sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tensão em Uruará

E tenso o clima em Uruará, município localizado na rodovia Transamazônica, a 900 kms de Belém. Mais de 3 mil trabalhadores rurais prometem ocupar uma área indígena conhecida como reserva Cachoeira Seca, que está sendo demarcada pela Fundação Nacional do Índio (Funai), desde a última terça-feira, 14.
O conflito existe porque 1.460 famílias de colonos e ribeirinhos habitam e mantém roças em uma área de 486 mil hectares, dentro da reserva que tem área total de 734 mil hectares.
A demarcação que está sendo realizada pela Funai prevê a expansão da área dos índios de etnia Arara, que moram na Cachoeira Seca, até os limites dos índios Arara do Laranjal. É exatamente nesta faixa de terra que estão concentrados os colonos e ribeirinhos.
“ Até o início da tarde de sexta-feira, nós tínhamos intermediado um acordo entre os colonos e os técnicos da Funai. O acordo prevista a suspensão dos trabalhos de demarcação enquanto uma comissão de colonos se reuniria, em Brasília, com o ministro, em audiência marcada para acontecer entre a segunda e a quarta-feira da próxima semana. Mas o ministro disse que vai receber a comissão, mas não vai suspender o trabalho de demarcação. O que nós tememos é um conflito no local”, afirmou Paulo Medeiros, assessor do deputado Airton Faleiro, que está ajudando intermediando a negociação entre os colonos e Johaness Eck, da Casa Civil da presidência da República.
Eck é o coordenador do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu.
Em Belém, o deputado Airton Faleiro, que atua naquela região, disse que ‘’espera do governa Federal, cautela e maturidade na condução da demarcação da área. Orientei minha assessoria na área para conversar com os movimentos para buscar um solução pacífica. Os dois segmentos tem suas razões. Sabemos que os índios e os colonos convivem pacificamente há mais de trinta anos e queremos que se mantenham assim”, afirmou.

FUNAI SUSPENDE TEMPORARIAMENTE DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS EM URUARÁ

A Funai suspendeu temporariamente a demarcação de terras indíginas da etnia arara em Ururará na Transamazônica, fruto de uma longa e tensa negociação do governo federal com representantes dos movimentos sociais ligados aos trabalhadores rurais e autoridades locais. A demarcação foi suspensa, mas a Força Nacional permanece acampada na área enquanto uma delegação do municipio se desloca para Brasilia, na busca de entendimento com o governo.
Melhores inofrmações procure meu assessor que está em Uruará Sr. Paulo Medeiros, telefone (93) 9153 6919.
Acompanhe matéria completa daqui a pouco neste blog.

ASSISTA NESTE DOMINGO 19/06 NO PROGRAMA "MAIS" DO JORNALISTA GUILHERME AUGUSTO NA TV RBA

O Deputado Airton Faleiro gravou hoje uma entrevista para o programa "Mais", apresentado pelo jornalista Guilherme Augusto onde aborda assuntos como: o lançamento de seu livro virtual, “Governo Popular do Pará Visto por Dentro. Um diálogo com a Sociedade”; a criação dos novos estados - Tapajós e Carajás; a crise na Assembléia Legislativa do Estado do Pará - ALEPA - por fraudes e a Aprovação das contas da Governadora Ana Júlia.

O programa será exibido neste domingo 19, das 7h30 às 8h, no canal 13 RBA.

postado por sua assessoria de comunicação.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Primeiro governo do PT no Pará é tema de livro

POR ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Parlamentares, cientistas políticos, representantes de movimentos sociais, funcionários públicos, imprensa. Esse foi o público presente à Galeria dos ex Presidentes da Assembléia Legislativa do Pará ( Alepa) para o lançamento do livro do deputado Airton Faleiro, que aconteceu na manhã de quarta feira (16).
O livro intitulado “Governo Popular Visto Por Dentro. Um Diálogo Com a Sociedade” , em seu primeiro capítulo, narra os antecedentes políticos e partidários de Ana Júlia (PT) ao governo do estado e passeia pela história política brasileira, tratando temas como : repressão, o surgimento do ex -presidente Lula como liderança sindical e política, movimentos sociais, Nova República.
O livro já começa com 47 páginas escritas, mas traz uma inovação na metodologia, pode ser escrito com a participação de qualquer pessoa que deseje contribuir, sugerir e até discordar da proposta inicial. “ A idéia não é fazer do livro uma colcha de retalhos, mas, aceitar sugestões de quem queira contribuir com o debate”, lembrou Faleiro .
A iniciativa de escrever um livro, lembrou Faleiro, é um desafio, especialmente pelo seu nível de escolaridade, o filho de agricultores familiares, teve como única professora sua mãe, dona Ana Faleiro foi quem lhe ensinou até a antiga 4ª série primária. “ Mas depois que um operário como o Lula chegou a presidência da República, me encorajei ainda mais”.
Faleiro que está em seu terceiro mandato de deputado estadual, vem de uma trajetória sindical de 25 anos, militante do Partido dos Trabalhadores ( PT), o deputado aborda em seu livro primordialmente a polarização partidária entre PT e PSDB tendo como o PMDB como um terceiro e importante participante dessa história. “ Apesar de toda minha paixão pelo meu partido, me sinto independente para escrever, porque vivi o governo por dentro”, ressaltou. Os anais servirão de contribuição para o próprio PT, mas também trarão ao conhecimento público, o que não é publico.
O cientista social, Roberto Correa, analisa o livro escrito por alguém que está próximo do objeto, que não escapa da paixão por esse objeto, mas se identifica com a grande maioria da população, “viajantes da história, na luta por justiça social”. Disse o professor da Universidade Federal do Pará.
A cerimônia ainda teve um momento emocionante, foi dedicada ao casal de extrativistas, José Claudio e Maria do Espírito Santo, assassinados no último dia 24 Nova Ipixuna ( Sudeste do Pará). Ainda abalada com o crime do irmão e da cunhada, Claudia Ribeiro dos Santos, disse que, “apesar de todas as ameaças, não acreditávamos que eles fossem vítimas de tamanha crueldade”, desabafou.
A expectativa é que o livro esteja pronto até o final do ano que vem e deve ter entorno de 200 páginas. E já adiantado pelo deputado, o próximo capítulo vai tratar: Dos embates de conteúdo programático e político durante a campanha eleitoral de 2006, os aspectos emocionais da campanha, o Dia D. A vitória de Ana Júlia, gráfico de partidos extintos em 1965
O livro pode ser acessado no WWW.airtonfaleiro.blogspot.com .

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Festival da Banana de Trairão é Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará

Fotos: Portão Trairense


Por Assessoria de Comunicação

Projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Aírton Faleiro (PT), tornou o Festival da Banana, do município de Trairão, Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará. O PL foi aprovado na manhã desta quarta-feira, 15, pela Assembléia Legislativa.

HISTÓRICO –A 1ª Feira da Banana foi realizada no ano de 1997 e um dos principais destaques do evento foi a escolha da "miss banana".

Em 2009 a Feira se transformou em Festival da Banana, tendo como principal objetivo promover a valorização do agricultor em todo tipo de cultura promovendo a exposição e venda do produto.


O festival também serve como estratégia para alavancar o desenvolvimento local da economia, com a abertura de novos horizontes para a geração de emprego e renda das famílias de agricultores de Trairão.

Na programação constam apresentações culturais; desfile e escolha da rainha do Festival; desfile para demonstração das roupas confeccionadas com a fibra da bananeira, atividades desportivas Maratona, ciclismo, torneio de futebol, entre outras atividades.

Governo Popular no Pará Visto por Dentro. Um diálogo com a sociedade. FOTOS DO LANÇAMENTO.

CLÁUDIA E CLARA SANTOS, IRMÃ E SOBRINHA DO CASAL DE EXTRATIVISTAS JOSÉ CLAÚDIO E MARIA DO ESPIRITO SANTO
JUREMA DO AMPARO, VALNEIDE DA SILVA E MIRIAN ANDRADE (CUT) AO LADO DE FALEIRO NA ALEPA





PAULA PORTILHO, IOLANDA LOPES, FALEIRO, CLÉA CASTOR, RAUL COUTO, ZITA OLIVEIRA , JOSIANE PESSOA E SÁVIO ESTÁCIO.



IOLANDA LOPES, FALEIRO, CARLOS ESTÁCIO (RÁDIO CLUBE) PAULA PORTILHO, ANDRÉ BESSA E SÁVIO ESTÁCIO

Governo Popular no Pará Visto por Dentro. Um diálogo com a sociedade. FOTOS DO LANÇAMENTO.

DEPUTADOS DO PT MILTON ZIMMER E ZÉ MARIA, NO LANÇAMENTO DO LIVRO DE FALEIRO NA ALEPA
IOLANDA LOPES (COMUNICAÇÃO), CLARA E CLÁUDIA DOS SANTOS (PARENTES DO CASAL DE EXTRATIVISTAS ASSASSINADOS EM NOVA IPIXUNA, JOSÉ CLAÚDIO E MARIA DO ESPIRITO SANTOS) E ATANAGILDO MATOS (CNS)
MIRIAN BENDAHAN (ASSESSORIA DA ALEPA) E ELIANA MONTEIRO (GAB. ZÉ MARIA) PRESENTES AO EVENTO

Governo Popular no Pará Visto por Dentro. Um diálogo com a sociedade. FOTOS DO LANÇAMENTO.


PARTICIPARAM DO EVENTO O LÍDER DA BANCADA DO PT NA ALEPA, DEPUTADO CARLOS BORDALO E O DEPUTADO PIO X (PDT)
O CIENTISTA POLÍTICO ROBERTO CORRÊA TAMBEM COMPARECEU AO LANÇAMENTO DO LIVRO

TAÍS FAGUNDES (GAB. CARLOS BORDALO), MARA BARCELO (GAB. MILTON ZIMMER), JAQUELINE NASCIMENTO (GAB. CHICO DA PESCA), RAÚL COUTO (GAB. AIRTON FALEIRO) E ANDRÉ BESSA (RESPONSÁVEL PELA EDITORAÇÃO DO LIVRO)

Governo Popular no Pará Visto por Dentro. Um diálogo com a sociedade. FOTOS DO LANÇAMENTO.

O DEPUTADO PIO X TAMBÉM FOI PRESTIGIAR O LANÇAMENTO DO LIVRO.

OS RADIALISTAS DA MARAJOARA SILMARA MACEDO E AFONSO MELO AO LADO DE FALEIRO

OS AMIGOS FABIANA NUNES, MARCELO ALVES, CÁSSIO E LILA PEREIRA

Governo Popular no Pará Visto por Dentro. Um diáloogo com a sociedade. FOTOS DO LANÇAMENTO.

EM ENTREVISTA AO RADIALISTA CARLOS ESTÁCIO, RÁDIO CLUBE
EM ENTREVISTA AO JORNALISTA CARLOS BOUÇÃO, DA ASSESSORIA DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO DA ALEPA
FALEIRO MOSTRA AOS CONVIDADOS COMO SEU LIVRO SERÁ ACESSADO VIA BLOG

Governo Popular Visto por Dentro. Um diálogo com a sociedade




Agora pela manhã, o deputado Faleiro recebe convidados, entre jornalistas, políticos, cientistas políticos, representantes de movimentos sociais, para o lançamento de seu livro.

O cientista político Roberto Corrêa que recebeu das mãos do parlamentar uma prévia do livro do (primeiro capítulo, disponível no blog), disse que recebe o material como um insumo para análise política, e de alguém que tem legitimidade para tal.


Também estão presentes os parentes do casal José Cláudio e Maria do Espirito Santo - assassinados em Nova Ipixuna.

PÁGINA DE COMENTÁRIOS - deixe seu comentário ao final da página.

clique aqui para ler o 1º capítulo do livro.
clique aqui para ler o 2º capítulo do livro

INFORMAÇÕES SOBRE A 2º POSTAGEM - Capítulo 2
Postei hoje, 30 de setembro de 2011, o segundo capítulo do meu livro virtual, onde conto os bastidores dos embates eleitorais da campanha ao governo do estado, em 2006. Conto com detalhes sobre o acidente que culminou com a quebra da perna de Ana Júlia, durante um comício. Qualquer pessoa poderá ajudar a escrever o livro. Basta mandar o seu comentário que, depois de mediado, poderá ser incluído. “Vai ser um livro escrito a muitas mãos e que vai contribuir para a história política do Pará”. As partes do livro que forem sendo escritas ficarão disponíveis para leitura e contribuição do público, aqui no blog do Airton Faleiro. Pretendo publicar também as inserções externas, mesmo que venham de opiniões divergentes, mas que contribuam com o trabalho. Depois de concluído o último capítulo, no próximo ano, o livro será impresso.


INFORMAÇÕES SOBRE A 1º POSTAGEM - Capítulo 1

Clique na imagem abaixo para ampliar

Abaixo, deixe seu comentário.
LANÇAMENTO DO LIVRO VIRTUAL:

O deputado estadual Airton Faleiro - PT lança, hoje, um livro virtual onde contará os bastidores do governo de Ana Júlia Carepa.

O livro virtual traz um ineditismo: Qualquer pessoa poderá ajudar a escrevê-lo. Basta mandar o seu comentário que, depois de mediado pelo autor, será incluído no livro.

“Vai ser um livro escrito a muitas mãos e que vai contribuir para a história política do Pará”, afirma Faleiro.

O livro ficará disponível para leitura e intervenção do público neste blog.

Consulta na internet, feita pela assessoria do deputado, constatou que não há, no Brasil, um livro sendo escrito, com conteúdo histórico, on line e com colaboração de internautas.

“Governo Popular no Pará Visto Por Dentro: Um Diálogo com a Sociedade” faz uma retrospectiva da conjuntura política nacional, desde Getúlio Vargas até os dias de hoje. O título do livro foi escolhido, pelos internautas, em enquete realizada por este blog.

“O livro será aberto ao debate e não centralizará a sua história apenas no governo de Ana Júlia. Minha proposta é provocar partidos e atores políticos e sociais, para escrevermos juntos este capítulo da História Política do Pará”, diz Faleiro.

Depois de concluído o último capítulo, o livro será impresso.
LANÇAMENTO DO LIVRO VIRTUAL:

O deputado estadual Airton Faleiro - PT lança, hoje, um livro virtual onde contará os bastidores do governo de Ana Júlia Carepa.

O livro virtual traz um ineditismo: Qualquer pessoa poderá ajudar a escrevê-lo. Basta mandar o seu comentário que, depois de mediado pelo autor, será incluído no livro.

“Vai ser um livro escrito a muitas mãos e que vai contribuir para a história política do Pará”, afirma Faleiro.

O livro ficará disponível para leitura e intervenção do público neste blog.

Consulta na internet, feita pela assessoria do deputado, constatou que não há, no Brasil, um livro sendo escrito, com conteúdo histórico, on line e com colaboração de internautas.

“Governo Popular no Pará Visto Por Dentro: Um Diálogo com a Sociedade” faz uma retrospectiva da conjuntura política nacional, desde Getúlio Vargas até os dias de hoje. O título do livro foi escolhido, pelos internautas, em enquete realizada por este blog.

“O livro será aberto ao debate e não centralizará a sua história apenas no governo de Ana Júlia. Minha proposta é provocar partidos e atores políticos e sociais, para escrevermos juntos este capítulo da História Política do Pará”, diz Faleiro.

Depois de concluído o último capítulo, o livro será impresso.
LANÇAMENTO DO LIVRO VIRTUAL:

O deputado estadual Airton Faleiro - PT lança, hoje, um livro virtual onde contará os bastidores do governo de Ana Júlia Carepa.

