quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Senado aprova projeto que permite criação de novos municípios


Por 53 votos a 5, o plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (16) a proposta que define novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. O texto já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados em junho e vai agora à sanção presidencial.
Com o projeto, cerca de 150 municípios podem ser criados no país. Segundo dados da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Criação de Novos Municípios, a proposta deve permitir em curto prazo a formação de 150 novos municípios --sendo que, atualmente, são 5.570.
Com o projeto, cerca de 150 municípios podem ser criados no país. Segundo dados da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Criação de Novos Municípios, a proposta deve permitir em curto prazo a formação de 150 novos municípios --sendo que, atualmente, são 5.570.
Se a matéria for sancionada e virar lei, as assembleias legislativas do país vão recuperar a condição de examinar a criação de novos municípios, suspensa há 17 anos. (Com Agência Senado)

Assessoria de Comunicação 

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

NOSSA HOMENAGEM AO PROFESSORES




 




Nossa homenagem a todos os professores que lutam por ensino de qualidade, escolas com mais qualidade e que são responsáveis pela formação cidadã de milhares de brasileiros e paraenses. Professor é o profissional que merece ser valorizado por ser humanista e principal responsável pela transformação social. Nesses últimos dez anos, o Brasil passou sim a valorizar mais o professor, investindo na formação continuada e na valorização salarial principalmente nas universidades federais e institutos federais tecnológicos, que estão no âmbito federal. É claro que muito falta para ser feito, mas em comparação com o Brasil de antes de 2002, houve sim mais valorização profissional para esse cidadão que merece ser respeitado ainda mais em nosso país.

Avanços conquistados pela categoria nos últimos dez anos, como as leis que determinam piso salarial, a criação de planos de carreira e a instituição da estrutura de um sistema nacional de formação inicial.

1 - A lei 11.738, sancionada em julho de 2008, estabelece o piso salarial para professores em todo o país. O valor total da remuneração, somado às gratificações, deve alcançar R$ 1.024.

2 - O governo federal lançou o Plano Nacional de Formação de Professores, sob a responsabilidade da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em parceria com estados e municípios. O programa prevê a abertura de 400 mil vagas em licenciaturas para professores das redes municipais e estaduais em cerca de 150 universidades federais, estaduais, comunitárias e instituições de ensino a distância de 25 Estados.

3 - Governo Federal também implantou o programa Profuncionário, um curso técnico a distância de formação para os profissionais de áreas administrativas da educação. Antes não havia nenhuma política para os profissionais da educação. Era uma coisa solta. Os funcionários de escola eram invisíveis diante do poder público, mas essa realidade mudou.

Assessoria de Comunicação

Vox Populi : Dilma vence em todos os cenários no 1º turno



Na simulação em que a presidente vence de maneira mais apertada, o resultado é de 41% para ela contra 40% da soma entre as intenções para a ex-ministra Marina Silva (21%) e o ex-governador José Serra (19%); Instituto Vox Populi realizou pesquisa nacional que aponta vitória da presidente Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições de 2014 contra todos os seus adversários; todas as simulações foram testadas; Dilma versus o tucano Aécio Neves e o socialista Eduardo Campos; a presidente contra a ex-ministra Marina Silva e o ex-governador José Serra; ou enfrentando Aécio e Marina ou Campos e Serra; também foram testados todos os cenários possíveis de segundo turno.

A presidente Dilma Rousseff (PT) venceria a eleição em primeiro turno, mesmo que a disputa se desse com a ex-senadora Marina Silva (PSB) e o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB). Também venceria com mais facilidade no embate com o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) e com o senador Aécio Neves. É o que revela a mais nova pesquisa do Instituto Vox Populi sobre a intenção de voto dos brasileiros para o pleito de outubro de 2014. Os números foram divulgados na noite desta terça-feira (15) pelo Jornal da Record, na TV Record, e pelo site da revista Carta Capital. O 247 divulgou, com exclusividade mais cedo que a pesquisa seria apresentada e que Dilma levava em 1º turno.

A pesquisa foi feita de casa em casa, e não abordando eleitores na rua. A menos de um ano das eleições, o percentual de eleitores que ainda não tem o voto definido varia de 19% a 27%. É o total de votos em branco, nulos e de pessoas que disseram ainda não ter candidato. Ou seja: em média, de cada 5 eleitores um ainda não decidiu em quem vai votar. A pesquisa entrevistou 2,2 mil eleitores em 179 municípios entre 11 e 13 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Abaixo os números em todos os cenários de primeiro e de segundo turno:

Cenário 1:

Dilma 43%

Aécio 20%

Eduardo Campos 10%

Cenário 2:

Dilma - 42%

Serra 21%

Campos 12%

Cenário 3:

Dilma - 41%

Marina - 23%

Aécio 17%

Cenário 4:

Dilma 41%

Marina 21%

Serra 19%

SEGUNDO TURNO:

Dilma - 47%
Aécio 27%


Dilma 47%
Serra 27%


Dilma 46%
Marina 31%


Dilma 48%
Campos 23%

Assessoria de Comunicação