sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O Pará é o primeiro Estado a entregar os contratos de concessão de floresta pública em área estadual

O Pará é o primeiro Estado a entregar os contratos de concessão de floresta pública em área estadual. As três empresas vencedoras da licitação atuarão em 150,9 mil hectares de floresta nas glebas Mamuru-Arapiuns, na região do Baixo Amazonas, no oeste paraense.

Os contratos foram entregues aos vencedores da licitação no dia 29/09, pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado do Pará (Ideflor).
A empresa L.N. Guerra Indústria e Comércio de Madeiras Ltda. foi a vencedora na Unidade de Manejo Florestal (UMF I), que corresponde a 45.721,33 ha. A Rondobel Indústria e Comércio de Madeiras Ltda. ficará com a UMFII, de 19.817,71 ha, e a Amazônia Florestal Ltda., na unidade III, com 85.417,91 ha.

Na ocasião foi anunciado que será publicado ainda este ano o edital de contratação de mais 108 mil hectares na mesma área (Mamuru-Arapiuns) e de 435 mil hectares na Floresta Estadual (Flota) Paru, entre os municípios de Almeirim e Monte Alegre, também no oeste.

O primeiro edital de licitação para concessão florestal disponibilizou três unidades de manejo. Os contratos valem por 30 anos, podendo ser prorrogados por mais cinco. As concessões atendem a dois tipos de concorrência: preço e técnica.

Fonte: Agência Pará

Aprovação de Dilma sobe de 67% para 71%, aponta Ibope

Presidenta Dilma e o presidente Barak Obama durante Assembléia Geral da ONU realizada este mês.
Foto: Divulgação


Fonte: G1

A presidente Dilma Rousseff é aprovada por 71% dos eleitores, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira (30). A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa que a aprovação da presidente pode estar de 69% a 73%.


Na comparação com levantamento realizado em agosto, a aprovação da presidente subiu 4 pontos percentuais - o índice era 67%. Dos entrevistados na pesquisa atual, 21% disseram desaprovar a presidente e 8% não souberam ou não responderam.


Entre 16 e 20 de setembro, o Ibope ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais em 141 municípios de todas as regiões do país.

Faleiro defende compras no Pará para construção de Belo Monte

O deputado Airton Faleiro, vice-lider do PT, na Assembléia Legislativa, disse que o Pará está unido para " impedir a fuga dos tributos nas compras para as obras de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, em Altamira.


A declaração foi feita durante a reunião entre a Comissão Parlamentar de Acompanhamento ao Projeto da Hidrelétrica de Belo Monte.
Faleiro disse também que " a bancada do Partido dos Trabalhadores está se unindo ao Governo do Estado e ao Sidifisco para garantir que as compras sejam feitas no Pará".

O deputado o disse ainda que o Governo do Estado e o setor empresarial tem que se esforçar também para organizar o Pará para não perder recursos

Participaram da reunião além dos diretores da Norte Energia, reponsável pelo consórcio de construção de Belo Monte, o secretário Especial de Desenvolvimento Econômico, Sydnei Rosa, e o presidente do Sindicatos dos Trabalhadores do Fisco, Sindfisco, Charles Alcantara.


O diretor do Consórcio de Construção de Belo Monte, José Gomes, ao ser questionado sobre recente compra de maquinário, no valor de 2 bilhões de reais, feito em outro estado, não gerando impostos no Pará disse que "houve certa desatenção (na compra) mas que isso não vai mais se repetir.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Faleiro lança segunda postagem de livro virtual

O deputado estadual Airton faleiro, lança nesta sexta feira (30), em Altamira (Oeste), a segunda postagem do seu livro virtual, intitulado “ Governo Popular no Pará Visto por Dentro- Um diálogo com a sociedade.Essa segunda postagem tem 40 páginas e pode ser acessada através do endereço eletrônico http//:airtonfaleiro.blogspot.com.Como proposto pelo autor, o livro pode ter a participação do público.O livro lançado no último dia 15 de julho, na galeria dos ex-presidentes na Assembléia Legislativa, em seu primeiro capítulo traz informações e análises sobre a contextualização política nacional e paraense e a polarização eleitoral entre PT e PSDB nos últimos anos.Nessa nova postagem, o livro se dedica a relatar e a analisar fatos ocorridos na campanha eleitoral de 2006 ao governo do estado e o confronto das candidaturas de Ana Júlia (PT) e Almir Gabriel (PSDB).Entre os fatos relatados nesta postagem se destaca o acidente da candidata petista que em plena campanha teve uma perna quebrada.“Ana Júlia se aproxima até a beirada da escada de acesso ao palanque para dialogar...” ... “ no decorrer do acidente houve quem sugerisse um boletim de ocorrência junto a polícia, mas a própria acidentada não permitiu o registro do BO”.

