quinta-feira, 6 de novembro de 2014

SAIU NA IMPRENSA!!! DESCARTADA AJUDA DA FORÇA NACIONAL - Na Alepa - Secretário de Segurança não vê motivos para vinda de reforço ao Pará


No início da sessão, antes que fosse anunciada a vinda do secretário ao Parlamento, o deputado Airton Faleiro (PT) tinha proposto, em nome da bancada petista, uma convocação para que o Estado desse explicações sobre o caso. “Esta Casa não pode demorar a fazer esta convocação. Tem que ter desdobramento para não cairmos na lógica da barbárie”, afirmou Faleiro, ressaltando que a vingança não era a melhor opção para acabar com a violência. 


ALEPA

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

DEPUTADOS ESTADUAIS REUNEM COM SECRETARIO DE SEGURANÇA PÚBLICA NA ALEPA


Atendendo convocação do parlamento, proposta pelo Deputado Airton Faleiro o Secretário de Segurança Pública, Luiz Fernandes, Delegado Geral da Policia Civil, Rilmar Firmino e Comande Geral da Policia Militar, Daniel Borges Mendes, estiveram prestando esclarecimentos sobre Chacina aterrorizante que ocorreu ontem à noite em Belém.
Respondendo questionamento do Deputado Airton Faleiro, o secretário assumiu que a situação foi de anormalidade, mas que segundo ele já está controlada.
Em resposta a proposição de Faleiro, da solicitação junto a Presidenta Dilma da vinda da força nacional, o secretário respondeu que não descarta essa possibilidade e que não ver objeção por parte do Governador, mas que considera que até momento situação não exige tal medida.
Sobre a investigação o secretário afirmou que a Polícia Federal está acompanhando o caso juntamente com os órgãos de Segurança Pública do Estado e que este processo terá celeridade.
Sobre a punição dos culpados, o secretário afirmou que perante a lei todos são iguais e com o mesmo rigor que serão punidos os que praticaram o crime contra o policial deve ser punido quem praticou o crime contra os civis, mesmo que se comprove que isso tenho ocorrido por policiais.

Com o objetivo de monitorar o desdobramento destes crimes ficou agendado para a próxima quarta feira nova reunião na ALEPA onde será prestado informações das investigações e, na oportunidade, o secretário apresentará o plano estratégico de segurança pública para o Estado do Pará.


PRESIDENTA DILMA ROUSSEF DECRETOU ESTADO DE ALERTA EM BELÉM - PÁ

Diante dos comentários nas redes sociais de que a Presidenta Dilma Rousseff teria decretado Estado de Alerta e deslocado a Força Nacional a Belém, tomei a iniciativa de contatar com a Presidência e fui informado de que esse ato pode vir a ocorrer desde a solicitação por parte do Governador Simão Jatene. Vou sugerir ao Secretário de Estado na reunião aqui na Alepa, às 13:00 horas, que o governador solicite apoio da Força Nacional.

A CHACINA QUE ATERRORIZOU BELÉM FALEIRO PROPÕEM CONVOCAÇÃO DE AUTORIDADES DE SEGURANÇA PÚBLICA PARA SE EXPLICAREM NA ALEPA E A SOCIEDADE PARAENSE

'O Deputado Airton Faleiro hoje em sessão ordinária na Assembleia Legislativa se pronunciou sobre a chacina que ocorreu ontem à noite (4), em Belém e solicitou a convocação do secretário de segurança pública, delegado geral e demais autoridades para se explicarem na ALEPA e a sociedade paraense. Tudo começou com assassinado do Cabo Antônio Marco da Silva Figueiredo pertencente à Ronda Tática Metropolitana (Rotam), e em sequência, no mínimo oito pessoas, segundo a polícia bandidos da capital foram assassinados. Os assassinatos ocorreram precisamente nos bairros do Guamá, Terra Firme e Jurunas.
Na opinião do parlamentar este episódio simboliza duas coisas: “A polícia do Pará perdeu o controle da Segurança Pública e o Governador Simão Jatene perdeu o controle da polícia” disse Faleiro.
Em seu entendimento a chacina executada pela polícia significa o desrespeito do órgão ao Governador, e isso necessita de explicação para a sociedade. Neste sentido ainda na tribuna o Deputado anunciou a apresentação de requerimento da bancada do PT convocando o secretário de Segurança Pública e o Delegado Geral para devida explicações
Ainda sobre o assunto o Deputado Faleiro requer uma apuração minuciosa sobre o ocorrido, pois apesar da divulgação de oito mortos, só em mensagens recebidas pelo whatsapp era perceptível um número maior de assassinatos.
Apesar do tema de Segurança Pública ser um problema nacional o episódio ocorrido ontem em Belém pode ser considerado uma chacina orquestrada de forma planejada onde se configura ato de vingança, ou seja a polícia fazendo justiça das próprias mãos. “Lugar de bandido é atrás das grades e não em baixo da terra. Se essa prática for legitimada então qualquer cidadão pode fazer justiça com as próprias mãos e isso não é correto”, disse Faleiro.
Em seu pronunciamento Airton Faleiro afirmou que o Pará vive na situação de instabilidade na segurança pública e exigiu providencias do Governo do Estado.
Faleiro repudiou qualquer ato de desequilíbrio ou revide da polícia em fazer justiça com as próprias mãos, e não se pode pautar pelo caminho errado e sim pelo estado de direito. Ao mesmo tempo o parlamentar repudiou veementemente o assassinato do agente de segurança pública
O Deputado ainda lembrou do episódio ocorrido durante dia de ontem, em que uma senhora foi atingida por uma bala perdida no bairro do Umarizal em Belém. Onde dois homens trocaram tiros com a polícia após um assalto e fugiram sem deixar pistas.

Diante da repercussão de seu pronunciamento, ainda na tribuna o presidente da ALEPA deputado Marcio Miranda e o líder do Governo José Megale convocaram para hoje às 12:00hs a vinda do Secretário de Segurança, Delegado Geral e demais autoridades para a casa. 



terça-feira, 4 de novembro de 2014

REUNIÃO DA BANCADA DO PT PARA DISCUTIR O ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO

Hoje pela manhã, na Assembleia Legislativa, a bancada do PT reuniu para discutir o Orçamento Geral do Estado para o ano de 2015.


20 ANOS DO CURSO DE DIREITO INSTALADO EM SANTARÉM

O Deputado Airton Faleiro esteve, ontem a noite (13), prestigiado os 20 anos do Curso de Direito instalado em Santarém na UFPA e depois na UFOPA.


ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SANTARÉM

O Deputado Estadual reeleito Airton Faleiro, esteve ontem (3), a convite da Associação Comercial de Santarém, em sua sede para receber as homenagens pela reeleição e assumir compromissos com as pautas da organização e da sociedade santarena.



segunda-feira, 3 de novembro de 2014

TRÁFEGO É RETOMADO NA TRANSAMAZÔNICA


Em nota divulgada à imprensa na tarde de ontem, o Comando da 23ª Brigada de Infantaria e Selva informou que o tráfego já foi totalmente normalizado no trecho da BR-230 situado no município de Pacajá, sobre o rio Arataú. A nota afirma que o tráfego foi reestabelecido às 19h30 da última sexta-feira, 31, graças à montagem de uma ponte LSB (Logistic Support Bridge), do Exército Brasileiro, sobre o rio Arataú.