sábado, 3 de maio de 2014

CAOS TRANSITO ALMIRANTE BARROSO





O buraco engolindo uma cidade.





Não dá para entender como nos dias atuais, com tantos equipamentos e maquinários modernos, a Prefeitura de Belém e a Cosanpa, não conseguem avançar nas obras de recuperação da adutora de água que rompeu, no sábado passado, provocando uma enorme erosão do terreno na Av. Almirante Barroso, cujo resultado reflete no caos do transporte urbano em toda a RMB.


No mesmo dia, Sesan e Cosanpa iniciaram as obras da adutora prometendo que em quatro dias tudo estaria resolvido. Estamos na quarta-feira e o buraco só fez aumentar, em decorrência das fortes chuvas que caem nas tardes de Belém o próprio jornal O LIBERAL, reconhece, em manchete, que as obras estão sem previsão para finalizar e o tráfego continuará com congestionamentos de duas horas ou mais, complicando a vida de milhares de pessoas que utilizam a Almirante Barroso.


Atrasos no horário do trabalho, das escolas, dos compromissos agendados, essa é a triste realidade da população da RMB independente da classe social. " Aqui sofre o rico e sofre o pobre", declara a
doméstica Keyla Costa, que trabalha no bairro Batista Campos e mora na Cidade Nova.


A verdade é que o poder público não está preparado para solucionar situações simples como essa, que se avolumam no período de chuvas com um solo argiloso e fraco como o nosso.


Mas estava certo que as chuvas voltariam a cair nos dias posteriores e nada foi feito para evitar que esse volume de água voltasse a inundar a cratera, atrasando ainda mais as obras. Um sistema de contenção não resolveria o problema ? A Holanda está situada abaixo do nível do mar e nem por isso o país vive com água pelas ruas e calçadas.


O que se nota é o sucateamento de equipamentos dos órgãos encarregados de zelar pela cidade, o despreparado na realização de obras urbanas, que deixam buracos na ruas, asfaltos de segunda, o avanço dos edifícios sobre a orla da cidade, como vem denunciando diversos movimentos sociais, praças mal cuidadas, passarelas relegadas ao abandono, enfim, triste Belém, que em breve vai festejar 400 anos, com seu maior símbolo, as mangueiras centenárias, morrendo a cada dia e vendo as ervas de passarinho sorverem toda a sua energia.

Deputado Airon Faleiro
30/04/14

quarta-feira, 30 de abril de 2014

BELTERRA – 80 ANOS


O município de Belterra completa 80 anos no próximo dia 4. E na programação de aniversário começa que hoje (30), os belterrenses serão contemplados com a implantação do wi-fi (gratuito) no Bosque das seringueiras. No mesmo local, será entregue as tarefas da XVI Gincana Cultural. Em seguida, haverá show musical da Cia Sertaneja. 
O deputado Airton Faleiro estará prestigiando o evento. A programação segue até o dia 04 com várias atrações e benefícios a população, como entrega da Casa do Conselho Tutelar, entrega do Novo Espaço do Setor de Endemias Inauguração da Academia da Saúde (Estrada 4), inauguração da Escola Santa Izabel (Km 130), implantação do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA/Belterra, entre outros. Na ocasião, haverá exposição e comercialização dos produtos da VII Feira da Produção Familiar.

História
Fundada no dia 04 de maio de 1934, Belterra, localizada na rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163), distante 45 quilômetros de Santarém, Oeste do Pará Com a expansão do comércio da borracha, iniciou-se uma nova fase de ocupação da Amazônia a procura pelas seringueiras. Henry Ford, dono da companhia Ford, líder na indústria automobilística nos Estados Unidos, tinha como objetivo implantar um cultivo racional de seringueiras e transformar a Amazônia na maior produtora de borracha natural do mundo. A descoberta pela área propicia para o projeto de Ford se deu numa planície elevada às margens do Rio Tapajós, coberta por densa floresta, a que foi de chamada de Bela Terra, logo depois passou a ser denominada de Belterra - "a cidade americana no coração da Amazônia". O projeto teve início e uma estrutura nunca antes montada em toda a região foi dando vida à futura cidade modelo. Grande parte dos trabalhadores braçais vinha do sertão nordestino, fugindo da seca, e encontravam no projeto de Henry Ford a salvação.
De 1938 a 1940, Belterra viveu o seu período áureo e foi considerado o maior produtor individual de seringa do mundo. No entanto, o final da 2ª Guerra Mundial, a morte do filho de Henry Ford, o projeto sofreu decadência. A partir daí, a área foi negociada para o Brasil. 
A cidade se transformou em Estabelecimento Rural do Tapajós (ERT). Somente em 1997, os moradores de Belterra conseguiram a emancipação do município.
Belterra conta com muitos atrativos históricos e culturais, além da arquitetura das residências, que lembram vilarejos do Sul dos Estados Unidos.

SERVIÇO

Fonte: Jornal Diário do Pará

POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS



Fonte: Jornal Diário do Pará

CONCURSOS


Fonte: Jornal O Liberal

EDUCAÇÃO

Fonte: Jornal O Liberal

TÍTULO ELEITOR

Fonte: Jornal O Liberal

SAÚDE




Fonte: Jornal O Liberal


REPÓRTER 70


Fonte: Jornal O Liberal



















segunda-feira, 28 de abril de 2014

RODOVIA BR-230 É FECHADA POR MANIFESTAÇÕES

Professores, pais de alunos e comerciantes do Município de Pacajá, fecharam na madrugada de hoje, a ponte sobre o Rio Pacajá, na BR-230, principal entrada que dá acesso ao município.
De acordo com os manifestantes, o prefeito da cidade Antônio Mares Pereira mais conhecido como “Tunico Doido” criou um projeto de lei, que reduz o salário dos servidores municipais, além da retirada de outras gratificações.
Os servidores já tentaram uma negociação, mas o prefeito alega que não há recurso suficiente para manter os custos na educação.
Na ocasião, os professores pediram uma sindicância nas contas do município para apurar a situação real.
Cerca de 300 pessoas permanecem no local e pedem providências.







Fonte:Jornal O Liberal

Fonte: Jornal O Liberal



ZÉ GERALDO

Fonte: Diário do Pará

CRATERA TOMA CONTA DA ALMIRANTE BARROSO

Fonte: Jornal Diário do Pará

TRÊS CORPOS SÃO RETIRADOS DE DENTRO DE BIMOTOR

Fonte: Jornal Diário do Pará

PONTE RIO XINGU

Fonte: Jornal Diário do Pará