sexta-feira, 7 de outubro de 2011

ICMBio concede terras para extrativistas paraenses no encerramento da Operação Cidadania Xingu

Fonte: ICMBIO



Gurupá (05/10/2011) – A cidade de Gurupá, no Pará, foi palco da última etapa da Operação Cidadania Xingu, um mutirão de trabalho social desenvolvido de forma conjunta entre governo federal, estadual e municipais da região. O objetivo do mutirão foi atender famílias de ribeirinhos, pescadores e extrativistas, levando diversos serviços para as comunidades.

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e o diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação, Paulo Maier, estiveram no Ginásio Poliesportivo do município para assinar o Contrato de Concessão de Direito Real de Uso (CCDRU) que beneficiou 4.470 famílias que residem nas reservas extrativistas (Resex) Gurupá-Melgaço, Riozinho do Anfrísio, Tapajós-Arapiuns e Terra Grande-Pracuúba. Com a CCDRU, os extrativistas ficam aptos para terem acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o apoio à regularização fundiária das Resex.

Para o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, a assinatura da CCDRU em Gurupá é o cumprimento de um compromisso com a sociedade local. “Estamos aqui honrando um compromisso. A sociedade cobra do Estado e o Estado faz o seu papel. Que Gurupá seja um exemplo na conservação das unidades e que o uso sustentável dos recursos possa gerar qualidade de vida, emprego e renda para os gurupaenses”, destacou Rômulo.

Resex Gurupá-Melgaço

Na parte da tarde a agenda de atividades em Gurupá teve continuidade. O presidente do ICMBio, Rômulo Mello e o diretor de Ações Socioambientais e Consolidação Territorial em Unidades de Conservação, Paulo Maier, participaram na Câmara Municipal de Vereadores da solenidade de posse dos integrantes do Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço. A instância de deliberação da Resex é composta por dez representantes das comunidades, cinco da sociedade civil e quatro de entidades governamentais.

De acordo com o chefe da UC e presidente do Conselho Deliberativo, Rafael Magalhães, a participação da comunidade é fundamental. “A posse do Conselho Deliberativo é o primeiro instrumento de gestão participativa implementado. A participação da comunidade é importante para que a unidade seja reconhecida de fato”, disse Rafael.

Na reunião, os suplentes e titulares do Conselho Deliberativo da Resex aprovaram o regimento interno e o calendário de reuniões. Segundo o chefe da UC, Rafael Magalhães, o próximo passo é a elaboração do Plano de Manejo de forma participativa com a comunidade local.

Também participaram da posse do Conselho Deliberativo da UC, o coordenador regional em Belém (CR4), Fernando Peçanha, os prefeitos de Gurupá, Moacir Alho (PT) e de Melgaço, Adiel Moura (PP), a representante da Associação dos Povos Tradicionais do Pucuruí, Marajoi e Melgaço (ASTREM), Maria José e vereadores do município paraense.

Literatura em Destaque





Tive a sorte de conhecer, em evento na Academia Altamirense de Letras, o acadêmico Sérgio Martins Pandolfo, filho de gaúcho como eu, que reside no Pará. Na oportunidade, leu o texto abaixo, que achei por bem publicar pois, trás um registro histórico e progressivo da academia literária.

Publico também uma de suas obras denominada “Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa”.

Leia os dois trabalhos a seguir:

As academias são agremiações de caráter científico, artístico ou literário; sendo sinônimo de intelectualidade nas diversas áreas do conhecimento, podendo ter origem e manutenção institucional ou particular.

Inegavelmente as academias reúnem profissionais nas diversas áreas do conhecimento humano. São verdadeiros celeiros de pessoas competentes, dedicadas em suas atividades e estimuladoras de desenvolvimento e progresso de nossa sociedade.

Entrar para uma academia de letras, seja no nível estadual ou no âmbito nacional é a ambição maior de quantos se dedicam com afinco e com paixão a arte de escrever.

Historicamente a Academia surgiu na Grécia Antiga, com Platão, que em 387 a.C. reuniu um grupo de pensadores da época com diferentes graus de conhecimento, prosseguindo a idéia por vários séculos.

A partir da época renascentista italiana, o espírito acadêmico voltou-se para designas associações de artistas, cientistas, escritores e pensadores com o fim de debater e divulgar seus trabalhos e promover sua representação social.

A mais antiga dessas instituições é a Academia Della Cruiça, fundada na cidade italiana de Florença em 1582, responsável pela edição de um excelente dicionário italiano no ano de 1612.

Em seguida foi criada a Academia Francesa, em 1635 por Carta Régia de Luiz XIII, eu servi de paradigma para todas as demais congêneres que se seguiam no mundo culto da época.

