terça-feira, 19 de março de 2013

Castelo dos Sonhos: Faleiro repudia assassinato de líder rural e pede providências urgentes das autoridades

por assessoria

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) protocola na manhã desta terça-feira, 19, junto à mesa diretora da Assembléia Legislativa, moção em que pede a tomada de providências, investigação e punição, por parte dos governos estadual e federal, dos culpados pelo assassinato de Gilzan Teixeira de Lima, no último dia 16, em Castelo dos Sonhos, Altamira.

A vítima era um dos dirigentes do projeto de assentamento Brasília e esposo da presidente da Associação Vale do Jamanxim, Izabel Oliveira. Gilzan foi morto a facadas.

Na moção o parlamentar também repudia a prática antiga e brutal, ainda presente no cotidiano do estado.  Para o Faleiro "essa morte só confirma a lentidão e ineficiência  da política de reforma agrária, tornando a situação preocupante para os trabalhadores. Meu mandato, que é representante da luta agrária e rural, deixa claro indignação com este método de resolução de conflitos, visto que não há forma mais desprezível de se extinguir o conflito do que tirando a vida - bem mais precioso que a pessoa possui - de forma brutal e covarde.

2 comentários:

  1. Que Deus em sua infinita bondade ilumine meus caminhos e que me dê forças para continuar a minha jornada na terra, pois ela e muito grande, árdua e requer batalhas todos os dias em defesa dos trabalhadores do campo e pelo direito a terra.
    Meu filho sofreu atentado, em julho 2012, tendo sido baleado,levando 6 tiros na varanda da minha casa,ficando 6 messes em uma cadeira de roda,vivo hoje só por um milagre de Deus,hoje meu coração chora de tristeza pela perda do meu companheiro .
    E este acontecimento coincidentemente só aconteceram após uma visita do Incra ou de alguma equipe que venha prestar trabalho no assentamento PDS Brasila que hoje represento.
    A policia inventa desculpa para os acontecimento,mas nós representante do movimento social sabemos que é a retomada de conflitos fundiários ,todos conhecem o histórico de Castelo de Sonhos,e mesmo nós tendo denunciado varias ameaças sofrida,nada fizeram,quantos mais vão ter que morrer para tomarem providencias?
    Em castelo de sonhos temos 15,000 habitantes e 5 policiais militar,e na policia civil 1 investigador,ao cobrar previdências a policia civil sobre o caso ,o policial Araújo também me pediu ajuda ,”cobre pra enviar um delegado e mais investigadores,porque ele estando só fica impossível trabalhar”
    Senhores aqui é Brasil,somos Brasileiros,seres humanos que precisa de ajuda.
    Talvez a próxima vitima seja eu,ou um familiar,ou um companheiro de trabalho,peço SOCORRO mais uma vez,enquanto ainda consigo gritar,porque minha forças está se acabando.

    Izabel Oliveira

    ResponderExcluir
  2. companheira, como é conhecedora estou acompanhando seu triste drama e o desafio de continuar o trabalho social no PDS Brasília, a título de informação, lhe comunico que hj aprovei moção na Alepa onde relato o ocorrido e solicito a atuação da Justiça estadual e federal. Além disso, enviei ofício a SEGUP e ao sistema de segurança a nível federal pedindo a designação de um delegado especial para cuidar do caso, além da efetivação da um delegado da Policia civil e mais investigadores para ficarem permanente em Castelo dos Sonhos. Da mesma forma solicitei a federalização deste caso, junto ao Ministério da Justiça. Sugiro que vc esteja conosco no próximo dia 26, em Itaituba, por ocasião da vinda do presidente do Incra, Carlos Guedes, para tratarmos desta situação especificamente.

    ResponderExcluir