quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

AGRICULTORES DE RURÓPOLIS LEVANTAM ACAMPAMENTO E LEVAM PROTESTO PARA ÀS RUAS DA CIDADE


Após três dias de manifestações, agricultores de Rurópolis decidem levantar acampamento. A decisão foi tomada no início desta tarde (03), após audiência com representantes do Ministério Público Estadual (MPE).

Hoje por volta dàs 17 horas agricultores saíram em carreata pelas principais avenidas da cidade e do comércio em protesto pelo descaso do prefeito Pablo Genuíno. Centenas de pessoas se juntaram ao movimento usando motos, carros e bicicletas.

Para o deputado Airton Faleiro, que declarou apoio aos agricultores e cobrou do prefeito, através de ofício, que recebesse uma comissão da categoria, o movimento está agindo corretamente em recorrer ao Ministério Público na busca de forçar o atendimento da pauta. " Diante da essencialidade do gestor municipal, penso que os agricultores estão agindo corretamente em procurar o MPE. O importante é que eles não desistam das suas reivindicações porque elas são justas", disse o parlamentar.



Depois da reunião como o MPE, ficou agendada para o  dia 11/12/15 uma audiência pública no Fórum local com a Promotoria e Defensoria Pública, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Rurópolis, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Pará - FETRAF, representantes das Associações dos assentamentos e do INCRA, onde será discutida a pauta da recuperação das vicinais que dão acesso aos acampamentos de Campo Verde e Novo Paraíso, totalizando seis vicinais. Os agricultores solicitaram ao  Ministério Público que o prefeito Pablo Genuíno seja convidado a se fazer presente nesta audiência.

Segundo um dos coordenadores do movimento Joelson dos Santos, até o início desta tarde, o prefeito Pablo Genuíno havia se negado a ouvir os manifestantes que estavam acampados em frente à prefeitura desde a última segunda-feira (30).  "Muitos de nós foram vítimas da agressão dos policiais. Continuar aqui assim não dá mais, é desumano. Decidimos mudar de estratégia, repensar nossas ações. O movimento sindical acredita ser desgastante continuar acampado sem nenhum canal de negociação com o gestor municipal", declarou Joelson.

Além da passeata de protestos de hoje, os agricultores afirmam que vão continuar mobilizados e buscando meios para que seja atendida a sua pauta de reivindicação.