Em Portugal, que nos influenciou durante o processo de colonização e durante o período Imperial brasileiro, pioneiramente deu-se a criação da Academia Real de História, por decreto de D. João V, em 8 de dezembro de 1720. Ao lado da atividade especificamente histórica foi desenvolvida, também uma atividade científica e literária.

Em seguida foi criada a Academia de Ciências de Lisboa, em 1783, dividida em três campos de atividades: as ciências naturais, as ciências exatas e as belas artes.

Em nosso país, a primeira instituição acadêmica foi a Academia Imperial de Medicina, fundada em 1835, na vigência do Império brasileiro, posteriormente denomina “Academia Nacional de Medicina”.

O primeiro silogeu literário em nosso país, surgiu após a República; nos moldes de Academia Francesa, que no dizer de Voltaire, não foram de ordem intelectual e sim de ordem cordial, como no circulo de amigos.

Os requisitos de ordem intelectual vieram depois, no aprimoramento gradativo da corporação, sem perder o sentido de cordialidade que a inspirou. Foi no dia 15 de dezembro de 1896 criada no Rio de Janeiro por um grupo de literatos liderados por Machado de Assis, acompanhado por Joaquim Nabuco e o paraense de Óbidos, José Veríssimo, tendo sua inauguração ocorrida no dia 20 de julho de 1897; recebendo o nome de Academia Brasileira de Letras.

O grupo de 40 integrantes do silogeu era formado por pessoas de idade avançada e outros bem jovens, ao que Joaquim Nabuco explicou a condição de velho e novo, na elegância de suas palavras: “ A academia, como o nobre romano, tem a sua Vila dividida em casa de verão e casa de inverno”.

No Pará a mais antiga Academia foi a Academia Paraense de Letras, fundada em 03 de maio de 1900, em sessão conjunta com o Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Ambas por iniciativa de Domingos Antonio Raiol, “O Barão de Guajará”.

A Academia Paraense Literária Interiorana é bastante jovem. Foi fundada em 27 de março de 1993, na casa do poeta “Antonio Taverna, situada na rua cônego Siqueira Mendes n° 585 no Distrito de Icoaraci, com a presença de Lucinerges Vianna do Couto, seu idealizador; tendo como patrono o grande escritor paraense Delcídio Jurandir”.

A Academia Paraense literária interiorana tem a finalidade de incentivar os literatos interioranos paraenses que não tiveram a oportunidade de mostrar seus trabalhos e congregá-los em todas as áreas de atuação; contribuir para o desenvolvimento artístico-cultural dos municípios paraenses; manter intercambio cultural com as entidades congêneres entre outros.

Seguindo o padrão geral das demais academias, a APLI, como também é denominada, compõem-se de 40 cadeiras, patronímicas de eminentes vultos das letras regionais.

Este silogeu de letras em pouco mais de uma década de existência já tem um expressivo acervo de bons e assinalados serviços prestados em prol da cultura de nossa terra. Objetivando a dar cumprimento aos dispositivos estatutários de incentivo à cultura interiorana vem realizando em comemoração a celebração de seu18° aniversário, uma série de sessões culturais em diversas cidades do interior do Pará; tendo realizado a primeira delas, no dia 09 de abril de P.P., como pleno êxito e expressividade em Igarapé-Mirí, terra natal, do saudoso presidente Eládio Lobato, assim como de vários outros aplianos que ali possuem laços familiares.

Sérgio Martins Pandolfo



Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa


Pra unificar a escrita,

do grande mundo lusófono,

fez-se conveção estrita,

que iguala o expressar isófono.

Brasil, Portugal e outros

assinaram o tratado,

que fará com que aqueloutros

reconheçam acordado.

País de lusa fala

agora escrevem igual

e isso lhes dá mais gala

no contexto mundial.

Pequenas alterações

de como escrever mofernas

que tem modificações

na locação dos grafemas.

Patrick, Willy, Kaká

Já se considera certo:

ipsílon, dáblio e cá

retornam ao alfabeto.

Já não se trema lingüiça,

rege a nova ortografia;

pingar o U só enguiça

a boa caligrafia.

E por mim já estou tranqüilo

quanto ao trema sobre o U;

não é necessário aquilo

pro tremelir qual jambu

Ureia, jibóia, jóia,

sai acento em E e O;

baiúca, feiura – bóia

o sinal do U sem Dó.

Mas continua em Herói

e em tônicas finais

de E e O, como em rói

léo, céu e demais.

E o chapéu de vôo e lêem

agora já não mais tem:

abençôo, crêem, vêem

ficam sem chapéu também.

Mas prossegue em em pôde e pôr,

pra não confundir como pode

nem com a preposição por

e já não nos incomode.

O hífen tem bem mais fácil

a regra do seu emprego;

o termo fica mais grácil

diminuiu o escorrego.

Sendo assim a lusa língua,

das mais faladas do mundo,

cresce em prestigio, não mingua,

esse idioma jucundo.

Sérgio Martins Pandolfo

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

“Círio é a maior expressão da fé no Pará” diz Faleiro

Para o deputado estadual a romaria demonstra a força espiritual dos paraenses.


Outubro, mês das crianças, da padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, é mais conhecido pelo povo do Pará como o mês nazareno. Em outubro os fiéis católicos louvam a Virgem de Nazaré, também cantada como o lírio mimoso. Hinos à parte, a veneração da Mãe de Jesus se constitui em patrimônio cultural, religioso e histórico da cidade das mangueiras e não por acaso é pelo famoso “túnel das mangueiras” que a berlinda com a imagem peregrina da Virgem percorre no segundo domingo de outubro.

“Em outubro a nossa fé se transforma em força, a força que nos move pelas ruas de Belém. O círio é a maior expressão da fé no Pará”, destaca o deputado estadual Aírton Faleiro. De fato, ao deslocar mais de dois milhões de fiéis, percorrendo mais de 3 km do bairro da Cidade Velha ao de Nazaré, a romaria de domingo se transforma numa verdadeira “corrente humana” em busca das bênçãos da Mãe de Jesus. “A cidade se torna mais intensa neste dias. É calor humano tomado de emoção que só quem é devoto sabe o que é”, explica Faleiro.

Este ano o Círio de Nazaré traz como tema “Fazei tudo o que Ele vos disser” e na opinião de Aírton Faleiro esta frase remete os romeiros diretamente a missão de Maria, ser a Mãe do Filho de Deus e a Mãe de todos nós. “Devemos pensar em nossas vidas como uma missão a serviço da bondade e da fraternidade, o legado de Jesus”, enfatiza.

O deputado petista acompanha a procissão, com a certeza de que sob a benção da Rainha da Amazônia caem sobre todos. “Estou junto do povo de Belém neste momento de fé. Um Feliz Círio a todas as famílias”, desejou Faleiro.


Texto e foto: Ascom Mandato

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sessão Solene Círio de Nazaré

Por indicação do deputado estadual Aírton Faleiro a líder comunitária rural, Maria de Nazaré Viegas Muniz, receberá nesta quinta-feira, dia 06, a comenda legislativa "Mérito Nossa Senhora de Nazaré", por serviços prestados à Igreja Católica. O evento faz parte da programação da Assembléia Legislativa do Estado alusiva ao Círio de Nazaré.

Trabalhadora rural aposentada, nascida em Abaetetuba, 63 anos, mãe de 7 filhos, Maria de Nazaré é uma importante liderança sindical e comunitária na localidade de Ramal Cataiandeua, naquele município.

Iniciou sua trajetória como liderança na comunidade eclesial de base São Miguel Arcanjo, da Paróquia São Paulo, onde é ministra da Eucaristia. Destacou-se também como coordenadora da Pastoral Familiar.

Cerimônia oficializa chegada de Dilma à Bulgária, terra de seu pai

Fonte: G1

A presidente Dilma Rousseff está na Bulgária e nesta quarta-feira (5) foi recebida pelo presidente Georgi Parnov na capital Sófia, em cerimônia oficial de chegada ao país. Ainda nesta quarta, Dilma terá reuniões com o presidente e primeiro-ministro do país.

Na quinta (6), a presidente visita Gabrovo, região central da Bulgária, onde encontra familiares. Foi lá que o pai de Dilma nasceu e morou antes de se mudar para França, nos anos 1920, de onde seguiria para a Argentina e finalmente ao Brasil.

Além disso, a presidente visitará a exposição sobre sua família no Museu Regional de História sob o título: "As raízes búlgaras de Dilma Rousseff".Em Sófia, Dilma colocou uma coroa de flores com as cores da bandeira brasileira no túmulo do soldado desconhecido, no primeiro ato de uma visita de dois dias à Bulgária. Diante do monumento, ela foi recebida oficialmente por seu anfitrião, com honras militares e os hinos das duas nações.

Vestida com saia negra e jaqueta de tons marrons, Dilma passou em revista os soldados da guarda do país balcânico, a quem cumprimentou em búlgaro. Depois, foi homenageada com um desfile acompanhado de uma banda militar.

Dilma se reunirá com o primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov, que oferecerá um almoço à presidente brasileira. Os representantes da Eletrobras, Petrobras e do Ministério de Minas e Energia farão uma exposição intitulada “Energias renováveis: a experiência brasileira”.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Operação Cidadania Xingu em Gurupá

Hoje o deputado Aírton Faleiro se encontra no município de Gurupá, onde participa da Operação Cidadania Xingu.

Uma iniciativa do Governo Federal com o apoio do governo estadual e dos municípios e patrocínio exclusivo da Norte Energia S.A., empresa responsável pela implantação, construção, operação e manutenção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, a Operação Cidadania Xingu tem por objeto atender a população das 11 cidades, a viabilizando a emissão de documentos como Certidão de Nascimento e CPF, pedidos de regularização de propriedades e treinamento em técnicas sustentáveis de produção no campo, entre outros.

A Operação Cidadania Xingu já passou pelas cidades e comunidades de Altamira, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará, Placas, Comunidade rural Assurini, Pacajá, Anapú,Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Porto de Moz e Gurupá.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Parabéns aos imortais altamirenses

Altamira pode comemorar a imortalidade de alguns filhos e de pessoas que escolheram a cidade para viver. Foi criada a Academia Altamirense de Letras, a entidade máxima literária que tem por fim a cultura da língua nacional. Serão 40 membros efetivos, conhecidos como “imortais”.

O evento, que aconteceu no auditório da Casa da Cultura, na última sexta feira (30), reuniu um público reuniu um bem seleto. Entre os confrades, Dom Erwin Krautler, bispo do Xingu e sobrinho do patrono geral da Academia – o saudoso Dom Eurico Krautler, segundo bispo da Prelazia do Xingu. Na mesa de autoridades civis, os deputados, estadual Airton Faleiro e o federal Zé Geraldo.

Para o representante da academia paraense literária interiorana, Sérgio Pandolf, escrever livros não é fácil e nem barato. Só com a organização dos escritores pode-se conseguir facilidades para publicação.

A poetisa Ioleth Silva acredita que também ficará mais fácil obter recursos para a produção literária.

De acordo com o presidente da academia, João Jesus Rosa, a criação dela em Altamira permite preservar a cultura da região, incentivando novos escritores e novos leitores.

O momento histórico para Altamira no ano do centenário de emancipação do município foi o ponto comum no pronunciamento dos muitos acadêmicos que abrilhantaram o evento.

Foi uma noite de muitas homenagens e emoção de escritores regionais. Literalmente, a noite das letras.

Texto – Iolanda Lopes e Edvaldo Leite/ Sistema de Comunicação Santa Teresinha/ Prelazia do Xingu.

Deputado lança livro em Altamira.





Foi lançado no final da tarde desta sexta-feira (30), nas dependências da Universidade Federal do Pará (Ufpa), campus de Altamira, a segunda postagem do livro virtual “ Governo Popular no Pará Visto por Dentro –Um diálogo com a sociedade”.

O livro de autoria do deputado Airton Faleiro (PT), nessa nova postagem, se dedica a relatar e a analisar fatos ocorridos na campanha eleitoral de 2006 ao governo do estado e o confronto das candidaturas de Ana Júlia (PT) e Almir Gabriel (PSDB).

Para abrilhantar o momento, estiveram presentes no evento, o coordenador da Ufpa em Altamira, Rainério Meireles, Sonia Portugal, educadora da Academia de Altamira, o prefeito de Brasil Novo, Alexandre Luneli, além de representantes dos municípios de Altamira, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio.

O livro que narra o primeiro governo do PT no Pará, teve sua primeira postagem lançada no último dia 15 de junho em Belém, traz uma inovação na metodologia, pode ser escrito com a participação de qualquer pessoa que deseje contribuir, sugerir e até discordar da proposta inicial. O livro pode ser acessado através do endereço: airtonfaleiro.blogspot.com.

Deputado lança livro em Altamira.

Foi lançado no final da tarde desta sexta-feira (30), nas dependências da Universidade Federal do Pará (Ufpa), campus de Altamira, a segunda postagem do livro virtual “ Governo Popular no Pará Visto por Dentro –Um diálogo com a sociedade”.
O livro de autoria do deputado Airton Faleiro (PT), nessa nova postagem, se dedica a relatar e a analisar fatos ocorridos na campanha eleitoral de 2006 ao governo do estado e o confronto das candidaturas de Ana Júlia (PT) e Almir Gabriel (PSDB).
Para abrilhantar o momento, estiveram presentes no evento, o coordenador da Ufpa em Altamira, Rainério Meireles, Sonia Portugal, educadora da Academia de Altamira, o prefeito de Brasil Novo, Alexandre Luneli, além de representantes dos municípios de Altamira, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio.
O livro que narra o primeiro governo do PT no Pará, teve sua primeira postagem lançada no último dia 15 de junho em Belém, traz uma inovação na metodologia, pode ser escrito com a participação de qualquer pessoa que deseje contribuir, sugerir e até discordar da proposta inicial. O livro pode ser acessado através do endereço: airtonfaleiro.blogspot.com.