quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Iasep lança plano de educação aos servidores para melhorar atendimento

Fonte: Secom

Os mais de 200 mil segurados do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) passarão a contar com ações voltadas ao auto-cuidado e motivação do controle de agravos e da recuperação de saúde com hábitos saudáveis, por meio de um projeto pedagógico.

Trata-se do Plano de Educação em Saúde, que será lançado nesta sexta-feira (10), às 11h, no Palácio dos Despachos, sede do governo do Pará, em Belém. O Plano contempla eventos voltados à instrução lúdico-pedagógica e de disseminação de práticas preventivas para segurados do órgão.

O objetivo é também oferecer formação técnica para servidores do Instituto e profissionais da rede credenciada. Entre os temas abordados na capacitação estão: prevenção do câncer de próstata, de mama e colo de útero, alimentação saudável e nutrição e exercícios para controle do diabetes.

Durante o ano de lançamento, a presidente do Iasep, Sandra Leite, assina convênio com a Universidade Federal do Pará (Uepa) para estabelecer as condições da ação que prevê seminários, palestras, mesa redonda, oficinas com temas pré-definidos de interesse, com metodologia lúdico-pedagógica com temas prioritários.

O Plano de Educação em Saúde do Iasep foi idealizado com base no perfil dos usuários do serviço, elaborado a partir da análise de utilização de serviços da cota anual e dos agravos a saúde; nas estatísticas de adoecimentos mais frequentes que levaram os segurados a buscar os procedimentos adicionais no instituto.

Sandra Leite informou que a cobertura assistencial cresceu em quatro anos. Para investir na prevenção e no cuidado integral, as inovações vêm ocorrendo "com importantes conquistas" desde 2008, a partir da implantação de acupuntura e homeopatia e o gerenciamento de riscos com os "Procedimentos Adicionai".

Ela disse ainda que a inclusão de serviços RPG, Nutricionista e Terapia Ocupacional, em 2009, e a reativação da odontologia, este ano, são outras medidas visíveis que o instituto tem para com os segurados.

Convênio - O valor total do convênio Iasep/Uepa é da ordem de R$ 1.440,00 (um milhão, quatrocentos e quarenta mil reais), pago em duas parcelas, iguais de R$ 720.000,00 (setecentos e vinte mil reais), conforme estabelecido no cronograma de desembolso estabelecido no Plano de Trabalho do Convênio.

Pelo convênio, cabe ao Iasep orientar a elaboração do plano de trabalho correlacionando os grupos prioritários; analisar os relatórios de Execução Técnica alusivos ao objeto deste Acordo; garantir a disponibilidade de equipamentos para infra estrutura do trabalho; e realizar mobilização prévia junto aos segurados.
À Uepa cabe responsabilizar-se tecnicamente pela execução do projeto; receber, gerenciar administrativa e financeiramente os recursos recebidos; executar as atividades pactuadas ao Plano de Trabalho; e encaminhar relatório de execução técnica com frequência semestral.

A universidade estadual se responsabiliza ainda em assegurar atividades descentralizadas nos municípios e assegurar transmissão em teleconferência de programação de Belém para dispor a outros municípios.

Financeira - Sandra Leite informa que, considerando a reestruturação organizacional do Iaesp, ocorrida com a promulgação da Lei nº 7.290, de 24 de julho de 2009, que alterou a Lei nº 6.571, de 8 de agosto de 2003, há necessidade de estabelecer um Plano de Garantia Financeira no Iasep.

Baseada em relatório institucional, a presidente do instituto fala que o desempenho financeiro e a composição de margem líquida de 2007 a 2010, viabilizou o custeio da assistência domiciliar e dos serviços ambulatorial e hospitalar em rede credenciada do Iasep, pagos em dia e com remuneração com base no mercado.

Diante disso, percebeu-se a adesão de segurados contribuintes no período. Mas, ela aponta, como um dos fatores importantes, os repasses das contribuições pelo governo para o Instituto, tendo, como conseqüência, assistência aos segurados com a ampla cobertura, permitindo agora a constituição de uma reserva financeira.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Lula anuncia 315 milhões para obras de saneamento no Pará

Fonte: Secom

O Pará foi um dos estados selecionados para receber recursos do PAC 2. O governo federal vai destinar 315 milhões de reais para investimentos em obras de abastecimento de água nas cidades de Belém, Santarém, Marabá, Ananindeua, Castanhal, Breves, Marituba, Paragominas e Parauapebas.

A informação foi divulgada na cerimônia que anunciou os projetos aprovados para a 2ª versão do Programa de Aceleração do Crescimento - o PAC 2 - nas modalidades Social e Urbano, nesta segunda-feira (6), em Brasília. O evento reuniu centenas de autoridades, entre elas, a governadora Ana Júlia Carepa.

O eixo social e urbano obteve um aumento de recursos de 63% em relação à primeira edição do PAC. Agora consta de 13 temas, com ampliação da capacidade de investimento em infraestrutura urbana no país para ações de educação, saúde, segurança, esporte e lazer, desenvolvimento social, entre outros.

Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva alertou prefeitos e governadores que, caso queiram acessar recursos federais para obras em seus respectivos municípios e estados, têm de ir a Brasília com bons projetos e não com "choradeira".

Em discurso feito um pouco antes de Lula, a coordenadora do PAC, Miriam Belchior fez um balanço positivo da primeira edição do programa, que aumentou os investimentos públicos e privados em infraestrutura e deixou um importante legado ao País: a retomada do planejamento dos investimentos. "O PAC conseguiu cumprir todos os seus objetivos", disse ela.

Com Dilma, que coordenou o PAC por cinco anos, e Miriam (atual coordenadora), a discussão de projetos será muito mais proveitosa, afirmou Lula. As duas estão preparadas para discutir com prefeitos e governadores e fazerem as coisas fluírem melhor. "O PAC II é o aperfeiçoamento do PAC I, com muito mais dinheiro e recursos", disse Lula.

O presidente recomendou ainda que prefeitos e governadores dedicassem maior atenção à elaboração de projetos para conseguir recursos para obras do que a emendas parlamentares. "Tudo isso ajuda, mas se você quiser uma coisa estruturante, perca tempo fazendo projeto. Compensa", afirmou Lula.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010