sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ibope mostra Dilma com 39% e Serra com 34% na corrida pela Presidência

Do G1, em São Paulo

A candidata Dilma Rousseff (PT) lidera com cinco pontos percentuais à frente de José Serra (PSDB), segundo pesquisa Ibope de intenção de voto para presidente da República divulgada nesta sexta (30) pela TV Globo. De acordo com a pesquisa, Dilma tem 39% das intenções de voto; José Serra (PSDB), 34%; e Marina Silva (PV), 7%.

Hoje lançamento das candidaturas Airton Faleiro e Carlos Martins

Acontece hoje, em Santarém, região oeste do estado, o lançamento das candidaturas de Aírton Faleiro-deputado estadual 13500 e Carlos Martins-deputado federal 1311, ambos pelo Partido dos Trabalhadores.

O lançamento será realizado no ginásio do colégio Carequinha, na avenida Rui Barbosa, entre 15 de Novembro e 15 de Agosto, no bairro Centro, a partir das 19 horas.

A governadora Ana Júlia Carepa estará presente ao evento. Compareça!

Prazo de voto em trânsito termina dia 15 de agosto

Pela primeira vez em eleições no Brasil, quem estiver fora de seu domicílio eleitoral, mas em uma das capitais do país, poderá votar para presidente da República.

É o chamado voto em trânsito, aprovado pelo Congresso na minirreforma eleitoral de 2009 e regulamentado em março pela Justiça Eleitoral.

Trata-se de um grande volume de eleitores em potencial. Na última disputa presidencial, em 2006, por exemplo, cerca de 8 milhões de votantes justificaram ausência no pleito.

O prazo de inscrição para o voto em trânsito é ATÉ 15 de agosto. Confira como será a habilitação, que é voluntária, e tire suas dúvidas sobre o funcionamento do sistema.

Como se habilitar para votar em trânsito?

É só procurar qualquer cartório eleitoral do país, de 15 de julho a 15 de agosto, com título eleitoral e documento de identidade oficial com fotografia (carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente: certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto). É preciso preencher um formulário fornecido pela Justiça Eleitoral, indicando a capital onde estará no primeiro e/ou segundo turnos das eleições.

Outra pessoa, dotada de procuração, pode fazer a habilitação por mim?

Não, a habilitação por procurador não será permitida.

Quem pode se habilitar para votar em trânsito?


Todos os eleitores que estiverem com as obrigações eleitorais em dia.

O voto em trânsito será para todos os candidatos?

Não. Em 2010, o sistema funcionará apenas para voto em presidente e vice-presidente da República.

Quem se habilita a votar em trânsito precisará justificar a ausência do voto para os outros cargos (governador, senador, deputado federal e estadual)?

Não, só precisará justificar ausência se não aparecer para votar na capital indicada.

Após fazer a habilitação, posso desistir de votar em trânsito?


Sim. O eleitor terá até 15 de agosto para eventualmente cancelar sua habilitação para votar em trânsito.

Se tiver me habilitado para votar em trânsito e desistir de fazê-lo no dia da eleição, posso justificar a ausência?


Sim. Só não poderá justificar na cidade indicada no requerimento de habilitação. É só comparecer em qualquer mesa receptora de justificativas (seções eleitorais que recebem justificativas) em qualquer outra cidade, inclusive seu município eleitoral de origem.

Se tiver me habilitado para votar em trânsito também estarei autorizado a votar em minha seção eleitoral de origem?


Não. O eleitor habilitado que comparecer à sua seção de origem no dia da votação será informado sobre a impossibilidade de votar e a necessidade de justificar a ausência.

Se tiver me habilitado a votar em trânsito poderei votar em qualquer seção eleitoral da capital indicada?


Não, somente nos locais onde serão instaladas urnas para a recepção dos votos em trânsito, denominados “mesas receptoras de votos em trânsito”.

Onde ficarão as seções especiais para o voto em trânsito?


Os Tribunais Regionais Eleitorais vão definir esses locais, que deverão funcionar preferencialmente em regiões centrais da capital, para facilitar o acesso dos eleitores. Deverão ainda publicar os locais no Diário da Justiça Eletrônico (http://www.tse.gov.br/sadJudDiarioDeJusticaConsulta/) até 5 de setembro e fazer ampla divulgação.

Onde poderei me informar sobre o meu novo local de votação?


O eleitor habilitado para votar em trânsito poderá consultar, a partir de 5 de setembro, o seu local de votação no site do Tribunal Superior Eleitoral na internet ou nos sites dos Tribunais Regionais Eleitorais dos estados de seu domicílio de origem ou da respectiva capital por ele indicada para o voto em trânsito.

Fonte: matéria veiculada no portal G1.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Equipe do Terra Legal anuncia início do georreferenciamento no sudeste paraense

Fonte: Ascom Sepe

Entre os dias 22 e 23 deste mês, Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Jacundá e Nova Ipixuna - municípios do sudeste paraense - tiveram audiências públicas com a equipe do programa de regularização fundiária Terra Legal, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para anúncio do início do georreferenciamento de imóveis rurais, marcado para 2 de agosto.

O georreferenciamento é o segundo passo para a regularização fundiária, etapa posterior ao cadastramento dos dados dos ocupantes das terras. Serão georreferenciadas, primeiramente, as glebas do Meio - na área de Jacundá, Mãe Maria e Sumaúna - B. Ao todo, 50 municípios paraenses serão georreferenciados.

Quatro equipes da empresa vencedora do pregão eletrônico farão o trabalho nos municípios onde houve as audiências. Cada funcionário estará uniformizado e, ao chegar à propriedade, deverá se identificar. O programa designou também uma comissão para acompanhar os trabalhos, presidida pelo servidor do Incra de Marabá, Antônio Morbach.

O coordenador extraordinário de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, Igor Galvão, acredita que em 120 dias a equipe do programa já poderá entregar os primeiros títulos de terra na região. O coordenador anunciou também um novo cronograma para cadastramentos de imóveis rurais, em agosto - de 9 a 13, e ainda em setembro, para aqueles ocupantes que perderam o prazo.

Légua patrimonial - No município de Jacundá, o programa Terra Legal se comprometeu a fazer o trabalho de georreferenciamento da légua patrimonial da cidade. A sede e as vilas com características urbanas deverão ser georreferenciadas e tituladas em nome da prefeitura.

A titulação permitirá o acesso a políticas públicas e o recebimento de agências do INSS, por exemplo. "Os recursos para escolas, hospitais, sempre travam na questão da titularidade", ressaltou o coordenador Igor Galvão.

Terra Legal - No Pará, um Acordo de Cooperação Técnica delegou ao Estado a coordenação regional do programa, que conta com a participação de técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para a implementação das etapas de regularização fundiária.

ALTER DO CHÃO SERÁ CENÁRIO DE TAINÁ 3

Fonte: Secom
Um dos principais cartões postais do Pará terá ampla divulgação no filme Tainá 3. A vila balneária de Alter do Chão, no município de Santarém, reconhecida por seu potencial turístico, o que lhe deu espaço na mídia internacional na reportagem no jornal inglês "The Guardian", com o título de praia mais bonita do Brasil, esteve movimentada durante os três meses de gravação do longa metragem Tainá 3.

No total, 400 pessoas da região atuam como figurantes no filme. A produção, orçada em R$ 6 milhões, gera mais de 50 empregos diretos e conta ainda com o trabalho de artistas, artesãos e outros profissionais de Santarém, Alter do Chão, Belém e Manaus (AM).
Luiz Manoel Alves de Jesus, 23 anos, que está trabalhando no projeto como assistente de artes, mesmo sem experiência em produção de filmes, afirma que a cada dia aprende um pouco mais sobre cinema. "Todo dia é uma oficina sobre cinema. O ritmo da equipe é alucinante, muitas pessoas da vila estão envolvidas. Com esse conhecimento, eu já começo a sonhar em continuar trabalhando na área", disse ele.

Segundo a proprietária do Hotel Belo Alter, Irene Belo, a produção do filme na vila garante circulação de capital e divulgação turística. "A produção veio no período de baixa temporada, que é quando sentimos a queda no movimento. Com a agitação das filmagens tivemos de contratar mais funcionários para o restaurante e dispensar reservas neste período", contou.

A empresária, que foi uma das primeiras a investir no potencial turístico de Alter do Chão, disse que começa a ver o retorno do trabalho realizado na vila. "O dinheiro investido em hospedagens, alimentação e até na produção de cenários foi deixado aqui, isso sem contar os figurantes, dublês e o serviço de transporte locado pela produção do filme, que abrangeu carros, lanchas, jet ski e barcos. Agora, é só aguardar o retorno a médio prazo, que será a divulgação", acrescentou.

História - A indiazinha Tainá, o menino índio, Gobi, e Laurinha, a garota da cidade grande, vivem uma história de aventuras na floresta e cultivam o verdadeiro significado da amizade, vencendo os obstáculos culturais, e transmitindo a mensagem de que é possível o ser humano superar as diferenças e viver em harmonia.

Após a conclusão do terceiro filme da série, as obras serão utilizadas como ferramenta pedagógica em escolas municipais e estaduais.

Locações - Com as filmagens realizadas em Alter do Chão, na sede de Santarém e na Floresta Nacional do Tapajós (Flona), foram concluídos 50% dos trabalhos de produção. Para a diretora Rosane Svartam, é gratificante sentir que a comunidade se envolveu e participou da produção. "As pessoas têm sido muito generosas e gentis. Eu tenho plena consciência que uma filmagem desestabiliza qualquer lugar, mas ao contrário de ter uma reação agressiva, temos tido um contato afetuoso com as pessoas", declarou.

A equipe de produção permanece em Santarém até 14 de agosto. Depois, segue para o Estado do Amapá, onde devem concluir o trabalho. O filme é uma produção da Sincrocine Produções Cinematográficas e será lançado em janeiro de 2011.

Tainá 3 conta com a atuação de artistas como Guilherme Berenguer, Laila Zaid, Leon Goes, Nuno Leal Maia e Paulo Gracindo Júnior.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Dia do Agricultor

Hoje comemoramos o Dia do Agricultor,

É com a honra de quem iniciou sua vida trabalhando na terra que neste 28 de julho parabenizo a todos os trabalhadores e a todas as trabalhadoras da agricultura no Pará e no Brasil. PARABÉNS!

Me orgulho de ser filho de agricultores e de ter estado à frente de movimentos importantes para a categoria como a Corrente Sindical de Lavradores Unidos de Santarém e do mov. Pela Sobrevivência na Transamazônica e Xingu (hoje Fundação Viver, Produzir e Preservar); de ter presidido a Fetagri e ter sido diretor nacional da Contag; e ainda de ter ajudado a garantir financiamento para a agricultura através do FNO e Pronaf; além de ter participado da concepção do Programa Campo Cidadão e Funcacau.

Foram muitas as vitórias deste segmento, em especial nos governos de Lula e Ana Júlia, mas há ainda muito a ser conquistado.

Agricultores e agricultoras, desejo nesta data ainda mais conquistas.

Flona Jamanxim em debate

Acontece hoje no auditório do Ministério Público Federal,em Santarém, a audiência pública para discutir a redefinição dos limites da Floresta Nacional de Jamanxim.

Criada em fevereiro de 2006 pelo Decreto presidencial nº 10.770, a Flona do Jamanxim está localizada em Novo Progresso, a noroeste da BR-163, na divisa entre os estados do Pará e Mato Grosso. A floresta tem 1,3 milhão de hectares.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Campanha Visual de Aírton Faleiro em Mosqueiro

Neste último fim de semana o grupo de trabalho da campanha de Aírton Faleiro, candidato a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, fez campanha visual na praia do Chapéu Virado em Mosqueiro.

Um dos balneários mais procurados pelos veranistas no Estado, a bucólica foi palco da ação de divulgação da candidatura de Aírton Faleiro 13500. Uma tenda com material impresso mostrando a atuação e a trajetória do candidato foi montada próxima a pista de skate. Obrigado Mosqueiro.







Texto e fotos: Comunicação Aírton Faleiro

Eleitor de Dilma está mais decidido sobre voto, aponta Datafolha

Convicção entre eleitores de petista é de 78%, ante 67% de Serra (PSDB).
Dilma Rousseff também lidera em expectativa de vitória, com 41%.
Do G1, em São Paulo

Pesquisa Datafolha de intenção de voto para presidente da República mostra que o eleitor de Dilma Rousseff (PT) é o mais convicto de sua opção: 78% dos que declaram voto na petista dizem estar "totalmente decididos" sobre sua escolha. A taxa cai para 67% entre aqueles que dizem votar em José Serra (PSDB) e para 58% entre eleitores de Marina Silva (PV).

Datafolha mostra empate técnico entre Serra e Dilma
Os graus mais altos de decisão sobre o voto foram identificados entre homens (74%) e entre os mais idosos (79%). Os segmentos mais voláteis são as mulheres (31%) e os mais jovens (39%).

Entre os que declaram voto em Dilma, 19% afirmam que a opção ainda pode mudar, percentual que vai a 30% entre eleitores de Serra e a 38% entre aqueles que dizem votar em Marina.

Considerando o total da pesquisa, 69% dos eleitores afirmam estar totalmente decididos sobre suas escolhas. Uma fatia de 27% dos eleitores diz que ainda pode mudar de opção.

Expectativa de vitória
A ex-ministra Dilma também aparece na frente na avaliação de expectativa de vitória. A maior parte dos entrevistados (41%) diz acreditar que a petista será eleita presidente, contra 30% que atribuem a vitória a Serra e 2% que apostam que Marina vencerá.

O Datafolha ouviu 10.905 eleitores em 379 municípios, de 20 a 23 de julho. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de São Paulo", foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19890/2010.

Mosqueiro com internet livre

A internet, que até pouco tempo estava restrita à população com maior poder aquisitivo no mundo, hoje, superou as barreiras das classes sociais e passou a fazer parte do dia-a-dia da população mais pobre. Mais um exemplo dessa democratização da tecnologia ocorreu no último sábado, no distrito de Mosqueiro, em Belém, com a inauguração do 110° infocentro no estado do Pará, por meio do programa Navegapará.

Localizado no bairro do Aeroporto, o infocentro tem a missão de capacitar crianças, jovens e adultos para aperfeiçoarem seus conhecimentos e, consequentemente, melhor colocação no mercado de trabalho. Por meio de uma parceria entre a Associação Movimento de Ação Comunitária de Mosqueiro e governo do Estado, moradores de todos os bairros da ilha terão a oportunidade de caminhar para um futuro com mais dignidade.

A inauguração oficial do infocentro foi feita no sábado, 24, pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, mas desde março o espaço está em funcionamento, atendendo 200 pessoas cadastradas. "Aqui em Mosqueiro, mais uma vez, cumprimos o nosso papel, ou seja, democratizar o acesso à internet para todas as pessoas", ressaltou o secretário.

Para a presidente da Associação Movimento de Ação Comunitária de Mosqueiro, Maricléia Lochard Monteiro, a construção de infocentros no distrito é "a realização de um sonho de várias pessoas que lutam pela melhoria de vida dos moradores da ilha que não têm condições de pagar por um curso de informática".

Entre esses moradores, está a diarista Paula Fernanda, que desde maio faz o curso de informática básica. Ela comenta que se não fosse o espaço de capacitação, nem ela nem o filho, Jhemerson Santos Cristiano, de 8 anos, teriam condição de pagar pelo menos o curso básico, em média oferecido no valor de R$ 30,00 por mês. "Essa é uma chance que mais tarde permitirá a mim e ao meu filho oportunidade de emprego", disse ela, otimista.

Internet livre - Os primeiros infocentros implantados no território paraense pelo Navegapará ocorreu em 2007, um no bairro da Marambaia e o outro no Guamá. Agora, esse número saltou para o de 110° espaços de formação.

Mas a democratização da internet no estado não se faz apenas com infocentros. O distrito, que atrai milhares de pessoas em período de férias escolares e feriados, também recebeu dois pontos de internet livres: um localizado na praia do Chapéu Virado e o outro na praça matriz, em frente ao mercado municipal, com até cem metros de alcance.

Além do serviço de internet livre, os mosqueirenses receberam também maquinário para manutenção das ruas do distrito. O secretário Maurílio entregou diretamente ao agente distrital de Mosqueiro, Ivan Santos, as chaves de uma patrol, uma pá mecânica e dois caminhões caçambas.

Para ele, as máquinas vão somar com outras ações da administração de Belém para a melhoria dos bairros da ilha. Ivan comentou que, a partir de meados de agosto, as máquinas funcionarão plenamente, porque ainda serão realizadas reuniões com lideranças dos bairros, para que se faça o mapeamento das necessidades emergenciais de cada um.

Fonte: Agência Pará