quarta-feira, 30 de junho de 2010

Convenção do PT no Hangar

Hoje o PT faz a sua convenção para homologar as candidaturas de Ana Júlia Governadora e Paulo Rocha Senador, além das candidaturas a deputado federal e estadual - este tendo novamente meu nome na disputa.

Como sempre o PT chegou a um consenso na indicação dos nomes, bem como na construção da política de alianças.

Há quem não entenda o PT, com eventuais opiniões divergentes entretanto a democracia partidária permite essas opiniões divergentes. Mas quando se decide por uma direção, o Partido segue unido.

domingo, 27 de junho de 2010

Desenvolvimento do Xingu em debate



Fórum Regional debate desenvolvimento com responsabilidade social

Um amplo debate envolvendo diversos segmentos da sociedade, em torno do projeto de implantação da Hidrelétrica de Belo Monte, foi realizado nesta quinta-feira (24) no município de Altamira, reunindo mais de 300 representantes de entidades públicas e privadas na sede do Centro Empresarial do município. O II Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Transamazônica e Xingu (Fort Xingu) tem como tema o "Desenvolvimento com responsabilidade social".


Organizado pelo Fort Xingu, composto por mais de 170 entidades, o encontro pretendeu esclarecer e concretizar as ações planejadas para a região, as quais constam do plano de mitigação dos possíveis danos ambientais e sociais advindos com o empreendimento. Com uma população de quase 350 mil pessoas, são 11 os municípios na área de influência do projeto Belo Monte: os 10 que compõem a região do Rio Xingu/Transamazônica e o município de Gurupá, da região do Marajó. Altamira, Vitória do Xingu e Brasil Novo são os municípios atingidos diretamente pela usina.

O encontro deste ano está superando as expectativas dos organizadores, o que reflete o interesse da sociedade em participar das discussões sobre Belo Monte, de acordo com Vilmar Soares, coordenador do Fort Xingu. Segundo ele, a presença de representantes de todos os municípios envolvidos para ouvir autoridades do setor elétrico brasileiro, lideranças políticas e representantes das demais organizações, com a finalidade de entender melhor o projeto e seus detalhes técnicos, é essencial para que essa informação chegue de forma mais clara a toda a população.


Com capacidade instalada de geração de mais de 11 mil megawatts, Belo Monte será a segunda maior usina do Brasil e a terceira do mundo. Os investimentos do projeto totalizam R$ 4 bilhões, destinados a compensações socioambientais, dos quais R$ 500 milhões fazem parte do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu, incluído no edital de licitação de Belo Monte. No encontro estão sendo debatidas ações que podem levar a região a um crescimento econômico, com justiça social e respeito ao meio ambiente.


Sustentabilidade - Na plateia de abertura do II Fort Xingu estavam algumas índias da etnia não-aldeada Xipaia, de Altamira, e representantes de várias entidades do terceiro setor, como o Conselho de Bairros e Entidades do Município de Altamira (Conbemat). Participaram da mesa de abertura Odileida Sampaio, prefeita de Altamira; Jorge Gonçalves, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira (Aciapa) e representante do Fort Xingu; Valdir Narzett, presidente do Sindicato do Comércio de Altamira, e Airton Faleiro, representante do governo do Estado.

Jorge Gonçalves assinalou a importância do evento para sanar dúvidas. "Acreditar em um projeto econômico viável, sustentável e socialmente justo é algo muito simples e fácil para qualquer cidadão entender", explicou. Para ele, apesar das críticas, das dúvidas e das dificuldades que todo grande projeto enfrenta, principalmente quanto às questões ambientais e sociais, a sociedade de Altamira sempre acreditou na importância do projeto, por saber que é um empreendimento economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto.


Gonçalves também levantou alguns questionamentos relativos ao projeto, entre eles a garantia de um serviço de qualidade de telefonia e comunicação para a região, o planejamento do sistema de trânsito e a identificação de quem fará a exploração da madeira das áreas inundadas.


Na opinião do deputado Airton Faleiro, apesar da "incerteza" ainda percebida em boa parte da população, a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Altamira "selou de uma vez por todas as dúvidas sobre a implantação do projeto". O presidente e a governadora do Estado participaram de um ato público pelo desenvolvimento sustentável do Rio Xingu no estádio Bandeirão, na última segunda-feira (22).


Integração - "Este empreendimento deve estar integrado à economia regional desde a sua origem", frisou o deputado. Segundo ele, não há como discutir regularização fundiária sem incluir a regularização ambiental.


Após a abertura do Fórum, o tema da primeira mesa foi "Belo Monte, oportunidades e ameaças do Projeto Básico Ambiental (PPA)". Abrindo as discussões, Márcia Camargo, representando o Ministério de Minas e Energia (MME), abordou as diretrizes socioambientais: inserção regional e internacionalização de benefícios. Também participaram da mesa Luiz Fernando Rufato, superintendente das Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte); o engenheiro representante do Grupo Senec, Carlos Alberto Netto, e o deputado estadual Valdir Ganzer.


À tarde foram debatidos os seguintes temas: "Diligências da Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal" e "Câmara dos Deputados - Comissão da Banca da Amazônia".


Fonte:Secom

Mais de 5 mil famílias recebem título de terra em Belém

Mais de 5 mil famílias recebem título de terra em Belém
(matéria veiculada no portal www.pa.gov.br)


Neste domingo, 27, a partir das 9h, no estacionamento do Teatro da Paz, na Praça da República, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), em parceria com a Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Pará, entrega mais de 5 mil títulos de regularização fundiária a famílias de baixa renda que ocupam terras da União em Belém.


Ao todo 5.245 documentos serão entregues da seguinte forma: 175 nas Malvinas; 20 na Radional II; 860 na Condor; 952 no Guamá; 878 no Jurunas; 854 no Marco; 367 na Cremação; 570 no Telégrafo; 134 na Pedreira e 391 na Sacramenta.



A governadora Ana Júlia Carepa, o superintendente da SPU, Lélio Costa da Silva, o presidente da Cohab, Leonardo Ferreira, e o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Marcílio Monteiro, estarão presentes, além do secretário de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, que, neste mesmo dia, inaugura um ponto livre de internet na Praça da República, por meio do NavegaPará, maior programa de inclusão digital do País.