Faleiro é patrono de novos engenheiros florestais

Na foto o dep Aírton Faleiro, patrono da turma, ao lado do vice reitor da Ufopa, Clodoaldo Andrade dos Santos e os formandos da turma de engenharia Florestal


Na última sexta-feira, dia 23, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e seus institutos - Ciências da Sociedade (ICS) e de Biodiversidade e Florestas (IBEF) - realizaram a cerimônia de outorga de grau das turmas de Bacharelado em Engenharia Florestal e de Bacharelado em Direito.

O deputado Aírton Faleiro foi escolhido pelos formandos de Engenharia Florestal para ser o patrono da turma. A cerimônia aconteceu no Auditório do Centro de Formação Interdisciplinar, Campus Tapajós.

Aos novos engenheiros florestais o deputado desejou um futuro promissor.

HOMENAGEM – Os formandos tiveram a felicidade de ver um sonho realizado, entretanto um triste acontecimento consternou a comunidade acadêmica. A funcionária da instituição, Elvira Mota Reis, foi vítima de acidente de trânsito quando estava a caminho do baile de formatura. Elvira era muito querida por alunos, funcionários e professores, o que foi constado pelo parlamentar durante a sua passagem pelo velório no município de Belterra. “O que observei durante o velório foi que Elvira deixou um grande legado, o que orgulha sua família. Alunos, professores e servidores da Ufopa manifestaram uma grande estima pelos serviços prestados e a forma carinhosa com que ela tratava a todos. Observei ainda que na igreja de Belterra, ela também prestava um importante serviço, reconhecido pela comunidade”.

À família de Elvira, nossas condolências. Deus dê paz a sua alma.

Conheça os novos profissionais:

ENGENHARIA FLORESTAL – Ano 2007

Turma Prof. Dr. Clodoaldo Alcino Andrade dos Santos

Paraninfa: Prof. Dra. Lia de Oliveira Mello

Patrono: Dep. Estadual Airton Faleiro

Orador: Fernando Wallase Carvalho de Andrade

Juramentista: Claúdia da Costa Cardoso

Formandos:

Adriane dos Santos Betcel Vasconcelos

Alírio Tenório Furtado Neto

Allan Monteiro da Silva

Amanda Nunes Figueira

Andressa Andréia Sarrazin Farias

Antônio Willians P. Ferreira

Augusto César Meneses Sousa

Bruna Naiara Garcia

Cinthia Karen Maduro Couto

Claúdia da Costa Cardoso

Fernando Wallase Carvalho Andrade

Hérberto Ueno Seelig de Souza

Humberto Figueira Barbosa

Jéssica Lira Pereira

Kilsiane da Costa Corrêa

Lyvia Julienne Sousa Rêgo

Zara Gisele Correa Siqueira

Mariane Costa Vasconcelos

Odeilson Hilário Figueira

Paula Caroline Rocha de Araújo

Paula Pereira da Silva

Pedro Leôncio X. da Costa

BACHARELADO EM DIREITO – ANO 2006

Turma Profa. M.Sc. Lidiane Nascimento Leão

Paraninfo: Prof. M.Sc. José Ronaldo Dias Campos

Patrono: Prof. M.Sc. Antonio Éder John Sousa Coelho

Orador: Alex Ferreira de Oliveira

Juramentista: Wilder Kirliam Costa do Nascimento

Formandos:

Alex Ferreira de Oliveira

Aline Figueiredo de Albuquerque

Ariane Bonadiman Angeli

Carlos Roberto Almeida da Silva

Celciane Malcher Pinto

Daniela Silva Salgado

Elvis Gonçalves Vieira

Flávio Fernando Nóvoa de Souza Lara

Florentina da Conceição Pereira Cruz

Francisco Moia Furtado

Jucineide Almeida Vieira

Juliana Minuzzi Niderauer

Katia Janice Busnello

Laurimárcio da Cruz Figueira

Leticia Aprigio Lima

Livia Mariane Carmo Bastos

Louise Caroline Figueira Batista

Luiz Carlos Miranda de Oliveira

Mábio da Silva Furtado

Maira da Silca Alho Mota

Marilia Queiroz do Carmo

Nadson Seixas de Sousa

Nathalia Gabrielli Mota Silva Santos

Paulo Ricardo de Andrade Aguiar

Pedro Renan Cajado Brasil

Rafaela Assia Lima

Raimundo Cleiton Ramos da Silva

Raimundo Nelson Santos de Sousa

Ramon da Silva Santos

Rodrigo Denis Nascimento De Sousa

Silvio Félix Gomes Fonseca

Tatiana Andrea Lobato

Tayanne Perpétua de Matos Macedo

Wilder Kirliam Costa do Nascimento

A seleção brasileira: seu futebol arte cheio de raça e objetividade. Vencer ou vencer.





Faleiro ao lado do seu concunhado Darci Lermen e esposa, Odilza.

Penso que o técnico Mano Menezes esteja aliviado com a vitória da seleção brasileira. Por outro lado está com um problemão em suas mãos: é que os jogadores que atuam no Brasil e que jogaram contra a Argentina se mostraram melhores que os brasileiros que atuam em clubes internacionais.

E agora Mano?

Convocas estes jogadores que atuaram bem contra a Argetina ou vais convocar os que atuam nos gramados estrangeiros?

Na minha opinião, o time para a Copa de 2014 tem que ser montado a partir da convocação do que foi visto no mangueirão.

Vejam só, no jogo de ontem assistimos um verdadeiro espetáculo.

Neymar e Ronaldinho "trituraram" os nossos tradicionais rivais. O Lucas, além de habilidade mostrou raça e vontade de vencer. O Cortês, camisa 6, veio para ficar. A atuação do Dedé na zaga não deixou a desejar. Me desculpe o Fred mas me parece mais um "cavalo cansado". Não fez uma jogada que tenha merecido elogios. Uma pena, pois já vibrei muito com seu futebol em outros tempos. Acho que o goleiro da seleção 2014, se apresentou e se consolidou no jogo de ontem, Jeferson, com 3 belas defesas.

Como torcedor ganhei a noite. Fazia tempo que a seleção brasileira não dava o show do porte de ontem e ao mesmo tempo com objetividade para vencer o jogo.

Como pessoa pública saí gratificado ao ver a educação e o comportamento da nossa torcida. Foi lindo ver os "hermanos" saindo caisbaixos sob os aplausos dos torcedores paraenses, vestidos de canarinhos.

Além de ganharmos o jogo, ganhamos a condição de sub sede da Copa América em 2015, muito merecida pelo carinho e calor humano demonstrado pelo povo paraense ao futebol verde amarelo. Pena que os dirigentes da Fifa desconsideram tudo isso e nos deixaram de fora da Copa 2014.


E que venha a Copa do Mundo no Brasil!

Foto: Google imagem

Virória em cima dos los hermanos



Fonte: Portal ORM

Primeira vitória de Mano é em Belém

O primeiro título de Mano Menezes no processo de renovação da Seleção Brasileira aconteceu nesta quarta-feira (28), sobre o gramado do Mangueirão, em Belém. A taça do Superclássico das Américas veio após uma vitória por 2 a 0, com gols de dois dos símbolos desta renovação: Lucas e Neymar.

Durante a partida, como Mano declarou na entrevista coletiva que aconteceu depois do último treino preparativo para a decisão, a torcida paraense 'mostrou que é apaixonada' e fez uma grande festa amarela nas arquibancadas do Mangueirão. Do outro lado do campo, os argentinos ficaram mesmo pequenos diante de tanta paixão pela seleção canarinho.

Para Belém ficou o marco de ser o palco do primeiro título e da primeira grande vitória de Mano na seleção brasileira, além de ganhar mais um jogo na lista de grandes públicos e colocar o Superclássico das Américas na ponta entre as maiores rendas do estádio.

Liminar paralisa obras de Belo Monte no leito do rio Xingu

Fonte: Jornal Amazônia

A Justiça Federal concedeu, ontem, liminar determinando a imediata paralisação das obras de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte somente no rio Xingu, local onde são desenvolvidas atividades de pesca de peixes ornamentais pelos integrantes da Associação dos Criadores e Exportadores de Peixes Ornamentais de Altamira (Acepoat), autora de ação ajuizada na 9ª Vara Federal, especializada no julgamento de causas ambientais.

