sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Governo vai aprofundar busca ativa para tirar 320 mil famílias da pobreza extrema em 2012
O Plano Brasil Sem Miséria vai aprofundar a estratégia da busca ativa para tirar 320 mil famílias da pobreza extrema em 2012. A meta foi definida na reunião convocada pela presidenta Dilma no Palácio do Planalto. Segundo a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, o governo federal também pretende firmar novos pactos com os estados para complementar a renda das famílias localizadas pelo Brasil Sem Miséria. Ela lembrou que nove estados já participam do Plano.
Segundo Tereza Campello, a presidenta Dilma orientou que as ações do Brasil Sem Miséria voltadas para as crianças de zero a cinco anos sejam fortalecidas. Outra estratégia discutida na reunião foi o atendimento a 250 mil famílias de agricultores rurais extremamente pobres. De acordo com a ministra, 85% dessas famílias estão no Nordeste.
Balanço -- O Brasil Sem Miséria superou, em seis meses, todas as suas metas. Entre junho e dezembro de 2011, 407 mil famílias em situação de pobreza extrema foram localizadas pela busca ativa. As famílias foram incluídas no Cadastro Único de Programas Sociais para receber o Bolsa Família.
O Plano também incluiu 1,3 milhão de crianças e adolescentes no Bolsa Família por meio da ampliação dos benefícios concedidos às famílias com filhos de até 15 anos.
Outras ações do Brasil Sem Miséria em 2011 foram a instalação de 315 mil cisternas, a participação de 82 mil novos agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos, e a criação de 61 mil vagas do Pronatec.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Retrospectiva estadual - Parte VI

Retrospectiva nacional - Parte V
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Sancionada Lei que cria a Região Metropolitana de Santarém
O Diário Oficial do Estado (DOE) na edição de hoje, traz a publicação da Lei Complementar nº 079, de 17 de janeiro de 2012, que cria a Região Metropolitana de Santarém.
A nova RM está composta pelos municípios de Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos.
Faleiro foi relator do PL na Alepa e também coordenou sua tramitação e votação.
A proposta é de autoria do ex-deputado estadual petista Carlos Martins.
Nova diretoria STTR Rurópolis
Ao novo presidente e demais membros da diretoria os votos de uma excelente gestão.
Abraço ao povo de Rurópolis.
Projeto do deputado Miriquinho (PT) para regulamentação da pesca
O projeto deverá reforçar a base legal dos acordos comunitários de pesca “fundamentais para o desenvolvimento da atividade na Amazônia e para a vida de milhares de pescadores ribeirinhos”, segundo deputado. O controle comunitário da pesca é baseado em acordos que ditam quais medidas devem ser tomadas e as sanções contra infratores, explica Batista. Esses documentos são feitos em reuniões comunitárias, assinados pelos presentes e apresentados ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), à Colônia de Pescadores e às autoridades municipais para ser reconhecido formalmente.
“O principal objetivo dos acordos de pesca é estabilizar ou reduzir a pressão sobre os recursos pesqueiros locais”, afirma. Segundo o deputado, acordos como esse normalmente estabelecem restrições aos apetrechos de pesca e à capacidade de armazenamento, “além de regular a atividade pesqueira, acordos de pesca frequentemente incluem medidas que pretendem conservar hábitats considerados importantes para a população de peixes do lago”, complementou.
Agenda hoje em Altamira
terça-feira, 17 de janeiro de 2012
Retrospectiva nacional - Parte IV

Esporte - Não tivemos um grande fato no cenário do esporte brasileiro. O Panamericano, no México, mostrou a força dos nossos atletas, com 141 medalhas (sendo 48 de ouro), conquistando o terceiro lugar, atrás de EUA (1º) e Cuba (2º). Os atletas do ParaPan continuam nos orgulhando. Obtiveram a primeira colocação, com 197 medalhas, sendo 81 de ouro. No fim do ano tivemos a felicidade de aprender uma lição do maior time do mundo, o Barcelona, e comemoramos, sim, nosso segundo lugar no mundial de clubes. E, claro, ainda devemos lembrar com carinho das grandes jogadas pela seleção brasileira e pelos times onde atuou do Dr. Sócrates, que nos deixou.

Governo Federal e Estado do Pará
Educação -A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) finalmente chegou a Santarém, levando o ensino superior ao oeste do Pará, consolidando diversos cursos. O conselho gestor foi eleito pelo voto. Tudo isso sobre protestos de estudantes e uma fatia de professores.
A presidenta Dilma anunciou a Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a implantação de Institutos tecnológicos É o Governo Federal levando o ensino superior às diversas regiões do Pará.
Para visualizar as outras partes dessa retrospectiva clique aqui ou acesse pelo menu do blog.
Retrospectiva estadual - Parte V
Foto: Google imagens
Jáder Volta e Marinor deixa o Senado - Liderança maior do PMDB no Pará, Jader Barbalho voltou ao Senado.
Ele havia obtido o segundo lugar na eleição de 2010, mas foi barrado pela Lei da Ficha Limpa e Marino Brito, do Psol, foi quem ocupou a vaga até dezembro de 2011.
Para visualizar as outras partes clique aqui ou acesse o menu do blog.
Agenda hoje em Altamira
O deputado Aírton Faleiro participa hoje do Encontro Regional da Transamazônica e Xingu do Partido dos Trabalhadores, que está sendo realizado em Altamira.
segunda-feira, 16 de janeiro de 2012
Retrospectiva Estadual - Parte IV
Intervenção na OAB do Pará - Nas páginas dos jornais e na imprensa eletrônica mais um escândalo visto pela sociedade paraense. Pela primeira vez na história da Ordem dos Advogados do Brasil, o Conselho Federal aprovou uma intervenção em uma de suas seccionais, a OAB do Pará. Todos os dirigentes envolvidos no processo de investigação de supostas irregularidades na Secção foram afastados.
Sisu e Prouni ofertarão 300 mil vagas
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni) irão ofertar 300 mil vagas no ensino superior no primeiro semestre de 2012, informou hoje (16) a presidenta Dilma Rousseff. Ao participar do programa semanal de rádio Café com a Presidenta, ela destacou que esses alunos entrarão em instituições de ensino superior a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E lembrou que, neste mês, o governo federal atingirá a marca de 1 milhão de vagas no ProUni, cujas inscrições ficarão abertas até a próxima quinta-feira (19).
Dilma Rousseff lembrou ainda que no passado muitos estudantes não prestavam vestibular em universidades públicas por ausência de recursos para o deslocamento até outros municípios. “Com o Enem, este obstáculo deixa de existir”, garantiu a presidenta, ao lembrar que o exame foi aplicado em 1,6 mil cidades brasileiras, garantindo a participação de 1,7 milhão de candidatos e a aprovação de 108 mil estudantes.
Para quem não conseguiu uma vaga no Sisu ou no Prouni, há também outras formas de acesso ao ensino superior, como o Financiamento Estudantil (Fies), que oferece crédito para custeio de até 100% da mensalidade, com juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a pagar o empréstimo um ano e meio após o término do curso, com prazo para pagamento de três vezes a duração do curso, mais um ano.
A presidenta lembrou que os jovens que fizerem o curso de licenciatura ou medicina e que forem trabalhar dando aulas nas escolas públicas ou atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde em locais em que há carência de médicos poderão ter o débito com o Fies reduzido.