quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

DESVIO DA PONTE DO RIO ARATAÚ É LEVADO POR ENXURRADA


Hoje pela manhã o desvio da Ponte do Rio ARATAÚ foi levado por uma enxurrada impedindo a trafegabilidade da região da Transamazônica no Caminho a Belém e centro sul brasileiro.

Desde o mês dezembro de 2015, a ponte sobre o Rio Arataú, na BR-230, desabou após um caminhão madeireiro ter tentado passar pela via com peso alem da capacidade, já que o caminhão transportava 90 Toneladas enquanto a ponte só suportava 60 toneladas. A ponte fica no município de Pacajá - km 387, no sentido Novo Repartimento, Oeste do Pará.

Foi construído provisoriamente um desvio por onde os carros passavam.  Porém, com o nível do rio alto, devido à chuva, levou o aterro.

Incansavelmente os deputados Zé Geraldo e Airton Faleiro procuraram resoluções junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),  que informou as seguintes ações em relação à ponte:

1) Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal se deslocou hoje para o local;

2) Além do aterro, que foi feito,  será construído uma ponte de madeira  de forma emergencial paralela a ponte que caiu;

3) Serão   licitadas, nos próximos dois ou três meses, em torno de 40 pontes de concreto neste trecho da BR 230 - Transamazônica;

3) No caso da ponte do Arataú, ela será retirada destes lotes de licitações para apresar a contratação. Será construída em via dupla.