sábado, 5 de junho de 2010

Diretor do Dnit fiscaliza obras na Br-163






Fiscalizar o andamento de obras em diversos trechos ao longo da BR-163, também conhecida como Santarém-Cuiabá, foi o principal objetivo da visita do diretor do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (Dnit), Luiz Pagot, na última semana de maio. Acompanhei o diretor do Dnit e a visita teve grande relevância pois assim como o trabalho em outros trechos foram anunciados, novas demandas puderam ser dialogadas e encaminhadas.
Essa viagem foi muito importante porque a ida de Luiz Pagot, falando com as pessoas, cobrando das empresas, é um sinal de que as coisas estão andando. Aliás, na região não se tem dúvidas quanto ao asfaltamento da BR-163. O próprio diretor disse que até o final de 2011 teremos vários trechos concluídos e até o final de 2012 todos estes techos estarão com obras finalizadas.

Também acompanharam a visita o deputado federal Zé Geraldo e um grupo de empresários do estado do Mato Grosso. Percorremos o trecho desde o distrito de Castelo dos sonhos, passando por Novo Progresso, distrito de Morais de Almeida, Trairão, Itaituba, Rurópolis, até Santarém e verificamos o andamento das obras. Por exemplo no trecho que vai do Mato Grosso para Castelo dos Sonhos as obras estão em curso, com boa agilidade e o mesmo ocorre no trecho de Novo Progresso, assim como no trecho do km 30 até Rurópolis.


Durante a visita foram anunciados o ínicio dos trabalhos em outros trechos em que as obras ainda não haviam começado. No trecho do distrito de Morais de Almeida até o km 30 ainda não tinham iniciado as obras mas já chegaram as máquinas que estão no município de Trairão e os outros trechos serão contemplados com o início dos trabalhos a partir deste mês de junho. Já no trecho que envolve Santarém-Rurópolis, o Dnit cobrou a celeridade da obra do 8º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), responsável pelo trabalho, assim como também foi cobrada a agilidade no techo de Itaituba (miritituba) também feito pelo BEC.
Aproveitamos essa visita para dialogar trechos em frente as cidades. Por exemplo, Novo Progresso já tem o trecho da frente da cidade duplicada, mas Castelo dos sonhos, Morais de Almeida, Trairão, Rurópolis não têm e para Santarém discutimos a importância de fazer a duplicação dentro da cidade até o porto e todas essas solicitações foram encaminhadas ao diretor do Dnit com possibilidades reais de serem atendidas.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Seduc propõe calendário para repor aulas

Calendário proposto pela Seduc para repor os 18 dias parados:

Término do ano para quem não grevou: 1º/02/2011
Término para quem grevou: 25/02/2011
Período da reposição: 02 a 25 de fevereiro de 2011
Período da recuperação: serão utilizados três sábados - 28/02 a 19/03/2011
Sábados que serão utilizados: 5, 12 e 19/03/2011
Recesso dos professores: 20/03 a 03/04/2011
Início do ano letivo de 2011 para quem não grevou: 14/03/2011
Início do ano letivo de 2011 para quem grevou: 04/04/2011

A matéria abaixo está veiculada no portal www.pa.gov.br.

Seduc divulga calendário de reposição de dias parados

O secretário de Estado de Educação, Luiz Cavalcante, apresentou a proposta do calendário de reposição dos 18 dias parados com a greve dos professores, e garantiu que todos os alunos da rede estadual de ensino não serão prejudicados, pois terão aula nos 200 dias letivos determinados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).
Em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (2), no auditório da Seduc, Luiz Cavalcante descatou qualquer possibilidade de aulas aos sábados e no período de férias escolares, para repor o tempo perdido, e também anunciou que será instituída uma comissão para acompanhar a reposição das aulas.
A comissão deverá ter representantes do Ministério Público, Conselho Estadual de Educação, Conselho do Fundeb, União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e Associação de Pais, que serão convidados para fiscalizar a resposição das aulas e receber relatórios de acompanhamento.
Monitoramento - Gestores das Unidades Seduc na Escola (Uses) e Unidades Regionais de Educação (Ures), diretores e conselhos escolares das escolas também vão monitorar a reposição das aulas, garantindo que os conteúdos programáticos sejam aplicados, além de esclarecer à comunidade como se dará a reposição. "A partir de hoje vamos monitorar e cobrar a frequência dos professores. Na sexta-feira (4) será considerado dia letivo no calendário escolar e na Seduc. Por isso, peço que enviem seus filhos às escolas", afirmou o secretário.
Ele disse ainda que a greve deveria ter terminado na última sexta-feira (28). "Foi a opinião pública que percebeu que nós (os professores) temos direitos, mas os alunos também precisam ser respeitados", frisou ele, ao esclarecer que só vai pagar as aulas que forem repostas. "É uma medida normal e garante que o professor que der aula receba, e vamos cobrar que a totalidade dos professores façam a reposição", acrescentou.
Segundo ele, houve uma boa negociação sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), encaminhado à Assembleia Legislativa pelo Executivo. "Posso assegurar que é um plano muito bom para a categoria, e talvez a maior conquista da última década. Há um conjunto de emendas aprovadas. Foi a greve com menor duração nos últimos três anos e, pela primeira vez, os professores terão uma carreira sabendo o nível que alcançarão do estágio probatório até a aposentadoria", informou.
A coordenadora de matrículas da Seduc, Suely Domond, também explicou a proposta de reposição. As escolas que não grevaram vão manter o calendário oficial, encerrando o ano letivo em 1º de fevereiro de 2011 e iniciando as aulas no dia 14 de março de 2011. As escolas que grevaram os 18 dias terão reposição de 2 a 25 de fevereiro de 2011, encerrando neste dia o ano letivo de 2010. "Após esse período, farão a recuperação final, haverá recesso dos professores e as aulas do próximo ano iniciarão no dia 4 de abril de 2011", disse ela.

Fonte: Seduc

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Aulas recomeçam

Felizmente os professores voltam às salas de aula. O Governo e a categoria estão de parabéns.

Abaixo matéria sobre o fim da greve dos professores que está veiculada no site do Governo www.pa.gov.br.


Os profissionais da educação pública decidiram encerrar nesta terça-feira a greve de 26 dias que paralisou parcialmente a rede pública de ensino no Pará, mas provocou atraso na preparação de milhares de jovens que farão o vestibular este ano. A greve foi deflagrada após o Governo Popular ter concedido reajuste de 6% para todo o funcionalismo do Estado, assegurando o compromisso de não permitir perdas no poder de compra dos servidores públicos; e de ter assegurado uma conquista histórica do Magistério: o envio à Assembleia Legislativa do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).


Na manhã desta terça-feira, na Assembleia Legislativa, a direção do Sintepp assinou ata com os 16 pontos de consenso em torno do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), que tramita no Legislativo.


No início da tarde desta terça-feira, o juiz Elder Lisboa da Costa, da 1a. Vara da Fazenda Pública da Capital, concedeu tutela antecipada à ação protocolada pela Procuradoria-Geral do Estado, considerando a greve abusiva e determinando o retorno imediato ao trabalho, sob pena de multa de R$ 10 mil ao dia ao sindicato e prisão temporária do coordenador-geral da entidade.


Em assembleia realizada na Praça Santuário, em frente à Basílica de Nazaré, em Belém, a maioria dos cerca de mil profissionais presentes aprovou o retorno às salas de aula já nesta quarta-feira (02), véspera do feriado, reconhecendo o esforço do Governo para manter o diálogo com a categoria, mesmo diante da intransigência do comando de greve.

As reivindicações dos trabalhadores foram todas negociadas com o sindicato da categoria (Sintepp), em total respeito aos profissionais da educação. Na mesma perspectiva, a Seduc tem compromisso com a comunidade de garantir a rigorosa reposição das aulas na rede pública de ensino e nomeará ainda nesta semana, em portaria, uma comissão incumbida de abrir o debate com as comunidades escolares sobre a melhor proposta de reposição das aulas.



Consciência - A direção da Seduc avalia que o esforço do governo em manter o diálogo com a categoria foi fundamental para despertar a consciência da maioria de que o retorno ao trabalho evitará um mal maior: a perda do ano letivo, que prejudicaria ainda mais os estudantes que se preparam para o vestibular.



Gestão democrática no ensino público e fortalecimento da educação, com reforma de escolas em todas as regiões, qualificação de pessoal, nomeação de aprovados em concursos públicos, transporte escolar, eleição direta para diretores de escola, qualidade da merenda escolar e distribuição de uniformes e material básico para todos os estudantes da rede pública de ensino são ações que marcam a atual gestão.


Veja as principais conquistas asseguradas pelo Governo Popular aos profissionais da educação pública:


- Concessão de reajustes salariais a partir de 2007 aos trabalhadores da educação, que desde então não tiveram perdas salariais, as quais até 2006 totalizavam 70%;


- Implantação do Plano de Formação, por meio do Parfor, que garantiu o acesso a cursos de licenciatura para cerca de 8 mil professores;


- Reforma de metade das escolas estaduais. Um novo plano atenderá mais 300 em 2010;


- Promoção de três concursos públicos e efetivação de 17 mil nomeações de candidatos aprovados;


- Promoção de eleição direta para a direção das escolas e fortalecimento dos conselhos escolares e grêmios estudantis;


- Promoção de duas conferências e construção coletiva de um Plano Estadual de Educação que tramita na Assembleia Legislativa, e


- Envio do projeto do PCCR à Assembleia Legislativa.


Fonte: Secom, com informações da Ascom/Seduc

terça-feira, 1 de junho de 2010

Avanço do Luz Para Todos no Pará

Luz para Todos beneficia mais 22 comunidades em Augusto Corrêa

Mais uma etapa do programa Luz para Todos foi inaugurada pelo governo do Estado na tarde de domingo (30), em Augusto Corrêa, município da Região de Integração Rio Caetés, beneficiando mais 6.525 moradores em 1.305 domicílios, distribuídos em 22 comunidades. A solenidade foi realizada no balneário Anoirá, na zona rural de Augusto Corrêa, com a presença do secretário adjunto de Integração Regional, César Queiroz, representando a governadora Ana Júlia Carepa.

Esta nova etapa beneficia as comunidades de Queixada, Emboraizinho, Santa Luzia, Piçarreira, Rio do Meio, Araticum, Cupu, Patal 1 e 2, Boa Fé, Pontinha, Baixa Verde, Braço Grande, Nova, Livramento, Machado, Aturiaí e Anoirá. Com a obra, já são 7.305 pessoas contempladas pelo programa no município, em 1.461 domicílios, num total de investimentos de R$ 3,3 milhões.

O secretário César Queiroz enfatizou que só no Pará são mais de R$ 2 bilhões para investimentos no programa Luz para Todos, um programa do governo federal, coordenado no Pará pela Secretaria de Integração Regional (Seir). Ele anunciou ainda que mais R$ 550 milhões já estão disponíveis para atender as comunidades localizadas no entorno de Belo Monte, na região do Xingu.

"Para Augusto Corrêa estão disponíveis mais de R$ 5,7 milhões do programa Luz para Todos, e só na região estão em andamento mais de 90 obras de eletrificação", informou Queiroz, explicando que "a placa de inauguração é uma prestação de contas da governadora Ana Júlia Carepa", que só não estava na ocasião porque cumpria agenda na região Araguaia, "entregando patrulhas mecanizadas, obras e serviços".
De acordo com o secretário adjunto, "nenhum outro governante teve a sensibilidade de dispor tantos recursos para atender e levar energia às populações que mais necessitam como a governadora Ana Júlia".

Políticas efetivadas - A representante das comunidades contempladas, Maria Romana Reis, enfatizou que "Augusto Corrêa é um município abençoado com tantas políticas públicas efetivadas pela governadora Ana Júlia Carepa". Ela agradeceu a implantação do Luz para Todos, e destacou o início do asfaltamento da rodovia que dá acesso ao município, a entrega da patrulha mecanizada e investimentos do Estado em educação, saneamento, saúde, segurança e cultura.

Para o prefeito Amós Bezerra, "os sonhos de 40 mil habitantes de Augusto Corrêa começam a se realizar com os investimentos feitos pela governadora Ana Júlia, como o Luz para Todos e a entrega das máquinas, que alcançam as mais longínquas comunidades".

Igarapé-Miri - Na sexta-feira (28), a governadora Ana Júlia Carepa inaugurou as obras do Luz para Todos em Igarapé-Miri, município da região do Tocantins, levando energia a 2.640 domicílios dos ramais do Marituea, Pau de Arara, Picota, Gaga, da Ponte, Meruhu e Menino de Deus Anapu; das estradas Maiuatá e Rodovia Mauiatá (PA-407); das comunidades dos lados direito e esquerdo do Rio Igarapé-Miri, Catimbau, São Paulo, Meruaçu, Ilha Buçu e União, Vila Paraíso; e ribeirinhos dos rios das Flores, Santo Antônio, Mamangal Grande, Furo do Seco, Japuretê e Meruhu Médio.
No município foram investidos R$ 9,3 milhões para beneficiar 13.200 habitantes, em 2.640 domicílios. Desde o início do programa, Igarapé-Miri já recebeu R$ 12 milhões em obras executadas, levando energia a 2.978 domicílios.

Fonte: Seir

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Frutal Amazônia e Flor Pará 2010

Este ano a Frutal Amazônia e a Flor Pará, terão 330 estandes de flores, frutas, artesanato, agricultura orgânica e produção familiar, palestras e cursos técnicos distribuídos nos temários de frutas e agroindústria e agricultura familiar, e novidades como o salão do chocolate, Fórum Amazônico de Plantas Medicinais e o Encontro Latino Americano de Dendê. As feiras esse ano recebem pela primeira vez representantes da comunidade européia que vem para conhecer os produtos amazônicos, são compradores e investidores do setor.

A Frutal Amazônia e Flor Pará acontecem de 24 a 27 de junho no Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Hoje a produção anual paraense está em torno de 1,5 milhão de flores tropicais, ornamentais, folhagens e gramas. O mercado interno absorve 70% dos produtos e 30% da produção representada por orquídeas, abastece o mercado nacional nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e na capital federal.

As frutas paraenses, muitas consideradas exóticas também tem agradado o mercado nacional e internacional, nos últimos cinco anos a exportação de sucos saltou de 5.418 toneladas em 2004, para 11.350 toneladas em 2009. A receita gerada nesse período passou de US$ 6,42 milhões para US$ 27,97 milhões, segundo dados do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC), colocando o Pará em terceiro lugar no ranking de exportações do sucos no Brasil.

Eventos promovidos pelo governo do estado e parceiros, com credibilidade nacional e até internacional como o Frutal Amazônia e o Flor Pará tem garantido visibilidade ao produto paraense, as feiras da fruticultura, floricultura e agroindústria edição 2010, lançadas oficialmente na manhã desta quarta-feira (07) na Secretaria de Estado de Agricultura, representam o maior evento do agronegócio na Amazônia.

Nos últimos quatro anos o Frutal Amazônia e o Flor Pará, acumularam um publico visitante superior a 133 mil pessoas, cerca de 75 milhões de reais nas rodadas de negócios e 60 milhões de reais em negócios realizados nos estandes de exposição.

Fonte: Sagri.