quinta-feira, 13 de março de 2014


DEPUTADO ESTADUAL AIRTON FALEIRO (PT) DEFENDE UMA PAUTA QUE COLOCA O POVO NO CENTRO DOS DEBATES DO NOVO CENÁRIO ECONÔMICO DA REGIÃO OESTE DO PARÁ.

 
Na presença de lideranças comunitárias em reunião no plenário da Câmara Municipal de Itaituba, o deputado estadual Airton Faleiro (PT), criticou o abandono do Estado por não ter criado um plano estratégico, mas informou que hoje vislumbra investimentos que podem mudar o cenário da região. No discurso enfatiza “Eu compreendo todo esse processo novo aqui na região, pois estou envolvido nele desde 1978, ainda no começo do processo de sua colonização”, diz o deputado.
Uma das mudanças ressaltadas foi importância da implantação de uma rodovia que vai interligar a região Oeste ao pais.
Para uma nova fase da economia, Airton considera importante a criação do Consórcio dos municípios, mas considera relevante que a sociedade também crie uma pauta de debates defendendo suas condicionantes. Para que aconteça a devida mudança nessa transição econômica, o município deve estar preparado para os impactos dos investimentos e para isso a sociedade civil tem que se organizar também, haja vista que a construção das eclusas do complexo hidrelétrico tapajós e os Portos de Miritituba criarão um cenário novo para a economia do município e região.
Estabelecendo uma pauta enquanto sociedade a fim de definir suas condicionantes no plano regional, num embate saudável, mas com metodologia que possa garantir bons resultados, Airton Faleiro em seu discurso elencou importantes investimentos do governo federal na região como: o programa luz para todos, programa minha casa minha vida rural, Unidades de Pronto Atendimento(UPA) entre outros.
Outra questão em destaque é a necessidade de fortalecer a agricultura familiar não apenas com maquinários, mas com programas que possam dar plenas condições de desenvolvimento ao colono.
No encontro, foi colocado em discussão a necessidade de representação política afinada com os problemas da região, considerando que a atuação em parceria com o deputado Federal Zé Geraldo, vem preenchendo essa lacuna.
 
 

quarta-feira, 12 de março de 2014

DEPUTADOS ZE GERALDO E AIRTON FALEIRO (PT), REUNEM COM LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS NO PLENÁRIO DA CÂMARA DE ITAITUBA
Acompanhados do presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) Tiago Tático, do vereador João Paulo Mester, do  empresário Afábio Borges, deputados Zé Geraldo (Federal) e Airton Faleiro (Estadual) estiveram reunidos no Plenário da Câmara Municipal de Itaituba com lideranças comunitárias, entre elas presidentes de comunidades e militantes do PT de Itaituba  afim de debater sobre vários assuntos de grande importância para a região Oeste do Pará.  
Foto: Nazareno Santos

Inicialmente foi aberto o debate com participação dos envolvidos na reunião. Perguntas e questionamentos  foram respondidas pelos deputados.
Zé Geraldo e Airton Faleiro fizeram explanação sobre as ações importantes do Governo Federal em Itaituba, como o investimento de 17 milhões no Pólo Itaituba do INCRA, após quatro anos sem qualquer recurso; verba de quatro milhões e oitocentos mil reais para as Comunidades São Benedito e Ipiranga para estradas vicinais; registro de terras em áreas do parque; fortalecimento das regularizações fundiárias; anistia para assentados que estejam endividados com Pedrão de dividas de 10 a 20 mil reais além da atuação do terra legal que está promovendo regularização devida nos assentamentos.
Um dos questionamentos foi feito pela presidente da Associação Monte Moriah, Maria do Doce. Ela cobrou a construção da casa familiar Rural em sua comunidade, para refrear o êxodo rural que força a vida dos filhos dos agricultores a migrar para cidade. Outra reivindicação feita pela maioria dos presidentes de Comunidade, principalmente no Distrito Campo Verde foi a intervenção dos deputados para que seja implantado o Ensino Médio Regular nas comunidades maiores da região haja vista que o Sistema Modular não está resolvendo a demanda de pessoas que precisam concluir os estudos.
Sobre o programa Luz para todos, o deputado federal Zé Geraldo disse que o programa continua e tem disponibilizado três bilhões de reais.
Quanto ao que foi exposto pela plenária, Zé Geraldo disse que grande parte do que foi apresentado já está sendo feito pelo governo federal, como por exemplo, os trechos das rodovias que foram asfaltados. E mais, informou que o trabalho ainda não foi concluído porque uma nova licitação está sendo feita, já que as construtoras responsáveis não tiveram condições de assumir a conclusão, mas deixou claro que uma nova licitação está sendo feita. 
Foto: Nazareno Santos

Já o deputado Estadual Airton Faleiro criticou a ausência do governo do Estado na região e anunciou que Itaituba foi contemplado com um campus da Universidade federal do Pará (UFOPA).
Os parlamentares ficaram satisfeitos com o número expressivo de participantes reiterando. Isso demonstra que o grau de interesse e envolvimento das lideranças na solução de problemas de suma importância para a região tanto no âmbito estadual quanto federal.
Após a reunião, os deputados se comprometeram em agilizar todas as reivindicações feitas, pelos presidentes de comunidades relacionadas a questões do campo, maioria já em andamento no âmbito do governo federal.

domingo, 9 de março de 2014

REUNIÃO PÚBLICA NOS MUNICÍPIOS DE RURÓPOLIS E PLACAS

A população de Rurópolis recebe hoje a visita dos deputados Zé Geraldo e Airton Faleiro. A tarde, a presença dos parlamentares será no município de Placas, para discutir ações do governo ligada ao projeto de desenvolvimento sustentável de Belo Monte e da Br 163. A noite os deputados participam da comemoração de aniversário de 80 anos da Dona Ana Faleiro, mãe do deputado Airton Faleiro.