Na decisão, o juiz federal Carlos Eduardo Castro Martins proíbe o consórcio Norte Energia S.A. (Nesa), responsável pelas obras de construção da usina, de fazer qualquer alteração no leito do rio Xingu, como "implantação de porto, explosões, implantação de barragens, escavação de canais, enfim, qualquer obra que venha a interferir no curso natural do rio Xingu com consequente alteração na fauna ictiológica." O magistrado ressalta que poderão ter continuidade as obras de implantação de canteiros e de residências, por não interferirem na navegação e atividade pesqueira. A multa diária fixada pela 9ª Vara Ambiental, caso a liminar seja descumprida, é de R$ 200 mil. Ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, com sede em Brasília (DF).

Na ação, a Acepoat informa que atua na área de pesca de peixes ornamentais mediante licença de operação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Acrescenta ainda que o início dos trabalhos para a construção de Belo Monte irá inviabilizar a atividade pesqueira na região, uma vez que o acesso ao rio Xingu estará impedido, tanto para pescadores quanto para os peixes.

A entidade alega que a concessão da licença de instalação do complexo de Belo Monte é incompatível com as licenças de operação anteriormente concedidas às empresas representadas pela associação, por se tratarem de atividades diferentes no mesmo local.

Na decisão liminar o juiz federal Carlos Eduardo Martins considera que, em princípio, as licenças de operação concedidas aos associados da Acepoat e a licença de instalação de Belo Monte não são incompatíveis, "por serem as atividades distintas e, mesmo quando as atividades são iguais, como no caso das empresas exportadoras de peixes ornamentais, é possível serem expedidas várias licenças com o mesmo objeto".

Prejuízos - O magistrado admite, no entanto, que a escavação de canais e a construção de barragens "poderão trazer prejuízos a toda comunidade ribeirinha que vive da pesca artesanal dos peixes ornamentais". A decisão liminar destaca que a fase de implantação do sistema provisório de transposição de embarcações, que poderia permitir que os pescadores transitassem com suas embarcações, só tem previsão de ocorrer no período de outubro a dezembro deste ano, prazo que, estima o juiz federal, "provavelmente não será cumprido, assim como os demais".

Martins conclui, com base em informações que constam do Projeto Básico Ambiental da hidrelétrica de Belo Monte, que os pescadores representados pela Acepoat serão diretamente prejudicados pelo início das obras da construção da usina e somente poderão retomar plenamente as suas atividades em 2020, prazo de finalização da implantação da última fase de um projeto de aqüicultura que se desenvolve na região.

"Ora, não é razoável permitir que as inúmeras famílias, cujo sustento depende exclusivamente da pesca de peixes ornamentais realizada no rio Xingu, sejam afetadas diretamente pelas obras da hidrelétrica, ficando desde já impedidas de praticar sua atividade de subsistência, sem a imediata compensação dos danos. O projeto de aquicultura que será implantado no inaceitável prazo de 10 anos, ao menos em uma análise superficial, não garantirá aos pescadores a manutenção das suas atividades durante tal período, mormente porque a licença de implantação das etapas que darão início à construção da usina já foi expedida pelo Ibama em junho de 2011", afirma o juiz federal.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BRASIL x ARGENTINA HOJE



Já estou fardado para - como um bom patriota - ir ver minha seleção dá show nos hermanos.

Olé!!!!!!!!!

FALEIRO REPERCUTE NA ALEPA A VISITA A PRESIDENTA DILMA Á AMAZÔNIA


Discurso de Aírton Faleiro

Hoje a presidenta Dilma está na Amazônia, em Manaus, com a presença de governadores da região, inclusive Simão Jatene, para o lançamento do BRASIL SEM MISÉRIA.
Este é um acontecimento de grande importância para a região norte, com a presença da presidenta da República.

Especificamente quero falar sobre o programa de transferência de renda, com o destaque para o programa BOLSA VERDE.

Quem conhece minha trajetória sabe que desde que era sindicalista travo uma luta para que se implante uma política de pagamento para serviços ambientais, como forma de incentivar os que querem produzir ecologicamente correto.

Então quero compartilhar minha alegria aqui (na Alepa) e dizer que o BOLSA VERDE tem também um dedinho meu. Contribui na forma de texto, enviado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário sobre o pagamento de serviços ambientais e hoje vejo minhas contribuições nas regras do programa.

Destaco a importância desse programa pois todo o mundo cobra a preservação ambiental, mas também toda a sociedade, inclusive a internacional, deve também dar a sua contribuição para a preservação da Amazônia.

Ressalto que além de incentivar a quem produz ecologicamente correto, o BOLSA VERDE também integra uma política de combate à exclusão social.

Portanto parabenizo a presidenta Dilma e toda a população da Amazônia, por esse momento.

Matéria Ascom mandato

Em seu discurso na Assembléia Legislativa na manhã desta quarta-feira, 28, o deputado Aírton Faleiro (PT) repercutiu a visita da presidenta Dilma à Amazônia. Hoje está sendo lançado na região norte o BRASIL SEM MISÉRIA, com destaque para o programa BOLSA VERDE.

Faleiro destacou a importância da presença de Dilma na região e enfatizou a grandeza do BRASIL SEM MISÉRIA com a proposta de combater a exclusão social. “Ressalto que além de incentivar a quem produz ecologicamente correto, o BOLSA VERDE também integra uma política de combate à exclusão social”, disse o parlamentar.

O deputado também compartilhou com seus pares a satisfação em ver sua contribuição no programa de pagamentos de serviços ambientais. “Então quero compartilhar minha alegria aqui (na Alepa) e dizer que o BOLSA VERDE tem também um dedinho meu. Contribui na forma de texto, enviado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário sobre o pagamento de serviços ambientais e hoje vejo minhas contribuições nas regras do programa.”, afirmou.

BRASIL SEM MISÉRIA - A presidenta Dilma Rousseff, lançou na manha de hoje, em Manaus, o BRASIL SEM MISÉRIA na região norte. No evento foram anunciadas ações do governo federal para combater a exclusão social como políticas para transferência de renda, fortalecimento da agricultura familiar e estímulo à preservação ambiental que têm o objetivo de tirar quase 3 milhões de brasileiros nesta região que vivem na condição de extrema pobreza. Para tanto está prevista a identificação de 30 mil famílias na região norte que estão sem acesso às políticas sociais do governo federal.

BOLSA VERDE – O programa faz parte do BRASIL SEM MISÉRIA e deve beneficiar 3.500 famílias de extrativistas com o valor de R$ 300,00 a serem pagos trimestralmente pela Caixa Econômica Federal. A reserva extrativista Caeté-Taperaçu, no Pará recebeu a concessão de direito de uso os moradores. Para receber o benefício as famílias tem que estar cadastradas no BOLSA FAMÍLIA, integrar o Cadùnico: ter renda familiar per capita de R$ 70,00 e exercer uma atividade de conservação.

Festival Jacaré Verão será Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará

Foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 28, na Assembléia legislativa do Estado do Pará, o Projeto de Lei, de autoria do deputado Aírton Faleiro, que reconhece como Patrimônio Cultural e Imaterial o Festival JACARÉ VERÃO, do município de Jacareacanga.

Com uma população estimada em cerca de 15 mil habitantes, o município de Jacareacanga fica situado na região do Tapajós.

Há cinco anos realiza o JACAREVERÃO, evento que envolve toda a população do município, atraindo turistas de toda a região.

O evento não é somente uma oportunidade de lazer e entretenimento, mas também um instrumento de inclusão social.

O PL agora vai a apreciação.

Faleiro participa de Baile das Flores

Texto: Ascom mandato

Prefeito Aparecido Florentino, Dep. Aírton Faleiro e dep Zé Geraldo na entrega da placa.

O deputado Aírton Faleiro participou no dia 24, da 16ª Edição do Baile das Flores, no Município de Rurópolis, quando na ocasião entregou a placa que concede ao evento o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará.

Dep Junior Ferrari, prefeito Aparecido, Faleiro e Zé Gerado

O título foi aprovado pela Assembléia Legislativa, por meio de Projeto de Lei, de autoria de Faleiro. O Baile das Flores é referência em toda região do Estado.

Este ano 16 belas jovens concorreram ao título de Rainha das Flores 2011. A festa foi promovida no Hotel Presidente Médici. A vencedora foi Darliane Gonçalves.



Fonte da foto da rainha: Blog do Ribeiro Junior

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Apresentação do Boto Tucuxi repercute na Assembleia











Fotos: Ozéas Santos - Clique nas imagens para ampliar.

A iniciativa do deputado Airton Faleiro (PT) em trazer o Boto Tucuxi para a Sessão Solene pelo dia Mundial do Turismo, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26, na Assembléia Legislativa do Pará, repercutiu na Sessão Ordinária de hoje, terça, 27.





O deputado Raimundo Santos (PR), autor da proposição da Sessão Solene, foi a tribuna elogiar a iniciativa de Faleiro.

A apresentação do Boto Tucuxi, que faz parte da Festividade do Sairé, que acontece em setembro, em Alter do Chão, foi um sucesso.





O show durou uma hora e encantou a todos os presentes, entre eles, autoridade e dirigentes do setor de turismo local e nacional.

HOMENAGEM À SANTARENAS










FOTOS: ELIAS SANTOS





Durante a solenidade a prefeita de Santarém, Maria do Carmo e a secretária de Cultura do município, Jarle Aguiar, receberam um título honorífico de Personalidade do Turismo.
Maria do Carmo foi indicada pelo deputado do PT, Zé Maria.





A secretária de Cultura, Jarle Aguiar foi indicação do deputado Airton Faleiro (PT)

Jarle Aguiar recebe homenagem na Alepa

Foto: òzeas Santos

A secretária municipal de Cultura de Santarém, Jarle Aguiar, recebeu medalha, por minha indicação, comemorativa pelo dia do Turismo por seu trabalho em prol da cultura e do folclore da Pérola do Tapajós.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sairé na ALEPA



Texto : Edir Gillet
Fotos : Oseas Santos - clique na imagem para ampliar.

Mais de vinte e cinco integrantes do boto Tucuxi, que faz parte, junto com o boto Cor-de-Rosa, do festival do Sairé, em Santarém, se apresentaram ontem, no plenário da Assembléia Legislativa do Pará, como parte da solenidade que marcou o dia Mundial do Turismo.

A apresentação foi um sucesso e arrancou aplausos das autoridades e representantes do setor de turismo paraense e nacional.

A coreografia da dança sensual e de sedução foi realizada com a presença do boto, em forma de animal e em forma de gente. Também fez parte da dança a Cabocla Borari, que significa o nome da etnia indígena que habitou aquela região.A rainha do Sairé, Ana Lucila e a rainha do Lago Verde, Mayanny Belo, também mostram ao público os passos de carimbó.


O boto Tucuxi é bi-campão do festival do Sairé, realizado em Alter do Chão, no mês de setembro. O Boto Tucuxi já ganhou seis títulos, dos treze já disputados.

O seu oponente, o boto Cor-de-Rosa, já arrebatou sete vitórias.

Histórico
Segundo informações da secretaria de Cultura de Santarém, o Sairé é a mais antiga manifestação da cultura popular da Amazônia e resiste há mais de 300 anos.

O Sairé consiste em um ritual religioso que se repete durante o dia, culminando com a cerimônia da noite, que inclui ladainhas e rezas, seguida da parte profana da festa, representada pelos shows artísticos, com a apresentação de danças típicas e o confronto dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa.

A festividade dura cinco dias e marca o entrelaçamento social e cultura entre os colonizadores portugueses e índios da região do Tapajós.

“ Há treze anos resolvemos criar esta manifestação da disputa dos botos para evitar que a festa do Sairé fosse apenas um encontro de farra e praia. Fizemos isso para resgatar a lenda mais genuína do nosso folclore”, disse Edilberto Ferreira, presidente do Tucuxi e um dos fundadores da disputa entre os botos.

Este ano o Tucuxi se apresentou com mais de 700 brincantes. Já o Cor-de-Rosa levou mais de 500 para a avenida.

“Fico muito feliz em poder trazer para esta solenidade na Alepa um pouco da cultura e do folclore de Santarém”, disse o deputado Airton Faleiro, autor da idéia de trazer a apresentação para a solenidade em homenagem ao turismo.

Boto Tucuxi faz sucesso na Alepa


Foi um sucesso a apresentação do Boto Tucuxi, que faz parte do festival do Sairé, em Alter do Chão, no município de Santarém.


O espetáculo, que contou com a presença de 25 dançarinos, aconteceu durante a solenidade que marcou o Dia Mundial do Turismo, realizada na manhã desta segunda-feira, na Assembléia Legislativa do Pará.


A idéia de trazer o Boto Tucuxi foi do deputado Airton Faleiro (PT), e foi acatada pelo presidente da Casa, deputado Manoel Pioneiro (PSDB).


A coreografia da dança sensual e de sedução foi realizada com a presença do boto, em forma de animal e em forma de gente. Também na dança a Cabocla Borari, a rainha do Sairé, Ana Lucila e a rainha do Lago Verde, Mayanny Belo.


“ Fico muito feliz em poder trazer para esta solenidade um pouco da cultura e do folclore de Santarém”, disse o deputado Airton Faleiro, ao final da sessão.


O Boto Tucuxi é bi-campeão do Festival do Sairé, realizado em Alter do Chão. O Boto Tucuxi já ganhou seis títulos, dos treze disputados.



Fotos: OZÉAS SANTOS/ALEPA