quinta-feira, 18 de julho de 2013

Governo Dilma cria a Escola da Terra


 
Projeto vai oferecer recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades dessas populações


O Ministério da Educação (MEC) instituiu, nesta quarta-feira (3), a Escola da Terra. A ação integra o Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo) e foi publicada no Diário Oficial da União. O objetivo é promover a formação continuada de professores para que eles atendam às necessidades específicas das escolas do campo e que estejam situadas em comunidades quilombolas. Por meio deste programa, também serão oferecidos recursos didáticos e pedagógicos que atendam às especificidades formativas das populações em questão.

Para a formação continuada dos professores, está previsto curso de aperfeiçoamento com carga horária de, no mínimo, 180 horas, dividida em dois períodos formativos: aquele de frequência ao curso, denominado "tempo-universidade", e aquele dedicado a atividades realizadas em serviço, com o acompanhamento dos tutores, denominado tempo "escola-comunidade".

Já a disponibilização de material didático e pedagógico será por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Consiste em kits compostos por jogos, mapas, recursos para alfabetização e matemática, para uso nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades nas escolas do campo e em escolas de comunidades quilombolas.

Para a implementação da Escola da Terra, estados e municípios, bem como as instituições públicas de ensino superior, deverão celebrar um Termo de Adesão com o MEC. A partir daí, será fornecido o apoio técnico e financeiro necessário aos respectivos sistemas de ensino.