quinta-feira, 6 de outubro de 2011

“Círio é a maior expressão da fé no Pará” diz Faleiro

Para o deputado estadual a romaria demonstra a força espiritual dos paraenses.


Outubro, mês das crianças, da padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, é mais conhecido pelo povo do Pará como o mês nazareno. Em outubro os fiéis católicos louvam a Virgem de Nazaré, também cantada como o lírio mimoso. Hinos à parte, a veneração da Mãe de Jesus se constitui em patrimônio cultural, religioso e histórico da cidade das mangueiras e não por acaso é pelo famoso “túnel das mangueiras” que a berlinda com a imagem peregrina da Virgem percorre no segundo domingo de outubro.

“Em outubro a nossa fé se transforma em força, a força que nos move pelas ruas de Belém. O círio é a maior expressão da fé no Pará”, destaca o deputado estadual Aírton Faleiro. De fato, ao deslocar mais de dois milhões de fiéis, percorrendo mais de 3 km do bairro da Cidade Velha ao de Nazaré, a romaria de domingo se transforma numa verdadeira “corrente humana” em busca das bênçãos da Mãe de Jesus. “A cidade se torna mais intensa neste dias. É calor humano tomado de emoção que só quem é devoto sabe o que é”, explica Faleiro.

Este ano o Círio de Nazaré traz como tema “Fazei tudo o que Ele vos disser” e na opinião de Aírton Faleiro esta frase remete os romeiros diretamente a missão de Maria, ser a Mãe do Filho de Deus e a Mãe de todos nós. “Devemos pensar em nossas vidas como uma missão a serviço da bondade e da fraternidade, o legado de Jesus”, enfatiza.

O deputado petista acompanha a procissão, com a certeza de que sob a benção da Rainha da Amazônia caem sobre todos. “Estou junto do povo de Belém neste momento de fé. Um Feliz Círio a todas as famílias”, desejou Faleiro.


Texto e foto: Ascom Mandato

Nenhum comentário:

Postar um comentário