sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Carta às autoridades e ao povo de Ruropólis







È com muita honra que venho, por meio desta, me congratular com as autoridades e a população de Rurópolis, pelo asfaltamento de mais um trecho da BR-163/Santarém-Cuiabá, desta vez iniciando de Rurópolis rumo a Santarém, um sonho e uma luta de todos nós.

Aproveito esta oportunidade para agradecer o empenho do ex-presidente da República, Luíz Inácio Lula da Silva (PT), que deu início às obras de asfaltamento desta rodovia e da presidenta Dilma Roussef (PT) que manteve este importante projeto para a população.

Reitero a todos e a todas meus votos de consideração e respeito,

AIRTON FALEIRO (PT)
Gabinete do Deputado Airton Faleiro
Palácio da Cabanagem, 130,
Gabinete 2N3, Bairro: Centro
CEP: 66020-070 Belém - Pará



Em junho do ano passado, Faleiro acompanhou a visita do diretor do Dnit às obras do Asfaltamento.


Faleiro apóia criação da Resex de Boa Vista - Quatipuru



Alcenir Monteiro (Fetraf), Dep Aírton Faleiro, Fernando Elton (pres. do STTR de Quatipuru), vereador Augusto Silva (Primavera) e Célia REgina (CNS).

Uma comissão formada pelo representante da Federação dos Trabalhadores na Agricltura Familiar - Fetraf; Célia Regina, Representante do Conselho Nacional dos Extrativistas - CNS; Fernando Elton, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadora Rurais de Quatipuru e Augusto Barbosa, vereador de Primavera, esteve em visita ao gabinete do deputado Aírton Faleiro, qua na ocasião formalizou seu pleno apoio a criação da Resex Boa Vista de Quatipuru.



Texto: Ascom Mandato
Fotos: Renato Sena

Presidenta Dilma será a primeira mulher a abrir o debate geral da Assembleia Geral da ONU


Fonte: Blog do Planalto

A presidenta Dilma Rousseff deverá cumprir agenda de trabalho em Nova York, Estados Unidos, nos próximos dias. Prevista para ocorrer entre 17 e 23 de setembro, a missão presidencial tem como objetivo a participação de Dilma Rousseff no debate geral da 66ª sessão da Assembleia Geral da ONU – onde será a primeira mulher a abrir o debate, tarefa que cabe tradicionalmente ao Brasil. Ainda nos EUA, a presidenta participará de eventos promovidos pelas Nações Unidas e instituições privadas e de encontros bilaterais com chefes de Estado e de Governo.

O anúncio foi feito pelo porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, em briefing concedido à imprensa no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (15/9). De acordo com Baena, a partida da comitiva presidencial em direção a Nova York deve ocorrer no próximo sábado (17/9), com chegada prevista para o domingo (18/9).

O primeiro evento de que Dilma Rousseff participa, na segunda-feira (19/9), é a abertura da Reunião de Alto Nível sobre Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. Segundo Baena, a reunião pretende tratar da prevenção e do controle de doenças não-transmissíveis em todo o mundo, em especial dos países em desenvolvimento. Ainda na segunda, a presidenta marca presença no Colóquio de Alto Nível sobre Participação Política de Mulheres.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mundurukus protestam contra a situação da saúde indígena em Jacareacanga

.Faleiro quer a interlocução do Governo Federal



Cerca de 150 índios da etnia Munduruku, representantes de nove aldeias localizadas no município de Jacareacanga (Oeste), chegam nesta sexta-feira (16), em Itaituba (Oeste), para uma manifestação em frente a sede do Distrito Sanitário Indígena ( Dsei).



Os indígenas que protestam contra a situação de saúde estabelecida nas aldeias, exigem a presença do Secretário Nacional de Saúde Indígena em Itaituba, Antonio Alves e da exoneração imediata da chefe distrital de saúde indígena no município, Ângela Reis.



De acordo com Gerson Munduruku, vereador em Jacareacanga, em várias aldeias os postos de saúde estão sem funcionar, porque não existe nenhum profissional de saúde para atender a comunidade, “há meses também não temos a presença de um médico nas aldeias e nossas crianças estão morrendo porque não temos remédios básicos para a malária”. Afirmou o indígena.



Desde o último dia 10, os profissionais de saúde indígena paralisaram o atendimento nas aldeias, porque estão com os salários atrasados há três meses. Somente os atendimentos de urgência estão acontecendo em algumas aldeias.



Informado sobre a situação em Jacareacanga, o deputado Airton Faleiro, que tem atuação no município, disse que, “ sem fazer juízo de valores estou informando ao secretário nacional e ao presidente nacional da Funai, Márcio Augusto Freitas de Meira, para que eles façam a interlocução desse problema junto ao ministro da justiça, José Eduardo Cardoso”, informou o parlamentar.



Os Mundurukus não descartam a possibilidade de ocupar órgãos competentes com a saúde indígena. Jacareacanga comporta uma população indígena de aproximadamente oito mil índios.


Criação de novos estados:Veja a repercussão da audiência pública ontem em Ananindeua

JORNAL O DIÁRIO DO PARÁ

Ananindeua se prepara para plebiscito

Quinta-Feira, 15/09/2011

Os que compareceram ontem à audiência pública organizada pela Câmara Municipal de Ananindeua sobre a divisão do Pará puderam ter um vislumbre da campanha que virá por aí até o plebiscito. Um debate acalorado, recrudescido por um sentimento de bairrismo vindo de ambos os lados.

A audiência proposta pela vereadora Leila Freire, trouxe para o debate o diretor do núcleo de meio ambiente da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilberto Rocha, o Presidente do Conselho Regional de Economia do Pará, Eduardo Costa, além de representantes dos grupos contra e a favor da criação dos Estados do Carajás e Tapajós. Ainda participou do evento o presidente da Câmara Municipal de Ananindeua, Ray Tavares.

“Como estamos adentrando no período de propagandas, queremos contribuir para o debate, fornecendo informações para o público”, diz a vereadora Leia Freire. O impacto econômico da divisão foi um dos principais pontos levantados durante o encontro. O principal argumento é que a criação de novos estados resultaria em maior desenvolvimento para regiões “abandonadas” pelo governo do Pará, segundo os defensores da divisão.

“Existe um ditado popular: ‘Quem não é visto, não é lembrado’. Pela distância da região do oeste do Pará em relação à capital, nós não temos poder de pressão política. Assim, somos esquecidos para o repasse de recursos”, afirma o deputado estadual Airton Faleiro, representante da Frente Parlamentar Pró-Tapajós.

Já os contrários ao movimento dizem que a divisão criaria uma distorção política, já que, constitucionalmente, cada Estado tem direito a ter três senadores e oito deputados federais. “É uma jogada política, eles estão interessados nos cargos que serão criados. Sem contar como seria oneroso para a União a criação de novos Estados”, argumenta o vereador Luiz Pereira, vice-presidente da Comissão Contra a Criação do Estado de Tapajós.

O diretor do núcleo de meio ambiente da UFPA, Gilberto Rocha, atenta que com a partilha, os novos estados poderão ter problemas de gestão. “Economicamente não é um bom negócio, nem para os que querem se separar. Para ter uma ideia, cerca de 70% do Tapajós são áreas protegidas federais e estaduais. Não adianta pensar em dividir se não há como gerir”, afirma.

Para quem assistiu ao debate, a discussão ainda deve ir mais longe. “Vim aqui mais para conseguir argumentos para o vestibular, já que este tema vai ser forte esse ano. Mas os políticos ainda não conseguiram me convencer. Minha dúvida é: se o problema [do Pará] é político, será que criar mais cargos é o melhor?”, questionou uma das estudantes que compunham a plateia.

PLEBISCITO

A propaganda em emissoras de rádio e TV locais começará em outubro. Já o plebiscito sobre o assunto acontece no dia 11 de dezembro. Os eleitores do Pará deverão responder se aceitam a criação do Estado de Carajás e se são a favor da criação de Tapajós. (Diário do Pará)

Sessão especial na Alepa debate divisão territorial do Pará

Por ascom do mandato

Começou em Belém, no auditório João Batista, da Assembléia Legislativa do Pará, a sessão especial para debater a divisão do estado do Pará a partir da criação dos estados do Tapajós e Carajás.

