sábado, 5 de junho de 2010

Diretor do Dnit fiscaliza obras na Br-163






Fiscalizar o andamento de obras em diversos trechos ao longo da BR-163, também conhecida como Santarém-Cuiabá, foi o principal objetivo da visita do diretor do Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (Dnit), Luiz Pagot, na última semana de maio. Acompanhei o diretor do Dnit e a visita teve grande relevância pois assim como o trabalho em outros trechos foram anunciados, novas demandas puderam ser dialogadas e encaminhadas.
Essa viagem foi muito importante porque a ida de Luiz Pagot, falando com as pessoas, cobrando das empresas, é um sinal de que as coisas estão andando. Aliás, na região não se tem dúvidas quanto ao asfaltamento da BR-163. O próprio diretor disse que até o final de 2011 teremos vários trechos concluídos e até o final de 2012 todos estes techos estarão com obras finalizadas.

Também acompanharam a visita o deputado federal Zé Geraldo e um grupo de empresários do estado do Mato Grosso. Percorremos o trecho desde o distrito de Castelo dos sonhos, passando por Novo Progresso, distrito de Morais de Almeida, Trairão, Itaituba, Rurópolis, até Santarém e verificamos o andamento das obras. Por exemplo no trecho que vai do Mato Grosso para Castelo dos Sonhos as obras estão em curso, com boa agilidade e o mesmo ocorre no trecho de Novo Progresso, assim como no trecho do km 30 até Rurópolis.


Durante a visita foram anunciados o ínicio dos trabalhos em outros trechos em que as obras ainda não haviam começado. No trecho do distrito de Morais de Almeida até o km 30 ainda não tinham iniciado as obras mas já chegaram as máquinas que estão no município de Trairão e os outros trechos serão contemplados com o início dos trabalhos a partir deste mês de junho. Já no trecho que envolve Santarém-Rurópolis, o Dnit cobrou a celeridade da obra do 8º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), responsável pelo trabalho, assim como também foi cobrada a agilidade no techo de Itaituba (miritituba) também feito pelo BEC.
Aproveitamos essa visita para dialogar trechos em frente as cidades. Por exemplo, Novo Progresso já tem o trecho da frente da cidade duplicada, mas Castelo dos sonhos, Morais de Almeida, Trairão, Rurópolis não têm e para Santarém discutimos a importância de fazer a duplicação dentro da cidade até o porto e todas essas solicitações foram encaminhadas ao diretor do Dnit com possibilidades reais de serem atendidas.

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