quarta-feira, 24 de julho de 2013

Presidente Dilma consegue a libertação dos corinthianos presos na Bolívia há mais de seis meses.

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou na tarde desta quarta-feira que foi pessoalmente à Bolívia a pedido da presidente Dilma Rousseff para negociar a liberação dos torcedores corintianos presos em Oruro após a morte do garoto Kevin Espada, de 14 anos, em fevereiro deste ano.
“Ela (Dilma) determinou que eu fosse à Bolívia, eu me encontrei com as autoridades bolivianas em Cochabamba, tanto o Presidente Morales como o Chanceler Choquehuanca, outros representantes do Governo boliviano”, disse Patriota em entrevista coletiva.

Segundo o advogado da Gaviões da Fiel Davi Gebara, os cinco corintianos presos pela morte de Kevin serão liberados ainda nesta quarta. A Justiça da Bolívia emitiu nesta quarta-feira pela manhã o relatório conclusivo sobre a doação feita pelo Corinthians para viabilizar a liberação dos cinco torcedores presos desde fevereiro em Oruro.
O Corinthians, no entanto, publicou nota oficial durante a tarde para esclarecer, que por ora, os torcedores ainda não deixaram o presídio. 
Reginaldo Coelho, Leandro Silva de Oliveira, José Carlos da Silva Júnior, Marco Aurélio Nefreire e Cleuter Barreto Barros irão passar a noite desta quarta-feira na residência de uma senhora boliviana que cuidou da alimentação deles no período de reclusão na Bolívia. 

JUVENTUDE RURAL PARTICIPA DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE



Jovens do Brasil e do mundo protagonizam mais um momento muito importante na atualidade: a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013), que acontece no Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho. A Jornada é um evento religioso, que ocorre desde 1984 e se repete em períodos de dois ou três anos, sempre em países diferentes. Consiste em um encontro dos jovens cristãos e cristãs com o Papa Francisco, autoridade máxima da Igreja Católica, em um momento de orações e celebrações.

Jovens rurais, ligados a sindicatos, federações e à CONTAG, também participarão de todos os eventos que integram Jornada, como palestras, cerimônias e atrações. Mazé Morais, secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da CONTAG, estará no evento a partir do dia 26, acompanhando esse grupo. “Há muitos jovens rurais nesse momento de catequese e oração”, lembra a dirigente. “Consideramos a Jornada de extrema importância para a juventude brasileira como um todo e estamos felizes com a participação da juventude rural, que viverá uma experiência muito construtiva, com trocas de experiências com jovens de todo o Brasil e do mundo. Certamente será um aprendizado muito significativo que poderá ser levado posteriormente para os municípios onde esses jovens moram”, conclui Mazé.

Fonte: Contag

CONTAG e IFB oferecerão cursos técnicos para trabalhadores e trabalhadoras rurais




A CONTAG apresentou esta semana, durante reunião com representantes das FETAGs, a proposta do acordo de cooperação para qualificação profissional que a entidade firmou com o Instituto Federal de Brasília (IFB). As ações estão em sintonia com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Campo) e prevê a realização de cursos técnicos para trabalhadores e trabalhadoras rurais que já concluíram o ensino médio, dirigentes e assessores de entidades representativas do campo e lideranças de base.





Inicialmente, as atividades educativas serão destinadas para o Distrito Federal e mais seis estados: Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Goiás, Tocantins e Bahia. Os cursos são os de técnico em Cooperativismo, em Agroindústria e em Serviços Públicos. A previsão de início é 26 de agosto. Cada turma será formada por 40 pessoas que serão mobilizadas pelas FETAGs, a partir do perfil de envolvimento com os processos organizativos e formativos do movimento sindical do campo.

De acordo com Juraci Souto, secretário de Formação e Organização Sindical da CONTAG, a intenção é de que estas experiências sirvam de modelo para todo o Brasil. “Estamos estruturando a proposta para que ela seja uma referência na busca de parcerias com outros institutos na realização de cursos técnicos para outros estados numa articulação com as FETAGs”, esclarece.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Dilma dá boas-vindas ao papa e destaca parceria com Igreja na superação da pobreza





Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Após percorrer o centro do Rio no papamóvel, o papa Francisco seguiu de helicóptero para Laranjeiras e pousou no campo do Fluminense, que fica ao lado do Palácio Guanabara, sede do governo do estado. Ele foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff, e a cerimônia começou com a execução dos hinos do Vaticano e do Brasil. Dilma deu as boas-vindas ao pontífice ressaltando que os 50 milhões de jovens brasileiros recebem de braços abertos os peregrinos que vieram para a Jornada Mundial da Juventude.
A presidenta disse que a presença do pontífice no país, para participar da jornada, é uma oportunidade para reforçar o diálogo com a Santa Sé e os valores que o Brasil compartilha. “Nós lutamos contra um inimigo comum: a desigualdade em todas as suas formas”, destacou a presidenta em seu discurso. Dilma ressaltou que o Estado brasileiro convive com a diferença e acolhe todas as religiões.
No discurso, a presidenta destacou também ressaltou a “estratégia de superação da desigualdade”, implantada no Brasil com as políticas de distribuição de renda e redução da pobreza e disse acreditar que a Igreja pode ser uma parceira para levar as boas experiências para outros países.
“O Brasil se orgulha de ter alcançado resultados nos últimos anos na superação da pobreza", disse Dilma. Segundo ela, neste processo, o governo tem contado com a parceria com a Igreja: "As pastorais católicas têm sido importantes parceiras da autoridade brasileira na promoção da defesa dos direitos da criança e do adolescente”.
Também participam da cerimônia o vice-presidente da República, Michel Temer, e os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

Papa diz que teve uma magnifica acolhida em terra carioca

Francisco ficou emocionado com a recepção em sua chegada ao Rio




Rio - Feliz com a recepção que recebeu do povo carioca em sua viagem ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco fez questão de agradecer o carinho recebido no seu primeiro dia no Rio de Janeiro. Pouco depois das 7h desta terça-feira, o Pontífice tuitou que teve uma “magnífica acolhida em terra carioca”.
'Obrigado! Obrigado! Obrigado a vocês todos e a todas as autoridades pela magnífica acolhida em terra carioca', escreveu Francisco. O Papa Francisco desembarcou no Rio de Janeiro pouco antes das 16h desta segunda-feira. Na chegada à cidade, o Pontífice teve uma recepção calorosa nas ruas e chegou a ficar preso em um engarrafamento, o que o deixou vulnerável em alguns momentos, disseram especialistas, que criticaram a falta de planejamento e o risco de deixar Francisco em um engarrafamento. Sempre sorridente, o Papa viajou pela cidade com o carro blindado com a janela aberta e acenou para todos nas ruas do Rio. Em seguida, ele passou pelo Centro do Rio a bordo do papamóvel para delírio de milhares de fiéis. 'Hoje começamos uma semana estupenda no Rio. Que ela seja uma ocasião para aprofundar a nossa amizade em Jesus Cristo!', tuitou o Pontífice. Após a passagem pelas ruas, o Papa participou de um evento fechado no Palácio Guanabara com a presença de autoridades como a presidente Dilma Rousseff e o governador Sérgio Cabral. No seu primeiro discurso, Francisco evitou falar sobre os protestos que vêm acontecendo no Brasil desde o mês passado. Mas se dirigiu aos jovens dizendo que “Cristo bota fé” neles. No voo para o Rio, o Pontífice já revelara a sua preocupação com o desemprego dos jovens no mundo e o que definiu como “cultura do descartável”. Do lado de fora, manifestantes entraram em confronto com a Polícia Militar durante um protesto contra o governador. Nesta terça-feira. o Papa não tem agenda prevista. Nesta quarta, Francisco seguirá para Aparecida, em São Paulo, para um ato ecumênico. O santuário deve receber 200 mil fiéis.

Fonte: O Globo