Fazem parte da mesa os deputados estaduais Manoel Pioneiro, que preside os trabalhos; Raimundo Santos, proponente da sessão, João Salame, que representa a Frente Pró Criação do Carajás; Celso Sabino, que preside a Frente Contra a criação do Tapajós e Junior Ferrari. Também compõe a mesa o deputado federal Lira Maia, que preside a Frente Pró Tapajós.

Participam do evento representantes de órgãos estaduais, vereadores e prefeitos de vários municípios, lideranças políticas e comunitárias e a imprensa.

UCA - Projeto Um Computador Por Aluno

No próximo dia 26 de setembro o Ministério da Educação entrega, em Belém, mais de 300 laptops, para o colégio Ruy Barbosa, na rua Joaquim Távora, na Cidade Velha. Faz parte do projeto Um Computador por Aluno. A cerimônia de entrega está prevista para às 09 da manhã.

É uma importante ação do nosso governo, da presidente Dilma Roussef, para democratizar o uso do computador em escolas públicas.

Saiba mais sobre o UCA – Um Computador por Aluno

Em ação: Ministério da Educação e Casa Civil - O Projeto Um Computador Por Aluno (UCA) tem a finalidade de promover a inclusão digital, por meio da distribuição de 1 computador portátil (laptop) para cada estudante e professor de educação básica em escolas públicas. Durante o ano de 2007 foram selecionadas 5 escolas, como experimentos iniciais, em São Paulo, Porto Alegre, Palmas, Piraí e Brasília. Para o ano de 2008 está prevista a compra de 150 mil laptops para projeto piloto em 300 escolas públicas em todos estados-membros. Cada escola terá um número médio de 500 alunos e professores beneficiados. Além dos computadores portáteis serão adquiridas umas séries de outros equipamentos que permitam o acesso à internet. A distribuição será da seguinte forma: 5 escolas estaduais por estado, indicação do Conselho Nacional de Secretários de Educação Estaduais – CONSED, e 2 a 5 escolas municipais, de acordo com o número de alunos, indicadas pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME. O projeto será replicado, também, para efeito de avaliação, em 5 cidades cujo número máximo da população educacional pública, professores e alunos, não passe de 3 mil. (Fonte : MEC)

FESTA DO SAIRÉ 2011

Bom dia a todos e a todas,

Hoje a noite estarei participando da abertura da Festa do Sairé, em Santarém. Uma das mais bonitas expressões da nossa terra. Quem já teve a oportunidade de assistir se encantou e quem for este ano prestigiar a nossa festa, seja bem vindo!

Festa do Sairé começa hoje

A mais antiga manifestação cultural da Amazônia, o Sairé, que acontece há mais de 300 anos, começa nesta quinta-feira (15), na vila de Alter-do-Chão, no município de Santarém, oeste do Pará. A festa une religião e cultura e expressões como rituais beatos, danças, músicas, culinária e teatro. O evento intriga, emociona e encanta turistas de diversas partes do mundo.

O Sairé acontece durante cinco dias. A programação de abertura começa às 8 horas, seguida de um café da manhã comunitário e show musical. No início da noite, é feita uma procissão pela praça de Alter-do-Chão com o símbolo do Sairé, levado por uma mulher chamada de saiapora até a “barraca do Sairé”, onde acontecem as ladainhas religiosas. Seguindo esse ritual, acontecem apresentações de danças folclóricas, shows musicais e degustação da culinária local.

Hoje tem show do Terruá Pará, que acontecerá no Sairódromo, a partir das 22 horas, com apresentação de vários artistas entre eles, o violonista santareno Sebastião Tapajós, Gaby Amarantos, Edilson Moreno e Charme do Choro.

Disputa - Uma dessas atrações agregadas e ponto alto da festividade é a disputa dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, um espetáculo no qual duas associações da comunidade apresentam a lenda do homem boto, um jovem e belo rapaz de vestes brancas e chapéu na cabeça, que seduz a mais bela cabloca ou cunhâ – como são chamadas as moças da região. Todos os anos as associações escolhem uma temática para nortear a trama, que acontece no Sairódromo.


No último dia, uma segunda-feira, acontecem a “varrição da festa”, a derrubada dos mastros, o marabaixo, a quebra-macaxeira e um grande almoço de confraternização chamado de “cecuiara”. O encerramento da programação é à noite, com a festa dos barraqueiros.

Fonte: Agência Pará