quarta-feira, 6 de abril de 2011

Deputados vão à Santa Casa e continuarão as averiguações sobre o caso da morte de crianças




Fotos de Alessandra Serrão
Texto: Ascom Aírton Faleiro

Deputados estaduais visitaram na tarde desta quarta-feira, 06, a Santa Casa de Misericórdia do Pará e ouviram da diretoria a versão oficial sobre o caso de mortes de bebês no final de semana passado e ainda receberam informações sobre a situação do atendimento e andamento de obras na instituição.

"Ouvimos a versão oficial de que ocorreram 4 óbitos e que não não foram motivados por uma infecção hospitalar, mas esta é a versão da direção. Ao meu ver não podemos dar o caso por encerrado. Vamos relatar essa visita aos demais deputados e dicutir em conjunto para que a Alepa possa definir novos passos e não está descartada a possibilidade de pedir a presença na Assembléia do secretário de Saúde e da diretora da Santa Casa para mais esclarecimentos sobre a questão", diise o deputado Aírton Faleiro, vice-líder da bancada do PT, que acompanhava a comissão de Saúde da Assembleía Legislativa que esteve na Santa Casa. A comissão também pretende ouvir familiares dos bebês que vieram a óbito e usuários do hospital.

Os parlamentares foram recebidos pela diretora-presidente da instituição, Maria do Carmo e estiveram na UTI Neo Natal. A comissão foi informada de que ocorreram 4 mortes de crianças na Unidade e que essas mortes não tiveram relação com infecção hospitalar e sim ocasionadas por gravidades referentes ao nascimento das crianças. Do secretário de Obras, Joaquim Passarinho, os deputados tiveram a informação de que a conclusão das obras de ampliação na Santa Casa está prevista para julho de 2012.

Também estiveram presentes os deputados Zé Maria (PT); Raimundo Santos (PR); Edmílson Rodrigues (Psol); José Megale (PSDB); Ana Cunha (PSDB); Josefina Carmo (PMDB) e Bernadete Ten Catten (PT).

Faleiro se pronuncia na tribuna sobre morte de cooperativista em Uruará

Por assessoria de comunicação

O deputado estadual Aírton Faleiro, vice-líder da bancada do PT, se pronunciou hoje, quarta-feira, 06, na tribuna do plenário da Assembléia Legislativa sobre o assassinato do presidente da Cooperativa dos Orgânicos de Uruará, Antonio Geison Melo Borges, ocorrida na noite de sábado.

O parlamentar falou não somente sobre a morte de Antônio como também da ocorrência de vários assaltos nesta área e disse que vai pedir providência, por meio de ofício, às autoridades competentes para dar celeridade ás investigações do caso e garantir a segurança neste município.

Antônio Melo Borges, de 28 anos, foi assassinado por volta das 21 horas do último sábado, dia 02, na rodovia Transamazônica, vicinal170, às proximidades de sua residência e na ocasião foi levada sua moto.

Deputados vão à Santa Casa e continuarão as averiguações sobre o caso da morte de crianças

Por Assessoria de comunicação

Deputados estaduais visitaram na tarde desta quarta-feira, 06, a Santa Casa de Misericórdia do Pará e ouviram da diretoria a versão oficial sobre o caso de mortes de bebês no final de semana passado e ainda receberam informações sobre a situação do atendimento e andamento de obras na instituição.

"Ouvimos a versão opficial de que ocorreram 4 óbitos e que não não foram motivados por uma infecção hospitalar, mas esta é a versão da direção. Ao meu ver não podemos dar o caso por encerrado. Vamos relatar essa visita aos demais deputados e dicutir em conjunto para que a Alepa possa definir novos passos e não está descartada a possibilidade de pedir a presença na Assembléia do secretário de Saúde e da diretora da Santa Casa para mais esclarecimentos sobre a questão", diise o deputado aírton Faleiro, vice-líder da bancada do PT, que acompanhava a comissão de Saúde da Assembleía Legislativa que esteve na Santa Casa. A comissão também pretende ouvir familiares dos bebês que vieram a óbito e usuários do hospital.

Os parlamentares foram recebidos pela diretora-presidente da instituição, Marido do Carmo e estiveram na UTI Neo Natal. A comissão foi informada de que ocorreram 4 mortes de crianças na Unidade e que essas mortes não tiveram relação com infecção hospitalar e sim ocasionadas por gravidades referentes ao nascimento das crianças. Do secretário de Obras, Joaquim Passarinho, os deputados tiveram a informação de que a conclusão das obras de ampliação na Santa Casa está prevista para julho deste ano.

Também estiveram presentes os deputados Zé Maria (PT); Raimundo Santos (PR); Edmílson Rodrigues (Psol); José Megale (PSDB); Ana Cunha (PSDB); Josefina Carmo (PMDB) e Bernadete Ten Catten (PT).

Faleiro solicita moção de pesar pelo falecimento de José Alencar


Por assessoria de comunicação

Na manhã desta quarta-feira, 06, o deputado Aírton Faleiro, vice-líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa, protocolou junto à mesa diretora desta Casa de Leis, requerimento para que seja registrado nos anais do Poder Legislativo, Moção de pesar pelo falecimento do ex-vice presidente da República, José Alencar, ocorrido em São Paulo no dia 29 de março.

“Sua trajetória foi marcada fortemente pelo trabalho. Sua vida é um verdadeiro modelo para as novas gerações”, argumentou Faleiro. O deputado também lembrou que no momento da assinatura do decreto de criação da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, José Alencar estava no exercício da Presidência da República.

“Este momento representou uma conquista de todos que vivem naquela região do nosso estado”, enfatizou.

COMISSÃO DE SAÚDE DA ALEPA VISITA SANTA CASA HOJE A TARDE

Por Assessoria de Comunicação

A Santa Casa recebe a visita da comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado do Pará, às 14 horas desta quarta-feira, dia 06.

De acordo com Airton Faleiro, vice-líder da bancada do PT na Alepa o objetivo é ouvir a versão oficial da instituição de saúde a respeito da morte de crianças, assim como ouvir o Sindicato dos Médicos.

"Com esta visita queremos trazer um relatório para que a Alepa, forme sua opinião sobre o caso, uma vez que há constradições sobre a situação", disse Faleiro, adiantando ainda que a partir deste relatório pode-se chegar a desdobramentos como concluir que houve retrocesso no atendimento na Santa Casa e convocar o secretário de Saúde e a presidência da Santa Casa para esclarecer a situação. Também serão averiguados os motivos da paralisação de obras na instituição.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Mortes de bebês na Santa Casa repercute na Alepa

Por assessoria de comunicação

“Lembro de quando, na legislatura anterior, os deputados antes oposicionistas e hoje governistas, criticavam a situação da Santa Casa. Espero que agora estes mesmos parlamentares tenham a mesma posição de esclarecer o que se passa na instituição”, disse o deputado estadual Airton Faleiro, vice-líder da bancada do PT, sobre a situação mostrada na imprensa sobre a morte de bebês na santa casa de misericórdia. Este assunto norteou os debates na manhã desta terça-feira, dia 05, na Assembléia Legislativa.

A bancada do PT, por meio do líder, deputado Carlos Bordalo, protocolou na Casa um requerimento para a criação de uma comissão externa para averiguar a incidência da morte de crianças naquela instituição.

Durante sessão especial, requerida por Airton Faleiro, no ano passado, a presidência da Santa Casa mencionou números que comprovam a importância do hospital para a população. De 2007 a 2009, a instituição realizou 40.893 atendimentos a recém-nascidos; 68.520 atendimentos gerais; e coletou 8.368 litros de leite, por meio do Banco de Leite.

Neste período a Santa Casa recebeu mais de R$12 milhões de investimentos com a aquisição de equipamentos e obras de recuperação e readequação.


No segmento de ensino, a Santa Casa teve um incremento de 50% no número de cursos que envolvem a educação em saúde; e foi responsável pela abertura de 495 cursos nos Programas de Educação Permanente. Entre os projetos sociais,foram citados o Programa de Atendimento Integral às Vítimas de Escalpelamento; Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual; e o Programa de Detecção de Câncer de Mama.