quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alexandre Lunelli, prefeito de Brasil Novo





O povo de Brasil Novo acompanhou a cerimônia de posse de Alexandre Lunelli e Antonio Aurino Martins, respectivamente, prefeito e vice do município de Brasil Novo. O evento aconteceu na praça municipal, no último dia 3.





As comemorações incluíram um show com bandas da região e a banda A.R.15 de Belém, no Parque de Exposições do município.



Movimentos sociais realizam mobilização em Belém

Fonte: Portal ORM

Vários movimentos sociais e sindicalistas ligados à CUT (Central Única de Trabalhadores) e MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) participam do Dia Nacional de Mobilização da CUT, comemorado nesta quarta-feira (6), em várias capitais do país. Em Belém, um ato marcou a data em frente à Alepa (Assembleia Legislativa do Pará). Os constantes assassinatos e ameaças de mortes contra trabalhadores rurais e lideranças camponesas foram lembrados pelo movimento, que pediu ainda melhorias na educação, saúde e segurança do país. Acompanhados de um carro som e vestindo vermelho, após o ato na frente da Alepa, os integrantes dos movimentos marcharam pelas ruas de Belém até chegar à Praça da República.


'É importante estarmos aqui para demonstrar que não podemos mais continuar a conviver com mortes sem que haja punição para os culpados. A CUT veio até o Pará exigir mais segurança para os trabalhadores rurais e lideranças camponesas', desabafou o presidente da CUT, Artur Henrique. Ele destacou ainda as outras reivindicações do Dia Nacional de Mobilização. 'Os pontos prioritários da pauta envolvem o trabalho e a luta por salários dignos. Também estamos contra a precarização e terceirização do ensino público e exigimos alimentos mais baratos na mesa dos brasileiros, por meio da reforma agrária, e somos contra o modelo agrário atual. O movimento também não concorda com a privatização dos aeroportos e isso precisa ser amplamente discutido ainda', explica.

Além da CUT e MST, também participam do movimento a CMP (Central de Movimentos Populares), a Marcha Mundial de Mulheres e a FUP (Federação Única dos Petroleiros) e outras entidades da CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais). Por volta das 14h, representantes do movimento devem ser recebidos pelo Secretário de Segurança Pública, Luis Fenandes, para saber como andam as investigações sobre os assassinatos de agricultores e sindicalistas no Estado.


Para Miriam Andrade, presidente estadual da CUT, o momento também é de lutar pelos trabalhadores do Estado. 'Desde o governo passado, nós lutamos por melhores ganhos salariais e bem estar dos nossos trabalhadores. Com os grandes projetos, serão atraídos muitos empregos e a maioria dos nossos trabalhadores não estão preparado ou não há qualificação suficiente. Isso por que o Estado hoje é ausente e as políticas públicas para os trabalhadores também precisam ser ampliadas,' finaliza.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

TRE PUNE O PSDB E ABSOLVE ANA JÚLIA CAREPA - O Liberal 06/07 - Poder 3

Clique na imagem para ampliar.

Amazônia Feminina: Reafirmando seus Direitos e Diversidade

VII Congresso Estadual do Movimento de mulheres do Campo e da Cidade

UFPA-Belém /PA

Programação

Dia 06

9h – Manifestação pública. Concentração: em frente à Alepa.

17 – Credenciamento de participantes

19h – Abertura

Dia 07

8h – Analise de conjuntura internacional, nacional e regional.

10h – Apresentação das delegadas regionais.

11h – Aprovação do regimento interno e eleitoral.

14h – Apresentação de temas de diretrizes aos trabalhos.

17h – Plenária com resultados dos trabalhos em grupo.

21h – Festa lilás dos 26 anos do MMCC-PA. No centro comunitário Alan Kardec, no bairro do Jurunas.

Dia 08

9h – Plenária com a apresentação dos resultados dos trabalhos em grupo.

11h – Apresentação do relatório de atividades.

12h – Processo eleitoral

12h30 – Eleição e posse da nova Coordenação Geral.

terça-feira, 5 de julho de 2011

CÓDIGO FLORESTAL: Comissão do Senado debate com cientistas

Fonte: Agência Senado

A reforma do Código Florestal (PLC 30/11) na perspectiva da comunidade científica: este é o tema da audiência pública que começou às 8h49, promovida conjuntamente pelas comissões de Agricultura (CRA) e de Meio Ambiente (CMA). A reunião é presidida pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

Participam da audiência, entre outros, Elíbio Leopoldo Rech Filho, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e Helena Bonciani Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Em maio, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) divulgou resultado de um grupo de trabalho que discutiu o tema em conjunto com a Academia Brasileira de Ciências (ABC): o estudo O Código Florestal e a Ciência - Contribuições para o Diálogo.

Os mesmos debatedores foram convidados para audiência da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) na quarta-feira (6), às 9h.

O Ipea divulgou no início do mês levantamento detalhado sobre as conseqüências do novo Código para as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e Reservas Legais (RLs) do país.

O PLC 30/11 está sendo analisado pelas comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O primeiro debate sobre o tema no Senado foi realizado no dia 30 de junho, em audiência conjunta da CRA e da CMA em que foi ouvida a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. A ministra disse aos senadores que, em sua forma atual, o projeto dá margem a diferentes interpretações, induz ao desmatamento e pode levar ao fim das Áreas de Preservação Permanente (APP).

Na sexta-feira (1º), a discussão sobre o Código Florestal teve sua segunda etapa com uma nova audiência conjunta da CRA e da CMA, na qual debateram o tema os representantes de entidades do setor agropecuário. Os participantes pediram mais atenção, no texto do código, para com a agricultura familiar e destacaram que os produtores rurais não podem ser criminalizados.

Cientistas querem 'força tarefa' para subsidiar decisões sobre novo Código Florestal

O representante da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Elíbio Rech Filho, sugeriu aos senadores a criação de uma força tarefa dedicada, "todos os dias", a subsidiar a tomada de decisão quanto ao novo Código Florestal. Ele participa da audiência das comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

O cientista defendeu uma "nova métrica" da agricultura, uma nova visão que inclua na lógica do agronegócio o ambiente e as pessoas. Elíbio Rech disse acreditar na convivência harmônica entre crescimento econômico, preservação ambiental e desenvolvimento humano.