quinta-feira, 15 de maio de 2014

AUDIENCIA PÚBLICA SOBRE A PONTE DO RIO MOJU, SUGERE A MESMA PROPOSTA QUE O DEPUTADO AIRTON FALEIRO PRESENTOU COMO MOÇÃO AO GOVERNO DO ESTADO.

As sugestões do deputado em relação ao problema que ocorreu na ponte do Rio Moju foi comentada na manhã de hoje, na ALEPA – Assembleia Paraense como a principal solução para amenizar o transtorno causado pela obstrução da ponte no dia 27 de março, devido a uma acidente provocado por uma balsa que causou o desabamento de parte de um pilar.
Através de uma moção no dia 15 de abril, o deputado sugeriu como forma emergencial a ação do Governo na melhoria PA-252 no trecho entre a cidade de Acará e PA-150, e no Ramal do Jambuaçú, como o asfaltamento de uma delas e paralelamente o empiçarramento da outra, dispensando o processo de licitação, a fim de dar celeridade ao fim do problema.
Hoje, o problema persiste, pois a população está cansada e revoltada com a demora na travessia que me normalmente era feita em 5 minutos e agora dura em média uma hora e meia.
A situação ainda gera polemica mesmo com o anuncio da primeira fase de execução do projeto que vai reconstruir a ponte. Pois só essa primeira fase deve durar 45 dias, e o conjunto da obra previsto para em concluído em 6 meses.  Tudo indica que se medidas emergenciais não forem tomadas o problema vai continuar e prejudicar muitos trabalhadores e trabalhadoras e consequentemente a economia.

O deputado acompanha o andamento dessas providencias e espera que ideia sugerida por ele seja assimilada pelos órgãos competentes.


O DEPUTADO AIRTON FALEIRO COMEMOROU A APROVAÇÃO DAS EMENDAS AO PROJETO QUE AUTORIZA A CRIAÇÃO DE NOVOS MUNICIPIOS

O projeto de Lei que regulamenta sobre a criação de novos municípios no País teve sua emendas aprovadas pelo Senado ontem (14) a noite. A exigência na proposta é de que os novos municípios da região norte tenham área territorial mínima de 200 quilômetros quadrados e de uma população de 6 mil habitantes por municípios.
O deputado Airton Faleiro comemorou junto com a população dos distritos que buscam sua emancipação e agora aguardam a sua urgente aprovação na câmara federal, além do sancionamento pela Presidenta Dilma, já que esse novo projeto teve a concordância do Governo Federal.
Desde o inicio, o projeto foi defendido por unanimidade pelos deputados estaduais e federais do Pará e foi tema abordado na Assembléia Legislativa do Estado.
O deputado Airton Faleiro (PT) esteve por diversas vezes em Brasília (DF) em companhia de outros parlamentares do Estados e populares que juntos pressionavam pela aprovação do projeto.
 “O Pará teve o distrito de Castelo dos Sonhos que se tornou símbolo da luta pela emancipação, pois tem cerca de 14 mil habitantes que vivem a uma distancia de 1100 km da sede do município de Altamira”, disse Faleiro.
 Faleiro acredita que a Assembleia Legislativa do Pará - Alepa deve ser autorizada pela Lei Federal a tempo de concluir Projetos de Criação de Novos Municípios do Estado do Pará ainda para as eleições de 2016.




EDUCAÇÃO

Fonte: Diário do Pará



Fonte: Diário do Pará



 
Fonte: Diário do Pará


SENADO APROVA AS REGRAS PARA NOVOS MUNICÍPIOS

Fonte: O liberal






Fonte: Diário do Pará

DEPUTADO AIRTON FALEIRO ACOMPANHA REUNIÃO DO MOVIMENTO “GRITO DA TERRA” NO PARÁ





 
O deputado Airton Faleiro, que já foi presidente da FETRAGRI, está intermediando as negociações das lideranças do “Grito da terra” com o Governo.

Na manhã de ontem (14) , aconteceu a  1ª rodada de negociação do movimento, este ano denominado no Estado de Marcha das Margaridas e Juventude Rural Paraense.

A reunião da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Pará - FETAGRI com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, foi para discutir a pauta de reivindicação que foi entregue ao Superintendente Regional do Incra em Belém, Nazareno de Souza, que ficou de analisar cada proposta e convocar uma próxima reunião para apresentar a resposta do Governo. Mas já anunciou de antemão que será feito a assentamento de novas famílias. 

Entre os assuntos citados na pauta estavam a questão da regularização fundiária, Desenvolvimento dos assentamentos, Universalização do Programa Luz para Todos, Abertura de estradas, tipologia das casas e outros direcionados ao campo na área SR01, mas que todo o Estado consequentemente será beneficiado.

O movimento acontece em todo o país pela 20ª edição. Este ano, no Pará o ato será nos dias 20 e 21 de maio e tem como objetivo buscar políticas públicas ligadas para o meio rural além fortalecer a agricultura familiar.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

COMISSÃO AGRÁRIA REUNIRÁ EM ALTAMIRA

Fonte: Diário do Pará

CHEIA EM SANTARÉM TEM PREJUÍZOS E CHEGAM A R$308,7 MILHÕES

Fonte: Jornal Diário do Pará

DEPUTADO RECEBE ALTA APÓS ACIDENTE


Passa bem e já recebeu alta o deputado estadual Edilson Moura (PT), que sofreu um acidente de carro no início da noite do sábado (10), na estrada de Moju. Ele estava acompanhado de dois assessores parlamentares, um homem e uma mulher, e todos foram encaminhados ao Hospital Municipal de Moju com ferimentos leves. O parlamentar e o assessor estão bem e foram liberados na noite deste domingo (12), assim como a motorista, que foi submetida a exames de raio-x no hospital para excluir a possibilidade de fraturas.
De acordo com a deputada Nilma Lima (PMDB), que tinha uma equipe de assessores no município de Moju no momento do acidente, e que foi acionada imediatamente para prestar ajuda às vítimas, embora ninguém tenha se machucado gravemente, o acidente foi violento, a ponto de o veículo ter tido perda total: a assessora dirigia o carro e eles estavam voltando de Goianésia, pela rodovia PA-150, quando a pista ficou molhada por conta da chuva forte que caiu. Próximo ao quilômetro 50, o automóvel aquaplanou e derrapou, batendo em um poste e capotando mais de uma vez.
(Diário do Pará)

CIENTISTAS POLÍTICOS AVALIAM PESQUISA

Fonte: Diário do Pará

EDUCAÇÃO NO FUNDO DO POÇO!

Fonte: Jornal Diário do Pará

DENÚNCIA DE CORRUPÇÃO AGUARDA JULGAMENTO DO STJ

Fonte: Jornal Diário do Pará
Fonte: Jornal Diário do Pará