quinta-feira, 20 de novembro de 2014

20 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O dia 20 de novembro faz menção à consciência negra, a fim de ressaltar as dificuldades que os negros passam há séculos.
A escolha da data foi em homenagem a Zumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, em consequência de sua morte. Zumbi foi morto por ser traído por Antônio Soares, um de seus capitães.
A localização do quilombo ficava onde é hoje o estado de Alagoas, na Serra da Barriga.
O Quilombo dos Palmares foi levantado para abrigar escravos fugitivos, pois muitos não suportavam viver tendo que aguentar maus tratos e castigos de seus feitores, como permanecerem amarrados aos troncos, sob sol ou chuva, sem água e sofrendo com açoites e chicotadas. O local abrigou uma população de mais de vinte mil habitantes.
Ao longo da história, os negros não foram tratados com respeito, passando por grandes sofrimentos. Pelo contrário, foram escravizados para prestar serviços pesados aos homens brancos, tendo que viver em condições desumanas, amontoados dentro de senzalas.
Muitas vezes suas mulheres e filhas serviam de escravas sexuais para os patrões e seus filhos, feitores e capitães do mato, que depois as abandonavam.
As casas dos escravos eram de chão batido, não tinham móveis nem utensílios para cozinhar. As esposas dos barões é quem lhes concedia alguns objetos, para diminuir as dificuldades de suas vidas. Nem mesmo estando doentes eram tratados de forma diferente, com respeito e dignidade. Ficavam sem remédios e sem atendimento médico, motivo pelo qual inventaram medicamentos com ervas naturais, ações aprendidas com os índios durante o período de colonização.
Algumas leis foram criadas para defender os direitos dos negros, pois muitas pessoas não concordavam com a escravização. A Lei do Ventre Livre foi a primeira delas, criada em 1871, concedendo liberdade aos filhos dos escravos nascidos após a lei. No ano de 1885, criaram a Lei dos Sexagenários, dando liberdade aos escravos com mais de sessenta anos de idade.
Porém, com a Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel em 13 de maio de 1888, foi que os escravos conquistaram definitivamente sua liberdade.
O grande problema dessa libertação foi que os escravos não sabiam realizar outro tipo de trabalho, continuando nas casas de seus patrões, mesmo estando libertos. Com isso, a tão esperada liberdade não chegou por completo.
As oportunidades de vida que tiveram eram limitadas apenas aos trabalhos pesados, como não haviam estudado e não aprenderam outros ofícios além dos braçais, porém, alguns conseguiram emprego no comércio.
O dia da consciência negra surgiu para lembrar o quanto os negros sofreram, desde a colonização do Brasil, suas lutas, suas conquistas. Mas também serve para homenagear àqueles que lutaram pelos direitos da raça e seus principais feitos.
Na data são realizados congressos e reuniões discutindo-se a história de preconceito racial que sofreram, a inferioridade da classe no meio social, as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, a marginalização e discriminação, tratando-se também de temas como beleza negra, moda, conquistas, etc.



DEPUTADOS PEDEM PROVIDÊNCIAS DO GOVERNO

Diário do Pará

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

CENTUR: APROVADA A LEI QUE REDUZ CARGA HORARIA DE SERVIDORES


O deputado Airton Faleiro assinou a lei que reduziu para 30 horas semanais a jornada de trabalho dos servidores da Fundação Cultural do Pará “Tancredo Neves” (Centur), sem a diminuição do vencimento base.
A assinatura oficial foi acompanhada por uma Comissão de servidores do Centur e ainda com as presenças dos deputados: José Megale (PSDB), Edilson Moura, Carlos Bordalo e Zé Maria, todos do PT.No entanto, os servidores cedidos à Fundação deixarão de receber complementação que trata o art. 18 da Lei nº 6.876 de 29/06/2006. O presidente Márcio Miranda determinou o envio do texto assinado para publicação no Diário Oficial do Estado, e somente após esta publicação e que terá validade jurídica. 

Leia a matéria na íntegra: http://www.alepa.pa.gov.br/portal/noticia.php?noticia=M3A2WWJ2NUZMczhwVzBvM3AyNytZZnM9



segunda-feira, 17 de novembro de 2014

BRAGANÇA CELEBRA 109º CÍRIO DE NAZARÉ

Há mais de um século os bragantinos veneram Nossa Senhora de Nazaré. Todo o segundo domingo de novembro, milhares de pessoas ganham as ruas da cidade de Bragança - nordeste do Pará - para homenagear a Virgem de Nazaré. O Círio de Bragança é considerado um dos três maiores eventos religiosos realizados no Pará. Cerca de 90 mil fies lotaram a cidade para louvar a padroeira.