sexta-feira, 22 de março de 2013

Enfrentar o racismo é necessário para consolidar a democracia e reduzir as desigualdades, afirma ministra


Fonte: Blog do Planalto


A necessidade de se assegurar oportunidades a todos para a realização de uma democracia racial foi destacada por Luiza Bairros, ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, nesta quinta-feira (21), na cerimônia que comemorou os dez anos da criação da pasta, e lembrou os desafios e conquistas do movimento negro na última década.

Antes, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, Luiza afirmou que o novo Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) vai reforçar avanços do Estatuto da Igualdade Racial e das cotas.

“É necessário enfrentar o racismo como fundamento para a consolidação do processo democrático e redução das desigualdades. (…) Não obstante a crescente formalização do mercado de trabalho, persistem a desigualdade racial e social, porque são negras 68% das pessoas consideradas pobres. (…) Os avanços promovidos pela SEPPIR nos colocam um compromisso muito maior: conciliar as demandas do presente com as expectativas do futuro com todo um passado remoto e presente que nos cobra a recuperação da memória para o fortalecimento da democracia no Brasil”, afirmou.

A Organização das Nações Unidas definiu 21 de março como o Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial por conta do assassinato de 69 negros durante uma manifestação pacífica em Sharpeville, na África do Sul, em 1960, pela polícia do antigo regime segregacionista do apartheid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário