sexta-feira, 22 de março de 2013

Faleiro nesta sexta em Altamira, Brasil Novo e Uruará

via assessoria

AGENDA - Em Altamira, pela manhã, o deputado Aírton Faleiro participa de plenária do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Xingu (PDRS), que acontece na Associação Comercial e Empresarial de Altamira (Aciapa). 

Depois segue para Brasil Novo para prestigiar a sessão da Câmara Municipal. A tarde se reúne com lideranças de movimentos sociais deste município. 

À noite participa de reunião com lideranças do município de Uruará.

Enfrentar o racismo é necessário para consolidar a democracia e reduzir as desigualdades, afirma ministra


Fonte: Blog do Planalto


A necessidade de se assegurar oportunidades a todos para a realização de uma democracia racial foi destacada por Luiza Bairros, ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, nesta quinta-feira (21), na cerimônia que comemorou os dez anos da criação da pasta, e lembrou os desafios e conquistas do movimento negro na última década.

Antes, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, Luiza afirmou que o novo Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) vai reforçar avanços do Estatuto da Igualdade Racial e das cotas.

“É necessário enfrentar o racismo como fundamento para a consolidação do processo democrático e redução das desigualdades. (…) Não obstante a crescente formalização do mercado de trabalho, persistem a desigualdade racial e social, porque são negras 68% das pessoas consideradas pobres. (…) Os avanços promovidos pela SEPPIR nos colocam um compromisso muito maior: conciliar as demandas do presente com as expectativas do futuro com todo um passado remoto e presente que nos cobra a recuperação da memória para o fortalecimento da democracia no Brasil”, afirmou.

A Organização das Nações Unidas definiu 21 de março como o Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial por conta do assassinato de 69 negros durante uma manifestação pacífica em Sharpeville, na África do Sul, em 1960, pela polícia do antigo regime segregacionista do apartheid.

quinta-feira, 21 de março de 2013

ENERGIA: Faleiro e prefeitos de Gurupá e Almeirim em reunião com Celpa

por assessoria

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) acompanhou nesta quarta, 20, os prefeitos Raimundo Nogueira, de Gurupá e José Botelho, de Almeirim e o vereador de Almeirim, Landio França (todos do PT) em audiência na Celpa, para tratar de assunto referente à execução do programa federal Luz Para Todos. A comitiva foi recebida pelo assessor da Presidência, Alváro Bressan.

LUZ PARA TODOS - Na ocasião os prefeitos e os parlamentares foram informados de que o comitê gestor estadual do Luz Para Todos apresentou um bloco de obras para validação ao Ministério de Minas e Energia (MME) para assinatura de contrato e execução. Nesse novo contrato constam comunidades de Almeirim e Gurupá. Para serem atendidas outras localidades em um outro contrato os gestores municipais se comprometeram em fazer levantamentos georrefenciados a serem encaminhados ao comitê para aprovação. 


CONTRATO ESPECIAL ENTORNO DE BELO MONTE - A concessionária havia apresentado ao MME o levantamento detalhado e valores para o atendimento de mais de 21 mil famílias dos 10 municípios do entorno da usina de Belo Monte. Nesta semana representantes do ministério estiveram reunidos com a Celpa para validar os valores do contrato especial - num montante de R$ 269 milhões para execução - faltando agora a assinatura contratual para o início das obras.



Congresso Regional da Fetagri em Altamira

por assessoria


O deputado estadual Aírton Faleiro, está hoje, 21, em Altamira, onde participa do Congresso Regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura - Fetagri/Pará. Esta plenária é preparatória para o Congresso Estadual da Fetagri, que acontecerá de 1º a 4 de abril, em Belém.





quarta-feira, 20 de março de 2013

FALEIRO : “DEVEMOS PRESTAR SOCORRO À ALMEIRIM e MONTE DOURADO”



por assessoria

Em discurso na Assembléia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, 20, o deputado estadual Aírton Faleiro (PT) falou sobra a grave situação por que passa Almeirim. É no distrito de Monte Dourado, situado neste município, que fica a Jari Celulose que teve paralisada seus trabalhos, tendo como conseqüência direta a dispensa de milhares de trabalhadores.   A empresa alega baixa na produção e tem a meta de retomada em outubro. 

“Vou organizar uma audiência pública aqui na Alepa, com a presença de governos estadual e federal, poder municipal e representantes da empresa para buscamos um esclarecimento da real situação, pois devemos buscar socorro junto aos poderes”, disse Faleiro.
 



A empresa paralisou suas atividades no início deste ano, com prazo de dez meses para a empresa retornar o trabalho. A pretensão é iniciar um novo projeto onde a empresa passaria a produzir celulose solúvel, a partir do mês de outubro. Todos os funcionários contratados (entre cinco mil e seis mil, foram demitidos), permanecendo apenas um número muito menor.

Jari Celulose
A Jari Celulose é o que restou do Projeto Jari, que iniciou em 1967, na fronteira entre Pará e Amapá, às margens do rio Jari (Vale do Jari), que compreende os municípios de Vitória e Laranjal do Jari (AP) e Almeirim (PA). A sede da empresa fica no distrito de Monte Dourado (Almeirim). O projeto foi idealizado pelo bilionário americano Daniel Ludwige. Ele trouxe do Japão uma fábrica de celulose que passou mais de 50 dias para chegar à fronteira, flutuando em plataformas gigantescas. A cidade de Monte Dourado foi construída nos moldes americanos e com infraestrutura básica, como hospital, escolas e locais de lazer.
Em 2000, a empresa passou a ser controlada pelo Grupo Orsa. O grupo reúne três empresas: Jari Celulose, Papel e Embalagens S.A, Orsa Florestal e Ouro Verde Amazônia, que atuam de forma integrada nos estados do Amazonas, Pará, Goiás e São Paulo.

Site repercute visita de Faleiro e Zé Geraldo em Gurupá

 DA AGENCIA DE NOTICIA SBC GURUPÁ

Deputados estadual e federal discutem situações problemáticas de Gurupá
19/03/2013

Deputados reúnem no gabinete municipal com vereadores e prefeito(foto: Dailton Palheta)Não é nenhuma crise, mas, todos sabem que Gurupá atravessa momentos de turbulência no setor administrativo, a exemplo da maioria dos municípios do Pará. A visita do Dep. estadual Airton Faleiro e do Dep. federal Zé Geraldo, ambos do PT, ocorrida na última sexta-feira(15), pode ter acontecido em uma boa hora. LEIA MAIS. CLIQUE AQUI!

Francisco confirma participação na Jornada Mundial da Juventude e visita ao Santuário de Aparecida



 
Na véspera do encontro, a presidenta acompanhou a missa inaugural do Pontificado de Francisco. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

FONTE: BLOG DO PLANALTO

A presidenta Dilma Rousseff foi a primeira chefe de Estado a ser recebida pelo papa Francisco depois da entronização. Segundo Dilma, o fato foi destacado pelo próprio papa durante encontro no Palácio Apostólico, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira (20). A presidenta ainda revelou que Francisco confirmou presença na Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro, e que pretende visitar a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

    “Ele estava me dizendo que ele espera uma presença grande dos jovens na medida em que ele é o primeiro papa, ele é várias coisas primeiro: ele é o primeiro Francisco, o primeiro jesuíta, o primeiro latino-americano, o primeiro argentino, e ele espera a presença massiva de jovens. (…) Ele vai, logo depois da grande participação, em Aparecida, e até me lembrou que, em 2007, ele esteve em Aparecida e me deu um livro que é a síntese do que eles fizeram em Aparecida em 2007, que foi uma conferência de bispos latino-americanos”, afirma.

A presidenta também voltou a destacar a importância do compromisso do papa com os pobres e com as populações mais fragilizadas. Para Dilma, essa postura faz com que a relação com o Brasil ganhe em importância, já que o governo vem focando, nos últimos dez anos, a superação da pobreza extrema.

    “Ele é uma pessoa extremamente carismática e, ao mesmo tempo, com um grande compromisso com os pobres, o que torna a relação com o Brasil uma relação muito importante para nós. Porque o governo brasileiro vem nos últimos 10 anos, a partir do Lula, focando a questão da superação da pobreza. E é uma política de estado, eu inclusive, expliquei para ele como é que nós estamos, e ele conhecia bastante bem, não houve nenhuma surpresa da parte dele, ele sabia o que nós estávamos fazendo”, completa.

O papa, segundo Dilma, ainda falou da tragédia em Santa Maria (RS), quando o Brasil teria demonstrado força e ternura.

