em nível de pós-graduação, tem a modalidade de extensão universitária, semi-presencial e terá três encontros de presença obrigatória em Santarém. 


 Essa especialização é voltada para gestores públicos, parlamentares, dirigentes, militantes, apoiadores de organizações da sociedade civil, de entidades e movimentos sociais, de entidades sindicais, de cooperativas, ONGs, e de outras formas de organização popular e de trabalhadores, e servidores de carreira que atuam diretamente com as ações e demandas de entidades sociais. 

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

COMISSÃO DE ESTUDOS E FRENTE PARLAMENTAR DA ENERGIA ELÉTRICA SE REÚNEM NA ALEPA


A Comissão de Estudos e Frente Parlamentar sobre energia elétrica se reuniram, na tarde de hoje, na Assembleia Legislativa. Com a aprovação da ata de instalação o deputado Airton Faleiro assume a presidência, o deputado Celso Sabino (PSDB), a vice-presidência e Thiago Araújo do PPS, a relatoria da Comissão.

Dentre as deliberações, serão realizadas reuniões com os governos Estadual e Federal, além das agências reguladoras e a própria Celpa sobre o Plano de Investimentos. Um dos questionamentos é saber qual o prazo previsto para a redução da tarifa de energia e a retirada do estado do Pará do Sistema de Bandeiras Tarifárias, que será debatido com o Ministério das Minas e Energia e a ANEEL ainda este ano.

Um dos objetivos da Comissão é tomar conhecimento sobre os planejamentos dos órgãos públicos e empresas privadas para os municípios que serão afetados  por construções de usinas hidrelétricas.


A Comissão buscará junto às univesidades federais do Pará - Universidade Federal do Pará - Ufpa, Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa e Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará - Unifesspa, auxílio técnico em relação aos estudos necessários relativos ao assunto.


Serão realizadas reuniões ordinárias a cada 15 dias e, sempre que necessário, extraordinariamente. A reunião de hoje terá continuidade na próxima semana, na sessão itinerante nos municípios de Itaituba e Trairão.