sábado, 15 de dezembro de 2012

Planejamento


Estou participando desde ontem em Belém, do planejamento dos mandatos dos deputados: Zé Geraldo, Airton Faleiro, Bernadete e Valdir Ganzer juntamente com dirigentes do partido de varias regiões do estado

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Aprovação do governo Dilma se mantém em 62%, aponta Ibope Percentual, registrado em setembro, é o melhor desde o início do mandato.


Fonte: G1



A aprovação do governo Dilma Rousseff se manteve em 62% dos entrevistados que consideram o governo "bom" ou "ótimo", de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira (14).  O mesmo percentual, divulgado em setembro, é o melhor registrado desde o início do governo Dilma, em 2011, pelo Ibope.

O índice dos que consideram o governo "regular" se manteve em 29%. O percentual dos que classificam o governo como "ruim" ou "péssimo" também continua em 7%. A pesquisa foi realizada entre dos dias 6 e 9 de dezembro de 2012. Foram ouvidos 2.002 eleitores com mais de 16 anos em 142 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O percentual de pessoas que aprovam o modo de governar de Dilma passou de 77%, em setembro, para 78%, variação dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. O índice de quem desaprova Dilma passou de 18% para 17%, alteração também dentro da margem de erro.
saiba mais

   

Dilma completou 65 anos nesta sexta-feira. Na noite desta quinta-feira, Dilma foi ao teatro Bolshoi, em Moscou, assistir ao espetáculo de balé "Cisne Negro" e depois jantou em um restaurante com a filha, Paula, e integrantes da comitiva, como os ministros Aloizio Mercadante (Educação), Antonio Patriota (Relaçãos Internacionais) e Fernando Pimentel (Desenvolvimento).

O índice de confiança na presidente Dilma Rousseff também se manteve estável, em 73%. Não confiam em Dilma 22% da população.

Consideram que o restante do governo Dilma será ótimo ou bom 62% dos brasileiros, mesmo percentual verificado em setembro, na última pesquisa Ibope. Passou de 24% para 25% o índice dos que consideram que o restante do governo será regular, e permanece em 7% o percentual dos que acreditam que os próximos dois anos serão ruins ou péssimos.

Parabéns, presidenta Dilma

Nesta sexta, 14, Dilma Rousseff, nossa primeira mulher presidenta do Brasil comemora seu aniversário.


Parabéns, presidenta!





Foto: google imagem

Na imprensa hoje: bancada federal do PT em ação.

Fonte: O Liberal

Na imprensa hoje: PT Pará em defesa de Lula.

Fonte: Diário  do Pará

Dilma se reúne com Putin e assina acordos nas áreas de educação, ciência e tecnologia


Fonte: Agência Brasil


No segundo dia de visita oficial a Moscou, a presidenta Dilma Rousseff se reúne hoje (14) com o presidente russo, Vladimir Putin. Eles almoçam juntos e assinam uma série de acordos bilaterais relativos à educação, ciência, tecnologia e inovação, além de parcerias em setores estratégicos. Dilma começa o dia com uma oferenda de flores no túmulo do soldado desconhecido, no Jardim de Alexandre – o primeiro parque público construído em Moscou.

Ontem (13) a presidenta se reuniu com o primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev. Dilma fez um convite para que ele visite o país e os dois conversaram sobre a exportação da carne brasileira. Segundo ela, Medvedev disse que o resultado será positivo”. A exportação da carne brasileira sofreu proibições no Japão e outros países por suspeita de contaminação pelo Mal da Vaca Louca.

Dilma também mencionou a polêmica, no Congresso Nacional, envolvendo os parlamentares favoráveis e contrários aos vetos relativos aos royalties. “Eu acredito que a minha decisão foi justa diante da legislação”, ressaltou. “O Poder Legislativo é autônomo, independente e tem todas as condições de decidir contrariamente à minha decisão.”

Segundo a presidenta, sua decisão em relação aos royalties foi motivada pela  “distribuição plena dos ganhos do petróleo para todos os brasileiros”. A proposta do governo é investir os recursos obtidos em educação. “Eu acho muito importante que tenhamos um compromisso com a educação no Brasil. Nós vamos ser um país desenvolvido plenamente quando tivermos uma educação de qualidade para todos.”
Dilma acrescentou que “[para uma educação de qualidade] são necessários recursos. "O recurso do petróleo é finito, não é renovável. Portanto, tudo o que ganharmos de petróleo, temos de deixar para a riqueza mais permanente. E qual é a riqueza mais permanente? É a educação que cada um carrega”.
A presidenta fica em Moscou até amanhã (15). A previsão é que a viagem à Rússia seja a última internacional dela este ano. A agenda para o exterior será retomada em janeiro, provavelmente para o Chile.
Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ato por Lula

Convite para ato em defesa do ex- presidente Lula, e dos 10 anos de governo popular democrático no país.


Data: 13/12/2012 (quinta-feira) Local: Auditório João Batista na Alepa Hora: 18hs




Governo federal garante R$ 9 milhões para crédito emergencial para famílias em Santarém

por assessoria

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) pediu, por meio de requerimento, que seja enviado votos de aplausos ao governo federal, que através do programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), cederá mais de R$ 9 milhões em crédito emergencial para famílias de quatro assentamentos em Santarém que foram atingidas pelas cheias deste ano. O recurso será destinado à recuperação de plantações e residências e estão sendo intermediados por projetos do escritório local da Emater.

Votos de protesto ao secretário estadual de Justiça

Por assessoria

Por meio de requerimento protocolado na manhã desta quarta-feira, dia 12, na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Aírton Faleiro (PT) pede que seja enviado votos de protesto ao secretário estadual de Justiça, Acreano Brasil, que não compareceu, nem enviou representante à audiência pública sobre a violência contra a mulher, realizada no dia 7 de dezembro, na Alepa.

A senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da CPI mista da violência contra a mulher, saiu de Belém indignada com a ausência do secretário, que fora convidado para a audiência, o que considerou um ato de desrespeito ao congresso nacional.  

Votos de protesto ao Governo do Pará

Por assessoria

Através de requerimento protocolado na manhã desta quarta-feira, dia 12, o deputado estadual Aírton Faleiro (PT) pede que seja enviado ao Governo do Pará, votos de protesto pela insensibilidade do Estado  com o pagamento do piso salarial dos professores da rede pública estadual, uma vez que foi necessário o governo ser condenado judicialmente  a elaborar  folha de pagamento suplementar para assegurar a diferença do piso dos professores aposentados, referente a janeiro e fevereiro deste ano, pelo juiz da 3ª Vara da Fazenda. 

Faleiro quer que Jatene informe medidas para solucionar problemas dos portos de terminais de cargas e passageiros

Por assessoria

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT), protocolou requerimento hoje, dia 12, na Assembléia Legislativa, para que o governador Simão Jatene informe  a respeito das providências emergenciais que serão tomadas para resolver problemas dos portos de cargas e passageiros.
  
Os portos de Belém deverão sofrer mudanças nos próximos meses com a implantação do Plano de Regularização proposto pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq). A situação da estrutura portuária preocupa o pomotor de Defesa do Consumidor, Marco Aurélio do Nascimento, que vê que a população que utiliza o transporte fluvial não tem o conforto e tampouco a segurança que merece. Sendo necessário um investimento público urgente nessa área.

Faleiro quer informações sobre a avaliação da infraestrutura de portos em Miritituba

Por assessoria

O deputado estadual Airton Faleiro (PT), por meio de requerimento, solicita que eja enviado ao secretário estadual de Meio Ambiente, Rubens José Alberto Colares, pedidode informações sobre a avaliação realizada no Centro Integrado de Governo,no dia 22/10, sobre a infra estrutura necessária de portos em Miritituba, município de Itaituba, região do Tapajós.



Faleiro apresenta PL que obriga a instalação de sistemas de segurança em UTIs neonatal e berçários


Por assessoria

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) apresentou na tribuna da Assembléia Legislativa hoje, dia 12, seu projeto de Lei para a obrigatoriedade de instalação de sistemas de câmeras  de segurança em unidades de terapia intensiva neonatal, berçarios e maternidades, no âmbito do setor público.

A finalidade deste PL é proporcionar maior segurança às gestantes, ao parto e à atenção neonatal aos recém nascidos.  Por meio da imprensa tem sido noticiados casos de raptos de bebês das unidades maternais, o que revela as graves deficiências dos sistemas de segurança até então implantados. Na opinião do parlamentar o poder público não pode ficar inerte diante desse quadro de insegurança.

"Proponho que seja instalado sistema de segurança em UTIs neo natal, em bercários e em maternidades. Não é uma medida de grande impacto financeiro e estaremos contribuindo para as famílias se sentirem seguras". 

Na imprensa hoje: Eleição na Alepa

Fonte: Diário do Pará

Clique para ampliar.



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

(in) segurança pública: Faleiro quer informações do governo estadual

Por assessoria

Dados da Síntese de Indicadores sociais 2012 divulgados pelo IBGE revelam que a população paraense lidera os índices de sensação de insegurança do país. Mais de 63% dos paraenses não se sentem seguros em sua cidade, quase 50% se dizem inseguros no seu bairro e aproximadamente 35% não se sentem seguros em sua própria casa. Em todo o país o indice da população que não se sente insegura no município em que reside é de 47%, cerca de 15 pontos percentuais abaixo da marca paraense.

Diante deste quadro e situação alarmante, o deputado estadual Aírton Faleiro (PT), pede, por meio de requerimento protocolado nesta terça-feira, 11, na Assembléia Legislativa, que o o governador Simão Jatene informe ao parlamento sobre o plano emergencial que o governo estadual vai adotar na questão de segurança pública.

"A população não tolera mais a ausência do Estado na aplicação de políticas públicas eficazes voltadas à segurança pública. a divulgação destes dados alarmantes possibilita que o governo acene com atitudes concretas e reais para diminuir a sensação de insegurança vivida hoje pela população paraense".  

Votos de aplausos à presidenta Dilma Rousseff

Por assessoria

O deputado estadual Airton Faleiro (PT) protocolou na manhã desta terça-feira, 11, dois requerimentos em que pede que a Casa envie ao governo federal, na pessoa da presidenta Dilma Rousseff, votos de aplausos pela garantia de liberação de recursos que beneficiarão a população do estado.

Primeiro pela liberação de recursos da ordem de R$ 4 milhões destinados à compra de equipamentos e material hospitalar. esses materiais deverão atender às necessidades  do programa de Atenção Básica de Saúde, da Assistência Ambulatória e Hospitalar Especializada e da Segurança Transfusional e Qualidade do Sangue e Hemoderivados.

Segundo pela liberação de recursos da ordem de R$ 20 milhões destinados a conclusão de manutenção de estradas federais até abril de 2013. Serão beneficiadas rodovias BR 010, BR 222, BR 230, BR 308 e BR 316.

Votos de pesar à família de Domingos da Silva

por assessoria

Por meio de requerimento protocolado na manhã desta terça-feira, 11, na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Aírton Faleiro (PT) pede que seja enviado votos de pesar à família de Domingos Raiol da Silva, que veio a falecer no dia 16/10 do corrente ano. Seu Domingos era pai do vereador de Primavera, Augusto da Silva.

Eleição da mesa diretora da Alepa em 1º de fevereiro

Encerrou a reunião do colégio de líderes com a presidência da Alepa. Haviam duas propostas de data para a eleição da mesa diretora: 20 de dezembro e 1º de fevereiro. 
Por 9 votos (Manoel Pioneiro PSDB, Megale PSDB, Nélio Aguiar PMN, Cassio andrade PSB, Eliel Faustino PR, Hilton Aguiar PSC, Haroldo Martins Dem, Raimundo Santos PEN e Luzineide PSD contra 4 votos de Gabriel Guerreiro PV, Parsifal PMDB, Edmilson Psol e Zé Maria PT, foi determinada a data para 1º de fevereiro. Houve um voto de abstenção de Pio X PDT.
Embora o argumento dos que defendiam a data para 1º de fevereiro fosse a preocupação em priorizar a votação do orçamento, sabemos que a verdade é de se diminuir o número da votação da chapa PMDB-PT com a saída de João Salame PPS, uma vez que sempre houve a apreciação do orçamento e eleição da mesa diretora ao mesmo tempo.
Encerrou a reunião do colégio de líderes com a presidência da Alepa. Haviam duas propostas de data para a eleição da mesa diretora: 20 de dezembro e 1º de fevereiro. 
Por 9 votos (Manoel Pioneiro PSDB, Megale PSDB, Nélio Aguiar PMN, Cassio andrade PSB, Eliel Faustino PR, Hilton Aguiar PSC, Haroldo Martins Dem, Raimundo Santos PEN e Luzineide PSD contra 4 votos de Gabriel Guerreiro PV, Parsifal PMDB, Edmilson Psol e Zé Maria PT, foi determinada a data para 1º de fevereiro. Houve um voto de abstenção de Pio X PDT.
Embora o argumento dos que defendiam a data para 1º de fevereiro fosse a preocupação em priorizar a votação do orçamento, sabemos que a verdade é de se diminuir o número da votação da chapa PMDB-PT com a saída de Salame 

Faleiro quer que Jatene esclareça sobre a obra do terminal rodoviário da UFPA

por assessoria

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT), por meio de requerimento, protocolado na manhã desta terça-feira, 11, na Assembléia Legislativa, pede que o governador Simão Jatene informe sobre a obra do terminal rodoviário  da Universidade Federal do Pará, obra iniciada na gestão anterior e que está inacabada e acumulando problemas.

