terça-feira, 13 de julho de 2010

Jacareacanga investe em capacitação

Equipe de agentes comunitários de saúde recebe capacitação

A política de valorização do servidor público implantada pelo prefeito Raulien Queiroz em Jacareacanga atinge todos os setores da administração pública municipal. Certificando essa política de valorização, o prefeito vem mantendo folha de pagamento em dias e também já antecipou metade do décimo terceiro salário.

Visando a qualificação profissional, como já aconteceu na área da educação com a primeira jornada pedagógica, o prefeito agora investe em capacitação na área da saúde. Durante os dias 8 e 9 do corrente, aconteceu nas dependências do Centro Social do Idoso Maria Hugo da Silva, um encontro com mais de 20 Agentes Comunitários de Saúde-ACS, onde no primeiro dia foi discutido junto com a classe as metas e melhorias para a prestação de serviços junto as comunidades locais.

Para o secretário de Saúde Claudio Faleiro, que fez a abertura do evento, a política de valorização do servidor público municipal visa promover o bem estar do trabalhador e principalmente ofertar um serviço que atenda os anseios da população local. “O Agente Comunitário de Saúde é o elo entre a família e a Secretaria de Saúde. Ele é peça fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas na área da saúde em benefício de sua comunidade e como tal ele está sendo reconhecido e valorizado pela gestão municipal”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, compete ao ACS, no exercício de sua prática, a capacidade de mobilizar e articular conhecimentos, habilidades, atitudes e valores requeridos pelas situações de trabalho, realizando ações de apoio em orientação, acompanhamento e educação popular em saúde a partir da concepção de saúde como promoção da qualidade de vida e desenvolvimento da autonomia diante da própria saúde, interagindo em equipe de trabalho e com os indivíduos, grupos e coletividades sociais.

A Portaria GM/MS n° 1.886, de 18 de dezembro de 1997, que estabelece as atribuições do ACS, e o Decreto Federal n° 3.189, de 04 de outubro de 1999, que fixa diretrizes para o exercício de suas atividades, possibilitam uma proposição qualitativa de suas ações, evidenciando-se um perfil profissional que concentra atividades na promoção da saúde, seja pela prevenção de doenças, seja pela mobilização de recursos e práticas sociais de promoção da vida e cidadania ou mesmo pela orientação de indivíduos, grupos e populações com características de educação popular em saúde, acompanhamento de famílias e apoio sócio educativo.

Apesar das atribuições estabelecidas em 97, a profissão de ACS só foi criada em 2002 pela Lei nº 10.507, de 10 de julho daquele ano. O Agente Comunitário de Saúde integra as equipes do PACS e PSF, realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas em saúde nos domicílios e coletividade, em conformidade com as diretrizes do SUS, e estende o acesso às ações e serviços de informação e promoção social e de proteção da cidadania.

Fonte:ASCOM-Prefeitura Municipal de Jacareacanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário