terça-feira, 12 de abril de 2016

CONFERÊNCIA ESTADUAL DA ATER

Deputado Airton Faleiro representou, na noite desta terça-feira (12/04), a Assembleia Legislativa do Estado do Pará, na Conferência Estadual da ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural. Na ocasião, o Deputado compartilhou com os demais integrantes do evento, uma síntese dos avanços conquistados e desafiou a produção de prioridades a serem levadas e aprovadas na Conferência Nacional.


DIRETÓRIO DO PT-PA CONVOCA LIDERANÇAS DE TODO ESTADO PARA A RETA FINAL EM DEFESA DA DEMOCRACIA E CONTRA O GOLPE


Na manhã desta segunda-feira (11/04), lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) de todo estado do Pará participaram de uma reunião, na sede da Associação Paraense das pessoas com Deficiência (APPD), em Belém, para definir as estratégias de luta em defesa da democracia e definir os planos de ação contra a tentativa de golpe político no país.

Com a presença de prefeitos e prefeitas, bancadas federal e estadual, vereadores, presidentes municipais e lideranças de organizações sociais, o encontro deliberou por uma ofensiva expressa em resolução com 12 pontos de ação (Leia, na íntegra, a resolução abaixo)

O vice presidente, no Pará, do Partido dos Trabalhadores, Deputado Airton Faleiro, compôs a mesa diretora dos trabalhos e ajudou a dar o rumo para os encaminhamentos que compõem a resolução.


Lista de resolução:

1) Reafirmar a disposição do PT do Pará em defender nosso governo eleito democraticamente nas urnas e repudiar a tentativa de golpe promovida por parcela do judiciário e pela grande mídia, a serviço de interesses de grandes corporações internacionais e da parcela mais conservadora da elite brasileira.
2) Convocar todas as suas lideranças, filiados e militantes a participarem ativamente nesta reta final da organização das atividades da Frente Brasil Popular nos municípios onde a frente atua e, onde ainda não existe, juntamente com o movimento social e demais partidos de esquerda, liderar mobilizações em favor da democracia e contra o golpe.
3) Orientar os municípios e microrregiões para, a medida do possível e em conjunto com o movimento social, partidos e organizações de esquerda bem como partidos aliados, mobilizar e organizar caravanas à Brasília, com chegada até dia 15 e com previsão de permanência até a conclusão da votação na Câmara. Devemos buscar ter representação de todos os municípios, com no mínimo uma pessoa em Brasília.
4) Promover, durante toda a semana, atos de mobilizações de defesa da democracia e combate ao golpe nos municípios, preparando para o dia 17 um ato/culminância de mobilização da sociedade, em especial na capital e cidades polos regionais.
5) Reforçar as iniciativas lideradas pela sociedade civil como professores universitários, artistas e advogados. Bem como a busca de novos aliados, que possam fazer a diferença nesta reta final.
6) Orientar todos e todas os/as parlamentares petistas a usarem a tribuna dos parlamentos municipais para denunciar a tentativa de golpe em curso no país, utilizando para auxiliar nesta tarefa o texto base sobre a tentativa de golpe e nossos principais legados de realizações pelo povo brasileiro.
7) Convocar todos os DM’s a participarem das atividades do MST, pelos 20 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, em especial do acampamento na praça da leitura em Belém e do acampamento da curva do S no município de Eldorado dos Carajás.
8) Da conquista da opinião pública: buscar ocupar os espaços em televisão, rádio (comunitária e comercial), jornais impressos e blogs locais, através de entrevistas notas e artigos contrários ao processo de impeachment, são tarefas prioritárias de nossos vereadores, prefeitos, deputados e lideranças de entidades representativas nos municípios.
9) Orientamos que cada militante/ dirigente gravar vídeos curtos (1 a 3 minutos) com depoimentos de figuras públicas locais (religiosos, artistas, médicos, professores, advogados, comerciantes, jornalistas, estudantes, dirigentes de órgãos federais e outras associações, aliados políticos, etc) contrárias ao golpe/impeachment e reproduzir nas redes sociais.
10) Em relação ao acompanhamento da votação do impeachment orientamos atividades públicas em todos os municípios para acompanhar todo o período de votação. Cada município deve analisar o melhor formato de atividade local. O ideal é que seja em lugares públicos e pontos de forte aglomeração de pessoas. Está atividade tem como objetivo central revigorar nossa base política e ampliar nossas relações políticas para além do PT.
11) Orientamos todos os diretórios municipais e comissões provisórias realizarem reuniões ampliadas o mais breve possível, para discutir e organizar a reta final de enfrentamento ao golpe.

12) Realizar, depois do dia 17, debates, encontros, seminários etc com o objetivo de reavaliar internamente o PT, sobretudo na questão ética, no sentido de atualizar e resignificar o projeto político do PT Pará para os próximos períodos.