sábado, 10 de agosto de 2013

IV CACAU FEST TERMINA HOJE EM MEDICILÂNDIA, A CAPITAL NACIONAL DO CACAU.




IV Cacaufest teve início na última segunda-feira, 5 e encerra hoje, na Praça da Amizade. O evento é a principal vitrine da produção cacaueira do município, responsável por 50% da produção estadual, consolidando-se a cada nova edição como um importante espaço de articulação, intercâmbio, exposição e debate sobre o desenvolvimento da cacauilcultura regional O público visitante, em especial o agricultor familiar rural, encontrará informações importantes como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), crédito rural e legislação ambiental direcionada ao agricultor familiar, além de informações sobre o trabalho da Emater em Medicilândia. Um outro tema abordado no decorrer o evento foi a prevenção e o combate à praga conhecida como “vassoura de bruxa”, uma das principais ameaças à produção do cacau.


Assessoria de Comunicação

Pesquisa do Datafolha confirma: aprovação do Governo Dilma volta a aumentar!




Depois de uma queda de 35 pontos percentuais na aprovação de seu governo, a presidente Dilma Rousseff teve uma ligeira recuperação, segundo pesquisa Datafolha concluída ontem.
O índice dos que consideram o governo ótimo ou bom subiu de 30% no final de junho, no auge dos protestos, para 36% agora.

A aprovação a Dilma é maior entre os mais pobres. Entre os que ganham até dois salários mínimos, 41% aprovam o governo. Entre os mais ricos, aqueles que ganham acima de dez salários mínimos, a aprovação tem o menor índice (29%), mas foi nessa faixa que Dilma teve o maior crescimento entre aqueles que consideram a sua gestão ótima/boa. O aumento foi de oito pontos percentuais. O ápice da aprovação de Dilma ocorreu em março, quando 65% consideravam a sua gestão ótima ou boa.

Na pesquisa deste mês, o índice dos que julgam o seu governo ruim/péssimo variou de 25% para 22% e aqueles que o consideram regular oscilou de 43% para 42%.
Há menos otimismo agora dos benefícios que os protestos podem trazer tanto para o entrevistado como para os brasileiros. No fim de junho, 65% diziam que a onda traria mais benefícios pessoais do que prejuízos; agora são 49%. Em relação aos brasileiros, o índice caiu de 67% para 52%.

A avaliação do governo Dilma na área econômica também teve uma pequena recuperação. A aprovação subiu de 27% para 30%, um ponto acima da margem de erro do levantamento, de dois pontos percentuais. O Datafolha mostra que estancou o movimento dos que acreditam que a inflação vai aumentar. Entre o final de junho e agosto, esse índice oscilou de 54% para 53%. O pessimismo com a inflação estava em crescimento desde dezembro do ano passado.

Há mais otimismo com o emprego, ainda de acordo com a pesquisa. Caiu cinco pontos percentuais o índice de brasileiros que dizem acreditar que o desemprego vai aumentar, de 44% para 39%. Também houve uma queda no contingente daqueles que acham que o poder de compra dos salários vai diminuir (de 38% para 32%).
Os brasileiros são mais otimistas com a sua situação econômica do que com as expectativas para o país.

Subiu de 44% para 48% os que acreditam que sua situação vai melhorar. Já a opinião sobre a situação do país segue igual a junho (oscilou de 31% para 30%).
A pesquisa foi feita entre quarta-feira e ontem em 160 municípios do país, com 2.615 entrevistados.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Deputado Estadual Airton Faleiro em Castelo dos Sonhos





Deputado Estadual Airton Faleiro em encontro com filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores em Castelo dos Sonhos, Sudoeste do Pará, nesta quinta-feira





Assessoria de Comunicação

Deputado Estadual Airton Faleiro participa hoje de encontro do PT de Castelo dos Sonhos.



Deputado Estadual Airton Faleiro participará logo mais às 19h de reunião do Partido dos Trabalhadores em Castelo dos Sonhos, um dos mais de trinta distritos paraenses, que solicitaram a realização de plebiscito para decidir sobre a emancipação e se tornarem municípios, junto à Comissão de Divisão Territorial e Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Pará.

Assessoria de Comunicação

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ALEPA aprecia projeto sobre proibição de uso de Amianto no Pará

De autoria do Deputado Estadual Airton Faleiro foi apreciado hoje em plenário o projeto de lei que dispõe sobre a proibição de importação, extração, beneficiamento, comercialização, fabricação e a instalação no Estado do Pará de produtos e materiais contendo qualquer tipo de amianto. O projeto agora será submetido à Comissão de Justiça da ALEPA para voltar à pauta do plenário.

Assessoria de Comunicação.

Deputado Estadual Airton Faleiro se pronuncia sobre programa Mais Médicos

O Deputado Estadual Airton Faleiro se pronunciou hoje em plenário sobre o anúncio feito pelo Ministério da Saúde sobre a implantação do Programa “Mais Médicos”: 

“O governo da presidenta Dilma começa a dar um novo rumo para a saúde em nosso país com o programa Mais Médicos. É um momento histórico, mas é evidente que muito precisa ainda ser feito. Quero aqui destacar que o programa contemplou o Estado do Pará nessa primeira fase do Mais Médicos e tenho certeza de que vamos atender à maioria dos municípios do nosso Estado. De Jacaraeacanga a Santarém, de Altamira ao Nordeste do Pará. O governo sabe que as demandas são grandes e sabe do grande desafio que é colocar médico em cada região do país. Mas aí virão as novas etapas do programa para suprir essas necessidades, como a contratação de médicos estrangeiros e a abertura de novas inscrições para médicos brasileiros. Para aprofundar mais o debate sobre o programa estamos propondo a realização de sessão especial com a participação de todos os envolvidos no programa para que possamos contribuir para melhorar ainda mais a execução do Mais Médicos no Pará."

Sessão Especial debaterá "Mais Médicos"

O Deputado Estadual Airton Faleiro apresentou requerimento hoje na Assembleia Legislativa propondo a realização de Sessão Especial para debater o programa Mais Médicos do Governo Federal. Para a Sessão Especial serão convidados o Sindicato dos Médicos do Pará, Conselho Regional de Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Pará, Conselho de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (seção Pará), Secretaria de Estado de Saúde.

Assessoria de Comunicação

"MAIS MÉDICOS" enviará profissionais para 22 cidades paraenses


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou os municípios que vão receber os médicos e a quantidade que vai trabalhar em cada cidade.

São 938 médicos que atenderão em 404 cidades. No Pará serão 22 cidades, dois distritos indígenas e 39 profissionais. Na ilha do Marajó, que, segundo o ministro Padilha, teria sido a inspiração para a criação do programa, somente Breves conseguiu um único médico.

A maioria dos médicos deste primeiro lote de seleções vai atuar nas periferias de capitais e regiões metropolitanas (51,8%). O restante (48,1%) vai para municípios do interior. Este foi o caso o do que aconteceu no Pará: Ananindeua, por exemplo, vai receber três médicos. Para Marituba irão cinco profissionais. Para Santarém se inscreveram três. Para Vitória do Xingu e Altamira, onde a demanda é crescente por causa das obras de construção da usina de Belo Monte, se inscreveram apenas um profissional para cada município.

O número de vagas preenchidas em todo país equivale a 6% da demanda dos municípios, que apontaram a necessidade de 15.460 médicos para completar seus quadros na atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). A lista de médicos brasileiros e municípios confirmados no primeiro mês de seleção foi divulgada na tarde de ontem, em Brasília.

“Tivemos a confirmação de 1.000 médicos em 15 dias de seleção, significa que quatro milhões de brasileiros passarão a ser atendidos. Esse é apenas o início do programa, o processo continua aberto e usaremos de todas as estratégias para suprir as mais de 15 mil vagas apontadas pelos municípios”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que ressaltou ainda o maior interesse dos profissionais pelas regiões metropolitanas e cidades próximas ao litoral. “Chama atenção, nesta etapa, a alta concentração de médicos inscritos em apenas 400 municípios com esse perfil”.

Os 938 médicos que assinaram o termo de compromisso para participação no programa representam 5,6% dos 16.530 profissionais com registro profissional do Brasil que haviam se cadastrado inicialmente no sistema do Mais Médicos. O Ministério da Saúde dará mais uma oportunidade aos médicos brasileiros que chegaram a selecionar municípios, mas que não homologaram sua participação.

Este grupo terá até amanhã para novamente indicar as seis opções de cidades que desejam atuar, em ordem de preferência e de acordo com as regiões prioritárias do programa. A nova lista será publicada no sábado, 10. A próxima chamada de médicos e municípios começa no dia 15 de agosto.

(Diário do Pará)

Inflação despenca em julho e é a menor em três anos



O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou variação positiva de 0,03% em julho, após alta de 0,26% em junho, menor taxa desde julho de 2010 (0,01%), informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.

No acumulado de 12 meses, o IPCA avançou 6,27% no mês passado, mostrando queda ante os 6,7% de junho e voltando a ficar abaixo do teto da meta do governo, com a menor variação desde janeiro deste ano (6,15%).

A meta de inflação para 2013 e 2014 foi fixada em 4,5%, com intervalo de tolerância de dois pontos para mais ou para menos (ou seja, pode ir de 2,5% até 6,5%).

A queda no preço das passagens dos ônibus representaram o maior impacto no índice, resultado das manifestações que tomaram as ruas do país. As tarifas ficaram 3,32% mais baratas, segundo o IBGE. A queda de 0,66% dos preços no setor dos transportes foi a mais intensa desde junho de 2012.

Assessoria de Comunicação

terça-feira, 6 de agosto de 2013

"Abaré" tema de Audiência Pública na ALEPA




Proposta pelo deputado estadual Airton Faleiro, será realizada no próximo dia 21 de agosto, às 14h, no Salão João Batista, da Assembleia Legislativa, a Audiência Pública para debater a utilização do barco "Abaré" que prestava atendimento médico para os municípios de Santarém, Aveiro e Belterra. Estão convidados para a audiência as prefeituras de Santarém, Aveiro e Belterra, secretarias de saúde dos referidos municípios, Ministério da Saúde, lideranças comunitárias, ONG’s Saúde Alegria e Terra para Homens, representantes das câmaras municipais, sindicatos de trabalhadores rurais, Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Nacional dos Seringueiros, Fetagri e Central Única dos Trabalhadores.

Assessoria de Comunicação 

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

MARITUBA ELEGEU NOVO PREFEITO





O candidato do PMDB, Elivan Faustino será o novo prefeito de Marituba, município da Região Metropolitana de Belém. Ele foi eleito com 29.368 votos, o equivalente a 59,36% dos votos válidos. De acordo com o calendário da eleição, a Justiça Eleitoral tem até o dia 29 de agosto para fazer a diplomação. A posse está prevista para 1º de setembro.

O segundo colocado foi João Batista da Silva Santos (PSD) que ficou com 9.158 votos (18,51%). João Batista substituiu Mário Filho que teve o registro impugnado pela Justiça Eleitoral e acabou desistindo da disputa cinco dias antes da eleição. O candidato do PR, Roberto Rocha teve 5.889 votos, um percentual de 11,90% e Adelino Bessa, do PSol, foi o quarto colocado, com 5.056 dos votos, ou 10,22%.



Os eleitores de Marituba voltaram ontem às urnas para uma nova eleição porque a de 2012 foi anulada e o município estava sem prefeito desde janeiro deste ano.
O eleito em 2012 foi Mário Filho, que acabou tendo o registro impugnado por não prestação de contas da eleição de 2008. Nesse período, o cargo foi ocupado interinamente por Wildson Melo que era presidente da Câmara de Vereadores, mas também foi cassado por compra de votos. Atualmente, a cadeira do prefeito está ocupada por Francisco Besteiro, o novo presidente da Câmara.

ABSTENÇÃO
Apesar do clima de instabilidade que antecedeu o pleito, a Justiça Eleitoral avaliou que a eleição extraordinária do município foi uma das mais tranquilas já realizadas no Pará. Os eleitores surpreenderam e compareceram em peso às urnas, afastando o temor de uma abstenção fora do comum.
Até o início da tarde, mais de 30% dos eleitores não tinham votado, o que gerou apreensão, mas às 17 horas as urnas foram fechadas com abstenção de 19%, dentro da média registrada em outras eleições no Estado.
“O eleitor se sentiu motivado a comparecer, ao contrário do que se imaginava. A gente achava que havia uma desmotivação pelo fato de ser uma segunda eleição e essa expectativa até se manteve pela manhã, mas à tarde, o eleitor reverteu o quadro e o comparecimento de 81% ficou dentro da média”, disse o juiz eleitoral de Marituba, Raimundo Santana.
Foram necessários apenas 43 minutos para que o resultado da votação fosse anunciado, tempo recorde no Pará. Entre os eleitores que foram aos locais de votação, 2,22% anularam o voto e outros 2,94% preferiram votar em branco.
Justificativa
Os eleitores que não compareceram ontem às urnas devem procurar, a partir de hoje, um cartório eleitoral para justificar a ausência. Quem está em Marituba deve fazer a justificativa no cartório da 43ª Zona Eleitoral, que fica em Ananindeua e é responsável pela eleição no município. Quem está em outra cidade, deve procurar qualquer cartório eleitoral. As justificativas serão enviadas pelos Correios.

(Diário do Pará)