O livro virtual traz um ineditismo: Qualquer pessoa poderá ajudar a escrevê-lo. Basta mandar o seu comentário que, depois de mediado pelo autor, será incluído no livro.

“Vai ser um livro escrito a muitas mãos e que vai contribuir para a história política do Pará”, afirma Faleiro.

O livro ficará disponível para leitura e intervenção do público neste blog.

Consulta na internet, feita pela assessoria do deputado, constatou que não há, no Brasil, um livro sendo escrito, com conteúdo histórico, on line e com colaboração de internautas.

“Governo Popular no Pará Visto Por Dentro: Um Diálogo com a Sociedade” faz uma retrospectiva da conjuntura política nacional, desde Getúlio Vargas até os dias de hoje. O título do livro foi escolhido, pelos internautas, em enquete realizada por este blog.

“O livro será aberto ao debate e não centralizará a sua história apenas no governo de Ana Júlia. Minha proposta é provocar partidos e atores políticos e sociais, para escrevermos juntos este capítulo da História Política do Pará”, diz Faleiro.

Depois de concluído o último capítulo, o livro será impresso.
LANÇAMENTO DO LIVRO VIRTUAL:

O deputado estadual Airton Faleiro - PT lança, hoje, um livro virtual onde contará os bastidores do governo de Ana Júlia Carepa.

O livro virtual traz um ineditismo: Qualquer pessoa poderá ajudar a escrevê-lo. Basta mandar o seu comentário que, depois de mediado pelo autor, será incluído no livro.

“Vai ser um livro escrito a muitas mãos e que vai contribuir para a história política do Pará”, afirma Faleiro.

O livro ficará disponível para leitura e intervenção do público neste blog.

Consulta na internet, feita pela assessoria do deputado, constatou que não há, no Brasil, um livro sendo escrito, com conteúdo histórico, on line e com colaboração de internautas.

“Governo Popular no Pará Visto Por Dentro: Um Diálogo com a Sociedade” faz uma retrospectiva da conjuntura política nacional, desde Getúlio Vargas até os dias de hoje. O título do livro foi escolhido, pelos internautas, em enquete realizada por este blog.

“O livro será aberto ao debate e não centralizará a sua história apenas no governo de Ana Júlia. Minha proposta é provocar partidos e atores políticos e sociais, para escrevermos juntos este capítulo da História Política do Pará”, diz Faleiro.

Depois de concluído o último capítulo, o livro será impresso.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Governo Popular no Pará Visto por Dentro UM DIÁLOGO COM A SOCIEDADE

LANÇAMENTO DO LIVRO VIRTUAL:

O deputado estadual Airton Faleiro - PT lançará, amanhã, um livro virtual onde contará os bastidores do governo de Ana Júlia Carepa.

O livro virtual traz um ineditismo: Qualquer pessoa poderá ajudar a escrevê-lo. Basta mandar o seu comentário que, depois de mediado pelo autor, será incluído no livro.

“Vai ser um livro escrito a muitas mãos e que vai contribuir para a história política do Pará”, afirma Faleiro.

O livro ficará disponível para leitura e intervenção do público neste blog.

Consulta na internet, feita pela assessoria do deputado, constatou que não há, no Brasil, um livro sendo escrito, com conteúdo histórico, on line e com colaboração de internautas.

“Governo Popular no Pará Visto Por Dentro: Um Diálogo com a Sociedade” faz uma retrospectiva da conjuntura política nacional, desde Getúlio Vargas até os dias de hoje. O título do livro foi escolhido, pelos internautas, em enquete realizada por este blog.

“O livro será aberto ao debate e não centralizará a sua história apenas no governo de Ana Júlia. Minha proposta é provocar partidos e atores políticos e sociais, para escrevermos juntos este capítulo da História Política do Pará”, diz Faleiro.

Depois de concluído o último capítulo, o livro será impresso.