sexta-feira, 25 de outubro de 2013

IBOPE: PRESIDENTE DILMA SE REELEGERÁ NO PRIMEIRO TURNO COM MAIS DE 40% DA PREFERÊNCIA DOS ELEITORES EM TODO O PAÍS.

Ibope mostra Dilma com 41%, Aécio, com 14% e Campos com 10%

Em todos os cenários pesquisados, atual presidente venceria no 1º turno.

Nas simulações de segundo turno, ela também superaria todos os rivais.


Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (24) indica que a presidente Dilma Rousseff tem 41% das intenções de voto e venceria no primeiro turno se a eleição de 2014 fosse hoje e os adversários fossem o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), no cenário que atualmente seria o mais provável.

Nessa hipótese, Aécio soma 14% das intenções de voto e Campos, 10%. As opções por voto nulo ou branco acumulam 22% e outros 13% disseram que não sabem em quem votar ou não responderam.


O Ibope ouviu 2.002 eleitores entre as últimas quinta (17) e quarta (23) em 143 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Isso quer dizer que a intenção de voto em Dilma (41%), por exemplo, pode variar na faixa entre 39% e 43%.

Outros cenários
Em todos os demais cenários, Dilma também venceria no primeiro turno.

No cenário no qual o candidato do PSB seria a ex-senadora Marina Silva, em vez do governador Eduardo Campos, o resultado seria o seguinte:
- Dilma Rousseff: 39%
- Marina Silva: 21%
- Aécio Neves: 13%
- Brancos/nulos: 16%
- Não sabe/não respondeu: 11%


No cenário em que o candidato do PSDB é o ex-governador de São Paulo José Serra e o do PSB, Eduardo Campos:
- Dilma Rousseff: 40%
- José Serra: 18%
- Eduardo Campos: 10%
- Brancos/nulos: 19%
- Não sabe/não respondeu: 12%


Com Marina como candidata do PSB e Serra como candidato do PSDB, o Ibope apurou o seguinte resultado:
- Dilma Rousseff: 39%
- Marina Silva: 21%
- José Serra: 16%
- Brancos/nulos: 15%
- Não sabe/não respondeu: 10%


Segundo turno
 
Nas simulações de segundo turno, Dilma venceria todos os demais adversários. Veja abaixo:


- Dilma Rousseff: 47%
- Aécio Neves: 19%
- Branco/nulo: 22%
- Não sabe/não respondeu: 11%


- Dilma Rousseff: 42%
- Marina Silva: 29%
- Branco/nulo: 18%
- Não sabe/não respondeu: 11%


- Dilma Rousseff: 45%
- Eduardo Campos: 18%
- Branco/nulo: 24%
- Não sabe/não respondeu: 14%


- Dilma Rousseff: 44%
- José Serra: 23%
- Branco/nulo: 20%
- Não sabe/não respondeu: 13%



Espontânea
Confira abaixo o resultado na parte da pesquisa em que o Ibope apurou a intenção de voto espontânea, na qual o pesquisador simplesmente pergunta em quem o eleitor votaria se a eleição fosse hoje, sem apresentar uma lista de candidatos:


- Dilma Rousseff: 21%
- Lula: 7%
- Marina Silva: 6%
- Aécio Neves: 5%
- José Serra: 4%
- Eduardo Campos: 2%
- Outros com menos de 1%: 1%
- Branco/nulo: 13%
- Não sabe/não respondeu: 40%


Rejeição
A taxa de rejeição (percentual de eleitores que disse que não votaria no candidato de jeito nenhum) está distribuída da seguinte maneira, segundo o Ibope:


- José Serra: 47%
- Aécio Neves: 40%
- Eduardo Campos: 39%
- Dilma Rousseff: 38%
- Marina Silva: 31%


 
Pesquisa anterior
 

Em pesquisa Ibope anterior, divulgada em 26 de setembro, pelo jornal "O Estado de S. Paulo", Dilma aparecia com 38%. Mas, naquela ocasião, a ex-senadora Marina Silva ainda não havia se filiado ao PSB de Campos – ela cogitava concorrer pela Rede Sustentabilidade, partido cujo registro foi negado no início deste mês pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Naquela pesquisa, Marina tinha 16%, Aécio, 11%, e Campos, 4%.

Assessoria de Comunicação via Portal G1

 

PRESO PRESIDENTE DO PSDB DE GURUPÁ MAX CAMPOS




Ex-vereador, ex-candidato do PSDB à prefeitura de Gurupá e atual presidente do partido no município, Max Campos, foi preso nesta quinta-feira e trazido para Belém. Ele responde por 15 inquéritos policiais e já foi condenado em seis processos na justiça.

Assessoria de Comunicação

CASAS FAMILIARES RURAIS RETOMAM CONVÊNIOS COM A SEDUC

23 Casas Familiares Rurais do Pará conseguiram finalmente nesta quinta-feira a retomada dos convênios com a Secretaria de Estado de Educação. 


Participaram da cerimônia de assinatura dos convênios o secretário adjunto da SEDUC, Licurgo Peixoto, o secretário de Desenvolvimento e Incentivo à Produção, Sidney Rosa, e o coordenador da Associação das Casas Familiares Rurais, Aguinaldo Patrocínio. 
Os convênios retomam o pagamento de professores, que lecionam nas escolas das instituições, suspenso desde janeiro de 2011. Mais de 3 mil alunos aprendem através da pedagogia da alternância nas escolas das casas familiares rurais. Os convênios passam a valer em 2013.

Assessoria de Comunicação

terça-feira, 22 de outubro de 2013

DEPUTADO ESTADUAL AIRTON FALEIRO PARTICIPA DE REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA FETAGRI


Agora pela manhã, o deputado estadual Airton Faleiro participou em Belém da reunião do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Pará, no Hotel Martan, em Ananindeua.

Assessoria de Comunicação 

PRESIDENTE DILMA SANCIONA LEI DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS




A presidente da República, Dilma Rousseff, sancionou nesta terça-feira (22), em Brasília, a lei que institui o programa Mais Médicos. A iniciativa, criada por medida provisória e cujo projeto de lei foi aprovado na semana passada pelo Congresso Nacional, depois de uma queda de braço entre o governo e a oposição, leva médicos estrangeiros e brasileiros com diploma no exterior a atuar em regiões carentes do país. O médico do programa recebe uma bolsa de R$ 10 mil, que pode ser paga mensalmente, por no máximo, seis anos.

Com a sanção, o Ministério da Saúde passa a emitir os registros provisórios dos médicos do programa, antes atribuição dos Conselhos Regionais de Medicina. O registro definitivo, que funcionará como uma carteira de identidade médica, expedida especificamente para o programa, será produzido pela Casa da Moeda e deverá ser entregue em 30 dias.

Após sancionar o programa, a presidente se dirigiu ao médico cubano Juan Delgado, que foi chamado de escravo ao chegar em Fortaleza (CE), e pediu desculpas por ele ter sido hostilizado: "Queria cumprimentar o Juan por ter sofrido um imenso constrangimento. (...) Do ponto de vista pessoal e do governo, eu peço nossas desculpas a ele".

Dilma disse ainda que via nos médicos estrangeiros os próprios brasileiros e agradeceu a ajuda deles para colaborar com uma política de saúde.

"Eles [os médicos] representam muito bem a grande nação latinoamericana, por isso, quando nós nos olhamos, é como se nós víssemos os brasileiros representados em cada um deles", afirmou. "Eles vieram de longe para ajudar o Brasil a ter uma politica de saúde que levasse esse serviço essencial a todos os brasileiros", disse.

"Agradeço a cada um. Este país vai ficar eternamente grato", frisou a presidente Dilma Rousseff.

Assessoria de Comunicação via UOL

EXPLORAÇÃO ILEGAL DE MADEIRA CRESCE 151% NO PARÁ

A exploração ilegal de madeira no Pará voltou a aumentar substancialmente após três anos seguidos de queda. Segundo levantamento divulgado ontem pelo instituto de pesquisa Imazon, o crescimento no último ano, entre agosto de 2011 a julho de 2012, foi de 151% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O percentual corresponde a uma área de 73.535 hectares, equivalente a quase 70 campos de futebol. Essa retirada selecionada de árvores é o primeiro passo do processo de degradação que pode levar ao corte raso, daí a preocupação com o seu crescimento.

Os pesquisadores observaram que, do total de 157.239 hectares de florestas exploradas, 122.337 hectares (78%) não tinha autorização. O levantamento foi feito com base na comparação de informações das Autorizações para Exploração Florestal (Autefs) - documentos emitidos pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará que regularizam a extração de modo controlado - e de imagens de satélite. O cruzamento mostrou que somente 34.902 hectares tinham autorização de retirada.
O aumento ocorreu principalmente nas regiões do Rio Marajó e no baixo Amazonas, mas também em áreas de assentamento de reforma agrária e em unidades de conservação, como as Florestas Nacionais (Flona) de Itaituba II, Trairão e Jamaxin. Algumas delas, como a Flona de Altamira, estão em processo de concessão florestal. 


Para checar a hipótese, a pesquisa investigou as próprias Autefs e viu que ao menos uma pequena parte (13%) apresentava inconsistências, como manejo autorizado em área degradada. "A fiscalização tem sido eficaz. Mas é um processo de gato e rato. Quando os fiscais vão embora, os madeireiros voltam. Outro problema é que a madeira segue com um documento, e só olhando não dá para saber se ele foi esquentado", disse o engenheiro André Monteiro, coordenador da pesquisa. 

Conforme o estudo, os cinco municípios com maiores áreas de exploração madeireira ilegal foram: Portel (margens do rio Amazonas), Pacajá (BR-230), Prainha (margens do rio Amazonas), Uruará (BR-230) e Trairão (BR-163). Os 34.902 hectares (28%) restantes distribuíram-se de maneira mais esparsa entre outros 33 municípios. Na comparação com o período anterior (agosto de 2010 a julho de 2011), a pesquisa verificou um aumento da exploração ilegal em todos os 10 municípios, sendo mais expressivo nos municípios de Prainha (648%), Portel (384%), Pacajá (347%), Tailândia (350%), Ulianópolis (298%), Santarém (246%) e Trairão (231%).

A pesquisa ainda destaca um total de 2.055 hectares de exploração ilegal de madeira em sete Terras Indígenas (TIs) no Pará entre agosto de 2011 e julho 2012. A TI Anambé, situada no município de Moju, concentrou 41% desse total. O restante foi detectado nas TIs Sarauá (19%), Cachoeira Seca do Iriri (18%), Trincheira Bacajá (10%), Baú (7%), Alto Rio Guamá (4%) e Arara (1%).

Também foram detectados um total de 8.037 hectares de florestas exploradas ilegalmente para extração de madeira no período. As mais exploradas foram a Floresta Nacional (Flona) de Itaituba II (48% do total detectado), Flona do Trairão (30%) e Flona do Jamanxim (10%). Na comparação com o mesmo período anterior (agosto de 2010 a julho de 2011), a exploração ilegal de madeira de agosto de 2011 a julho de 2012 aumentou expressivamente nas Flonas do Jamanxin (507%), do Trairão (340%) e de Itaituba II (200%). Em contrapartida, o estudo anotou reduções dessa exploração na APA do Tapajós (-65%).

Já entre os assentamentos de reforma agrária existentes no Pará, a exploração ilegal de madeira atingiu um total de 30.825 hectares de florestas entre agosto de 2011 e julho de 2012. O Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Liberdade (30%) e os Projetos de Assentamento (PA) Cururui (13%) e Corta Corda (10%) foram os mais explorados.

Dentre os assentamentos identificados com exploração ilegal, os seguintes constam na lista do programa Assentamentos Verdes, do governo federal: PDS Cupari, PDS Água Azul, PA Especial Quilombola Erepecuru e PA Especial Quilombola Área Trombetas. Ainda foram observados aumentos expressivos de exploração ilegal na maioria dos assentamentos entre os dois períodos analisados. Os aumentos mais críticos foram observados no PA Rio Bandeira (10.037%), PDS Ademir Fredericce (627%), PA Cururui (587%) e PDS Liberdade (517%).

Os dez municípios com as maiores áreas exploradas sem autorização no Estado do Pará entre agosto/2011 e julho/2012:

Portel - 18.854 hectares

Pacajá - 11.837 hectares

Prainha - 9.177 hectares

Uruará - 8.749 hectares

Trairão - 8.219 hectares

Santarém - 7.723 hectares

Moju - 6.429 hectares

Tailândia - 6.250 hectares

Ulianópolis - 5.796 hectares

Paragominas - 4.600 hectares

Assessoria de Comunicação via Portal ORM

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DEPUTADO ESTADUAL AIRTON FALEIRO INTERMEDIA NEGOCIAÇÕES EM ITAITUBA

O Deputado Estadual Airton Faleiro esteve hoje em Itaituba, intermediando as negociações dos representantes dos governos Estadual e Federal com lideranças do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, que interditaram pela manhã a BR- 230 Transamazônica no Km 32, entre Itaituba e Rurópolis.

Na pauta de reivindicações:
*Regularização Fundiária
*Desembargo do assentamento embargado pelo ministério publico
*Recuperação de estradas e vicinais
*Retomada do Programa Luz Para Todos, com inicio imediato do 4° contrato

Assessoria de Comunicação