quinta-feira, 29 de julho de 2010

ALTER DO CHÃO SERÁ CENÁRIO DE TAINÁ 3

Fonte: Secom
Um dos principais cartões postais do Pará terá ampla divulgação no filme Tainá 3. A vila balneária de Alter do Chão, no município de Santarém, reconhecida por seu potencial turístico, o que lhe deu espaço na mídia internacional na reportagem no jornal inglês "The Guardian", com o título de praia mais bonita do Brasil, esteve movimentada durante os três meses de gravação do longa metragem Tainá 3.

No total, 400 pessoas da região atuam como figurantes no filme. A produção, orçada em R$ 6 milhões, gera mais de 50 empregos diretos e conta ainda com o trabalho de artistas, artesãos e outros profissionais de Santarém, Alter do Chão, Belém e Manaus (AM).
Luiz Manoel Alves de Jesus, 23 anos, que está trabalhando no projeto como assistente de artes, mesmo sem experiência em produção de filmes, afirma que a cada dia aprende um pouco mais sobre cinema. "Todo dia é uma oficina sobre cinema. O ritmo da equipe é alucinante, muitas pessoas da vila estão envolvidas. Com esse conhecimento, eu já começo a sonhar em continuar trabalhando na área", disse ele.

Segundo a proprietária do Hotel Belo Alter, Irene Belo, a produção do filme na vila garante circulação de capital e divulgação turística. "A produção veio no período de baixa temporada, que é quando sentimos a queda no movimento. Com a agitação das filmagens tivemos de contratar mais funcionários para o restaurante e dispensar reservas neste período", contou.

A empresária, que foi uma das primeiras a investir no potencial turístico de Alter do Chão, disse que começa a ver o retorno do trabalho realizado na vila. "O dinheiro investido em hospedagens, alimentação e até na produção de cenários foi deixado aqui, isso sem contar os figurantes, dublês e o serviço de transporte locado pela produção do filme, que abrangeu carros, lanchas, jet ski e barcos. Agora, é só aguardar o retorno a médio prazo, que será a divulgação", acrescentou.

História - A indiazinha Tainá, o menino índio, Gobi, e Laurinha, a garota da cidade grande, vivem uma história de aventuras na floresta e cultivam o verdadeiro significado da amizade, vencendo os obstáculos culturais, e transmitindo a mensagem de que é possível o ser humano superar as diferenças e viver em harmonia.

Após a conclusão do terceiro filme da série, as obras serão utilizadas como ferramenta pedagógica em escolas municipais e estaduais.

Locações - Com as filmagens realizadas em Alter do Chão, na sede de Santarém e na Floresta Nacional do Tapajós (Flona), foram concluídos 50% dos trabalhos de produção. Para a diretora Rosane Svartam, é gratificante sentir que a comunidade se envolveu e participou da produção. "As pessoas têm sido muito generosas e gentis. Eu tenho plena consciência que uma filmagem desestabiliza qualquer lugar, mas ao contrário de ter uma reação agressiva, temos tido um contato afetuoso com as pessoas", declarou.

A equipe de produção permanece em Santarém até 14 de agosto. Depois, segue para o Estado do Amapá, onde devem concluir o trabalho. O filme é uma produção da Sincrocine Produções Cinematográficas e será lançado em janeiro de 2011.

Tainá 3 conta com a atuação de artistas como Guilherme Berenguer, Laila Zaid, Leon Goes, Nuno Leal Maia e Paulo Gracindo Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário