sexta-feira, 16 de julho de 2010

Georreferenciamento de imóveis rurais em 26 municípios

Hoje em Brasil Novo, o Programa Terra Legal faz a primeira de uma série de audiências públicas que marcam o início do trabalho de georreferenciamento de imóveis rurais em 26 municípios. Veja abaixo a agenda do Terra Legal.


Agenda Terra Legal


Dia 16/07 – manhã
Audiência pública em Brasil Novo para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Novo Horizonte, Primavera, Floresta, Liberdade e Água Limpa.

Dia 22/07 – manhã
Audiência pública em Abel Figueiredo para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Sumaúna B, Mãe Maria, Água Azul Parte “A”, Água Azul B-11/B-2/C-1/C-2 e C-3, Garrafão B e D, e, Sumaúna.

Dia 22/07 – tarde
Audiência pública em Bom Jesus do Tocantins para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Sumaúna B, Mãe Maria, Garrafão B e D, Sumaúna, Caititu, Geladinho Parte “A”, e, Jacundá 3 – Partes “A”, “B” e “C”.

Dia 23/07 – manhã
Audiência pública em Jacundá para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Do Meio, Geladinho Parte “B”, Jacundá 3 – Partes A, B e C, Ararandeua – Parte “A”, Ararandeua – Parte “B”, e, Geladinho Parte “A”.

Dia 23/07 – tarde
Audiência pública em Nova Ipixuna para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Geladinho Parte “A” e Geladinho Parte “B”.

Dia 24/07 – manhã
Audiência pública em Marabá para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Café Parte 1, Sororó I, II e III, Itacaiúnas Parte 2, Geladinho Parte “A”, Carajás – II Parte, Aquiri, Patauá – Parte II, Café – Parte II, Carajás – I Parte, Carajás II, Engano, Itacaiúnas – Parte 1, Jacundá 3 – Parte A, B e C, Mãe Maria, Misteriosa, Oeste, e, Rio Novo.

Dia 24/07 – tarde
Audiência pública em Itupiranga para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Cajazeiras I, II e III, Carajás II, Café – Parte 2, Café – Parte 1, Carajás – I Parte, e, Carajás – II Parte.

Dia 30/07 – manhã
Audiência pública em Tomé-Açu para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Quatro Bocas, Tomé-Açú, Acará Mirim, Pindobal, Mirititeua, Tuírio, e, Saburochiba.

Dia 30/07 – tarde
Audiência pública em Acará para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Araxituea, Aracá, Mirititeua, Acará Mirim, Quatro Bocas, e, Saburochiba.


Dia 04/07 – manhã
Audiência pública em Altamira para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Bacabal, Ituna, Liberdade, Bacajaí, Cupari, Novo Horizonte, Pakisamba, Primavera e Tubarão.

Dia 06/08 – manhã
Audiência pública em Ulianópolis para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Cauaxi, Braço Forte, Paragominas, Croata, Gurupi-Mirim, Araponga, Gurupizinho, Bananal, e, Taquiteua.

Dia 06/08 – tarde
Audiência pública em Ipixuna do Pará para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Capim, Candiru-Açú, Cachoeira “B”, Bosque, Alto-Guamá, Ararandeua – Parte “A”, Carrapatinho, Pindobal, Putirita, Rumualdo, Sarava, e, Tuirio.

Dia 07/08 – manhã
Audiência pública em Paragominas para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Paragominas, Capim, Candiru-Açú, Bosque, Carrapatinho, Pindobal, Putirita, Rumualdo, Sarava, Tuirio, Uraim, Taquiteua, Cauaxi, Gurupi, Prainha, Braço Forte, Croata, Gurupi-Mirim.

Dia 12/08 – manhã
Audiência pública em Placas para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Pium, Cascata, Cupari, Ouro Branco, Pium “A”, e, Trairão.

Dia 12/08 – tarde
Audiência pública em Rurópolis para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Pium, Cascata, e, Cupari.

Dia 14/08 – manhã
Audiência pública em Santarém para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Lago Grande da Franca, Curuá-Uma, Pium, Pacoval, Ouro Branco, e, Trairão.
(verificar as demais do pregão C)

Dia 19/08 – manhã
Audiência pública em Pacajá para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Pacajazinho, Manduacari, Pacajá, Definida, Engenho, Tocantins, Tuerê, Bacajá, Belo Monte, e, Caripé.

Dia 20/08 – manhã
Audiência pública em Novo Repartimento para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Pacajazinho, Engenho, Tocantins, Carajás – I Parte, Baiana, Caripé, Pucuruí, Cajazeiras I, II e III, e, Carajás II.

Dia 21/08 – manhã
Audiência pública em Tucuruí para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Pacajazinho, Definida, Caripé, e, Tocantins.


Dia 21/08 – tarde
Audiência pública em Breu Branco para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Alcobaça, Cachoeira “A”, Repartimento – Parte 1, Cachoeira “B”, Ararandeua – Parte “A”, Do Meio, e, Repartimento – Parte 2.

Dia 23/08 – tarde
Audiência pública em Ourilândia do Norte para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Seringa “A”, Divisa, Seringa “B”, e, Oeste.

Dia 24/08 – manhã
Audiência pública em Xinguara para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Rio Maria I e II, Extrema “B”, Floresta “B”, Divisa, Marabá, e, Verde.

Dia 24/08 – tarde
Audiência pública em Água Azul do Norte para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Seringa “A”, Divisa, Seringa “B”, Marabá, Pium, Chicrim “A”, Chicrim, Rio Maria I e II, e, Verde.

Dia 26/08 – manhã
Audiência pública em Mãe do Rio para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Guamá I, Palheta e Capim.

Dia 26/08 – tarde
Audiência pública em Irituia para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Guamá I, Iacá-Iacá, Guamá II, Palheta, e, Guamá III.

Dia 27/08 – manhã
Audiência pública em Capitão Poço para marcar o início dos trabalhos de georreferenciamento dos imóveis rurais localizados nas glebas Capitão Poço, Guamá I, Iacá-Iacá, Guamá II, Palheta, Guamá III, Alto-Guamá, e, Pau de Remo.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Produção de mudas proporciona futuro para jovens e adolescentes da Funcap

Dar uma nova oportunidade a adolescentes e jovens em situação de conflito com a lei é o principal objetivo do termo de cooperação técnica firmado entre o Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará-Ideflor e a Fundação da Criança e do Adolescente do Pará-Funcap. O documento prevê a produção de 10 mil mudas de essências florestais e frutíferas em uma unidade de atendimento socioeducativo da Funcap.



A assessora especial da presidência da Funcap, Marlene Naoyo Abe, explica que a produção das mudas vai fazer parte do projeto Terra Viva. “Esse projeto busca envolver as famílias nas atividades, além de contribuir para o aprendizado e qualificação do adolescente e do jovem. Eles precisam de atividades não só as sócio-educativas como outras que contribuam para um novo projeto de vida”, afirma.



O Terra Viva é um projeto de educação ambiental e profissionalização que compõe o Plano Político Institucional da Funcap, e busca transmitir aos adolescentes envolvidos em atos infracionais conhecimentos e vivências em educação ambiental. As mudas serão produzidas em uma unidade da Funcap, em Ananindeua, abrangendo um público entre 16 e 20 anos de idade.



Para o diretor geral do Ideflor o convênio é uma demonstração de responsabilidade social e vai contribuir para a meta de um milhão de árvores para a Amazônia. “As pessoas atendidas pelo convênio vão ganhar uma qualificação e ter uma consciência gerada a partir da educação ambiental que também faz parte da ação”, destacou Jorge Yared.

Fonte: Ascom Ideflor

Inaugurado Comitê em Cametá


Faleiro inaugura comitê em Cametá
Texto: Christina Hayne

Na última sexta feira (11), por volta das 19h30, o candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, Airton Faleiro, iniciou o circuito de inaugurações de comitês e pontos de referência de sua campanha política pelo estado do Pará, pelo município de Cametá. Lideranças e simpatizantes da candidatura estiveram presentes e declararam apoio em torno de um projeto político comprometido com o povo. Esteve presente a inauguração do comitê de Cametá, o secretário de Agricultura, Cássio Alves Pereira.

Airton Faleiro, ao chegar na sede municipal seguiu em caminhada pelas ruas da cidade e declarou-se satisfeito com a aceitação em torno de seu nome. “É bom ter a certeza que nosso trabalho é respeitado em vários segmentos e em diferentes municípios”, afirmou o candidato que trabalha pela consolidação de mais um mandato no legislativo estadual, a partir de 2011, a fim de avançar ainda mais em seu compromisso com o desenvolvimento do Pará.

O candidato está focado na ampliação de base de seu trabalho, depois de ter a certeza que cumpriu com seu dever como político. Airton foi líder da oposição no primeiro mandato, de 2002 a 2005 e, em seu segundo mandato, esteve como líder do governo Ana Júlia Carepa, pelo Partido dos Trabalhadores. Agora parte em busca de seu terceiro mandato para continuar contribuindo com as transformações que consolidam o desenvolvimento do Estado.

Além de Cametá, no último fim de semana, Airton Faleiro esteve reunindo com lideranças em Bragança, Primavera e no Marajó, nos municípios de Soure e Salvaterra.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Lideranças do Marajó aderem à candidatura de Airton Faleiro

O candidato a deputado estadual, Airton Faleiro, do Partido dos Trabalhadores, reuniu-se no último fim de semana, no Marajó, com lideranças de Soure e Salvaterra, com o objetivo de identificar o dia a dia dos trabalhadores do meio rural, entre os quais, extrativistas, agricultores, pescadores, artesãos, representantes de associações de moradores, de mulheres, juventude e de sócios de entidades agroecológicas. Entre as entidades presentes destacou-se o trabalho apresentado por representantes da Cooperativa Mista Agroecológica de Salvaterra (Comas), a Associação de Filhos e Amigos do Condeixo, Associação de Agricultores e de Jovens Agricultores. Por sentirem-se representados, eles afirmaram apoio ao candidato petista diante do histórico de lutas e de compromisso que possui com as redes sociais e com trabalhadores do campo.

Durante a reunião com o candidato Faleiro, os trabalhadores expuseram seus instrumentos de sobrevivência, ressaltaram as necessidades de melhorias e falaram sobre a vontade que possuem em busca da agregação de valor aos produtos in natura, que representam a subsistência de centenas de famílias do meio rural e que uma vez beneficiados, poderão garantir maior geração de renda familiar e consequentemente, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento auto sustentável para a comunidade.

A Cooperativa Mista Agroecológica de Salvaterra (Comas), da comunidade da Vila do Caldeirão do município de Salvaterra, por exemplo, tem como principal meio de sobrevivência a venda in natura e o beneficiamento do pescado. Além da comercialização do peixe, eles utilizam os restos para compostagem (adubo orgânico) durante o plantio e transformam o couro em sandálias e bijouterias. A cooperativa agrega pescadores, agricultores e mulheres que a partir do beneficiamento do pescado ajudam com o aumento da renda familiar.

Segundo o tecnólogo em beneficiamento e também presidente da Cooperativa Agroecológica, Gabriel Mendes, o ato da comunidade garantir a produção sem utilização do adubo químico já potencializa a Comas para inclusão de seus produtos no mercado. Gabriel falou sobre a importância em ter um representante, deputado estadual, oriundo da agricultura familiar. “Precisamos de um representante que tenha comprometimento com o homem do campo e com o desenvolvimento do estado do Pará. Este é um diferencial que poder trazer benefícios e crescimento para a comunidade de Caldeirão”, declarou o tecnólogo. Ele também falou sobre o compromisso dos trabalhadores de Caldeirão com o meio ambiente e com o trabalho ecologicamente correto.

Os trabalhadores da Vila do Caldeirão trabalham ainda com agricultura familiar, a exemplo do plantio de abacaxi e da mandioca e com a transformação de garrafas Pets em produtos de utilidade e brinquedos infantis e com a transformação de pneus em móveis.

Airton Faleiro mostrou-se satisfeito com o trabalho realizado pela cooperativa: “vocês estão de parabéns pelo empenho a iniciativas tão inovadoras”, comentou o candidato do PT. Ele lembrou que, o grupo de trabalhadores organizados deve pensar em consolidar um projeto que contemple um arranjo produtivo local.

Soure – No município de Soure várias foram as Organizações Não Governamentais que garantiram apoio ao candidato Airton Faleiro, entre as quais a Associação de Jovens Produtores de Soure, a entidade Soure Social, a Associação de Agricultores de Soure e outras.

X Exponp e XIX Festa do Peão em Novo Progresso

O município de Novo Progresso comemora a sua Festa do Peão de Boiadeiro. Parabéns. Segue a programação da X Exponp e XIX Festa do Peão de Boiadeiro de Novo Progresso:

Dia 15/07 – Quinta-feira:

19:00h – Leilão de gado de corte;
20:00h – Abertura da X EXPONP e 19º Festa do Peão de Boiadeiro,com show pirotécnico e apresentação das candidatas a rainha da festa;
21:00h – Rodeio em Touros , logo após Bingo
23:00h – Baile e show ao vivo com a Banda Chamego do Pará.

DIA 16/07 – SEXTA – FEIRA:
20:00h – Rodeio em Touros, logo após, Show na Arena com a dupla Gilberto e Gilmar;
00:00h – Baile com DJ MC Mel.

DIA 17/07 – SÁBADO:
20:00h – Várias atrações na Arena;
21:00h – Rodeio em Touros , logo após coroação da rainha do rodeio ,
22:00h – Baile e show ao vivo com Aviões do Forró Sertanejo.

DIA 18/07 – Domingo:
12:00h – Almoço com Costelão;
14:00h – Leilão Touros PO e LA no Tatersal.
19:00h – Várias atrações na arena;
20:00h – Final do Rodeio em Touros,
22:00h – Entrega de Prêmios aos Campeões do Rodeio e dos Bingos, com grande show Pirotécnico;
23:30h – Encerramento da X EXPONP e 19º Festa do Peão de Boiadeiro;
00:00h – Baile com atrações locais.

Jacareacanga investe em capacitação

Equipe de agentes comunitários de saúde recebe capacitação

A política de valorização do servidor público implantada pelo prefeito Raulien Queiroz em Jacareacanga atinge todos os setores da administração pública municipal. Certificando essa política de valorização, o prefeito vem mantendo folha de pagamento em dias e também já antecipou metade do décimo terceiro salário.

Visando a qualificação profissional, como já aconteceu na área da educação com a primeira jornada pedagógica, o prefeito agora investe em capacitação na área da saúde. Durante os dias 8 e 9 do corrente, aconteceu nas dependências do Centro Social do Idoso Maria Hugo da Silva, um encontro com mais de 20 Agentes Comunitários de Saúde-ACS, onde no primeiro dia foi discutido junto com a classe as metas e melhorias para a prestação de serviços junto as comunidades locais.

Para o secretário de Saúde Claudio Faleiro, que fez a abertura do evento, a política de valorização do servidor público municipal visa promover o bem estar do trabalhador e principalmente ofertar um serviço que atenda os anseios da população local. “O Agente Comunitário de Saúde é o elo entre a família e a Secretaria de Saúde. Ele é peça fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas na área da saúde em benefício de sua comunidade e como tal ele está sendo reconhecido e valorizado pela gestão municipal”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, compete ao ACS, no exercício de sua prática, a capacidade de mobilizar e articular conhecimentos, habilidades, atitudes e valores requeridos pelas situações de trabalho, realizando ações de apoio em orientação, acompanhamento e educação popular em saúde a partir da concepção de saúde como promoção da qualidade de vida e desenvolvimento da autonomia diante da própria saúde, interagindo em equipe de trabalho e com os indivíduos, grupos e coletividades sociais.

A Portaria GM/MS n° 1.886, de 18 de dezembro de 1997, que estabelece as atribuições do ACS, e o Decreto Federal n° 3.189, de 04 de outubro de 1999, que fixa diretrizes para o exercício de suas atividades, possibilitam uma proposição qualitativa de suas ações, evidenciando-se um perfil profissional que concentra atividades na promoção da saúde, seja pela prevenção de doenças, seja pela mobilização de recursos e práticas sociais de promoção da vida e cidadania ou mesmo pela orientação de indivíduos, grupos e populações com características de educação popular em saúde, acompanhamento de famílias e apoio sócio educativo.

Apesar das atribuições estabelecidas em 97, a profissão de ACS só foi criada em 2002 pela Lei nº 10.507, de 10 de julho daquele ano. O Agente Comunitário de Saúde integra as equipes do PACS e PSF, realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde nos domicílios e coletividade, em conformidade com as diretrizes do SUS, e estende o acesso às ações e serviços de informação e promoção social e de proteção da cidadania.

Fonte:ASCOM-Prefeitura Municipal de Jacareacanga

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Usina de Belo Monte deve gerar mais de 11 mil megawatts

(matéria veiculada no portal www.orm.com.br)


A Usina de Belo Monte, que será construída no Rio Xingu, no Pará, deve exigir investimentos próximos dos R$ 25 bilhões e vai gerar 11.233 megawatts (MW) quando estiver produzindo a plena carga.



Será uma das quatro maiores usinas do mundo e a maior inteiramente nacional em capacidade de geração de energia. Ela só ficará atrás da Usina de Três Gargantas, na China, da Itaipu Binacional, na fronteira do Brasil com o Paraguai, e de Xinadou, também na China.




Diferentemente do que estava previsto no primeiro projeto, quando a estimativa era de um reservatório de 1.200 quilômetros quadrados (km²), no segundo projeto a área da usina caiu para pouco mais de 500 km².




Ainda assim, Belo Monte terá energia suficiente para abastecer uma região com mais de 25 milhões de habitantes. O projeto prevê a construção de uma barragem principal no Rio Xingu, localizada 40 quilômetros abaixo da cidade de Altamira (PA). A área alagada envolverá três municípios - Vitória do Xingu, Brasil Novo e Altamira.



Depois de sucessivos adiamentos, o leilão foi realizado no dia 20 de abril em apenas 10 minutos, mas sob efeito de liminar que colocava em risco a sua validade. A usina foi arrematada pelo Consórcio Norte Energia, que ofereceu o menor preço pela energia elétrica gerada.


A previsão é de que a usina comece a operar parcialmente no início de 2015. Sua construção, no entanto, ainda divide opiniões e gera criticas de ambientalistas e acadêmicos. Eles afirmam que a construção da hidrelétrica vai provocar a alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo de água, afetando a fauna e a flora da região. Alegam ainda que a obra vai inundar permanentemente os igarapés que cortam Altamira e parte da área rural de Vitória do Xingu.


Fonte: Agência Brasil