quarta-feira, 20 de março de 2013

FALEIRO : “DEVEMOS PRESTAR SOCORRO À ALMEIRIM e MONTE DOURADO”



por assessoria

Em discurso na Assembléia Legislativa, na manhã desta quarta-feira, 20, o deputado estadual Aírton Faleiro (PT) falou sobra a grave situação por que passa Almeirim. É no distrito de Monte Dourado, situado neste município, que fica a Jari Celulose que teve paralisada seus trabalhos, tendo como conseqüência direta a dispensa de milhares de trabalhadores.   A empresa alega baixa na produção e tem a meta de retomada em outubro. 

“Vou organizar uma audiência pública aqui na Alepa, com a presença de governos estadual e federal, poder municipal e representantes da empresa para buscamos um esclarecimento da real situação, pois devemos buscar socorro junto aos poderes”, disse Faleiro.
 



A empresa paralisou suas atividades no início deste ano, com prazo de dez meses para a empresa retornar o trabalho. A pretensão é iniciar um novo projeto onde a empresa passaria a produzir celulose solúvel, a partir do mês de outubro. Todos os funcionários contratados (entre cinco mil e seis mil, foram demitidos), permanecendo apenas um número muito menor.

Jari Celulose
A Jari Celulose é o que restou do Projeto Jari, que iniciou em 1967, na fronteira entre Pará e Amapá, às margens do rio Jari (Vale do Jari), que compreende os municípios de Vitória e Laranjal do Jari (AP) e Almeirim (PA). A sede da empresa fica no distrito de Monte Dourado (Almeirim). O projeto foi idealizado pelo bilionário americano Daniel Ludwige. Ele trouxe do Japão uma fábrica de celulose que passou mais de 50 dias para chegar à fronteira, flutuando em plataformas gigantescas. A cidade de Monte Dourado foi construída nos moldes americanos e com infraestrutura básica, como hospital, escolas e locais de lazer.
Em 2000, a empresa passou a ser controlada pelo Grupo Orsa. O grupo reúne três empresas: Jari Celulose, Papel e Embalagens S.A, Orsa Florestal e Ouro Verde Amazônia, que atuam de forma integrada nos estados do Amazonas, Pará, Goiás e São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário