quarta-feira, 16 de outubro de 2013

NOSSA HOMENAGEM AO PROFESSORES




 




Nossa homenagem a todos os professores que lutam por ensino de qualidade, escolas com mais qualidade e que são responsáveis pela formação cidadã de milhares de brasileiros e paraenses. Professor é o profissional que merece ser valorizado por ser humanista e principal responsável pela transformação social. Nesses últimos dez anos, o Brasil passou sim a valorizar mais o professor, investindo na formação continuada e na valorização salarial principalmente nas universidades federais e institutos federais tecnológicos, que estão no âmbito federal. É claro que muito falta para ser feito, mas em comparação com o Brasil de antes de 2002, houve sim mais valorização profissional para esse cidadão que merece ser respeitado ainda mais em nosso país.

Avanços conquistados pela categoria nos últimos dez anos, como as leis que determinam piso salarial, a criação de planos de carreira e a instituição da estrutura de um sistema nacional de formação inicial.

1 - A lei 11.738, sancionada em julho de 2008, estabelece o piso salarial para professores em todo o país. O valor total da remuneração, somado às gratificações, deve alcançar R$ 1.024.

2 - O governo federal lançou o Plano Nacional de Formação de Professores, sob a responsabilidade da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em parceria com estados e municípios. O programa prevê a abertura de 400 mil vagas em licenciaturas para professores das redes municipais e estaduais em cerca de 150 universidades federais, estaduais, comunitárias e instituições de ensino a distância de 25 Estados.

3 - Governo Federal também implantou o programa Profuncionário, um curso técnico a distância de formação para os profissionais de áreas administrativas da educação. Antes não havia nenhuma política para os profissionais da educação. Era uma coisa solta. Os funcionários de escola eram invisíveis diante do poder público, mas essa realidade mudou.

Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário