sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Governo vai aprofundar busca ativa para tirar 320 mil famílias da pobreza extrema em 2012

Fonte: Blog do Planalto

O Plano Brasil Sem Miséria vai aprofundar a estratégia da busca ativa para tirar 320 mil famílias da pobreza extrema em 2012. A meta foi definida na reunião convocada pela presidenta Dilma no Palácio do Planalto. Segundo a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, o governo federal também pretende firmar novos pactos com os estados para complementar a renda das famílias localizadas pelo Brasil Sem Miséria. Ela lembrou que nove estados já participam do Plano.

Segundo Tereza Campello, a presidenta Dilma orientou que as ações do Brasil Sem Miséria voltadas para as crianças de zero a cinco anos sejam fortalecidas. Outra estratégia discutida na reunião foi o atendimento a 250 mil famílias de agricultores rurais extremamente pobres. De acordo com a ministra, 85% dessas famílias estão no Nordeste.

Balanço -- O Brasil Sem Miséria superou, em seis meses, todas as suas metas. Entre junho e dezembro de 2011, 407 mil famílias em situação de pobreza extrema foram localizadas pela busca ativa. As famílias foram incluídas no Cadastro Único de Programas Sociais para receber o Bolsa Família.

O Plano também incluiu 1,3 milhão de crianças e adolescentes no Bolsa Família por meio da ampliação dos benefícios concedidos às famílias com filhos de até 15 anos.

Outras ações do Brasil Sem Miséria em 2011 foram a instalação de 315 mil cisternas, a participação de 82 mil novos agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos, e a criação de 61 mil vagas do Pronatec.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Retrospectiva estadual - Parte VI

PDRS da BR 163 - Os avanços em 2011 se limitam ao asfaltamento da rodovia, a portaria que resolveu os limites do Parque Nacional da Amazônia e a destinação da primeira área de floresta pública para concessão florestal.

As demais obras do PDRS da BR 163 estão praticamente paralisadas.

O adeus - Hélio Gueiros, tarado pela Doca, partiu. O ex-governador do Pará e ex-prefeito de Belém, Hélio Gueiros faleceu aos 85 anos. Quem também nos deixou foi o escritor e filósofo Benedito Nunes, aos 81 anos.
Google Imagens.

Para visualizar as outras partes clique aqui ou acesse o menu do blog.

Criação da RM de Santarém repercute na imprensa.

Clique na imagem para ampliar.

Retrospectiva nacional - Parte V

O que teve de novidades nos Partidos Políticos

O PSD é a grande novidade em se tratando de novos partidos no Brasil.

O Democrata foi o partido que mais teve perdas neste 2011. Sofreu um profundo racha e perdeu dezenas de parlamentares federais, estaduais, senadores, prefeitos, vereadores e um governador para um novo partido, o Partido Social Democrata (PSD), criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

O PSD nasce com representação nacional e serviu para abrigar, além de integrantes do DEM, outras lideranças de diversos partidos.

O curioso é que, mesmo vindo de partidos contrários ao governo, o PSD logo busca alinhamento com governistas e tem acompanhando o governo nas votações de projetos do interesse do Executivo.

Uma das principais oposicionistas ao governo Dilma, a senadora Kátia Abreu (ex-DEM) e hoje PSD, prefere ficar na base do governo Dilma.

Em dezembro uma bomba cai no colo dos tucanos e agita os meios políticos nacionais.

É o livro “A privataria tucana“, do jornalista Amaury Ribeiro Jr. Foram 12 anos de investigação e centenas de documentos que relacionam a cúpula tucana com a lavagem de dinheiro obtido ilegalmente durante o processo de privatização de estatais no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Para visualizar as outras partes clique aqui ou acesse o menu do blog.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sancionada Lei que cria a Região Metropolitana de Santarém

Por Assesssoria

O Diário Oficial do Estado (DOE) na edição de hoje, traz a publicação da Lei Complementar nº 079, de 17 de janeiro de 2012, que cria a Região Metropolitana de Santarém.

A nova RM está composta pelos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.

Faleiro foi relator do PL na Alepa e também coordenou sua tramitação e votação.

A proposta é de autoria do ex-deputado estadual petista Carlos Martins.

Nova diretoria STTR Rurópolis

Parabéns à Chapa 1 liderada por Maciano Lira que foi eleita para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Rurópolis.

Ao novo presidente e demais membros da diretoria os votos de uma excelente gestão.

Abraço ao povo de Rurópolis.

Projeto do deputado Miriquinho (PT) para regulamentação da pesca

Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lei 2191/11 do deputado petista Miriquinho Batista (PA), que torna legal acordos comunitários de pesca formalmente reconhecidos pelos órgãos ambientais federal e estaduais, em todo o País.

O projeto deverá reforçar a base legal dos acordos comunitários de pesca “fundamentais para o desenvolvimento da atividade na Amazônia e para a vida de milhares de pescadores ribeirinhos”, segundo deputado. O controle comunitário da pesca é baseado em acordos que ditam quais medidas devem ser tomadas e as sanções contra infratores, explica Batista. Esses documentos são feitos em reuniões comunitárias, assinados pelos presentes e apresentados ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), à Colônia de Pescadores e às autoridades municipais para ser reconhecido formalmente.

“O principal objetivo dos acordos de pesca é estabilizar ou reduzir a pressão sobre os recursos pesqueiros locais”, afirma. Segundo o deputado, acordos como esse normalmente estabelecem restrições aos apetrechos de pesca e à capacidade de armazenamento, “além de regular a atividade pesqueira, acordos de pesca frequentemente incluem medidas que pretendem conservar hábitats considerados importantes para a população de peixes do lago”, complementou.

Agenda hoje em Altamira

Por assessoria

O deputado Aírton Faleiro participa hoje da Assembleia Extraordinária da Fundação Viver Produzir e Preservar. A pauta do evento é para fazer o balanço de 2011 e planejar ações dos movimentos sociais da região do Xingu 2012.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Retrospectiva nacional - Parte IV



Esporte - Não tivemos um grande fato no cenário do esporte brasileiro. O Panamericano, no México, mostrou a força dos nossos atletas, com 141 medalhas (sendo 48 de ouro), conquistando o terceiro lugar, atrás de EUA (1º) e Cuba (2º). Os atletas do ParaPan continuam nos orgulhando. Obtiveram a primeira colocação, com 197 medalhas, sendo 81 de ouro. No fim do ano tivemos a felicidade de aprender uma lição do maior time do mundo, o Barcelona, e comemoramos, sim, nosso segundo lugar no mundial de clubes. E, claro, ainda devemos lembrar com carinho das grandes jogadas pela seleção brasileira e pelos times onde atuou do Dr. Sócrates, que nos deixou.

Governo Federal e Estado do Pará

Educação -A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) finalmente chegou a Santarém, levando o ensino superior ao oeste do Pará, consolidando diversos cursos. O conselho gestor foi eleito pelo voto. Tudo isso sobre protestos de estudantes e uma fatia de professores.

A presidenta Dilma anunciou a Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a implantação de Institutos tecnológicos É o Governo Federal levando o ensino superior às diversas regiões do Pará.

Para visualizar as outras partes dessa retrospectiva clique aqui ou acesse pelo menu do blog.

Retrospectiva estadual - Parte V

Crise no ramo da construção civil – A queda do prédio em construção, Rela Class deixou 2 mortos e a dúvida sobre o quadro atual do setor no estado. Meses depois a construção civil voltou à imprensa com o abalo na estrutura do prédio Wing.

Foto: Google imagens

Jáder Volta e Marinor deixa o Senado - Liderança maior do PMDB no Pará, Jader Barbalho voltou ao Senado.

Ele havia obtido o segundo lugar na eleição de 2010, mas foi barrado pela Lei da Ficha Limpa e Marino Brito, do Psol, foi quem ocupou a vaga até dezembro de 2011.

Para visualizar as outras partes clique aqui ou acesse o menu do blog.

Agenda hoje em Altamira

Por assessoria

O deputado Aírton Faleiro participa hoje do Encontro Regional da Transamazônica e Xingu do Partido dos Trabalhadores, que está sendo realizado em Altamira.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Retrospectiva Estadual - Parte IV

Intervenção na OAB do Pará - Nas páginas dos jornais e na imprensa eletrônica mais um escândalo visto pela sociedade paraense. Pela primeira vez na história da Ordem dos Advogados do Brasil, o Conselho Federal aprovou uma intervenção em uma de suas seccionais, a OAB do Pará. Todos os dirigentes envolvidos no processo de investigação de supostas irregularidades na Secção foram afastados.

Sisu e Prouni ofertarão 300 mil vagas

Fonte: Blog do Planalto

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni) irão ofertar 300 mil vagas no ensino superior no primeiro semestre de 2012, informou hoje (16) a presidenta Dilma Rousseff. Ao participar do programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela destacou que esses alunos entrarão em instituições de ensino superior a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E lembrou que, neste mês, o governo federal atingirá a marca de 1 milhão de vagas no ProUni, cujas inscrições ficarão abertas até a próxima quinta-feira (19).

Dilma Rousseff lembrou ainda que no passado muitos estudantes não prestavam vestibular em universidades públicas por ausência de recursos para o deslocamento até outros municípios. “Com o Enem, este obstáculo deixa de existir”, garantiu a presidenta, ao lembrar que o exame foi aplicado em 1,6 mil cidades brasileiras, garantindo a participação de 1,7 milhão de candidatos e a aprovação de 108 mil estudantes.

Para quem não conseguiu uma vaga no Sisu ou no Prouni, há também outras formas de acesso ao ensino superior, como o Financiamento Estudantil (Fies), que oferece crédito para custeio de até 100% da mensalidade, com juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a pagar o empréstimo um ano e meio após o término do curso, com prazo para pagamento de três vezes a duração do curso, mais um ano.

A presidenta lembrou que os jovens que fizerem o curso de licenciatura ou medicina e que forem trabalhar dando aulas nas escolas públicas ou atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde em locais em que há carência de médicos poderão ter o débito com o Fies reduzido.