"Um grande ´elefante branco´. é assim que se encontra atualmente um dos complexos que integram o terminal rodoviário da UFPA, em frente ao campus Guamá. O complexo foi anunciado como uma das obras de infraestrutura do governo que abrangeriam os territórios do Fórum social Mundial, recebendo parte de um recurso correspondente ao valor de R$ 368 milhões. Hoje rodoviários e usuários reclamam das más condições de higiene, estrutura e segurança".

A obra foi inaugurada oficialmente em 2009, porém nunca operou totalmente. Na estação ao lado, que supriria a demanda nenhum ônibus estaciona. Há problemas com a iluminação, lixo e constantes assaltos. Apenas a primeira das estações concentra todo o fluxo de pessoas e veículos.

"Em função deste transtorno enfrentado pelos usuários e rodoviários, solicito informações a respeito do porque esta obra ainda não foi acabada".    

Faleiro quer câmeras de segurança em berçarios e UTI´s neonatal

Por assessoria

Em projeto de Lei protocolado na manhã desta terça-feira, 11, na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Aírton Faleiro (PT), quer a obrigatoriedade de instalação de sistemas de câmeras  de segurança em unidades de terapia intensiva neonatal, berçarios e maternidades, com fins de monitoramento em todos os procedimentos de atenção à saúde. O objetivo principal da proposta de Faleiro é conferir maior segurança às gestantes, ao parto e à atenção neonatal aos recém nascidos.

"A imprensa tem noticiado casos de raptos de bebês das unidades maternais, o que revela as graves deficiências dos sistemas de segurança até então implantados. O poder público não pode ficar inerte diante desse quadro de insegurança. A instalação de aparelhos componentes de circuito interno e fechado de TV, eleva muito a segurança".


Sessão desta terça

Por assessoria

O deputado estadual Aírton Faleiro (PT) está em sessão deliberativa na Assembléia Legislativa. Em sessão foi aprovado requerimento para realização de sessão especial para debater a situação organizacional do Detran e está sendo apresentado o relatório da CPI do tráfico humano.

De acordo com o relator da CPI, deputado Carlos Bordalo (PT) "O relatório consta de 200 páginas. Devemos consiuderar, a primeira é o fato de que estamos tratando com algo que é não inédito. É bom lembramos que temos na nossa formação histórica, o trágico processo de escravidão. A vinda de seres humanos ao país nos porões de navios. Então na origem de nossa formação histórico essa experiência triste.A comissão constatou em muitos momentos que de uma certa forma, determinadas práticas são explicadas por este fato histórico, o comércio de seres humanos, uma atividade lucrativa cujas modalidades movimemtam algo em torno de 31 bilhões de dólares, portanto são verdadeiras multinacionais do crime.

Estamos tratando de uma conexão interncional. Um comércio macabro. O Pará é o quarto estado da federação em registro da atuação de redes crimonosas. O PA além de exportador é também executor e receptor histórico. Continuamos a receber pessoas pobres de outras estados, aliciados por “gatos” para trabalhar de forma semelhante à escravidão". 




segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Entrega de 1 milhão de casas é momento histórico para o país, afirma Dilma


Fonte: Blog do Planalto

No programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (10), Dilma Rousseff falou da entrega de 1 milhão de casas pelo Minha Casa Minha Vida, classificada por ela como um “momento histórico para o país e uma mudança na vida das pessoas, brasileiros e brasileiras, que recebem sua moradia própria”. Dilma ainda lembrou que mais da metade dessas unidades habitacionais foram entregues para famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil.

“Sem o Minha Casa Minha Vida, eu tenho certeza, muitas dessas famílias ainda estariam morando de aluguel, morando em lugares muito precários ou até morando de favor na casa de parentes. Esse programa, está transformando a vida das pessoas, porque é na nossa casa que nós criamos os filhos, nós recebemos os amigos, nós desenvolvemos os laços afetivos, nós nos sentimos seguros e protegidos. Enfim, construímos aquilo que se chama lar”, afirmou.

A presidenta também destacou a meta de contratar, até 2014, 3,4 milhões de casas, faltando, agora, 1,4 milhão de casas. Segundo explicou Dilma, o Minha Casa Minha Vida atende as famílias que ganham até R$ 5 mil por mês, com regras diferentes para cada faixa de renda. Para quem ganha até R$ 1,6 mil, por exemplo, o governo paga 90% do valor da casa e a prestação não ultrapassa 5% da renda da família, ou R$ 25, no mínimo.

“Você se lembra que muita gente duvidava do programa quando lançamos lá em 2009, ainda no governo do presidente Lula, o Minha Casa Minha Vida. Pois é. Mas nós conseguimos contratar, construir e entregar as casas. Além de realizar o sonho da casa própria para milhões de famílias, os investimentos que fazemos na construção das moradias movimentam a economia e geram emprego e renda para milhões de brasileiros”, completou.