sexta-feira, 1 de abril de 2016

O PARÁ SE MOBILIZA EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA O GOLPE




Em Belém milhares de pessoas caminharam pelas ruas, na noite ontem, 31 e concluíram a marcha em defesa da democracia e contra o golpe em um ato show com artistas da terra na Aldeia Cabana.
O interior do estado também se somou as mobilizações nacionais da Frente Brasil Popular.
Na noite do dia 30, houveram debates sobre o tema na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), no município de Santarém, e na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESST), no município de Marabá.
Ontem, ocorreram manifestações nos seguintes municípios do estado do Pará: Altamira, Santarém, Marabá, Redenção, Baião e Soure. Além de caravanas organizadas nos municípios de Abaetetuba, Bragança, Santa Luzia, Mãe do rio, Mocajuba e Barcarena, que vieram participar da manifestação na capital paraense.
Na avaliação do Deputado Airton Faleiro os discursos dos integrantes da FBP giraram em torno dos seguintes conteúdos:
1- Esclarecer a sociedade de que mesmo o impeachment sendo constitucional ele precisa ter base legal e um fato determinado que incida em crime de responsabilidade. Todos foram unânimes em afirmar que a peça ora analisada na Câmara Federal é frágil e não tem sustentação jurídica. Portanto, querer usar o impeachment sem esta sustentação jurídica é um golpe contra a institucionalidade e ao direito democrático de o povo eleger seus governanentes pelo voto. Explicou que a cassação do mandato da Presidente é um golpe político.
2- Na opinião de Faleiro uma outra questão que tomou canta dos pronunciamentos foi a denúncia do acordo foi o esclarecimento arquitetado pelo PSDB, pelo Eduardo Cunha, mergulhado em denúncias comprovadas de corrupção e que busca lê proteger do processo de condenação em curso e do vice presidente Michel Temer, que traiu o governo que pertence e sempre se beneficiou.
3- O parlamentar classifica como alvo das mobilizações o esclarecimento de que estão mentindo para a população de que o que se quer é combater a corrupção. Os que se pronunciaram deixaram claro de que se usa isso para ganhar o apoio da população para derrubar o governo e criminalizar as esquerdas, pois se isso fosse verdade os outros políticas integrantes da oposição, em especial do PSDB, também seriam investigados e punidos com o mesmo rigor. "O que se vê é a perseguição de uns e a proteção de outros o que prova que isto não é sério", afirma Faleiro.
4- Outro tema muito mencionado nos discursos foi a alerta para o risco de futuro com um possível governo Temer e Cunha em composição com o PSDB. Além de chamar a atenção para o descrédito e falta de legitimidade de um governo que chega a presidência por meio de um golpe conta contra eles a antecipação das diretrizes de um possível governo anunciado no documento intitulado " uma Ponte para o Futuro" que sinaliza com medidas profundas de perda de direitos e abertura do Brasil para a entrada do capital estrangeiro ameaçando a soberania e autonomia brasileira. 
Estiveram presentes na manifestação as seguintes lideranças políticas: Deputado Estadual, Airton Faleiro (PT); Senador, Paulo Rocha (PT); Deputado Federal, Zé Geraldo (PT); Deputado Federal, Beto Faro (PT); Deputado Federal, Edmilson Rodrigues (PSOL); Deputado Estadual, Carlos Bordalo; Deputado Estadual, Lélio Costa (PCdoB); Prefeito de Mãe do Rio, Badé.
Entidades ligadas ao movimento Frente Brasil Popular também estiveram presente na caminhada de ontem, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT); CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil); MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra); Via Campesina; MMC (Movimento de Mulheres Camponesas); MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens); FETAGRI (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará); Levante Popular da Juventude; UNE (União Nacional dos Estudantes).