    “‘Eu fiquei muito comovido com a questão que ocorreu em Santa Maria e acho que a gente tem na vida que demonstrar força e ternura. Em Santa Maria, o Brasil demonstrou força e ternura’. Eu fiquei muito agradecida também e acho que ele será um papa muito importante para o momento em que todos nós vivemos”, disse.

Por fim, Dilma afirmou que a Argentina está de parabéns pela escolha do papa Francisco, e brincou com um jornalista argentino.

    “Olha, vocês têm muita sorte. É um grande papa. A Argentina está de parabéns. Agora a gente sempre diz “o papa é argentino, mas Deus é brasileiro”, finaliza.

Na imprensa hoje: Legislativo paraense definirá sua posição. Royalties e a liminar.

Fonte: Diário do Pará


CLIQUE PARA AMPLIAR.



Faleiro e Zé Geraldo em Gurupá


por assessoria
 
Os deputados petistas Airton Faleiro (estadual) e Zé Geraldo (federal) estiveram em Gurupá, pela parte da tarde e noite, da última sexta, 15, em reunião  com lideranças do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) e também com gestores municipais, entre os quais o prefeito Raimundo Nogueira e uma plenária com uma militância do PT. 
 
Em pauta, apressar a inauguração da agencia do Banco do Brasil, a construção da agencia do INSS, a execuação do programa federal Luz Para Todos nas comunidades isoladas e recursos federais e estaduais para atender as demandas da comunidade local.
 





Faleiro em Cametá. Encontro da Região Tocantina.

Por assessoria

No último sábado, 16, o deputado Aírton Faleiro participou, em Cametá,  do "Encontro da Região Tocantina", com lideranças municipais e regionais do PT. Na pauta, as críticas e oposição ao governo tucano no Pará, os avanços das políticas do governo federal e novas demandas para o governo da presidenta Dilma.

 Deputado federal Zé Geraldo, deputado federal Miriquinho, prefeito de Cametá Irácio, deputado estadual Alfredo Costa, deputado estadual Bordalo, ex-governadora do Pará Ana Júlia, ex-deputado federal Paulo Rocha e deputado estadual Airton Faleiro.

 Bordalo, Ana Júlia, Paulo Rocha, Zé Gerado, Aírton Faleiro, deputado federal Beto Faro e Irácio.



Para Dilma, compromisso do papa Francisco com os pobres é importante para o mundo

Fonte: Blog do Planalto

 A presidenta Dilma Rousseff se encontra, nesta quarta-feira (20), com o papa Francisco, no Palácio Apostólico, no Vaticano, às 11h (horário local, com 4h a mais em relação à Brasília). A volta está prevista para as 12h10, e a chegada para as 22h20 (horário de Brasília).




Para Dilma, compromisso do papa Francisco com os pobres é importante para o mundo

Em conversa com os jornalistas em Roma, nesta terça-feira (19), Dilma Rousseff destacou a importância das palavras do papa Francisco na missa inaugural de seu pontificado, em que afirmou compromisso com os pobres. Para a presidenta, os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer em julho no Rio de Janeiro, devem ser o tema central do encontro entre os dois amanhã.

    “Acho que o papa fez um sermão bastante interessante, porque afirmou um grande compromisso com os pobres. (…) Esse fato de um papa se comover, se dedicar e afirmar que é esse o seu objetivo é muito importante para o mundo. (…) Vamos ter no Brasil a Jornada da Juventude, e tenho a impressão que é o maior evento que o papa vai participar. E isso vai atrair uma multidão de jovens católicos. E esse eu acho que vai ser o tema central do encontro”, afirmou.

Dilma ainda lembrou que os visitantes que virão para o evento serão muito bem recebidos pelos brasileiros. Para a presidenta, a opção preferencial do religioso pelos pobres tem a ver com o fato de a América Latina estar passando por um processo de superação da pobreza.

    “Eu acho que inclusive o fato dele ter opção preferencial pelos pobres tem a ver com o nosso continente, que está passando por um processo de superação da pobreza, o que deve comover, de fato, um padre da nossa região. Então, eu acredito que é uma contribuição da América Latina para o mundo”, completou.

terça-feira, 19 de março de 2013

Visita da OI ao gabinete

por assessoria

O deputado Aírton Faleiro recebeu em seu gabinete nesta terça-feira, 19, a visita de cortesia do gerente de Relações Institucionais da OI, Estélio Risuenho, que falou sobre a expansão do atendimento da operadora no interior do estado.




Visita do prefeito de Gurupá ao gabinete

por assessoria

O deputado Aírton Faleiro recebeu em seu gabinete, nesta terça, 19, a visita do prefeito de Gurupá, Raimundo Nogueira (PT). Na pauta da visita, encaminhamento de demandas de interesse do município.




Aprovação do governo Dilma atinge recorde de 63%, diz Ibope


Fonte: Do G1, em Brasília

Última pesquisa indicava aprovação de 62%; índice está dentro da margem.
Aprovação pessoal entre janeiro e março oscilou de 78% para 79%.


A aprovação do governo Dilma Rousseff passou de 62% de 63%  entre janeiro e março, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta terça-feira (19). É o maior índice já alcançado pelo governo Dilma. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O percentual de 63% é o dos entrevistados que consideram o governo "bom" ou "ótimo", de acordo com o levantamento. O Ibope ouviu 2.002 eleitores com mais de 16 anos em 143 municípios entre os últimos dias  8 e 11 de março.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva alcançou, no segundo mandato, 73% de aprovação do governo e 84% na avaliação pessoal.

A aprovação pessoal de Dilma passou de 78% para 79%, dentro da margem de erro. O índice de quem desaprova Dilma se manteve em 17%, o mesmo percentual da pesquisa passada, realizada em dezembro.

Perfil

Pela pesquisa Ibope, o índice de aprovação do governo Dilma é maior dentre as pessoas com mais de 50 anos. Nessa faixa etária, 66% consideram o atual governo "ótimo" ou "bom".

Entre os que têm de 16 a 24 anos, a aprovação é de 58%. Entre os que possuem curso superior, 53% consideram o governo "ótimo" ou "bom". Considerando os que cursaram até a 4ª série da educação fundamental, o percentual sobe para 71%.

Em termos geográficos, a região Nordeste são as que puxam para cima o índice de aprovação do governo. O percentual de "ótimo" ou "bom" passou de 68% para 72%. As demais regiões tem aprovação na faixa de 60%.

Índice de confiança

O índice de confiança na presidente Dilma Rousseff  aumentou de 73% paras 75%, variação dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.Não confiam em Dilma, segundo a pesquisa, 22% da população mesmo percentual registrado na última pesquisa.

Dois últimos anos do governo

De acordo com o levantamento, aumentou o otimismo com relação aos próximos dois anos de governo da presidente. Consideram que o restante do mandato de Dilma será "ótimo" ou "bom" 65% dos entrevistados, três pontos percentuais a mais que o verificado na última pesquisa. Aumento, portanto, que ultrapassa a margem de erro.


Economia

A pesquisa Ibope revela uma pequena melhora avaliação da população com relação às medidas econômicas do atual governo. No entanto, a maioria dos brasileiros ainda desaprovam as políticas de impostos e taxa de juros.

O percentual dos que aprovam a política de combate à inflação passou de 45% para 48%, ultrapassando a margem de erro.

Também houve melhora na avaliação da população com relação aos impostos. O índice de desaprovação caiu de 65% em dezembro para 60%. A aprovação dos impostos cobrados passou de 30% para 36%.
O descontentamento em relação à taxa de juros, se manteve estável. O índice de aprovação passou de 41% para 42%, enquanto o percentual de desaprovação passou de 51% em dezembro para 50%, em março, variações dentro da margem de erro.

O combate ao desemprego é bem avaliado por 57% dos entrevistados, contra 40%.

Áreas sociais

Em relação à área da saúde, a taxa de aprovação do governo passou de 25% para 32%. Desaprovam as medidas no setor 67% da população.

A aprovação na área de segurança pública passou de 30% em dezembro, para 32%, em março. A desaprovação caiu de 68% para 66%, oscilações dentro da margem de erro.

A área mais bem avaliada do governo continua sendo a do combate à fome e à pobreza, que passou de 62% em aprovação para 64%. A desaprovação caiu de 36% para 34%, variações dentro da margem de erro.

As medidas de proteção ao meio ambiente são aprovadas por 57%, aumento de cinco pontos percentuais em relação a dezembro do ano passado. A desaprovação passou de 42% para 36%.

Com relação à educação, a aprovação foi de 43% para 47%.


Comparação com Lula

De acordo com a pesquisa, 61% dos brasileiros consideram o governo Dilma igual ao governo Lula. Em dezembro, esse índice era de 59%.

Aumentou de 19% para 20% o percentual dos que consideram o atual governo melhor do que o anterior. O restante dos entrevistados não respondeu.

Castelo dos Sonhos: Faleiro repudia assassinato de líder rural e pede providências urgentes das autoridades

por assessoria

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) protocola na manhã desta terça-feira, 19, junto à mesa diretora da Assembléia Legislativa, moção em que pede a tomada de providências, investigação e punição, por parte dos governos estadual e federal, dos culpados pelo assassinato de Gilzan Teixeira de Lima, no último dia 16, em Castelo dos Sonhos, Altamira.

A vítima era um dos dirigentes do projeto de assentamento Brasília e esposo da presidente da Associação Vale do Jamanxim, Izabel Oliveira. Gilzan foi morto a facadas.

Na moção o parlamentar também repudia a prática antiga e brutal, ainda presente no cotidiano do estado.  Para o Faleiro "essa morte só confirma a lentidão e ineficiência  da política de reforma agrária, tornando a situação preocupante para os trabalhadores. Meu mandato, que é representante da luta agrária e rural, deixa claro indignação com este método de resolução de conflitos, visto que não há forma mais desprezível de se extinguir o conflito do que tirando a vida - bem mais precioso que a pessoa possui - de forma brutal e covarde.

Presidenta Dilma conversa com o papa Francisco



Fonte: Agencia Brasil


 A presidenta Dilma Rousseff se encontrou hoje (19) com o papa Francisco por alguns minutos. Os dois conversaram, na fila de cumprimentos, após a cerimônia que marca o começo do pontificado. Antes do encontro, a presidenta disse que sua intenção era conversar com Francisco sobre o combate à pobreza e à fome no mundo.

Dilma elogiou o empenho do papa em dar prioridade aos pobres. Ela ressaltou ontem que o papa Francisco “tem um papel importante a cumprir”.“É uma postura importante”, disse ela, referindo-se à preocupação dele com os pobres.

Em seguida, a presidenta acrescentou: “É claro que o mundo pede hoje além disso [da preocupação com os pobres] que as pessoas sejam compreendidas e que as opções diferenciadas das pessoas sejam compreendidas”.

A presidenta lembrou que os ensinamentos de Jesus Cristo devem ser colocados em prática. “Acho que é um papa preocupado com a questão dos pobres no mundo. O papa tem um papel especial e eu acho que ele cumpre, vamos dizer assim, os princípios básicos que inspiraram o cristianismo e que inspiraram Cristo”, ressaltou a presidenta.

FRANCISCO: Papa pede a líderes que evitem destruição e mortes





Fonte: Agencia Brasil

Dirigindo-se, como de costume, aos cardeais e fiéis chamando-os de “queridos irmãos e irmãs”, o papa Francisco apelou hoje (19) aos líderes políticos para que sejam responsáveis. Ele usou as expressões “por favor”  e “pedir” ao se dirigir aos líderes para que assumam o papel de “guardiões”, afastando os riscos de destruição e morte no mundo.

O apelo ocorreu na missa que marca o começo de seu pontificado. Francisco pediu ainda que todos mantenham a esperança, mesmo nos momentos mais difíceis. Citou várias passagens bíblicas e mencionou repetidas vezes a palavra “responsabilidade”.

“Queria pedir, por favor, a quantos ocupam cargos de responsabilidade em âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos 'guardiões' da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiões do outro, do ambiente; não deixemos que sinais de destruição e morte acompanhem o caminho deste nosso mundo”, disse Francisco.

Pelo menos 132 países enviaram delegações. A presidenta Dilma Rousseff participou da missa acompanhada por uma comitiva de ministros e assessores. Também estavam presentes 32 líderes de distintas religiões, segundo o Vaticano.

O papa reiterou ainda que há sentimentos, como o ódio, a inveja e o orgulho, que “sujam a vida”. “Lembremo-nos de que o ódio, a inveja, o orgulho sujam a vida. Guardar quer dizer vigiar sobre os nossos sentimentos, o nosso coração, porque é dele que saem as boas intenções e as más: aquelas que edificam e as que destroem”.

Para Francisco, os líderes e os que são guiados por eles não devem temer a bondade. “Não devemos ter medo da bondade, nem mesmo da ternura”, ressaltou. “Cuidar, guardar requer bondade e requer ser praticado com ternura.”

