terça-feira, 2 de junho de 2015

SOCIEDADE DA REGIÃO OESTE DO PARÁ EXIGEM A PERMANÊNCIA DOS SERVIÇOS DO COD EM SANTARÉM.

Hoje (02/06), pela manhã, o deputado Airton Faleiro participou da Sessão de Tribuna Livre, requerida pela vereadora do PT Ana Elvira Alho, na Câmara Municipal de Santarém, que tratou da possível mudança dos serviços do Centro Operacional e Distribuição de Energia - COD, da Celpa para a capital. Foram convidados os 28 municípios onde utilizam os serviços de urgência e emergência coordenados pela subestação em Santarém.

Estiveram presentes 13 vereadores de Santarém; Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – subseção de Santarém; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Pará; Sindicato dos Urbanitários; O Deputado Estadual/PT Arton Faleiro; Associação Comercial e Empresarial de Santarém – ACES; Federação das Associações de Moradores e Organizações Comunitárias de Santarém - FAMCOS; União de Entidades Comunitárias de Santarém – UNECOS; Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém – STTR; Associação dos Deficientes Físicos de Santarém – ADEFIS e a sociedade em geral.

O Grupo Equatorial foi convidado, mas não enviou nenhum representante. O presidente Estadual dos Urbanitários, Marcos Cisso, apresentou as funções de serviços que o COD faz na região e destacou a importância da permanência em Santarém, “a região tem especificações peculiares que somente essa equipe que está atuando hoje é capacitada para atender às demandas com agilidade e precisão. Hoje a subestação é coordenada por dez operadores despachantes e para fazer esse serviço na capital serão remanejados apenas dois. E o restante dos operadores? Para onde irão? Ou serão demitidos?”, questionou o presidente do Sindicato dos Urbanitários.

O Presidente da OAB de Santarém, Ubirajara Bentes, questionou a falta de diálogo da Celpa com a sociedade, lembrou ainda que a concessão é pública; e propôs ação dentro da Procuradoria do Município pela permanência dos serviços do COD. “Precisamos ajuizar uma ação contra a Celpa para que a população não fique desassistida”, explicou Bentes.

Dialogar com a sociedade e esclarecer o que está acontecendo com os serviços de abastecimento e manutenção da distribuição de energia é de inteira responsabilidade da concessionária de energia. O deputado Airton Faleiro pediu para que se leve a sério a possível transferência dos serviços para a Belém. “Perderemos em qualidade de recursos humanos e agilidade no fornecimento da energia. Não é justo retirar e distanciar a população dos serviços básicos de consumo e qualidade de energia elétrica”, lamentou o deputado.

O presidente da FAMCOS, Servito Batista, concordou com as exposições e lamentou a
qualidade com que se encontra a distribuição e atendimento da Celpa. “Se hoje, que temos os serviços de urgência e energia operando por Santarém, que atendem 28 municípios, estão péssimos, imagine a transferência efetiva para Belém. Não podemos aceitar de forma alguma a saída do COD do município”, afirmou Servito.

Depois das apresentações, dúvidas e esclarecimentos, os representantes fizeram os seguintes encaminhamentos:

A Câmara Municipal de Santarém preparará um Ofício solicitando a permanência dos Serviços do Centro de Operação e Distribuição – COD e encaminhará para a Direção do Grupo Equatorial e a Diretoria da Celpa em Belém; agendar reunião em Belém com o Grupo Equatorial e a Diretoria da Rede Celpa em Belém, representantes da Câmara Municipal, da Assembleia Legislativa e do Sindicato dos Urbanitários; lideranças do Movimento Social, OAB – Sub Sessão de Santarém; Prefeitura Municipal de Santarém e Região – para dialogar e reafirmar a permanência do serviço em nossa região; Incluir essa pauta, na Caravana Oeste do Pará que irá a Brasília na Terceira semana de junho; que a Procuradoria do Município, entre com uma representação legal, contra a empresa do Grupo Equatorial – Rede Celpa, por não consultar a população sobre a transferência dos serviços do COD.