quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Mundurukus protestam contra a situação da saúde indígena em Jacareacanga

.Faleiro quer a interlocução do Governo Federal



Cerca de 150 índios da etnia Munduruku, representantes de nove aldeias localizadas no município de Jacareacanga (Oeste), chegam nesta sexta-feira (16), em Itaituba (Oeste), para uma manifestação em frente a sede do Distrito Sanitário Indígena ( Dsei).



Os indígenas que protestam contra a situação de saúde estabelecida nas aldeias, exigem a presença do Secretário Nacional de Saúde Indígena em Itaituba, Antonio Alves e da exoneração imediata da chefe distrital de saúde indígena no município, Ângela Reis.



De acordo com Gerson Munduruku, vereador em Jacareacanga, em várias aldeias os postos de saúde estão sem funcionar, porque não existe nenhum profissional de saúde para atender a comunidade, “há meses também não temos a presença de um médico nas aldeias e nossas crianças estão morrendo porque não temos remédios básicos para a malária”. Afirmou o indígena.



Desde o último dia 10, os profissionais de saúde indígena paralisaram o atendimento nas aldeias, porque estão com os salários atrasados há três meses. Somente os atendimentos de urgência estão acontecendo em algumas aldeias.



Informado sobre a situação em Jacareacanga, o deputado Airton Faleiro, que tem atuação no município, disse que, “ sem fazer juízo de valores estou informando ao secretário nacional e ao presidente nacional da Funai, Márcio Augusto Freitas de Meira, para que eles façam a interlocução desse problema junto ao ministro da justiça, José Eduardo Cardoso”, informou o parlamentar.



Os Mundurukus não descartam a possibilidade de ocupar órgãos competentes com a saúde indígena. Jacareacanga comporta uma população indígena de aproximadamente oito mil índios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário