quinta-feira, 15 de setembro de 2011

FESTA DO SAIRÉ 2011

Bom dia a todos e a todas,

Hoje a noite estarei participando da abertura da Festa do Sairé, em Santarém. Uma das mais bonitas expressões da nossa terra. Quem já teve a oportunidade de assistir se encantou e quem for este ano prestigiar a nossa festa, seja bem vindo!

Festa do Sairé começa hoje

A mais antiga manifestação cultural da Amazônia, o Sairé, que acontece há mais de 300 anos, começa nesta quinta-feira (15), na vila de Alter-do-Chão, no município de Santarém, oeste do Pará. A festa une religião e cultura e expressões como rituais beatos, danças, músicas, culinária e teatro. O evento intriga, emociona e encanta turistas de diversas partes do mundo.

O Sairé acontece durante cinco dias. A programação de abertura começa às 8 horas, seguida de um café da manhã comunitário e show musical. No início da noite, é feita uma procissão pela praça de Alter-do-Chão com o símbolo do Sairé, levado por uma mulher chamada de saiapora até a “barraca do Sairé”, onde acontecem as ladainhas religiosas. Seguindo esse ritual, acontecem apresentações de danças folclóricas, shows musicais e degustação da culinária local.

Hoje tem show do Terruá Pará, que acontecerá no Sairódromo, a partir das 22 horas, com apresentação de vários artistas entre eles, o violonista santareno Sebastião Tapajós, Gaby Amarantos, Edilson Moreno e Charme do Choro.

Disputa - Uma dessas atrações agregadas e ponto alto da festividade é a disputa dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, um espetáculo no qual duas associações da comunidade apresentam a lenda do homem boto, um jovem e belo rapaz de vestes brancas e chapéu na cabeça, que seduz a mais bela cabloca ou cunhâ – como são chamadas as moças da região. Todos os anos as associações escolhem uma temática para nortear a trama, que acontece no Sairódromo.


No último dia, uma segunda-feira, acontecem a “varrição da festa”, a derrubada dos mastros, o marabaixo, a quebra-macaxeira e um grande almoço de confraternização chamado de “cecuiara”. O encerramento da programação é à noite, com a festa dos barraqueiros.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário