sexta-feira, 25 de março de 2011

Festa de São Benedito em Cametá é Patrimônio Cultural do Pará

Por: Assessoria de Imprensa

De autoria do deputado estadual Aírton Faleiro, vice líder do PT na Assembléia Legislativa, foi aprovado , nesta Casa de Leis, o Projeto de Lei nº 40/2010 que reconhece como patrimônio Cultural de natureza Imaterial a Festividade de São Benedito que acontece anualmente na cidade de Cametá, região tocantina do estado.

A festividade acontece durante 10 dias no mês de agosto e é um dos mais tradicionais eventos da cidade, a segundo mais antiga do Pará, fundada em 1619. Neste período o culto em torno do santo considerado padroeiro dos negros escravos atrai visitantes de todo o estado.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Sessão Especial sobre a UFOPA

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, dia 23 de março, Sessão Especial para discutir a Universidade Federal do Oeste do Pará. A Sessão foi requerida pelos deputados Airton Faleiro e Zé Maria, e está prevista para o dia 15 de agosto deste ano. "Quero ouvir os dois lados sobre a nova proposta educacional para a Universidade Federal do Oeste do Pará", disse faleiro.

CPI e empréstimo são destaque na imprensa local

Clique na imagem pra ampliar.

terça-feira, 22 de março de 2011

CCJ dá parecer favorável a empréstimo para obras do PAC

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa deu parecer favorável a aprovação do projeto de Lei, de iniciativa do Executivo, que autoriza o estado do Pará a contrair empréstimo, para contrapartidas de obras do Plano de Aceleração do Crescimento. O empréstimo está orçado em 182 milhões.
A reunião da Comissão de Constituição e Justiça aconteceu nesta terça-feira, 22.
“Cumprimos o que prometemos e demos nosso voto favorável a aprovação do projeto”, disse o deputado Airton Faleiro, vice-líder do PT na Assembléia Legislativa.
No último dia 02 de março o deputado Airton Faleiro polarizou os debates na sessão ordinária, durante as discussões do projeto de Lei, para contratar empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de 193,9 milhões, que, na verdade, ao sofrer alterações, proposta pelo deputado Parsifal Pontes, foi reduzido para 182 milhões.
O projeto foi apresentado pela governadora Ana Júlia Carepa, em fevereiro de 2010,como contrapartida do estado para obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC),do governo Federal.
À época, oposição, feita pelo PSDB, com o apoio do PMDB, trabalhou para protelar a aprovação do projeto.
“A bancada do PT votará favorável ao empréstimo, no entanto, o governo Jatene nos deve uma explicação. Ao assumir, o governador disse que o Estado não tinha capacidade para pagamento de empréstimos. Agora, a bancada governista quer aprovar um empréstimo. Ou o governador estava equivocado ou esse empréstimo está vindo fora de hora”, disse da tribuna o deputado Airton Faleiro, vice-líder do PT na Casa.
Airton Faleiro solicitou, então, a presença do secretário de Estado de Planejamento, Sergio Bacury, para conversar com os deputados e explicar se o atual governo vai manter a mesma planilha de obras apresentados por Ana Júlia.
O secretário Sergio Bacury veio à Assembléia,no dia 03 de março,e conversou com os deputados, explicando as mudanças que o governo faria na planilha de execução de obras.
O secretário admitiu a defasagem em algumas obras e também admitiu que o estado estava tendo prejuízo, ao pagar aluguel para famílias cujas casas não haviam sido entregues em tempo hábil.

BNDES aprova 9,3 milhões para o Fundo Dema.


O deputado Airton Faleiro anunciou nesta terça-feira, 22, na Assembléia Legislativa, que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, aprovou apoio financeiro, no valor de 9,3 milhões de reais, para o Fundo Dema.

O Fundo Dema foi criado em 2004, em homenagem ao líder sindical da região da Transamazônica e Xingu, Ademir Fredericc, conhecido como Dema, assassinado em 2001.

O Fundo Dema teve início com a venda de seis mil toras de mogno, extraídas ilegalmente e apreendidas pelo Ibama, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente.

O Fundo Dema é coordenado por um Comitê Gestor, composto pela Fase – Federação de Órgãos para Assistência Social e EducacionalV, Fundação Viver Produzir e Preservar – FVPP, E Prelazia do Xingu.

“ O Fundo Dema tem esta credibilidade e simpatia dos órgãos federais, devido ao excelente trabalho que desenvolve entre as centenas de comunidades amazônicas, no Pará. Eu tenho orgulho de ter participado da articulação política que deu origem ao Fundo”, disse o deputado Airton Faleiro.

Assembleia instala CPI que vai investigar o Tráfico Humano

O presidente da Assembléia Legislativa, Manoel Pioneiro, instalou nesta terça-feira, 22, a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar o tráfico humano no Pará. A CPI foi proposta pela bancada do Partido dos Trabalhadores.

Foram eleitos, por unanimidade, o deputado do PPS, João Salame, para o cargo de presidente e Carlos Bordalo para a relatoria. O primeiro vice-presidente é o deputado Celso Sabino, do PR.

O vice-lider do PT, deputado Airton Faleiro, mesmo não sendo membro efetivo ou suplente, acompanhou toda a sessão de instalação da CPI, que aconteceu na sala Vip da Assembléia Legislativa do Pará.

A CPI tem 90 dias para apresentar seu relatório, com prazo prorrogável de mais 30 dias.

Requerimento: manifesto de solidariedade a colônia japonesa no Pará

A Assembléia Legislativa do Pará aprovou ás 11 horas da manhã desta terça-feira, 22, requerimento do deputado Airton Faleiro, vice-líder do PT, que “ Dispõe sobre manifesto de solidariedade a colônia japonesa no Pará, se estendedendo ao povo residente no Japão, pelos danos causados pelo terremoto que abalou aquele país”.
O requerimento foi aprovado por unanimidade.
No requerimento, Airton Faleiro ressalta que “ está acompanhando a tragédia que abala a Nação Japonesa, vitimando milhares de pessoas. O Pará, diz o documento, possui um das maiores colônias japonesas no Brasil, com fluxo migratório desde 1928.

A farra das assessorias especiais no Pará continua repercutindo na imprensa nacional.

Desta vez foi o jornal Folha de São Paulo que veiculou o tema. Lembro aos leitores que apresentei projeto de lei que propõe moralização na contratação de assessores especiais. Leia abaixo a matéria publicada na folha.
Clique na imagem para ampliar.