segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

ProUni é o maior programa de inclusão universitária da nossa história.

Nesta edição, serão mais 190 mil bolsas, anuncia a presidenta Dilma Rousseff


A presidenta Dilma Rousseff usou sua conta no Twitter para lembrar que, a partir desta segunda-feira (13), estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2014 do Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas em instituições particulares de ensino superior para estudantes que não têm condição de pagar a mensalidade. O prazo para cadastro vai até sexta-feira (17).

“O governo federal já concedeu 1,2 milhão de bolsas, no maior programa de inclusão universitária da nossa história. Nesta edição, serão mais 190 mil bolsas. Podem fazer a inscrição os candidatos com mínimo 450 pontos na média das notas objetivas e acima de zero na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo”, explicou.

Dilma afirmou que os bolsistas parciais de 50% (com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa) ainda têm acesso aos empréstimos subsidiados do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear os outros 50% da mensalidade. A meta é oferecer financiamento a 400 mil estudantes.

“Estamos, portanto, formando um tripé para sustentar uma grande transformação na educação brasileira. O primeiro vértice é o esforço pessoal do estudante, que está dando duro para se aprimorar e construir seu melhor futuro. Depois, vem o apoio e o suporte da família. E, finalmente, programas do governo federal, como o ProUni, o Fies, o Sisu, além do maior orçamento da história do Ministério da Educação. A educação é o eixo do Brasil que queremos”, destacou.

CARTA DA 1ª JORNADA ESTADUAL DE FORMAÇÃO DE MULHERES PETISTAS DO ESTADO DO PARÁ

Companheiros e Companheiras, Nós mulheres, presentes na Jornada Estadual de Formação para mulheres petistas, em Belém-Pa, após fazermos diversas reflexões sobre a participação política das mulheres, apresentamos os diversos encaminhamentos a serem executados, a nível de cada município do Estado, com o objetivo de aumentar e qualificar ainda mais, a participação das mulheres no Partido dos Trabalhadores.
1.  Considerando as resoluções internas do PT, aprovadas no IV Congresso que instituiu a paridade de gênero, como princípio para a composição das instâncias partidárias, momento que, ao nosso ver, contribuiu ainda mais na democratização e organização do PT, com a participação ainda maior de mulheres; devemos levar à prática a deliberação de que os Diretórios Municipais assegurem a participação de nossas companheiras –secretárias municipais de mulheres, garantindo dessa forma uma assento na executiva de cada diretório, mesmo sem direito a voto, no entanto, acreditamos que podemos contribuir muito com o debate e o avanço na organização política do nosso Partido.
2. Os Diretórios Municipais que ainda não possuem secretarias de mulheres,devem implementar a organização das mesma, conforme resolução do PT sobre paridade.
3. Realizar de um encontro municipal específico das mulheres para:fazer o estudo da cartilha sobre “FEMINISMO E ORGANIZAÇÃO DAS MULHERES” e o lançamento da campanha de filiação de mulheres, com atenção especial para a juventude.
Diante do exposto, conclamamos nossas militantes a estarem presentes nos debates e na organização da nossa secretaria de mulheres municipais. Ao mesmo tempoconclamamos as direções municipais para garantirem a implantação das nossas resoluções.
Sem o feminismonão há socialismo!

Belém, 06, 07 e 08 de dezembro\13.
SECRETARIA ESTADUAL DE MULHERES DO PT.

Informativo

Baixe aqui o informativo sobre o Programa Luz Para Todos