Ao ler a passagem bíblica do Livro de Romanos, o papa mencionou a necessidade de manter a esperança viva. “São Paulo fala de Abraão, que acreditou  'com esperança, para além do que se podia esperar'”, disse ele. “Também hoje, perante tantos momentos de céu cinzento que há necessidade de ver a luz da esperança e de darmos nós mesmos a esperança”, acrescentou.

Francisco recomendou que todos se tornem guardiões uns dos outros. Segundo ele, para por em prática o conselho é necessário assumir a sinceridade como premissa.  “É viver com sinceridade as amizades, que são um mútuo guardar-se na intimidade, no respeito e no bem”, disse ele. “Sede guardiões dos dons de Deus.”
O papa ressaltou que quando o homem falha, ele abre espaço para que forças negativas dominem. Ele citou como exemplo o rei Herodes, mencionado na bíblia, como aquele que perseguiu judeus e seus filhos.
“Quando o homem falha nesta responsabilidade, quando não cuidamos da criação e dos irmãos, então encontra lugar a destruição e o coração fica ressequido. Infelizmente, em cada época da história, existem 'Herodes', que tramam desígnios de morte, destroem e deturpam o rosto do homem e da mulher”, disse Francisco.

O papa lembrou dos ensinamentos de São Francisco de Assis. “É ter respeito por toda a criatura de Deus e pelo ambiente onde vivemos. É guardar as pessoas, cuidar carinhosamente todas elas e cada uma, especialmente, as crianças, os idosos, aqueles que são mais frágeis e que muitas vezes estão na periferia do nosso coração”, destacou Francisco.

Francisco encerrou a missa com um pedido, que se transformou em sua marca. “Peço a intercessão da Virgem Maria, de São José, de São Pedro e São Paulo, de São Francisco, para que o Espírito Santo acompanhe o meu ministério, e, a todos vós, digo: 'Rezai por mim!' Amém”.

Fonte: Agência Brasil

segunda-feira, 18 de março de 2013

Faleiro em Itaituba nesta segunda


Por assessoria

O deputado estadual Aírton Faleiro está no município de Itaituba nesta segunda-feira, 18, onde cumpre agenda de reunião com lideranças de organizações sociais da região do Tapajós.


Na imprensa hoje: Cassados recebem desagravo

 Fonte: O Liberal



CLIQUE PARA AMPLIAR.



“Gesto de violência contra a mulher é gesto de violência contra a sociedade”, afirma Dilma



Fonte: Blog do Planalto


A presidenta Dilma Rousseff destacou, no programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (18), a importância de se denunciar a violência contra a mulher, que ela classificou como um gesto de violência contra a sociedade. Na última semana, Dilma anunciou o programa Mulher, Viver Sem Violência, que vai construir, em cada estado do país, a Casa da Mulher Brasileira, que vai integrar, em um único espaço, todos os serviços de apoio às mulheres.

“Saibam que o meu governo está trabalhando para apoiar e proteger as mulheres da violência. Por isso, eu quero pedir às mulheres que não deixem de denunciar qualquer ameaça, qualquer gesto de violência, porque gesto de violência contra a mulher é gesto de violência contra a sociedade. (…) Se você sabe de um caso de violência doméstica no seu bairro, ligue para o 180. Você não precisa se identificar e esse telefonema pode salvar a vida de uma mulher e vai transformar para melhor a nossa sociedade”, recomendou.

Com a Casa da Mulher Brasileira, que será construída na capital dos 26 estados e no Distrito Federal, serviços como delegacia especializada, defensoria pública, juizado especial de violência doméstica, equipes de psicólogos e de assistentes sociais, além de alojamento provisório e brinquedoteca para as crianças ficarem enquanto a mãe está sendo atendida.

“Nós vamos construir essa casa, Luciano, em todos os estados do país, nos 26 estados e aqui no Distrito Federal. A Casa vai ser um lugar de acolhimento, de apoio, um ponto de referência onde as pessoas sabem que podem ir para serem atendidas, protegidas e também é um início para quem, muitas vezes, precisa de recomeçar a vida. Vai ser uma casa, portanto, de abrigo e de proteção, mas também uma casa de luta. Vai combinar a luta contra a violência e todo o incentivo e a proteção para a mulher ter mais autonomia”, defendeu.